Por um audiovisual gráfico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rebeca (São Paulo) |
Texto Completo: | https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/168 |
Resumo: | Em que pese a hegemonia das imagens figurativas no cinema e na televisão, há uma outra maneira de encarar a estética das artes audiovisuais, ou seja, como uma integração de códigos do campo do design gráfico com as técnicas e procedimentos da vanguarda e do cinema experimental, resultando naquilo que hoje chamamos de motion graphics. Tomando como exemplo o trabalho criativo de dois cineastas gráficos – Saul Bass e Jean-Christophe Averty – este artigo busca examinar os aspectos fundamentais da linguagem visual dinâmica do audiovisual. |
id |
SOCINE-1_02c8cbf86a4eeb24361cac65b69e3f6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/168 |
network_acronym_str |
SOCINE-1 |
network_name_str |
Rebeca (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Por um audiovisual gráficografismo audiovisualSaul BassJean-Christophe AvertyEm que pese a hegemonia das imagens figurativas no cinema e na televisão, há uma outra maneira de encarar a estética das artes audiovisuais, ou seja, como uma integração de códigos do campo do design gráfico com as técnicas e procedimentos da vanguarda e do cinema experimental, resultando naquilo que hoje chamamos de motion graphics. Tomando como exemplo o trabalho criativo de dois cineastas gráficos – Saul Bass e Jean-Christophe Averty – este artigo busca examinar os aspectos fundamentais da linguagem visual dinâmica do audiovisual.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2016-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por pares, temas livresapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/16810.22475/rebeca.v4n1.168REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 4 No. 1 (2015): REBECA 7REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 4 Núm. 1 (2015): REBECA 7Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 4 n. 1 (2015): REBECA 72316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/168/56Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisualinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Arlindo2016-07-26T13:15:21Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/168Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2016-07-26T13:15:21Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por um audiovisual gráfico |
title |
Por um audiovisual gráfico |
spellingShingle |
Por um audiovisual gráfico Machado, Arlindo grafismo audiovisual Saul Bass Jean-Christophe Averty |
title_short |
Por um audiovisual gráfico |
title_full |
Por um audiovisual gráfico |
title_fullStr |
Por um audiovisual gráfico |
title_full_unstemmed |
Por um audiovisual gráfico |
title_sort |
Por um audiovisual gráfico |
author |
Machado, Arlindo |
author_facet |
Machado, Arlindo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Arlindo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
grafismo audiovisual Saul Bass Jean-Christophe Averty |
topic |
grafismo audiovisual Saul Bass Jean-Christophe Averty |
description |
Em que pese a hegemonia das imagens figurativas no cinema e na televisão, há uma outra maneira de encarar a estética das artes audiovisuais, ou seja, como uma integração de códigos do campo do design gráfico com as técnicas e procedimentos da vanguarda e do cinema experimental, resultando naquilo que hoje chamamos de motion graphics. Tomando como exemplo o trabalho criativo de dois cineastas gráficos – Saul Bass e Jean-Christophe Averty – este artigo busca examinar os aspectos fundamentais da linguagem visual dinâmica do audiovisual. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares, temas livres |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/168 10.22475/rebeca.v4n1.168 |
url |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/168 |
identifier_str_mv |
10.22475/rebeca.v4n1.168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/168/56 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
dc.source.none.fl_str_mv |
REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 4 No. 1 (2015): REBECA 7 REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 4 Núm. 1 (2015): REBECA 7 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 4 n. 1 (2015): REBECA 7 2316-9230 reponame:Rebeca (São Paulo) instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) instacron:SOCINE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
instacron_str |
SOCINE |
institution |
SOCINE |
reponame_str |
Rebeca (São Paulo) |
collection |
Rebeca (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rebeca@socine.org.br |
_version_ |
1809730936298799104 |