O “significado” e os “movimentos” de Casas Marcadas: O impacto de um webdocumentário num Rio de Janeiro em transformação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rebeca (São Paulo) |
Texto Completo: | https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/427 |
Resumo: | Este artigo analisa Casas Marcadas(2012), um curta que critica as remoções no Morro da Providência no Rio de Janeiro. Apesar de não ter sido feito originalmente para distribuição on-line, o documentário foi disponibilizado no YouTube e tem página no Facebook. Ele também já foi exibido em cineclubes, mostras e festivais. Para discutir o impacto do curta e os seus efeitos, o artigo desenvolve um marco conceitual inspirado no “modelo de coalizão” de David Whiteman e no trabalho de Brian T. Edwards sobre a circulação de obras culturais. O trabalho de Edwards permite estabelecer uma conexão entre o conteúdo da obra (seu “significado”) e a repercussão alcançada por ela (seus “movimentos”). Adotando a terminologia de Edwards, a análise do significado de Casas Marcadasreflete sobre o uso no curta de imagens históricas relacionadas com remoções e transformações urbanas no Rio. Em relação a “movimentos”, o artigo rastreia a circulação digital e presencial do filme e discute menções ao curta em websites, textos acadêmicos e obras derivadas. A análise, desenvolvida da perspectiva dos estudos culturais, permite concluir que o filme gerou uma série de microimpactos e conseguiu influenciar o debate sobre remoções e transformações urbanas no Rio de Janeiro em certos círculos sociais e políticos. |
id |
SOCINE-1_aa800cf4ecf61277b1f6f6af6b4f4802 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/427 |
network_acronym_str |
SOCINE-1 |
network_name_str |
Rebeca (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
O “significado” e os “movimentos” de Casas Marcadas: O impacto de um webdocumentário num Rio de Janeiro em transformaçãoprodução audiovisual periféricadocumentáriocirculaçãofavelasEste artigo analisa Casas Marcadas(2012), um curta que critica as remoções no Morro da Providência no Rio de Janeiro. Apesar de não ter sido feito originalmente para distribuição on-line, o documentário foi disponibilizado no YouTube e tem página no Facebook. Ele também já foi exibido em cineclubes, mostras e festivais. Para discutir o impacto do curta e os seus efeitos, o artigo desenvolve um marco conceitual inspirado no “modelo de coalizão” de David Whiteman e no trabalho de Brian T. Edwards sobre a circulação de obras culturais. O trabalho de Edwards permite estabelecer uma conexão entre o conteúdo da obra (seu “significado”) e a repercussão alcançada por ela (seus “movimentos”). Adotando a terminologia de Edwards, a análise do significado de Casas Marcadasreflete sobre o uso no curta de imagens históricas relacionadas com remoções e transformações urbanas no Rio. Em relação a “movimentos”, o artigo rastreia a circulação digital e presencial do filme e discute menções ao curta em websites, textos acadêmicos e obras derivadas. A análise, desenvolvida da perspectiva dos estudos culturais, permite concluir que o filme gerou uma série de microimpactos e conseguiu influenciar o debate sobre remoções e transformações urbanas no Rio de Janeiro em certos círculos sociais e políticos.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2018-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por pares, temas livresapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/42710.22475/rebeca.v6n1.427REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 6 No. 1 (2017): REBECA 11REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 6 Núm. 1 (2017): REBECA 11Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 6 n. 1 (2017): REBECA 112316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/427/252Copyright (c) 2018 Tori Holmesinfo:eu-repo/semantics/openAccessHolmes, Tori2018-05-13T23:25:14Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/427Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2018-05-13T23:25:14Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O “significado” e os “movimentos” de Casas Marcadas: O impacto de um webdocumentário num Rio de Janeiro em transformação |
title |
O “significado” e os “movimentos” de Casas Marcadas: O impacto de um webdocumentário num Rio de Janeiro em transformação |
spellingShingle |
O “significado” e os “movimentos” de Casas Marcadas: O impacto de um webdocumentário num Rio de Janeiro em transformação Holmes, Tori produção audiovisual periférica documentário circulação favelas |
title_short |
O “significado” e os “movimentos” de Casas Marcadas: O impacto de um webdocumentário num Rio de Janeiro em transformação |
title_full |
O “significado” e os “movimentos” de Casas Marcadas: O impacto de um webdocumentário num Rio de Janeiro em transformação |
title_fullStr |
O “significado” e os “movimentos” de Casas Marcadas: O impacto de um webdocumentário num Rio de Janeiro em transformação |
title_full_unstemmed |
O “significado” e os “movimentos” de Casas Marcadas: O impacto de um webdocumentário num Rio de Janeiro em transformação |
title_sort |
O “significado” e os “movimentos” de Casas Marcadas: O impacto de um webdocumentário num Rio de Janeiro em transformação |
author |
Holmes, Tori |
author_facet |
Holmes, Tori |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Holmes, Tori |
dc.subject.por.fl_str_mv |
produção audiovisual periférica documentário circulação favelas |
topic |
produção audiovisual periférica documentário circulação favelas |
description |
Este artigo analisa Casas Marcadas(2012), um curta que critica as remoções no Morro da Providência no Rio de Janeiro. Apesar de não ter sido feito originalmente para distribuição on-line, o documentário foi disponibilizado no YouTube e tem página no Facebook. Ele também já foi exibido em cineclubes, mostras e festivais. Para discutir o impacto do curta e os seus efeitos, o artigo desenvolve um marco conceitual inspirado no “modelo de coalizão” de David Whiteman e no trabalho de Brian T. Edwards sobre a circulação de obras culturais. O trabalho de Edwards permite estabelecer uma conexão entre o conteúdo da obra (seu “significado”) e a repercussão alcançada por ela (seus “movimentos”). Adotando a terminologia de Edwards, a análise do significado de Casas Marcadasreflete sobre o uso no curta de imagens históricas relacionadas com remoções e transformações urbanas no Rio. Em relação a “movimentos”, o artigo rastreia a circulação digital e presencial do filme e discute menções ao curta em websites, textos acadêmicos e obras derivadas. A análise, desenvolvida da perspectiva dos estudos culturais, permite concluir que o filme gerou uma série de microimpactos e conseguiu influenciar o debate sobre remoções e transformações urbanas no Rio de Janeiro em certos círculos sociais e políticos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares, temas livres |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/427 10.22475/rebeca.v6n1.427 |
url |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/427 |
identifier_str_mv |
10.22475/rebeca.v6n1.427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/427/252 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Tori Holmes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Tori Holmes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
dc.source.none.fl_str_mv |
REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 6 No. 1 (2017): REBECA 11 REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 6 Núm. 1 (2017): REBECA 11 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 6 n. 1 (2017): REBECA 11 2316-9230 reponame:Rebeca (São Paulo) instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) instacron:SOCINE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
instacron_str |
SOCINE |
institution |
SOCINE |
reponame_str |
Rebeca (São Paulo) |
collection |
Rebeca (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rebeca@socine.org.br |
_version_ |
1809730937009733632 |