Estudo da movie star Olivia de Havilland: a sua imagem de estrela e o seu processo contra a Warner Bros.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rebeca (São Paulo) |
DOI: | 10.22475/rebeca.v7n2.503 |
Texto Completo: | https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/503 |
Resumo: | O presente ensaio, enquadrado na área dos Star Studies, campo dos estudos fílmicos focado essencialmente em estrelas de cinema, tem como primeiro objetivo demonstrar o contraste entre a imagem de estrela passiva e serena de Olivia de Havilland (o meu objeto de estudo) construída pela Warner Bros.e a afirmação do seu caráter audaz e politicamente ativo ao processar o referido estúdio. Numa segunda parte, pretende evidenciar como aquela divergência parece estar refletida nalgumas das personagens por ela interpretadas logo após o final do seu contrato com a Warner Bros. Essas personagens são as protagonistas dos filmes To Each His Own(Mitchell Leisen, 1946),The Dark Mirror(Robert Siodmak, 1946) e The Heiress(William Wyler, 1949). A presente investigação revela-se pertinente, primeiramente, pelo seu caráter inédito. Pelo conhecimento que possuo, a questão dos filmes acima citados refletirem um contraste inerente à imagem da atriz nunca foi considerada. Além disso, deve ser tido em conta o facto dos Star Studies, embora iniciados nos anos 70, serem, ainda hoje, bastante limitados no que toca a uma análise integralmente focada numa movie star. No que a este aspeto diz respeito, é seguro dizer que de Havilland é uma atriz muito pouco abordada se compararmos com atrizes mais conhecidas como Bette Davis ou Rita Hayworth. Considero esta realidade algo injusta dada a prestigiosa carreira de de Havilland, uma estrela possessora de profundos significados estéticos e ideológicos. |
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