TELAS MIGRANTES: UMA GEOGRAFIA URBANA DAS SALAS DE EXIBIÇÃO COMERCIAL NO BRASIL DO SÉCULO XXI.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rebeca (São Paulo) |
Texto Completo: | https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/622 |
Resumo: | Este escrito apresenta uma contribuição da geografia ao entendimento do processo de fechamento das salas de cinema de rua vivido no Brasil especialmente entre as décadas de 1980 e 1990 e sua migração para as grandes cidades no formato multiplex. A imposição tecnológica da reformulação arquitetônica das salas correspondeu à sua concentração territorial em mercados aglomerados e mais lucrativos que as pequenas cidades da imensidão interiorana brasileira. Mas esta questão não explica-se unicamente a partir da transição tencológica - trata-se de uma questão urbana. A existência de salas de cinema de rua encontra sentido na configuração social da cidade moderna brasileira típica da primeira metade do século XX, quando as ruas ainda apresentavam-se como espaços de encontro. Entendemos que esta migração das salas do interior para as grandes cidades e das ruas para os shoppings impactou o que se assiste e quem assite ao cinema no Brasil. Note-se que a localização geográfica das salas comerciais de exibição acompanha o mapa do desenvolvimento regional brasileiro, o que reproduz-se também na escala intra-urbana. O presente artigo demonstra como articulamos a dimensão da exibição cinematográfica comercial de filmes brasileiros pensada a partir da história de nosso desenvolvimento territorial e urbano. |
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