A nova democracia?: Rotten Tomatoes, Metacritic, Twitter e IMDb
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rebeca (São Paulo) |
Texto Completo: | https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/495 |
Resumo: | Artigo de autoria do professor Mattias Frey, da University of Kent, no título original The New Democracy?: Rotten Tomatoes, Metacritic, Twitter, and IMDb. O texto integra o livro Film Criticism in the Digital Age, organizado por ele e pela professora Cecilia Sayad (2015, p. 81 – 98), publicado pela Rutgers University Press.O intuito do presente artigo é entender como o discurso da democracia digital é articulado na defesa e na contestação do argumento da dissolução da autoridade do juízo crítico em tempos de mídias sociais, agregadores de críticas e outras plataformas da internet. Através de uma análise dos posicionamentos discursivos e das políticas operacionais do site Rotten Tomatoes, podemos relativizar o entusiasmo pelas defesas de uma nova realidade marcada por supostas relações horizontais entre os críticos de cinema e os seus leitores através do estudo de três elementos dessa defesa endossada pelo referido site: a objetividade, o acesso e a participação. Assim, sites com propostas democratizantes como o Rotten Tomatoespodem reforçar noções tradicionais sobre a autoridade discursiva da crítica. |
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A nova democracia?: Rotten Tomatoes, Metacritic, Twitter e IMDbCríticaDemocracia DigitalRotten TomatoesAutoridade DiscursivaArtigo de autoria do professor Mattias Frey, da University of Kent, no título original The New Democracy?: Rotten Tomatoes, Metacritic, Twitter, and IMDb. O texto integra o livro Film Criticism in the Digital Age, organizado por ele e pela professora Cecilia Sayad (2015, p. 81 – 98), publicado pela Rutgers University Press.O intuito do presente artigo é entender como o discurso da democracia digital é articulado na defesa e na contestação do argumento da dissolução da autoridade do juízo crítico em tempos de mídias sociais, agregadores de críticas e outras plataformas da internet. Através de uma análise dos posicionamentos discursivos e das políticas operacionais do site Rotten Tomatoes, podemos relativizar o entusiasmo pelas defesas de uma nova realidade marcada por supostas relações horizontais entre os críticos de cinema e os seus leitores através do estudo de três elementos dessa defesa endossada pelo referido site: a objetividade, o acesso e a participação. Assim, sites com propostas democratizantes como o Rotten Tomatoespodem reforçar noções tradicionais sobre a autoridade discursiva da crítica.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2018-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/49510.22475/rebeca.v6n2.495REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 6 No. 2 (2017)REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 6 Núm. 2 (2017)Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 6 n. 2 (2017)2316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/495/289Copyright (c) 2018 Wanderley de Mattos Teixeira Netoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira Neto, Wanderley de Mattos2018-07-25T15:06:08Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/495Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2018-07-25T15:06:08Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false |
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