Algumas explosões (e um suspiro): ontologia das imagens digitais na era do neoliberalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camarneiro, Fabio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rebeca (São Paulo)
Texto Completo: https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/564
Resumo: O artigo faz uma crítica à ideia do “fim do cinema” a partir de conceitos ligados ao pós-modernismo (Lyotard, Jameson) e à teoria do cinema (Bazin, Daney, Deleuze). A intenção é mostrar como o neoliberalismo e as mudanças tecnológicas provocaram uma mudança na ontologia das imagens, além de certa obsessão pela ideia de “fim” (do cinema e, mais recentemente, da democracia nos países ocidentais). A partir de Deleuze, buscamos entender como a crise do ideal clássico de verdade marca as disputas contemporâneas na política (e na recepção e construção das imagens no contemporâneo). Identificamos também, como consequência desse contexto, o limite de uma forma narrativa específica (o épico).
id SOCINE-1_474563c50843b967d4eca7791dd057cc
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/564
network_acronym_str SOCINE-1
network_name_str Rebeca (São Paulo)
repository_id_str
spelling Algumas explosões (e um suspiro): ontologia das imagens digitais na era do neoliberalismoteoria do cinemaimagens digitaisépicopós-verdadeO artigo faz uma crítica à ideia do “fim do cinema” a partir de conceitos ligados ao pós-modernismo (Lyotard, Jameson) e à teoria do cinema (Bazin, Daney, Deleuze). A intenção é mostrar como o neoliberalismo e as mudanças tecnológicas provocaram uma mudança na ontologia das imagens, além de certa obsessão pela ideia de “fim” (do cinema e, mais recentemente, da democracia nos países ocidentais). A partir de Deleuze, buscamos entender como a crise do ideal clássico de verdade marca as disputas contemporâneas na política (e na recepção e construção das imagens no contemporâneo). Identificamos também, como consequência desse contexto, o limite de uma forma narrativa específica (o épico).SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2019-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/56410.22475/rebeca.v8n1.564REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 8 No. 1 (2019): Rebeca 15; 17-34REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Rebeca 15; 17-34Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 8 n. 1 (2019): Rebeca 15; 17-342316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/564/341Copyright (c) 2019 Fabio Camarneiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessCamarneiro, Fabio2019-11-19T17:55:58Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/564Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2019-11-19T17:55:58Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas explosões (e um suspiro): ontologia das imagens digitais na era do neoliberalismo
title Algumas explosões (e um suspiro): ontologia das imagens digitais na era do neoliberalismo
spellingShingle Algumas explosões (e um suspiro): ontologia das imagens digitais na era do neoliberalismo
Camarneiro, Fabio
teoria do cinema
imagens digitais
épico
pós-verdade
title_short Algumas explosões (e um suspiro): ontologia das imagens digitais na era do neoliberalismo
title_full Algumas explosões (e um suspiro): ontologia das imagens digitais na era do neoliberalismo
title_fullStr Algumas explosões (e um suspiro): ontologia das imagens digitais na era do neoliberalismo
title_full_unstemmed Algumas explosões (e um suspiro): ontologia das imagens digitais na era do neoliberalismo
title_sort Algumas explosões (e um suspiro): ontologia das imagens digitais na era do neoliberalismo
author Camarneiro, Fabio
author_facet Camarneiro, Fabio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camarneiro, Fabio
dc.subject.por.fl_str_mv teoria do cinema
imagens digitais
épico
pós-verdade
topic teoria do cinema
imagens digitais
épico
pós-verdade
description O artigo faz uma crítica à ideia do “fim do cinema” a partir de conceitos ligados ao pós-modernismo (Lyotard, Jameson) e à teoria do cinema (Bazin, Daney, Deleuze). A intenção é mostrar como o neoliberalismo e as mudanças tecnológicas provocaram uma mudança na ontologia das imagens, além de certa obsessão pela ideia de “fim” (do cinema e, mais recentemente, da democracia nos países ocidentais). A partir de Deleuze, buscamos entender como a crise do ideal clássico de verdade marca as disputas contemporâneas na política (e na recepção e construção das imagens no contemporâneo). Identificamos também, como consequência desse contexto, o limite de uma forma narrativa específica (o épico).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/564
10.22475/rebeca.v8n1.564
url https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/564
identifier_str_mv 10.22475/rebeca.v8n1.564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/564/341
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Fabio Camarneiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Fabio Camarneiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
dc.source.none.fl_str_mv REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 8 No. 1 (2019): Rebeca 15; 17-34
REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Rebeca 15; 17-34
Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 8 n. 1 (2019): Rebeca 15; 17-34
2316-9230
reponame:Rebeca (São Paulo)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron:SOCINE
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron_str SOCINE
institution SOCINE
reponame_str Rebeca (São Paulo)
collection Rebeca (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
repository.mail.fl_str_mv rebeca@socine.org.br
_version_ 1809730937420775424