A identidade no documentário Elena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rebeca (São Paulo) |
Texto Completo: | https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/157 |
Resumo: | Na “modernidade líquida”, as identidades estão em constante crise. A partir desse pressuposto, analisamos a construção discursiva da identidade no documentário Elena (2013), de Petra Costa. O filme é marcado pelo hibridismo entre o real e o ficcional e pela enunciação de mulheres, protagonistas dessa narrativa. Defendemos a hipótese que a identidade é tecida nos jogos de memória dos sujeitos em tela. |
id |
SOCINE-1_2fb4fae5ac4e2795cf9ae9c63ca64d20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/157 |
network_acronym_str |
SOCINE-1 |
network_name_str |
Rebeca (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
A identidade no documentário Elenaidentidadememóriadocumentário.Na “modernidade líquida”, as identidades estão em constante crise. A partir desse pressuposto, analisamos a construção discursiva da identidade no documentário Elena (2013), de Petra Costa. O filme é marcado pelo hibridismo entre o real e o ficcional e pela enunciação de mulheres, protagonistas dessa narrativa. Defendemos a hipótese que a identidade é tecida nos jogos de memória dos sujeitos em tela.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2016-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/15710.22475/rebeca.v3n1.157REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 3 No. 1 (2014): REBECA 5REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 3 Núm. 1 (2014): REBECA 5Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 3 n. 1 (2014): REBECA 52316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/157/31Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisualinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Adriano Charles2016-07-26T13:14:29Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/157Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2016-07-26T13:14:29Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A identidade no documentário Elena |
title |
A identidade no documentário Elena |
spellingShingle |
A identidade no documentário Elena Cruz, Adriano Charles identidade memória documentário. |
title_short |
A identidade no documentário Elena |
title_full |
A identidade no documentário Elena |
title_fullStr |
A identidade no documentário Elena |
title_full_unstemmed |
A identidade no documentário Elena |
title_sort |
A identidade no documentário Elena |
author |
Cruz, Adriano Charles |
author_facet |
Cruz, Adriano Charles |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Adriano Charles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
identidade memória documentário. |
topic |
identidade memória documentário. |
description |
Na “modernidade líquida”, as identidades estão em constante crise. A partir desse pressuposto, analisamos a construção discursiva da identidade no documentário Elena (2013), de Petra Costa. O filme é marcado pelo hibridismo entre o real e o ficcional e pela enunciação de mulheres, protagonistas dessa narrativa. Defendemos a hipótese que a identidade é tecida nos jogos de memória dos sujeitos em tela. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/157 10.22475/rebeca.v3n1.157 |
url |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/157 |
identifier_str_mv |
10.22475/rebeca.v3n1.157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/157/31 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
dc.source.none.fl_str_mv |
REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 3 No. 1 (2014): REBECA 5 REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 3 Núm. 1 (2014): REBECA 5 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 3 n. 1 (2014): REBECA 5 2316-9230 reponame:Rebeca (São Paulo) instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) instacron:SOCINE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
instacron_str |
SOCINE |
institution |
SOCINE |
reponame_str |
Rebeca (São Paulo) |
collection |
Rebeca (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rebeca@socine.org.br |
_version_ |
1754565439857360896 |