Camerar um ponto de ver: a pedagogia das imagens em Boa Água
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rebeca (São Paulo) |
Texto Completo: | https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/563 |
Resumo: | A relação entre o cinema e educação tem sido historicamente fundamentada no âmbito da representação, instaurando um duplo regime entre a produção das imagens e a produção do saber. Tal perspectiva persiste situando as imagens a partir da centralidade humana que organiza as dicotomias tão caras à epistemologia ocidental moderna cujo peso segue atuando nos quadros teóricos e conceituais que balizam sujeito x objeto, verdade x mentira, eu x outro, superfície x profundidade. Mais do que tecer apenas uma crítica à representação como tendência ao universal, caberá indagar-nos sobre quais as consequências éticas, estéticas e políticas para a realização do cinema nas escolas diante do seu desfundamento. Para tanto, nos deteremos no curta-metragem Boa Água, realizado num projeto de formação na cidade de Conde, na Paraíba. |
id |
SOCINE-1_c4abb5c252b23c0235703a17bf506d68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/563 |
network_acronym_str |
SOCINE-1 |
network_name_str |
Rebeca (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Camerar um ponto de ver: a pedagogia das imagens em Boa ÁguaRepresentaçãoMontagemPedagogia das imagensCamerarEducaçãoA relação entre o cinema e educação tem sido historicamente fundamentada no âmbito da representação, instaurando um duplo regime entre a produção das imagens e a produção do saber. Tal perspectiva persiste situando as imagens a partir da centralidade humana que organiza as dicotomias tão caras à epistemologia ocidental moderna cujo peso segue atuando nos quadros teóricos e conceituais que balizam sujeito x objeto, verdade x mentira, eu x outro, superfície x profundidade. Mais do que tecer apenas uma crítica à representação como tendência ao universal, caberá indagar-nos sobre quais as consequências éticas, estéticas e políticas para a realização do cinema nas escolas diante do seu desfundamento. Para tanto, nos deteremos no curta-metragem Boa Água, realizado num projeto de formação na cidade de Conde, na Paraíba.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2019-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/56310.22475/rebeca.v8n1.563REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 8 No. 1 (2019): Rebeca 15; 143-157REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Rebeca 15; 143-157Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 8 n. 1 (2019): Rebeca 15; 143-1572316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/563/340Copyright (c) 2019 Isaac, Cezar Pipano, Migliorininfo:eu-repo/semantics/openAccessPipano, IsaacMigliorin, Cezar2019-11-19T17:55:58Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/563Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2019-11-19T17:55:58Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Camerar um ponto de ver: a pedagogia das imagens em Boa Água |
title |
Camerar um ponto de ver: a pedagogia das imagens em Boa Água |
spellingShingle |
Camerar um ponto de ver: a pedagogia das imagens em Boa Água Pipano, Isaac Representação Montagem Pedagogia das imagens Camerar Educação |
title_short |
Camerar um ponto de ver: a pedagogia das imagens em Boa Água |
title_full |
Camerar um ponto de ver: a pedagogia das imagens em Boa Água |
title_fullStr |
Camerar um ponto de ver: a pedagogia das imagens em Boa Água |
title_full_unstemmed |
Camerar um ponto de ver: a pedagogia das imagens em Boa Água |
title_sort |
Camerar um ponto de ver: a pedagogia das imagens em Boa Água |
author |
Pipano, Isaac |
author_facet |
Pipano, Isaac Migliorin, Cezar |
author_role |
author |
author2 |
Migliorin, Cezar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pipano, Isaac Migliorin, Cezar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representação Montagem Pedagogia das imagens Camerar Educação |
topic |
Representação Montagem Pedagogia das imagens Camerar Educação |
description |
A relação entre o cinema e educação tem sido historicamente fundamentada no âmbito da representação, instaurando um duplo regime entre a produção das imagens e a produção do saber. Tal perspectiva persiste situando as imagens a partir da centralidade humana que organiza as dicotomias tão caras à epistemologia ocidental moderna cujo peso segue atuando nos quadros teóricos e conceituais que balizam sujeito x objeto, verdade x mentira, eu x outro, superfície x profundidade. Mais do que tecer apenas uma crítica à representação como tendência ao universal, caberá indagar-nos sobre quais as consequências éticas, estéticas e políticas para a realização do cinema nas escolas diante do seu desfundamento. Para tanto, nos deteremos no curta-metragem Boa Água, realizado num projeto de formação na cidade de Conde, na Paraíba. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/563 10.22475/rebeca.v8n1.563 |
url |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/563 |
identifier_str_mv |
10.22475/rebeca.v8n1.563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/563/340 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Isaac, Cezar Pipano, Migliorin info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Isaac, Cezar Pipano, Migliorin |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
dc.source.none.fl_str_mv |
REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 8 No. 1 (2019): Rebeca 15; 143-157 REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Rebeca 15; 143-157 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 8 n. 1 (2019): Rebeca 15; 143-157 2316-9230 reponame:Rebeca (São Paulo) instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) instacron:SOCINE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
instacron_str |
SOCINE |
institution |
SOCINE |
reponame_str |
Rebeca (São Paulo) |
collection |
Rebeca (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rebeca@socine.org.br |
_version_ |
1809730937419726848 |