Cinema queer brasileiro ou as veias abertas da política da imagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marconi, Dieison
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rebeca (São Paulo)
Texto Completo: https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/685
Resumo: Proponho, neste ensaio, refletir sobre como alguns filmes queer brasileiros contemporâneos nos levam a deixar de lado as perspectivas logocêntricas ocidentais e as políticas de representação a fim de compreender os cinemas queer enquanto operações da política da imagem. Aproprio-me, então, da ideia de política da imagem do historiador e filósofo Jacques Rancière para sugerir que: 1) a política em filmes queer é possível de ser verificada, sobretudo, na sua eficácia estética de cunho dissensual; 2) as relações entre estética e política, engendradas por filmes queer contemporâneos, se desvencilham do paradigma de “cinema político” que nos foi herdado do cinema brasileiro moderno, mais especificamente do Cinema novo; e 3), a produção contemporânea de filmes queer nacionais constituem uma cena polêmica que provoca um dano no visível e no dizível das cenas consensuais, as quais, durante muito tempo, enquadraram “o Brasil” a partir de uma macropolítica situadamente branca, cisgênera, heterossexual e de classe média.
id SOCINE-1_753ca4ebc2b530d329e4adf00a33b89f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/685
network_acronym_str SOCINE-1
network_name_str Rebeca (São Paulo)
repository_id_str
spelling Cinema queer brasileiro ou as veias abertas da política da imagemProponho, neste ensaio, refletir sobre como alguns filmes queer brasileiros contemporâneos nos levam a deixar de lado as perspectivas logocêntricas ocidentais e as políticas de representação a fim de compreender os cinemas queer enquanto operações da política da imagem. Aproprio-me, então, da ideia de política da imagem do historiador e filósofo Jacques Rancière para sugerir que: 1) a política em filmes queer é possível de ser verificada, sobretudo, na sua eficácia estética de cunho dissensual; 2) as relações entre estética e política, engendradas por filmes queer contemporâneos, se desvencilham do paradigma de “cinema político” que nos foi herdado do cinema brasileiro moderno, mais especificamente do Cinema novo; e 3), a produção contemporânea de filmes queer nacionais constituem uma cena polêmica que provoca um dano no visível e no dizível das cenas consensuais, as quais, durante muito tempo, enquadraram “o Brasil” a partir de uma macropolítica situadamente branca, cisgênera, heterossexual e de classe média.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2020-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/68510.22475/rebeca.v9n2.685REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 9 No. 2 (2020): Rebeca 18; 141-157REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Rebeca 18; 141-157Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 9 n. 2 (2020): Rebeca 18; 141-1572316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/685/419Copyright (c) 2021 Dieison Marconiinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarconi, Dieison2021-03-18T19:33:14Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/685Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2021-03-18T19:33:14Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinema queer brasileiro ou as veias abertas da política da imagem
title Cinema queer brasileiro ou as veias abertas da política da imagem
spellingShingle Cinema queer brasileiro ou as veias abertas da política da imagem
Marconi, Dieison
title_short Cinema queer brasileiro ou as veias abertas da política da imagem
title_full Cinema queer brasileiro ou as veias abertas da política da imagem
title_fullStr Cinema queer brasileiro ou as veias abertas da política da imagem
title_full_unstemmed Cinema queer brasileiro ou as veias abertas da política da imagem
title_sort Cinema queer brasileiro ou as veias abertas da política da imagem
author Marconi, Dieison
author_facet Marconi, Dieison
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marconi, Dieison
description Proponho, neste ensaio, refletir sobre como alguns filmes queer brasileiros contemporâneos nos levam a deixar de lado as perspectivas logocêntricas ocidentais e as políticas de representação a fim de compreender os cinemas queer enquanto operações da política da imagem. Aproprio-me, então, da ideia de política da imagem do historiador e filósofo Jacques Rancière para sugerir que: 1) a política em filmes queer é possível de ser verificada, sobretudo, na sua eficácia estética de cunho dissensual; 2) as relações entre estética e política, engendradas por filmes queer contemporâneos, se desvencilham do paradigma de “cinema político” que nos foi herdado do cinema brasileiro moderno, mais especificamente do Cinema novo; e 3), a produção contemporânea de filmes queer nacionais constituem uma cena polêmica que provoca um dano no visível e no dizível das cenas consensuais, as quais, durante muito tempo, enquadraram “o Brasil” a partir de uma macropolítica situadamente branca, cisgênera, heterossexual e de classe média.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/685
10.22475/rebeca.v9n2.685
url https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/685
identifier_str_mv 10.22475/rebeca.v9n2.685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/685/419
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Dieison Marconi
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Dieison Marconi
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
dc.source.none.fl_str_mv REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 9 No. 2 (2020): Rebeca 18; 141-157
REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Rebeca 18; 141-157
Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 9 n. 2 (2020): Rebeca 18; 141-157
2316-9230
reponame:Rebeca (São Paulo)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron:SOCINE
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron_str SOCINE
institution SOCINE
reponame_str Rebeca (São Paulo)
collection Rebeca (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
repository.mail.fl_str_mv rebeca@socine.org.br
_version_ 1809730937496272896