Fazer um filme em São Paulo: reconstituindo Às Armas – antevisão conservadora de 1930
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rebeca (São Paulo) |
Texto Completo: | https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/172 |
Resumo: | Esse artigo resgata através de Às Armas, filme de 1930 dirigido por Octávio Gabus Mendes, características da realização cinematográfica em São Paulo no final dos anos 1920: a aprendizagem do cinema, a concepção do enredo, a montagem do estúdio, os técnicos, os atores, as filmagens e as dificuldades de exibição. Recupera ainda e analisa o enredo do filme cujos negativos desapareceram em 1938, vendidos para a fabricação de esmalte, o que ilustra de forma contundente o percurso, e o significado de fazer filmes brasileiros naquele momento. Jovens bacharéis paulistas concebem uma trama romântica envolvendo caipiras, imigrantes e tendo o Exército, batalhas, traições e patriotismo por centro. Uma antevisão conservadora sobre 1930. |
id |
SOCINE-1_db936ce3a246490c387c77f961bebae2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/172 |
network_acronym_str |
SOCINE-1 |
network_name_str |
Rebeca (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fazer um filme em São Paulo: reconstituindo Às Armas – antevisão conservadora de 1930Cinema BrasileiroAnos 1930Octávio Gabus MendesRealização CinematográficaEsse artigo resgata através de Às Armas, filme de 1930 dirigido por Octávio Gabus Mendes, características da realização cinematográfica em São Paulo no final dos anos 1920: a aprendizagem do cinema, a concepção do enredo, a montagem do estúdio, os técnicos, os atores, as filmagens e as dificuldades de exibição. Recupera ainda e analisa o enredo do filme cujos negativos desapareceram em 1938, vendidos para a fabricação de esmalte, o que ilustra de forma contundente o percurso, e o significado de fazer filmes brasileiros naquele momento. Jovens bacharéis paulistas concebem uma trama romântica envolvendo caipiras, imigrantes e tendo o Exército, batalhas, traições e patriotismo por centro. Uma antevisão conservadora sobre 1930.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2016-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por pares, temas livresapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/17210.22475/rebeca.v4n2.172REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 4 No. 2 (2015): REBECA 8REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 4 Núm. 2 (2015): REBECA 8Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 4 n. 2 (2015): REBECA 82316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/172/68Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisualinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchvarzman, Sheila2016-07-26T13:15:42Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/172Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2016-07-26T13:15:42Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fazer um filme em São Paulo: reconstituindo Às Armas – antevisão conservadora de 1930 |
title |
Fazer um filme em São Paulo: reconstituindo Às Armas – antevisão conservadora de 1930 |
spellingShingle |
Fazer um filme em São Paulo: reconstituindo Às Armas – antevisão conservadora de 1930 Schvarzman, Sheila Cinema Brasileiro Anos 1930 Octávio Gabus Mendes Realização Cinematográfica |
title_short |
Fazer um filme em São Paulo: reconstituindo Às Armas – antevisão conservadora de 1930 |
title_full |
Fazer um filme em São Paulo: reconstituindo Às Armas – antevisão conservadora de 1930 |
title_fullStr |
Fazer um filme em São Paulo: reconstituindo Às Armas – antevisão conservadora de 1930 |
title_full_unstemmed |
Fazer um filme em São Paulo: reconstituindo Às Armas – antevisão conservadora de 1930 |
title_sort |
Fazer um filme em São Paulo: reconstituindo Às Armas – antevisão conservadora de 1930 |
author |
Schvarzman, Sheila |
author_facet |
Schvarzman, Sheila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schvarzman, Sheila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Brasileiro Anos 1930 Octávio Gabus Mendes Realização Cinematográfica |
topic |
Cinema Brasileiro Anos 1930 Octávio Gabus Mendes Realização Cinematográfica |
description |
Esse artigo resgata através de Às Armas, filme de 1930 dirigido por Octávio Gabus Mendes, características da realização cinematográfica em São Paulo no final dos anos 1920: a aprendizagem do cinema, a concepção do enredo, a montagem do estúdio, os técnicos, os atores, as filmagens e as dificuldades de exibição. Recupera ainda e analisa o enredo do filme cujos negativos desapareceram em 1938, vendidos para a fabricação de esmalte, o que ilustra de forma contundente o percurso, e o significado de fazer filmes brasileiros naquele momento. Jovens bacharéis paulistas concebem uma trama romântica envolvendo caipiras, imigrantes e tendo o Exército, batalhas, traições e patriotismo por centro. Uma antevisão conservadora sobre 1930. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares, temas livres |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/172 10.22475/rebeca.v4n2.172 |
url |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/172 |
identifier_str_mv |
10.22475/rebeca.v4n2.172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/172/68 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
dc.source.none.fl_str_mv |
REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 4 No. 2 (2015): REBECA 8 REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 4 Núm. 2 (2015): REBECA 8 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 4 n. 2 (2015): REBECA 8 2316-9230 reponame:Rebeca (São Paulo) instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) instacron:SOCINE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
instacron_str |
SOCINE |
institution |
SOCINE |
reponame_str |
Rebeca (São Paulo) |
collection |
Rebeca (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rebeca@socine.org.br |
_version_ |
1809730936300896256 |