As contradições do projeto da nação moçambicana pós-independência em Virgem Margarida (2012), de Licínio Azevedo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rebeca (São Paulo) |
Texto Completo: | https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/381 |
Resumo: | O presente artigo pretende investigar que problematizações o filme Virgem Margarida (2012), dirigido pelo cineasta brasileiro-moçambicano Licínio Azevedo, pode ainda trazer ao debate sobre o processo de construção e/ou consolidação da nação moçambicana pós-independência, assim como para o entendimento da experiência pós-guerra e pós-colonial no país. A metodologia de análise fílmica proposta nesse trabalho segue a perspectiva de interpretação sócio-histórica (VANOYE, 2014) e análise de imagem e som (PENAFRIA, 2015). Acredita-se que ao retomar o ano de 1975, quando Moçambique torna-se oficialmente um país independente, e em que se dará, na prática, o projeto de nova nação, em parte delineado ainda no período de luta de libertação, Virgem Margarida traz alguns questionamentos à funcionalidade desse projeto, apresentando falhas que não estavam previstas quando então elaborado. Defende-se que a recorrência ao passado no filme não funciona como um desejo retrógrado de reviver o irrecuperável, e sim, estabelecer uma reflexão crítica sobre determinados acontecimentos históricos, a fim de, inclusive, oferecer outras narrativas e olhares sobre esse fatos, que não necessariamente dialoguem com os discursos oficiais, como a opressão e violência sofrida pelas personagens femininas no filme, desde a captura em Maputo pelos soldados do exército da FRELIMO até o treinamento militar ao qual são submetidas para que atingissem o status de “mulher nova”. |
id |
SOCINE-1_6924d11a6cd261a5079e249dc6c30fd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/381 |
network_acronym_str |
SOCINE-1 |
network_name_str |
Rebeca (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
As contradições do projeto da nação moçambicana pós-independência em Virgem Margarida (2012), de Licínio AzevedoCinema e naçãoMoçambique pós-independênciafilmografia de Licínio Azevedo.O presente artigo pretende investigar que problematizações o filme Virgem Margarida (2012), dirigido pelo cineasta brasileiro-moçambicano Licínio Azevedo, pode ainda trazer ao debate sobre o processo de construção e/ou consolidação da nação moçambicana pós-independência, assim como para o entendimento da experiência pós-guerra e pós-colonial no país. A metodologia de análise fílmica proposta nesse trabalho segue a perspectiva de interpretação sócio-histórica (VANOYE, 2014) e análise de imagem e som (PENAFRIA, 2015). Acredita-se que ao retomar o ano de 1975, quando Moçambique torna-se oficialmente um país independente, e em que se dará, na prática, o projeto de nova nação, em parte delineado ainda no período de luta de libertação, Virgem Margarida traz alguns questionamentos à funcionalidade desse projeto, apresentando falhas que não estavam previstas quando então elaborado. Defende-se que a recorrência ao passado no filme não funciona como um desejo retrógrado de reviver o irrecuperável, e sim, estabelecer uma reflexão crítica sobre determinados acontecimentos históricos, a fim de, inclusive, oferecer outras narrativas e olhares sobre esse fatos, que não necessariamente dialoguem com os discursos oficiais, como a opressão e violência sofrida pelas personagens femininas no filme, desde a captura em Maputo pelos soldados do exército da FRELIMO até o treinamento militar ao qual são submetidas para que atingissem o status de “mulher nova”.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2018-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por pares, temas livresapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/38110.22475/rebeca.v6n2.381REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 6 No. 2 (2017)REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 6 Núm. 2 (2017)Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 6 n. 2 (2017)2316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/381/276Copyright (c) 2018 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisualinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrança, Alex Santana2018-07-25T00:19:30Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/381Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2018-07-25T00:19:30Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contradições do projeto da nação moçambicana pós-independência em Virgem Margarida (2012), de Licínio Azevedo |
title |
As contradições do projeto da nação moçambicana pós-independência em Virgem Margarida (2012), de Licínio Azevedo |
spellingShingle |
As contradições do projeto da nação moçambicana pós-independência em Virgem Margarida (2012), de Licínio Azevedo França, Alex Santana Cinema e nação Moçambique pós-independência filmografia de Licínio Azevedo. |
title_short |
As contradições do projeto da nação moçambicana pós-independência em Virgem Margarida (2012), de Licínio Azevedo |
title_full |
As contradições do projeto da nação moçambicana pós-independência em Virgem Margarida (2012), de Licínio Azevedo |
title_fullStr |
As contradições do projeto da nação moçambicana pós-independência em Virgem Margarida (2012), de Licínio Azevedo |
title_full_unstemmed |
As contradições do projeto da nação moçambicana pós-independência em Virgem Margarida (2012), de Licínio Azevedo |
title_sort |
As contradições do projeto da nação moçambicana pós-independência em Virgem Margarida (2012), de Licínio Azevedo |
author |
França, Alex Santana |
author_facet |
França, Alex Santana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Alex Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema e nação Moçambique pós-independência filmografia de Licínio Azevedo. |
topic |
Cinema e nação Moçambique pós-independência filmografia de Licínio Azevedo. |
description |
O presente artigo pretende investigar que problematizações o filme Virgem Margarida (2012), dirigido pelo cineasta brasileiro-moçambicano Licínio Azevedo, pode ainda trazer ao debate sobre o processo de construção e/ou consolidação da nação moçambicana pós-independência, assim como para o entendimento da experiência pós-guerra e pós-colonial no país. A metodologia de análise fílmica proposta nesse trabalho segue a perspectiva de interpretação sócio-histórica (VANOYE, 2014) e análise de imagem e som (PENAFRIA, 2015). Acredita-se que ao retomar o ano de 1975, quando Moçambique torna-se oficialmente um país independente, e em que se dará, na prática, o projeto de nova nação, em parte delineado ainda no período de luta de libertação, Virgem Margarida traz alguns questionamentos à funcionalidade desse projeto, apresentando falhas que não estavam previstas quando então elaborado. Defende-se que a recorrência ao passado no filme não funciona como um desejo retrógrado de reviver o irrecuperável, e sim, estabelecer uma reflexão crítica sobre determinados acontecimentos históricos, a fim de, inclusive, oferecer outras narrativas e olhares sobre esse fatos, que não necessariamente dialoguem com os discursos oficiais, como a opressão e violência sofrida pelas personagens femininas no filme, desde a captura em Maputo pelos soldados do exército da FRELIMO até o treinamento militar ao qual são submetidas para que atingissem o status de “mulher nova”. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares, temas livres |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/381 10.22475/rebeca.v6n2.381 |
url |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/381 |
identifier_str_mv |
10.22475/rebeca.v6n2.381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/381/276 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
dc.source.none.fl_str_mv |
REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 6 No. 2 (2017) REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 6 Núm. 2 (2017) Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 6 n. 2 (2017) 2316-9230 reponame:Rebeca (São Paulo) instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) instacron:SOCINE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
instacron_str |
SOCINE |
institution |
SOCINE |
reponame_str |
Rebeca (São Paulo) |
collection |
Rebeca (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rebeca@socine.org.br |
_version_ |
1809730936989810688 |