A tela mínima: Super 8 como suporte de pintura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quaresma, Christiane
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rebeca (São Paulo)
Texto Completo: https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/439
Resumo: O super 8 nacional é marcado por uma multiplicidade de experiências. O projeto de pesquisa cujo resultado se apresenta aqui, mantém seu foco sobre as animações superoitistas que foram pintadas ou riscadas diretamente sobre a película de super 8 no Brasil das décadas de 1970 e 1980. Tal especificidade processual, fazendo convergir os meios da pintura e do dispositivo cinematográfico, é conhecida como “animação direta” ou “cameraless”, pela exclusão da câmera do processo e representação realizada diretamente sobre a película.
id SOCINE-1_ed8612874ba29c4a3ea74ccebe41babc
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/439
network_acronym_str SOCINE-1
network_name_str Rebeca (São Paulo)
repository_id_str
spelling A tela mínima: Super 8 como suporte de pinturaanimaçãosuper 8cinema brasileiroO super 8 nacional é marcado por uma multiplicidade de experiências. O projeto de pesquisa cujo resultado se apresenta aqui, mantém seu foco sobre as animações superoitistas que foram pintadas ou riscadas diretamente sobre a película de super 8 no Brasil das décadas de 1970 e 1980. Tal especificidade processual, fazendo convergir os meios da pintura e do dispositivo cinematográfico, é conhecida como “animação direta” ou “cameraless”, pela exclusão da câmera do processo e representação realizada diretamente sobre a película.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2019-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por pares, temas livresapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/43910.22475/rebeca.v7n1.439REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 7 No. 1 (2018): REBECA 13REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 7 Núm. 1 (2018): REBECA 13Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 7 n. 1 (2018): REBECA 132316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/439/306Copyright (c) 2019 Christiane Quaresmainfo:eu-repo/semantics/openAccessQuaresma, Christiane2019-02-24T18:34:39Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/439Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2019-02-24T18:34:39Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false
dc.title.none.fl_str_mv A tela mínima: Super 8 como suporte de pintura
title A tela mínima: Super 8 como suporte de pintura
spellingShingle A tela mínima: Super 8 como suporte de pintura
Quaresma, Christiane
animação
super 8
cinema brasileiro
title_short A tela mínima: Super 8 como suporte de pintura
title_full A tela mínima: Super 8 como suporte de pintura
title_fullStr A tela mínima: Super 8 como suporte de pintura
title_full_unstemmed A tela mínima: Super 8 como suporte de pintura
title_sort A tela mínima: Super 8 como suporte de pintura
author Quaresma, Christiane
author_facet Quaresma, Christiane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quaresma, Christiane
dc.subject.por.fl_str_mv animação
super 8
cinema brasileiro
topic animação
super 8
cinema brasileiro
description O super 8 nacional é marcado por uma multiplicidade de experiências. O projeto de pesquisa cujo resultado se apresenta aqui, mantém seu foco sobre as animações superoitistas que foram pintadas ou riscadas diretamente sobre a película de super 8 no Brasil das décadas de 1970 e 1980. Tal especificidade processual, fazendo convergir os meios da pintura e do dispositivo cinematográfico, é conhecida como “animação direta” ou “cameraless”, pela exclusão da câmera do processo e representação realizada diretamente sobre a película.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares, temas livres
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/439
10.22475/rebeca.v7n1.439
url https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/439
identifier_str_mv 10.22475/rebeca.v7n1.439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/439/306
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Christiane Quaresma
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Christiane Quaresma
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
dc.source.none.fl_str_mv REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 7 No. 1 (2018): REBECA 13
REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 7 Núm. 1 (2018): REBECA 13
Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 7 n. 1 (2018): REBECA 13
2316-9230
reponame:Rebeca (São Paulo)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron:SOCINE
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron_str SOCINE
institution SOCINE
reponame_str Rebeca (São Paulo)
collection Rebeca (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
repository.mail.fl_str_mv rebeca@socine.org.br
_version_ 1798325417763930112