Modos de ver e viver o cinema: etnografia da recepção fílmica e seus desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: souza, maria luiza rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rebeca (São Paulo)
Texto Completo: https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/59
Resumo: O cinema pode ser objeto de estudo antropológico pelo menos de três formas: visando compreender a esfera da produção cinematográfica; por meio de uma antropologia da narrativa e das representações fílmicas; ou ainda através de estudos sobre a recepção das obras. Considerando que estas possibilidades podem se mesclar este trabalho discute a recepção fílmica e seus desafios para uma etnografia do cinema tal como este é percebido pelas assistências. As perguntas centrais dizem respeito a como o cinema é vivido e compreendido por sujeitos que ocupam distintas posições sociais. Trata- se de compreender não o filme em si, mas como a narrativa fílmica é significada por quem a assiste. O presente trabalho enfoca questões sobre o que fazer numa pesquisa que pretenda desenvolver uma etnografia sobre a interpretação da narrativa fílmica pelo público frequentador de cinema, indagando quais as relações entre o método etnográfico e as metodologias empregadas nos estudos de recepção cinematográfica. Como a abordagem antropológica pode contribuir para pesquisas sobre a forma como as imagens, sons e narrativas fílmicas são (res)significadas? Para discutir as questões propostas serão apresentados resultados preliminares de uma pesquisa em andamento a respeito das opiniões, comportamentos e percepções de um grupo heterogêneo de pessoas a respeito de filmes.
id SOCINE-1_6db47cfb85df5a16c134f1f4b7b303cb
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/59
network_acronym_str SOCINE-1
network_name_str Rebeca (São Paulo)
repository_id_str
spelling Modos de ver e viver o cinema: etnografia da recepção fílmica e seus desafiosrecepção cinematográficaetnografiamétodosO cinema pode ser objeto de estudo antropológico pelo menos de três formas: visando compreender a esfera da produção cinematográfica; por meio de uma antropologia da narrativa e das representações fílmicas; ou ainda através de estudos sobre a recepção das obras. Considerando que estas possibilidades podem se mesclar este trabalho discute a recepção fílmica e seus desafios para uma etnografia do cinema tal como este é percebido pelas assistências. As perguntas centrais dizem respeito a como o cinema é vivido e compreendido por sujeitos que ocupam distintas posições sociais. Trata- se de compreender não o filme em si, mas como a narrativa fílmica é significada por quem a assiste. O presente trabalho enfoca questões sobre o que fazer numa pesquisa que pretenda desenvolver uma etnografia sobre a interpretação da narrativa fílmica pelo público frequentador de cinema, indagando quais as relações entre o método etnográfico e as metodologias empregadas nos estudos de recepção cinematográfica. Como a abordagem antropológica pode contribuir para pesquisas sobre a forma como as imagens, sons e narrativas fílmicas são (res)significadas? Para discutir as questões propostas serão apresentados resultados preliminares de uma pesquisa em andamento a respeito das opiniões, comportamentos e percepções de um grupo heterogêneo de pessoas a respeito de filmes.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2016-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por pares, temas livresapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/5910.22475/rebeca.v3n1.59REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 3 No. 1 (2014): REBECA 5REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 3 Núm. 1 (2014): REBECA 5Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 3 n. 1 (2014): REBECA 52316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/59/33Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisualinfo:eu-repo/semantics/openAccesssouza, maria luiza rodrigues2016-07-26T13:14:29Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/59Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2016-07-26T13:14:29Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false
dc.title.none.fl_str_mv Modos de ver e viver o cinema: etnografia da recepção fílmica e seus desafios
title Modos de ver e viver o cinema: etnografia da recepção fílmica e seus desafios
spellingShingle Modos de ver e viver o cinema: etnografia da recepção fílmica e seus desafios
souza, maria luiza rodrigues
recepção cinematográfica
etnografia
métodos
title_short Modos de ver e viver o cinema: etnografia da recepção fílmica e seus desafios
title_full Modos de ver e viver o cinema: etnografia da recepção fílmica e seus desafios
title_fullStr Modos de ver e viver o cinema: etnografia da recepção fílmica e seus desafios
title_full_unstemmed Modos de ver e viver o cinema: etnografia da recepção fílmica e seus desafios
title_sort Modos de ver e viver o cinema: etnografia da recepção fílmica e seus desafios
author souza, maria luiza rodrigues
author_facet souza, maria luiza rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv souza, maria luiza rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv recepção cinematográfica
etnografia
métodos
topic recepção cinematográfica
etnografia
métodos
description O cinema pode ser objeto de estudo antropológico pelo menos de três formas: visando compreender a esfera da produção cinematográfica; por meio de uma antropologia da narrativa e das representações fílmicas; ou ainda através de estudos sobre a recepção das obras. Considerando que estas possibilidades podem se mesclar este trabalho discute a recepção fílmica e seus desafios para uma etnografia do cinema tal como este é percebido pelas assistências. As perguntas centrais dizem respeito a como o cinema é vivido e compreendido por sujeitos que ocupam distintas posições sociais. Trata- se de compreender não o filme em si, mas como a narrativa fílmica é significada por quem a assiste. O presente trabalho enfoca questões sobre o que fazer numa pesquisa que pretenda desenvolver uma etnografia sobre a interpretação da narrativa fílmica pelo público frequentador de cinema, indagando quais as relações entre o método etnográfico e as metodologias empregadas nos estudos de recepção cinematográfica. Como a abordagem antropológica pode contribuir para pesquisas sobre a forma como as imagens, sons e narrativas fílmicas são (res)significadas? Para discutir as questões propostas serão apresentados resultados preliminares de uma pesquisa em andamento a respeito das opiniões, comportamentos e percepções de um grupo heterogêneo de pessoas a respeito de filmes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares, temas livres
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/59
10.22475/rebeca.v3n1.59
url https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/59
identifier_str_mv 10.22475/rebeca.v3n1.59
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/59/33
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
dc.source.none.fl_str_mv REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 3 No. 1 (2014): REBECA 5
REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 3 Núm. 1 (2014): REBECA 5
Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 3 n. 1 (2014): REBECA 5
2316-9230
reponame:Rebeca (São Paulo)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron:SOCINE
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron_str SOCINE
institution SOCINE
reponame_str Rebeca (São Paulo)
collection Rebeca (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
repository.mail.fl_str_mv rebeca@socine.org.br
_version_ 1809730936245321728