“Cinema como evento”: atrações de palco e tela no cineteatro Santa Helena em São Paulo (1927)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138589 |
Resumo: | Este artigo investiga as atividades no Teatro Santa Helena, em São Paulo, ao longo de 1927, quando esse cineteatro esteve à frente das estratégias de programação empreendidas pelo consórcio firmado entre a Metro-Goldwyn-Mayer e a Empresas Reunidas, principal cadeia exibidora da cidade. São abordados aspectos relacionados às práticas e à recepção cinematográficas, com particular atenção aos programas mistos envolvendo atrações de palco e tela, de maneira a compreender a sala de cinema enquanto espaço privilegiado na articulação de relações intermidiáticas entre cinema, teatro, música e outras práticas artísticas e culturais. |
id |
USP-12_8a725cd420029e140ffaf6b47024e1c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/138589 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“Cinema como evento”: atrações de palco e tela no cineteatro Santa Helena em São Paulo (1927)“Cinema as event”: stage and screen attractions at the cineteatro Santa Helena in São Paulo (1927)cinema silenciosoexibição cinematográficaintermidialidadesilent cinemafilm exhibitionintermedialityEste artigo investiga as atividades no Teatro Santa Helena, em São Paulo, ao longo de 1927, quando esse cineteatro esteve à frente das estratégias de programação empreendidas pelo consórcio firmado entre a Metro-Goldwyn-Mayer e a Empresas Reunidas, principal cadeia exibidora da cidade. São abordados aspectos relacionados às práticas e à recepção cinematográficas, com particular atenção aos programas mistos envolvendo atrações de palco e tela, de maneira a compreender a sala de cinema enquanto espaço privilegiado na articulação de relações intermidiáticas entre cinema, teatro, música e outras práticas artísticas e culturais.This article investigates activities at the Teatro Santa Helena, in São Paulo, during 1927, when this cineteatro was at the forefront of the programming strategies undertaken by the consortium of Metro-Goldwyn-Mayer and Empresas Reunidas, the largest exhibition chain in the city. Film practices and film reception are addressed, with special attention to mixed programs involving stage and screen attractions, to understand movie theaters as privileged spaces for intermedial relations between cinema, stage, music, and other artistic and cultural practices.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/13858910.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138589Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 45 n. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 19-38Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 45 No. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 19-382316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138589/139607Copyright (c) 2018 Luciana Corrêa de Araújohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Luciana Corrêa de2024-03-21T13:28:44Zoai:revistas.usp.br:article/138589Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:28:44Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Cinema como evento”: atrações de palco e tela no cineteatro Santa Helena em São Paulo (1927) “Cinema as event”: stage and screen attractions at the cineteatro Santa Helena in São Paulo (1927) |
title |
“Cinema como evento”: atrações de palco e tela no cineteatro Santa Helena em São Paulo (1927) |
spellingShingle |
“Cinema como evento”: atrações de palco e tela no cineteatro Santa Helena em São Paulo (1927) Araújo, Luciana Corrêa de cinema silencioso exibição cinematográfica intermidialidade silent cinema film exhibition intermediality |
title_short |
“Cinema como evento”: atrações de palco e tela no cineteatro Santa Helena em São Paulo (1927) |
title_full |
“Cinema como evento”: atrações de palco e tela no cineteatro Santa Helena em São Paulo (1927) |
title_fullStr |
“Cinema como evento”: atrações de palco e tela no cineteatro Santa Helena em São Paulo (1927) |
title_full_unstemmed |
“Cinema como evento”: atrações de palco e tela no cineteatro Santa Helena em São Paulo (1927) |
title_sort |
“Cinema como evento”: atrações de palco e tela no cineteatro Santa Helena em São Paulo (1927) |
author |
Araújo, Luciana Corrêa de |
author_facet |
Araújo, Luciana Corrêa de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Luciana Corrêa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cinema silencioso exibição cinematográfica intermidialidade silent cinema film exhibition intermediality |
topic |
cinema silencioso exibição cinematográfica intermidialidade silent cinema film exhibition intermediality |
description |
Este artigo investiga as atividades no Teatro Santa Helena, em São Paulo, ao longo de 1927, quando esse cineteatro esteve à frente das estratégias de programação empreendidas pelo consórcio firmado entre a Metro-Goldwyn-Mayer e a Empresas Reunidas, principal cadeia exibidora da cidade. São abordados aspectos relacionados às práticas e à recepção cinematográficas, com particular atenção aos programas mistos envolvendo atrações de palco e tela, de maneira a compreender a sala de cinema enquanto espaço privilegiado na articulação de relações intermidiáticas entre cinema, teatro, música e outras práticas artísticas e culturais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138589 10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138589 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138589 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138589 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138589/139607 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Luciana Corrêa de Araújo http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Luciana Corrêa de Araújo http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 45 n. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 19-38 Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 45 No. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 19-38 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1817062094126710784 |