Reflexões educacionais a partir do cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angerami, Paula Linhares
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rebeca (São Paulo)
Texto Completo: https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/24
Resumo: O presente artigo faz uma análise sociológica do filme brasileiro Pro dia nascer feliz, do diretor João Jardim. O documentário faz um recorte da realidade educacional pública brasileira. Para tanto, o filme nos apresenta algumas escolas públicas de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro através de imagens, entrevistas com alunos, professores e diretores. Para mostrar o contraste existente entre a realidade educacional pública e a privada, o filme nos apresenta cenas de uma escola particular de São Paulo. Assim, o documentário vai construindo o argumento de que as escolas públicas são precárias e não oferecem condições de ascensão social aos seus estudantes e também que o cotidiano e os problemas enfrentados pelos alunos das escolas públicas e particulares são discrepantes. Iremos discutir os argumentos construídos pelo diretor e o quanto esse documentário não retrata a realidade educacional brasileira como um todo, mas apresenta um recorte desta realidade em seus matizes, nuances e contradições.
id SOCINE-1_c63be121222e15c349492b48201164f7
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/24
network_acronym_str SOCINE-1
network_name_str Rebeca (São Paulo)
repository_id_str
spelling Reflexões educacionais a partir do cinemacinemasociologiaescolaO presente artigo faz uma análise sociológica do filme brasileiro Pro dia nascer feliz, do diretor João Jardim. O documentário faz um recorte da realidade educacional pública brasileira. Para tanto, o filme nos apresenta algumas escolas públicas de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro através de imagens, entrevistas com alunos, professores e diretores. Para mostrar o contraste existente entre a realidade educacional pública e a privada, o filme nos apresenta cenas de uma escola particular de São Paulo. Assim, o documentário vai construindo o argumento de que as escolas públicas são precárias e não oferecem condições de ascensão social aos seus estudantes e também que o cotidiano e os problemas enfrentados pelos alunos das escolas públicas e particulares são discrepantes. Iremos discutir os argumentos construídos pelo diretor e o quanto esse documentário não retrata a realidade educacional brasileira como um todo, mas apresenta um recorte desta realidade em seus matizes, nuances e contradições.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2016-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por pares, temas livresapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/2410.22475/rebeca.v1n2.24REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 1 No. 2 (2012): REBECA 2REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 1 Núm. 2 (2012): REBECA 2Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 1 n. 2 (2012): REBECA 22316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/24/11Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisualinfo:eu-repo/semantics/openAccessAngerami, Paula Linhares2016-07-25T22:53:34Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/24Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2016-07-25T22:53:34Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões educacionais a partir do cinema
title Reflexões educacionais a partir do cinema
spellingShingle Reflexões educacionais a partir do cinema
Angerami, Paula Linhares
cinema
sociologia
escola
title_short Reflexões educacionais a partir do cinema
title_full Reflexões educacionais a partir do cinema
title_fullStr Reflexões educacionais a partir do cinema
title_full_unstemmed Reflexões educacionais a partir do cinema
title_sort Reflexões educacionais a partir do cinema
author Angerami, Paula Linhares
author_facet Angerami, Paula Linhares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Angerami, Paula Linhares
dc.subject.por.fl_str_mv cinema
sociologia
escola
topic cinema
sociologia
escola
description O presente artigo faz uma análise sociológica do filme brasileiro Pro dia nascer feliz, do diretor João Jardim. O documentário faz um recorte da realidade educacional pública brasileira. Para tanto, o filme nos apresenta algumas escolas públicas de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro através de imagens, entrevistas com alunos, professores e diretores. Para mostrar o contraste existente entre a realidade educacional pública e a privada, o filme nos apresenta cenas de uma escola particular de São Paulo. Assim, o documentário vai construindo o argumento de que as escolas públicas são precárias e não oferecem condições de ascensão social aos seus estudantes e também que o cotidiano e os problemas enfrentados pelos alunos das escolas públicas e particulares são discrepantes. Iremos discutir os argumentos construídos pelo diretor e o quanto esse documentário não retrata a realidade educacional brasileira como um todo, mas apresenta um recorte desta realidade em seus matizes, nuances e contradições.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares, temas livres
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/24
10.22475/rebeca.v1n2.24
url https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/24
identifier_str_mv 10.22475/rebeca.v1n2.24
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/24/11
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
dc.source.none.fl_str_mv REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 1 No. 2 (2012): REBECA 2
REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 1 Núm. 2 (2012): REBECA 2
Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 1 n. 2 (2012): REBECA 2
2316-9230
reponame:Rebeca (São Paulo)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron:SOCINE
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron_str SOCINE
institution SOCINE
reponame_str Rebeca (São Paulo)
collection Rebeca (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
repository.mail.fl_str_mv rebeca@socine.org.br
_version_ 1809730936230641664