As imagens da utopia no cinema documentário de Patrício Guzmán
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27501 |
Resumo: | Esta dissertação versa sobre as representações fílmicas da utopia na trilogia “A Batalha do Chile”, do cineasta chileno Patrício Guzmán. Buscando articular uma abordagem materialista da sociologia estética com o desenvolvimento categórico de Ernst Bloch acerca do fenômeno da utopia. O texto analisa os filmes cujas imagens e sons foram tomados em película de 16mm de forma direta no decorrer das movimentações e mobilizações políticas que aconteceram com ao acirramento da luta de classes durante o governo de Salvador Allende, no Chile entre 1970 e 1973. A película fora montada e lançada durante o exílio do cineasta nos anos seguintes ao golpe militar desferido em 11 de setembro de 1973. Ao entender que a arte, através do entrecruzamento entre forma e conteúdo, carrega elementos de representação do mundo social, através de uma análise estético sociológica, buscou-se fazer uma leitura de tais representações construídas no dado momento histórico. Portanto, o objetivo fora constituir um conhecimento acerca da forma como o tema da Utopia fora abordado artisticamente pelo cineasta. No caso do cinema, as soluções técnicas e estéticas constituem a expressividade autoral do cineasta, que formula em sua produção uma dada forma de apresentação da realidade social que constitui ao mesmo tempo sua autenticidade artística e sua visão esteticamente mediatizada do mundo, sendo essa visão legitimada socialmente (dentro dos mecanismos de validação próprios do campo artístico). Nesse sentido, sua obra acaba por ser um objeto privilegiado para o entendimento da arte como fenômeno social, nos seus aspectos estéticos, históricos e sociológicos. Mais especificamente, o filme documentário aqui estudado é influenciado por uma perspectiva cinematográfica vinculada aos elementos de renovação estética dos novos cinemas, sob influência direta ou indireta do cinema soviético (Dziga Vertov, Eisenstein), do neorrealismo italiano, da novelle vague francesa, e do novo cinema latinoamericano. Sofreu impacto direto da proliferação das tecnologias de tomada da imagem e som sincrônico, ambas possibilitadas pela câmera Eclair e o gravador de som Nagra-4, o que deu mobilidade aos cineastas da época, constituindo uma nova estética de um cinema documentário muito mais participativo. Desta forma, seguindo uma tendência à postura politizada dos cineastas da época, o talento de Guzmán na utilização das possibilidades técnicas e estéticas ao retratar a efervescência política de caráter prérevolucionário vivida no Chile retratado, propiciou uma obra autêntica, tida como uma das mais importantes na história do cinema documentário mundial, e que traz uma série de imagens utópicas desse momento histórico. |
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Bispo, Bruno Vilas BoasBispo, Bruno Vilas BoasCâmara, Anônio da SilvaSilva, Jair Batista daOliveira, Augusto Souza de SáCâmara, Antônio da Silva2018-09-25T18:24:55Z2018-09-25T18:24:55Z2018-09-252016-06-03http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27501Esta dissertação versa sobre as representações fílmicas da utopia na trilogia “A Batalha do Chile”, do cineasta chileno Patrício Guzmán. Buscando articular uma abordagem materialista da sociologia estética com o desenvolvimento categórico de Ernst Bloch acerca do fenômeno da utopia. O texto analisa os filmes cujas imagens e sons foram tomados em película de 16mm de forma direta no decorrer das movimentações e mobilizações políticas que aconteceram com ao acirramento da luta de classes durante o governo de Salvador Allende, no Chile entre 1970 e 1973. A película fora montada e lançada durante o exílio do cineasta nos anos seguintes ao golpe militar desferido em 11 de setembro de 1973. Ao entender que a arte, através do entrecruzamento entre forma e conteúdo, carrega elementos de representação do mundo social, através de uma análise estético sociológica, buscou-se fazer uma leitura de tais representações construídas no dado momento histórico. Portanto, o objetivo fora constituir um conhecimento acerca da forma como o tema da Utopia fora abordado artisticamente pelo cineasta. No caso do cinema, as soluções técnicas e estéticas constituem a expressividade autoral do cineasta, que formula em sua produção uma dada forma de apresentação da realidade social que constitui ao mesmo tempo sua autenticidade artística e sua visão esteticamente mediatizada do mundo, sendo essa visão legitimada socialmente (dentro dos mecanismos de validação próprios do campo artístico). Nesse sentido, sua obra acaba por ser um objeto privilegiado para o entendimento da arte como fenômeno social, nos seus aspectos estéticos, históricos e sociológicos. Mais especificamente, o filme documentário aqui estudado é influenciado por uma perspectiva cinematográfica vinculada aos elementos de renovação estética dos novos cinemas, sob influência direta ou indireta do cinema soviético (Dziga Vertov, Eisenstein), do neorrealismo italiano, da novelle vague francesa, e do novo cinema latinoamericano. Sofreu impacto direto da proliferação das tecnologias de tomada da imagem e som sincrônico, ambas possibilitadas pela câmera Eclair e o gravador de som Nagra-4, o que deu mobilidade aos cineastas da época, constituindo uma nova estética de um cinema documentário muito mais participativo. Desta forma, seguindo uma tendência à postura politizada dos cineastas da época, o talento de Guzmán na utilização das possibilidades técnicas e estéticas ao retratar a efervescência política de caráter prérevolucionário vivida no Chile retratado, propiciou uma obra autêntica, tida como uma das mais importantes na história do cinema documentário mundial, e que traz uma série de imagens utópicas desse momento histórico.The present dissertation discusses the filmographic representations of utopia in the trilogy "A Batalha do Chile" ("The Battle of Chile"), by the Chilean filmmaker Patrício Guzmán. It tries to articulate a materialist approach to aesthetic sociology with the categorical development by Ernst Bloch about the utopia phenomenon. The text analyzes the movies whose images and sounds have been taken in 16mm film in a direct way during the political movements and mobilizations that took place with the aggravation of the class fight during Salvador Allende government, between 1970 and 1973 in Chile. The film was edited and released during the filmmaker's exile in the years following the military coup set forth in September 11th 1973. By understanding that art, through the intertwining between form and content, bears representation elements to the social world, and by means of an aesthetic sociological analysis, the present dissertation seeks to read such representations under the light of their historical moment. Therefore, the objective has been to constitute a knowledge about the way the Utopia subject has been artistically approached by the filmmaker. In his case, the technical and aesthetic solutions constitute the filmmaker's authorial expressiveness , which formulates in his production a certain way of presenting the social reality which constitutes at the same time his artistic authenticity and his aesthetically mediatized vision of the world, being this vision socially legitimized (within the validation mechanisms pertaining to the artistic field). In this sense, his work ends up being a privileged object for the understanding of art as a social phenomenon, in its aesthetical, historical and sociological aspects. More specifically, the documentary film presently studied is influenced by a cinematographic perspective linked to the aesthetic renovation elements of the new cinemas, under direct or indirect influence of the soviet cinema (Dziga Vertov, Eisenstein), the italian neo-realism, the french nouvelle vague and the new latin american cinema. It has been under direct impact of the synchronous image and sound capturing technologies, both made possible by the Eclair camera and the Nagra-4 sound recorder, which gave mobility to the filmmakers back then, constituting a much more participative new aesthetics of a documentary cinema. In this way, following a trend to the politized position of the filmmakers of that time, the talent of Guzmán in using the technical and aesthetic possibilities when portraying the political effervescence of prerevolutionary characteristic lived in the portrayed Chile, has enabled an authentic work, considered to be one of the most important in the history of world documentary cinema, and which brings a series of utopical images of that historical moment.Submitted by Bruno Bispo (bruno.vbb@gmail.com) on 2018-09-14T14:06:57Z No. of bitstreams: 1 bruno_vilas_boas_0.pdf: 2292583 bytes, checksum: a65f5fe001bc3a9a053a885f0150f5d5 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Isaías Alves (reposiufbat@hotmail.com) on 2018-09-25T18:24:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 bruno_vilas_boas_0.pdf: 2292583 bytes, checksum: a65f5fe001bc3a9a053a885f0150f5d5 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-25T18:24:55Z (GMT). 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