Atmosferas do passado: o cinema de Salomão Santana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, André Antônio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rebeca (São Paulo)
Texto Completo: https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/86
Resumo: Através do uso de imagens de arquivo privadas (registros caseiros do começo da utilização do VHS), os curtas-metragens do realizador cearense Salomão Santana retiram o passado do seu invólucro confortável de mero “patrimônio” acumulado e estabelecem com ele uma relação de choque e estranhamento, trazendo para primeiro plano a influência melancólica e perturbadora de seus tons atmosféricos. Este artigo pretende enxergar melhor a maneira pela qual esse gesto se efetiva sobretudo a parir de duas operações: a montagem e a exploração dos aspectos pictóricos da imagem.
id SOCINE-1_d5ad55a9958da1f2214d3605911af9f3
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/86
network_acronym_str SOCINE-1
network_name_str Rebeca (São Paulo)
repository_id_str
spelling Atmosferas do passado: o cinema de Salomão SantanaatmosferamelancoliamontagemSalomão SantanaAtravés do uso de imagens de arquivo privadas (registros caseiros do começo da utilização do VHS), os curtas-metragens do realizador cearense Salomão Santana retiram o passado do seu invólucro confortável de mero “patrimônio” acumulado e estabelecem com ele uma relação de choque e estranhamento, trazendo para primeiro plano a influência melancólica e perturbadora de seus tons atmosféricos. Este artigo pretende enxergar melhor a maneira pela qual esse gesto se efetiva sobretudo a parir de duas operações: a montagem e a exploração dos aspectos pictóricos da imagem.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2016-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por pares, temas livresapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/8610.22475/rebeca.v3n2.86REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 3 No. 2 (2014): REBECA 6REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 3 Núm. 2 (2014): REBECA 6Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 3 n. 2 (2014): REBECA 62316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/86/45Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisualinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, André Antônio2016-07-26T13:14:57Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/86Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2016-07-26T13:14:57Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false
dc.title.none.fl_str_mv Atmosferas do passado: o cinema de Salomão Santana
title Atmosferas do passado: o cinema de Salomão Santana
spellingShingle Atmosferas do passado: o cinema de Salomão Santana
Barbosa, André Antônio
atmosfera
melancolia
montagem
Salomão Santana
title_short Atmosferas do passado: o cinema de Salomão Santana
title_full Atmosferas do passado: o cinema de Salomão Santana
title_fullStr Atmosferas do passado: o cinema de Salomão Santana
title_full_unstemmed Atmosferas do passado: o cinema de Salomão Santana
title_sort Atmosferas do passado: o cinema de Salomão Santana
author Barbosa, André Antônio
author_facet Barbosa, André Antônio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, André Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv atmosfera
melancolia
montagem
Salomão Santana
topic atmosfera
melancolia
montagem
Salomão Santana
description Através do uso de imagens de arquivo privadas (registros caseiros do começo da utilização do VHS), os curtas-metragens do realizador cearense Salomão Santana retiram o passado do seu invólucro confortável de mero “patrimônio” acumulado e estabelecem com ele uma relação de choque e estranhamento, trazendo para primeiro plano a influência melancólica e perturbadora de seus tons atmosféricos. Este artigo pretende enxergar melhor a maneira pela qual esse gesto se efetiva sobretudo a parir de duas operações: a montagem e a exploração dos aspectos pictóricos da imagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares, temas livres
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/86
10.22475/rebeca.v3n2.86
url https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/86
identifier_str_mv 10.22475/rebeca.v3n2.86
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/86/45
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
dc.source.none.fl_str_mv REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 3 No. 2 (2014): REBECA 6
REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 3 Núm. 2 (2014): REBECA 6
Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 3 n. 2 (2014): REBECA 6
2316-9230
reponame:Rebeca (São Paulo)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron:SOCINE
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron_str SOCINE
institution SOCINE
reponame_str Rebeca (São Paulo)
collection Rebeca (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
repository.mail.fl_str_mv rebeca@socine.org.br
_version_ 1809730936256856064