Guinea-Bissau: from the state supported cinema to the cinema outside of the state
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rebeca (São Paulo) |
Texto Completo: | https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/373 |
Resumo: | We propose to reflect on the civil society, the nation and the State in Guinea-Bissau, through a panoramic analysis of the cinema of Guinea-Bissau over the last five decades. Taking into account Amílcar Cabral´s Cabral initial project, we pay special attention to the production of cinema in Guinea-Bissau in the context of post-colonial African cinema. |
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Guinea-Bissau: from the state supported cinema to the cinema outside of the stateGuiné-Bissau: do cinema de Estado ao cinema fora do EstadoGuinea-BissauDecolonizationPublic PoliciesAmílcar CabralGuiné-BissauDescolonizaçãoPolíticas PúblicasAmílcar CabralWe propose to reflect on the civil society, the nation and the State in Guinea-Bissau, through a panoramic analysis of the cinema of Guinea-Bissau over the last five decades. Taking into account Amílcar Cabral´s Cabral initial project, we pay special attention to the production of cinema in Guinea-Bissau in the context of post-colonial African cinema.O objetivo deste artigo é, olhando para o passado da Guiné-Bissau nas últimas cinco décadas, refletir sobre o papel do cinema na construção da sociedade, da nação e do Estado da Guiné-Bissau. Pretende-se fazer um ponto de situação em relação ao projeto inicial de Amílcar Cabral, líder histórico da luta de libertação, que tomava o cinema enquanto meio para a descolonização do gesto e para a emancipação do olhar. Neste percurso, começamos por reconhecer a importância e a influência de movimentos emancipatórios no cinema mundial, como o Terceiro Cinema ou o Nuevo Cine latino-americano, no processo de luta revolucionária dos guineenses contra o colonizador e, posteriormente, no consequente processo de construção de uma identidade ou cultura nacional. Num segundo momento, tentamos relacionar os planos de Amílcar Cabral para a consolidação de uma cinematografia nacional (Cinema de Estado) com o atual cenário cinematográfico no território em que não se vislumbra qualquer política pública para o setor (Cinema fora do Estado).SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2017-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/37310.22475/rebeca.v5n2.373REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 5 No. 2 (2016): REBECA 10REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 5 Núm. 2 (2016): REBECA 10Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 5 n. 2 (2016): REBECA 102316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/373/227Copyright (c) 2017 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisualinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, PauloLaranjeiro, Catarina2017-03-31T19:03:56Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/373Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2017-03-31T19:03:56Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false |
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