Reflexões educacionais a partir do cinema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rebeca (São Paulo) |
Texto Completo: | https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/24 |
Resumo: | O presente artigo faz uma análise sociológica do filme brasileiro Pro dia nascer feliz, do diretor João Jardim. O documentário faz um recorte da realidade educacional pública brasileira. Para tanto, o filme nos apresenta algumas escolas públicas de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro através de imagens, entrevistas com alunos, professores e diretores. Para mostrar o contraste existente entre a realidade educacional pública e a privada, o filme nos apresenta cenas de uma escola particular de São Paulo. Assim, o documentário vai construindo o argumento de que as escolas públicas são precárias e não oferecem condições de ascensão social aos seus estudantes e também que o cotidiano e os problemas enfrentados pelos alunos das escolas públicas e particulares são discrepantes. Iremos discutir os argumentos construídos pelo diretor e o quanto esse documentário não retrata a realidade educacional brasileira como um todo, mas apresenta um recorte desta realidade em seus matizes, nuances e contradições. |
id |
SOCINE-1_c63be121222e15c349492b48201164f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/24 |
network_acronym_str |
SOCINE-1 |
network_name_str |
Rebeca (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões educacionais a partir do cinemacinemasociologiaescolaO presente artigo faz uma análise sociológica do filme brasileiro Pro dia nascer feliz, do diretor João Jardim. O documentário faz um recorte da realidade educacional pública brasileira. Para tanto, o filme nos apresenta algumas escolas públicas de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro através de imagens, entrevistas com alunos, professores e diretores. Para mostrar o contraste existente entre a realidade educacional pública e a privada, o filme nos apresenta cenas de uma escola particular de São Paulo. Assim, o documentário vai construindo o argumento de que as escolas públicas são precárias e não oferecem condições de ascensão social aos seus estudantes e também que o cotidiano e os problemas enfrentados pelos alunos das escolas públicas e particulares são discrepantes. Iremos discutir os argumentos construídos pelo diretor e o quanto esse documentário não retrata a realidade educacional brasileira como um todo, mas apresenta um recorte desta realidade em seus matizes, nuances e contradições.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2016-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por pares, temas livresapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/2410.22475/rebeca.v1n2.24REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 1 No. 2 (2012): REBECA 2REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 1 Núm. 2 (2012): REBECA 2Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 1 n. 2 (2012): REBECA 22316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/24/11Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisualinfo:eu-repo/semantics/openAccessAngerami, Paula Linhares2016-07-25T22:53:34Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/24Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2016-07-25T22:53:34Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões educacionais a partir do cinema |
title |
Reflexões educacionais a partir do cinema |
spellingShingle |
Reflexões educacionais a partir do cinema Angerami, Paula Linhares cinema sociologia escola |
title_short |
Reflexões educacionais a partir do cinema |
title_full |
Reflexões educacionais a partir do cinema |
title_fullStr |
Reflexões educacionais a partir do cinema |
title_full_unstemmed |
Reflexões educacionais a partir do cinema |
title_sort |
Reflexões educacionais a partir do cinema |
author |
Angerami, Paula Linhares |
author_facet |
Angerami, Paula Linhares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angerami, Paula Linhares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cinema sociologia escola |
topic |
cinema sociologia escola |
description |
O presente artigo faz uma análise sociológica do filme brasileiro Pro dia nascer feliz, do diretor João Jardim. O documentário faz um recorte da realidade educacional pública brasileira. Para tanto, o filme nos apresenta algumas escolas públicas de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro através de imagens, entrevistas com alunos, professores e diretores. Para mostrar o contraste existente entre a realidade educacional pública e a privada, o filme nos apresenta cenas de uma escola particular de São Paulo. Assim, o documentário vai construindo o argumento de que as escolas públicas são precárias e não oferecem condições de ascensão social aos seus estudantes e também que o cotidiano e os problemas enfrentados pelos alunos das escolas públicas e particulares são discrepantes. Iremos discutir os argumentos construídos pelo diretor e o quanto esse documentário não retrata a realidade educacional brasileira como um todo, mas apresenta um recorte desta realidade em seus matizes, nuances e contradições. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares, temas livres |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/24 10.22475/rebeca.v1n2.24 |
url |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/24 |
identifier_str_mv |
10.22475/rebeca.v1n2.24 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/24/11 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
dc.source.none.fl_str_mv |
REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 1 No. 2 (2012): REBECA 2 REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 1 Núm. 2 (2012): REBECA 2 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 1 n. 2 (2012): REBECA 2 2316-9230 reponame:Rebeca (São Paulo) instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) instacron:SOCINE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
instacron_str |
SOCINE |
institution |
SOCINE |
reponame_str |
Rebeca (São Paulo) |
collection |
Rebeca (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rebeca@socine.org.br |
_version_ |
1809730936230641664 |