O Cinema Nacional Contemporâneo em perspectiva comparada: Uma análise filmosófica de O Meu Nome não é Johnny
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rebeca (São Paulo) |
Texto Completo: | https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/170 |
Resumo: | Uma resposta da película ao futuro da cinematografia pode se condensar no intrigante conceito de filmosofia, porquanto representa uma perspectiva original de apreensão do objeto fílmico. Por essa razão, os pressupostos filmosóficos não confrontam o filme-testemunha, isto é, o espectador, necessariamente com fatos reais; mas com sua própria intrínseca realidade fílmica. O cinema pensa. A câmera vê para além das intenções projetadas pelo cineasta. Estamos diante de uma efetiva semiologia cinematográfica na qual os sentidos serão co-construídos com o auxílio do olhar arguto do observador, que será convidado a revisitar um grande sucesso do cinema nacional contemporâneo: o filme O meu nome não é Johnny. |
id |
SOCINE-1_3f6e64b5a9072f5517de77e2a3a0b206 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/170 |
network_acronym_str |
SOCINE-1 |
network_name_str |
Rebeca (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Cinema Nacional Contemporâneo em perspectiva comparada: Uma análise filmosófica de O Meu Nome não é JohnnyCinemaFilmosofiaSemiologiaInterdisciplinaridadeUma resposta da película ao futuro da cinematografia pode se condensar no intrigante conceito de filmosofia, porquanto representa uma perspectiva original de apreensão do objeto fílmico. Por essa razão, os pressupostos filmosóficos não confrontam o filme-testemunha, isto é, o espectador, necessariamente com fatos reais; mas com sua própria intrínseca realidade fílmica. O cinema pensa. A câmera vê para além das intenções projetadas pelo cineasta. Estamos diante de uma efetiva semiologia cinematográfica na qual os sentidos serão co-construídos com o auxílio do olhar arguto do observador, que será convidado a revisitar um grande sucesso do cinema nacional contemporâneo: o filme O meu nome não é Johnny.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2016-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por pares, temas livresapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/17010.22475/rebeca.v4n2.170REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 4 No. 2 (2015): REBECA 8REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 4 Núm. 2 (2015): REBECA 8Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 4 n. 2 (2015): REBECA 82316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/170/67Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisualinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Deise Quintiliano2016-07-26T13:15:42Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/170Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2016-07-26T13:15:42Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Cinema Nacional Contemporâneo em perspectiva comparada: Uma análise filmosófica de O Meu Nome não é Johnny |
title |
O Cinema Nacional Contemporâneo em perspectiva comparada: Uma análise filmosófica de O Meu Nome não é Johnny |
spellingShingle |
O Cinema Nacional Contemporâneo em perspectiva comparada: Uma análise filmosófica de O Meu Nome não é Johnny Pereira, Deise Quintiliano Cinema Filmosofia Semiologia Interdisciplinaridade |
title_short |
O Cinema Nacional Contemporâneo em perspectiva comparada: Uma análise filmosófica de O Meu Nome não é Johnny |
title_full |
O Cinema Nacional Contemporâneo em perspectiva comparada: Uma análise filmosófica de O Meu Nome não é Johnny |
title_fullStr |
O Cinema Nacional Contemporâneo em perspectiva comparada: Uma análise filmosófica de O Meu Nome não é Johnny |
title_full_unstemmed |
O Cinema Nacional Contemporâneo em perspectiva comparada: Uma análise filmosófica de O Meu Nome não é Johnny |
title_sort |
O Cinema Nacional Contemporâneo em perspectiva comparada: Uma análise filmosófica de O Meu Nome não é Johnny |
author |
Pereira, Deise Quintiliano |
author_facet |
Pereira, Deise Quintiliano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Deise Quintiliano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Filmosofia Semiologia Interdisciplinaridade |
topic |
Cinema Filmosofia Semiologia Interdisciplinaridade |
description |
Uma resposta da película ao futuro da cinematografia pode se condensar no intrigante conceito de filmosofia, porquanto representa uma perspectiva original de apreensão do objeto fílmico. Por essa razão, os pressupostos filmosóficos não confrontam o filme-testemunha, isto é, o espectador, necessariamente com fatos reais; mas com sua própria intrínseca realidade fílmica. O cinema pensa. A câmera vê para além das intenções projetadas pelo cineasta. Estamos diante de uma efetiva semiologia cinematográfica na qual os sentidos serão co-construídos com o auxílio do olhar arguto do observador, que será convidado a revisitar um grande sucesso do cinema nacional contemporâneo: o filme O meu nome não é Johnny. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares, temas livres |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/170 10.22475/rebeca.v4n2.170 |
url |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/170 |
identifier_str_mv |
10.22475/rebeca.v4n2.170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/170/67 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
dc.source.none.fl_str_mv |
REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 4 No. 2 (2015): REBECA 8 REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 4 Núm. 2 (2015): REBECA 8 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 4 n. 2 (2015): REBECA 8 2316-9230 reponame:Rebeca (São Paulo) instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) instacron:SOCINE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
instacron_str |
SOCINE |
institution |
SOCINE |
reponame_str |
Rebeca (São Paulo) |
collection |
Rebeca (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rebeca@socine.org.br |
_version_ |
1809730936299847680 |