Algumas explosões (e um suspiro): ontologia das imagens digitais na era do neoliberalismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rebeca (São Paulo) |
Texto Completo: | https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/564 |
Resumo: | O artigo faz uma crítica à ideia do “fim do cinema” a partir de conceitos ligados ao pós-modernismo (Lyotard, Jameson) e à teoria do cinema (Bazin, Daney, Deleuze). A intenção é mostrar como o neoliberalismo e as mudanças tecnológicas provocaram uma mudança na ontologia das imagens, além de certa obsessão pela ideia de “fim” (do cinema e, mais recentemente, da democracia nos países ocidentais). A partir de Deleuze, buscamos entender como a crise do ideal clássico de verdade marca as disputas contemporâneas na política (e na recepção e construção das imagens no contemporâneo). Identificamos também, como consequência desse contexto, o limite de uma forma narrativa específica (o épico). |
id |
SOCINE-1_474563c50843b967d4eca7791dd057cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/564 |
network_acronym_str |
SOCINE-1 |
network_name_str |
Rebeca (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Algumas explosões (e um suspiro): ontologia das imagens digitais na era do neoliberalismoteoria do cinemaimagens digitaisépicopós-verdadeO artigo faz uma crítica à ideia do “fim do cinema” a partir de conceitos ligados ao pós-modernismo (Lyotard, Jameson) e à teoria do cinema (Bazin, Daney, Deleuze). A intenção é mostrar como o neoliberalismo e as mudanças tecnológicas provocaram uma mudança na ontologia das imagens, além de certa obsessão pela ideia de “fim” (do cinema e, mais recentemente, da democracia nos países ocidentais). A partir de Deleuze, buscamos entender como a crise do ideal clássico de verdade marca as disputas contemporâneas na política (e na recepção e construção das imagens no contemporâneo). Identificamos também, como consequência desse contexto, o limite de uma forma narrativa específica (o épico).SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2019-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/56410.22475/rebeca.v8n1.564REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 8 No. 1 (2019): Rebeca 15; 17-34REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Rebeca 15; 17-34Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 8 n. 1 (2019): Rebeca 15; 17-342316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/564/341Copyright (c) 2019 Fabio Camarneiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessCamarneiro, Fabio2019-11-19T17:55:58Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/564Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2019-11-19T17:55:58Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Algumas explosões (e um suspiro): ontologia das imagens digitais na era do neoliberalismo |
title |
Algumas explosões (e um suspiro): ontologia das imagens digitais na era do neoliberalismo |
spellingShingle |
Algumas explosões (e um suspiro): ontologia das imagens digitais na era do neoliberalismo Camarneiro, Fabio teoria do cinema imagens digitais épico pós-verdade |
title_short |
Algumas explosões (e um suspiro): ontologia das imagens digitais na era do neoliberalismo |
title_full |
Algumas explosões (e um suspiro): ontologia das imagens digitais na era do neoliberalismo |
title_fullStr |
Algumas explosões (e um suspiro): ontologia das imagens digitais na era do neoliberalismo |
title_full_unstemmed |
Algumas explosões (e um suspiro): ontologia das imagens digitais na era do neoliberalismo |
title_sort |
Algumas explosões (e um suspiro): ontologia das imagens digitais na era do neoliberalismo |
author |
Camarneiro, Fabio |
author_facet |
Camarneiro, Fabio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camarneiro, Fabio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teoria do cinema imagens digitais épico pós-verdade |
topic |
teoria do cinema imagens digitais épico pós-verdade |
description |
O artigo faz uma crítica à ideia do “fim do cinema” a partir de conceitos ligados ao pós-modernismo (Lyotard, Jameson) e à teoria do cinema (Bazin, Daney, Deleuze). A intenção é mostrar como o neoliberalismo e as mudanças tecnológicas provocaram uma mudança na ontologia das imagens, além de certa obsessão pela ideia de “fim” (do cinema e, mais recentemente, da democracia nos países ocidentais). A partir de Deleuze, buscamos entender como a crise do ideal clássico de verdade marca as disputas contemporâneas na política (e na recepção e construção das imagens no contemporâneo). Identificamos também, como consequência desse contexto, o limite de uma forma narrativa específica (o épico). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/564 10.22475/rebeca.v8n1.564 |
url |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/564 |
identifier_str_mv |
10.22475/rebeca.v8n1.564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/564/341 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Fabio Camarneiro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Fabio Camarneiro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
dc.source.none.fl_str_mv |
REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 8 No. 1 (2019): Rebeca 15; 17-34 REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Rebeca 15; 17-34 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 8 n. 1 (2019): Rebeca 15; 17-34 2316-9230 reponame:Rebeca (São Paulo) instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) instacron:SOCINE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
instacron_str |
SOCINE |
institution |
SOCINE |
reponame_str |
Rebeca (São Paulo) |
collection |
Rebeca (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rebeca@socine.org.br |
_version_ |
1809730937420775424 |