A Iconografia como metodologia de análise e leitura de obras
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
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Resumo: | A Iconografia como metodologia de análise e leitura de obras ResumoO objetivo deste artigo foi analisar e apresentar de forma didática o método iconográfico proposto por Erwin Panofsky e verificar a sua utilidade na aplicação concreta a uma obra de arte. O estudo iniciou com uma pesquisa resumida sobre as origens, características e evolução da iconografia e do método de análise iconológico, enumerando os principais antecedentes do estudo iconográfico; seguindo com a descrição das três categorias em que subdivide o método por ele desenvolvido. Visando exemplificar a aplicação do método, realizamos a análise da pintura intitulada Le Radeau de la Méduse (Balsa da Medusa, 1818), de Théodore Géricault, partindo da identificação dos elementos simbólicos para a compreensão da obra como uma alegoria.Palavras-chave: Iconografia. Iconologia. Alegoria. História da Arte. Erwin Panofsky. Iconography as a methodology for analyzing and reading works AbstractThe objective of this article was to analyze and depict, in a didactic way, the iconographic method proposed by Erwin Panofsky verifying its helpfulness in the concrete application of an artwork analysis. The study began with a brief survey on the origin, characteristics and evolution of iconography and the iconological analysis method, enumerating the main antecedents of the iconographic study; followed by a description of the three categories into which the method he developed was subdivided. Aiming to exemplify the application of the method, we carried out an analysis of the painting entitled Le Radeau de la Méduse (Raft of the Medusa, 1818), by Théodore Géricault, starting from the identification of the symbolic elements in order to understand the work as an allegory.Keywords: Iconography. Iconology. Allegory. Art History. Erwin Panofsky. La iconografía como metodología de análisis y lectura de obras ResumenEl objetivo de este artículo fue analizar y presentar de forma didáctica el método iconográfico propuesto por Erwin Panofsky y verificar su utilidad en la aplicación concreta sobre una obra de arte. El estudio se inició con una pesquisa resumida sobre los orígenes, características y evolución de la iconografía y del método de análisis iconológico, enumerando los principales antecedentes del estudio iconográfico; siguiendo con la descripción de las tres subcategorías en las que se subdivide el método por él desarrollado. Con el objetivo de ejemplificar la aplicación del método, realizamos el análisis de la pintura intitulada Le Radeau de la Méduse (La Balsa de La Medusa, 1818), de Théodore Géricault partiendo de la identificación de los elementos simbólicos para la comprensión de la obra como una alegoría.Palabras clave: Iconografía. Iconología. Alegoría. Historia del Arte. Erwin Panofsky. |
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A Iconografia como metodologia de análise e leitura de obrasIconography as a methodology for analyzing and reading worksLa iconografía como metodología de análisis y lectura de obrasIconografiaIconologiaAlegoriaHistória da ArteErwin PanofskyIconographyIconologyAllegoryArt HistoryErwin PanofskyIconografíaIconologíaAlegoríaHistoria del ArteErwin PanofskyA Iconografia como metodologia de análise e leitura de obras ResumoO objetivo deste artigo foi analisar e apresentar de forma didática o método iconográfico proposto por Erwin Panofsky e verificar a sua utilidade na aplicação concreta a uma obra de arte. O estudo iniciou com uma pesquisa resumida sobre as origens, características e evolução da iconografia e do método de análise iconológico, enumerando os principais antecedentes do estudo iconográfico; seguindo com a descrição das três categorias em que subdivide o método por ele desenvolvido. Visando exemplificar a aplicação do método, realizamos a análise da pintura intitulada Le Radeau de la Méduse (Balsa da Medusa, 1818), de Théodore Géricault, partindo da identificação dos elementos simbólicos para a compreensão da obra como uma alegoria.Palavras-chave: Iconografia. Iconologia. Alegoria. História da Arte. Erwin Panofsky. Iconography as a methodology for analyzing and reading works AbstractThe objective of this article was to analyze and depict, in a didactic way, the iconographic method proposed by Erwin Panofsky verifying its helpfulness in the concrete application of an artwork analysis. The study began with a brief survey on the origin, characteristics and evolution of iconography and the iconological analysis method, enumerating the main antecedents of the iconographic study; followed by a description of the three categories into which the method he developed was subdivided. Aiming to exemplify the application of the method, we carried out an analysis of the painting entitled Le Radeau de la Méduse (Raft of the Medusa, 1818), by Théodore Géricault, starting from the identification of the symbolic elements in order to understand the work as an allegory.Keywords: Iconography. Iconology. Allegory. Art History. Erwin Panofsky. La iconografía como metodología de análisis y lectura de obras ResumenEl objetivo de este artículo fue analizar y presentar de forma didáctica el método iconográfico propuesto por Erwin Panofsky y verificar su utilidad en la aplicación concreta sobre una obra de arte. El estudio se inició con una pesquisa resumida sobre los orígenes, características y evolución de la iconografía y del método de análisis iconológico, enumerando los principales antecedentes del estudio iconográfico; siguiendo con la descripción de las tres subcategorías en las que se subdivide el método por él desarrollado. Con el objetivo de ejemplificar la aplicación del método, realizamos el análisis de la pintura intitulada Le Radeau de la Méduse (La Balsa de La Medusa, 1818), de Théodore Géricault partiendo de la identificación de los elementos simbólicos para la comprensión de la obra como una alegoría.Palabras clave: Iconografía. Iconología. Alegoría. Historia del Arte. Erwin Panofsky.A Iconografia como metodologia de análise e leitura de obras ResumoO objetivo deste artigo foi analisar e apresentar de forma didática o método iconográfico proposto por Erwin Panofsky e verificar a sua utilidade na aplicação concreta a uma obra de arte. O estudo iniciou com uma pesquisa resumida sobre as origens, características e evolução da iconografia e do método de análise iconológico, enumerando os principais antecedentes do estudo iconográfico; seguindo com a descrição das três categorias em que subdivide o método por ele desenvolvido. Visando exemplificar a aplicação do método, realizamos a análise da pintura intitulada Le Radeau de la Méduse (Balsa da Medusa, 1818), de Théodore Géricault, partindo da identificação dos elementos simbólicos para a compreensão da obra como uma alegoria.Palavras-chave: Iconografia. Iconologia. Alegoria. História da Arte. Erwin Panofsky. Iconography as a methodology for analyzing and reading works AbstractThe objective of this article was to analyze and depict, in a didactic way, the iconographic method proposed by Erwin Panofsky verifying its helpfulness in the concrete application of an artwork analysis. The study began with a brief survey on the origin, characteristics and evolution of iconography and the iconological analysis method, enumerating the main antecedents of the iconographic study; followed by a description of the three categories into which the method he developed was subdivided. Aiming to exemplify the application of the method, we carried out an analysis of the painting entitled Le Radeau de la Méduse (Raft of the Medusa, 1818), by Théodore Géricault, starting from the identification of the symbolic elements in order to understand the work as an allegory.Keywords: Iconography. Iconology. Allegory. Art History. Erwin Panofsky. La iconografía como metodología de análisis y lectura de obras ResumenEl objetivo de este artículo fue analizar y presentar de forma didáctica el método iconográfico propuesto por Erwin Panofsky y verificar su utilidad en la aplicación concreta sobre una obra de arte. El estudio se inició con una pesquisa resumida sobre los orígenes, características y evolución de la iconografía y del método de análisis iconológico, enumerando los principales antecedentes del estudio iconográfico; siguiendo con la descripción de las tres subcategorías en las que se subdivide el método por él desarrollado. Con el objetivo de ejemplificar la aplicación del método, realizamos el análisis de la pintura intitulada Le Radeau de la Méduse (La Balsa de La Medusa, 1818), de Théodore Géricault partiendo de la identificación de los elementos simbólicos para la comprensión de la obra como una alegoría.Palabras clave: Iconografía. Iconología. Alegoría. Historia del Arte. Erwin Panofsky.A Iconografia como metodologia de análise e leitura de obras ResumoO objetivo deste artigo foi analisar e apresentar de forma didática o método iconográfico proposto por Erwin Panofsky e verificar a sua utilidade na aplicação concreta a uma obra de arte. O estudo iniciou com uma pesquisa resumida sobre as origens, características e evolução da iconografia e do método de análise iconológico, enumerando os principais antecedentes do estudo iconográfico; seguindo com a descrição das três categorias em que subdivide o método por ele desenvolvido. Visando exemplificar a aplicação do método, realizamos a análise da pintura intitulada Le Radeau de la Méduse (Balsa da Medusa, 1818), de Théodore Géricault, partindo da identificação dos elementos simbólicos para a compreensão da obra como uma alegoria.Palavras-chave: Iconografia. Iconologia. Alegoria. História da Arte. Erwin Panofsky. Iconography as a methodology for analyzing and reading works AbstractThe objective of this article was to analyze and depict, in a didactic way, the iconographic method proposed by Erwin Panofsky verifying its helpfulness in the concrete application of an artwork analysis. The study began with a brief survey on the origin, characteristics and evolution of iconography and the iconological analysis method, enumerating the main antecedents of the iconographic study; followed by a description of the three categories into which the method he developed was subdivided. 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