O roteirista como escritor, o roteiro cinematográfico como literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castanho Caú, Maria
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rebeca (São Paulo)
Texto Completo: https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/372
Resumo: O mercado editorial da contemporaneidade parece cada vez mais tentar alavancar vendas apoiando-se na (ainda sólida) popularidade do cinema, essa arte cuja essência, segundo Bazin (1991), funda-se justamente sobre seu caráter radicalmente popular. O apelo comercial da sétima arte a anos impulsiona as vendas dos títulos literários que adapta para as telas do cinema, e o faz com sucesso. Nos últimos anos, a quantidade de livros ligados ao universo do cinema vem se ampliando constantemente, ao mesmo tempo em que os roteiros cinematográficos parecem ter finalmente encontrado seu espaço enquanto gênero literário em expansão. Nota-se que este panomara de construção e popularização de uma nova demanda de leitura, com seus códigos e público específicos, parece ecoar o cenário da popularização das publicações de teatro. Problematiza-se assim o conceito de literatura, pensando de que forma o renovado interesse pela publicação de roteiros representa um reflexo do novo statuscultural dessas obras. Através do estudo de caso proporcionado por Four Screenplays of Ingmar Bergman(um dos pioneiros nesse sentido), tentaremos entender as implicações desse novo fenômeno editorial e (re)posicionar o roteirista como autor no âmbito da literatura contemporânea. 
id SOCINE-1_0829f51d28df41c7b30c4e6a63ebbfe4
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/372
network_acronym_str SOCINE-1
network_name_str Rebeca (São Paulo)
repository_id_str
spelling O roteirista como escritor, o roteiro cinematográfico como literaturaroteirocinema e literaturaIngmar BergmanO mercado editorial da contemporaneidade parece cada vez mais tentar alavancar vendas apoiando-se na (ainda sólida) popularidade do cinema, essa arte cuja essência, segundo Bazin (1991), funda-se justamente sobre seu caráter radicalmente popular. O apelo comercial da sétima arte a anos impulsiona as vendas dos títulos literários que adapta para as telas do cinema, e o faz com sucesso. Nos últimos anos, a quantidade de livros ligados ao universo do cinema vem se ampliando constantemente, ao mesmo tempo em que os roteiros cinematográficos parecem ter finalmente encontrado seu espaço enquanto gênero literário em expansão. Nota-se que este panomara de construção e popularização de uma nova demanda de leitura, com seus códigos e público específicos, parece ecoar o cenário da popularização das publicações de teatro. Problematiza-se assim o conceito de literatura, pensando de que forma o renovado interesse pela publicação de roteiros representa um reflexo do novo statuscultural dessas obras. Através do estudo de caso proporcionado por Four Screenplays of Ingmar Bergman(um dos pioneiros nesse sentido), tentaremos entender as implicações desse novo fenômeno editorial e (re)posicionar o roteirista como autor no âmbito da literatura contemporânea. SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2018-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por pares, temas livresapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/37210.22475/rebeca.v6n1.372REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 6 No. 1 (2017): REBECA 11REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 6 Núm. 1 (2017): REBECA 11Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 6 n. 1 (2017): REBECA 112316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/372/254Copyright (c) 2018 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisualinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastanho Caú, Maria2018-05-13T23:25:14Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/372Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2018-05-13T23:25:14Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false
dc.title.none.fl_str_mv O roteirista como escritor, o roteiro cinematográfico como literatura
title O roteirista como escritor, o roteiro cinematográfico como literatura
spellingShingle O roteirista como escritor, o roteiro cinematográfico como literatura
Castanho Caú, Maria
roteiro
cinema e literatura
Ingmar Bergman
title_short O roteirista como escritor, o roteiro cinematográfico como literatura
title_full O roteirista como escritor, o roteiro cinematográfico como literatura
title_fullStr O roteirista como escritor, o roteiro cinematográfico como literatura
title_full_unstemmed O roteirista como escritor, o roteiro cinematográfico como literatura
title_sort O roteirista como escritor, o roteiro cinematográfico como literatura
author Castanho Caú, Maria
author_facet Castanho Caú, Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castanho Caú, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv roteiro
cinema e literatura
Ingmar Bergman
topic roteiro
cinema e literatura
Ingmar Bergman
description O mercado editorial da contemporaneidade parece cada vez mais tentar alavancar vendas apoiando-se na (ainda sólida) popularidade do cinema, essa arte cuja essência, segundo Bazin (1991), funda-se justamente sobre seu caráter radicalmente popular. O apelo comercial da sétima arte a anos impulsiona as vendas dos títulos literários que adapta para as telas do cinema, e o faz com sucesso. Nos últimos anos, a quantidade de livros ligados ao universo do cinema vem se ampliando constantemente, ao mesmo tempo em que os roteiros cinematográficos parecem ter finalmente encontrado seu espaço enquanto gênero literário em expansão. Nota-se que este panomara de construção e popularização de uma nova demanda de leitura, com seus códigos e público específicos, parece ecoar o cenário da popularização das publicações de teatro. Problematiza-se assim o conceito de literatura, pensando de que forma o renovado interesse pela publicação de roteiros representa um reflexo do novo statuscultural dessas obras. Através do estudo de caso proporcionado por Four Screenplays of Ingmar Bergman(um dos pioneiros nesse sentido), tentaremos entender as implicações desse novo fenômeno editorial e (re)posicionar o roteirista como autor no âmbito da literatura contemporânea. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares, temas livres
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/372
10.22475/rebeca.v6n1.372
url https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/372
identifier_str_mv 10.22475/rebeca.v6n1.372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/372/254
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
dc.source.none.fl_str_mv REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 6 No. 1 (2017): REBECA 11
REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 6 Núm. 1 (2017): REBECA 11
Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 6 n. 1 (2017): REBECA 11
2316-9230
reponame:Rebeca (São Paulo)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron:SOCINE
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron_str SOCINE
institution SOCINE
reponame_str Rebeca (São Paulo)
collection Rebeca (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
repository.mail.fl_str_mv rebeca@socine.org.br
_version_ 1809730936978276353