Jafar Panahi e a utilização do pós-cinema no cárcere

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: molineti tavares, Jansen hinkel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rebeca (São Paulo)
Texto Completo: https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/568
Resumo: Jafar Panahi é um cineasta iraniano que, por causa de seus filmes e declarações políticas, foi condenado a seis anos de prisão domiciliar e proibido de realizar seu trabalho por vinte anos. Mesmo assim, sem conhecimento do regime teocrático que lhe deu o veredicto, Jafar Panahi dirigiu alguns filmes que tiveram certa notoriedade internacional e revelaram sua prisão. A proposta deste artigo é inter-relacionar os conceitos de pós-cinema com a obra audiovisual feita a partir de obstruções políticas e formais. A entender que o póscinema aparece mesmo em regimes fechados com forte presença da censura. A abordagem de uma análise fílmica de textos culturais produzidos em tais condições, veicula a ideia de um cinema que se torna um pós-cinema (uma outra coisa dentro da contemporaneidade), e dele se projeta não só uma tipologia pós-cinematográfica, contudo uma crítica sociopolítica advinda das proibições.
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