DIÁLOGOS ENTRE FOUCAULT E PANOFSKY: MATERIALIDADES DA PINTURA E DEFORMAÇÕES CORPORAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzola, Renan
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2633
Resumo: Este artigo a) explicita o diálogo existente entre Michel Foucault e Erwin Panofsky; b) analisa aspectos estéticos das deformidades corporais na arte. A teoria da arte que subjaz às análises foucaultianas das materialidades pictóricas ancora-se nos estudos de Panofsky. Esse diálogo evidencia-se na fase de “interpretação iconológica”, em que a sintomatologia cultural encontra lugar de destaque. Essa sintomatologia é buscada nas análises que realizamos de três obras de arte europeias: As três graças, de P. P. Rubens; O nascimento de Vênus, de S. Botticelli; e Tétis implorando a Júpiter, de J. A. D. Ingres.
id UESB-3_853b9bba91b498a3cdec0f6880be7d66
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2633
network_acronym_str UESB-3
network_name_str Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
repository_id_str
spelling DIÁLOGOS ENTRE FOUCAULT E PANOFSKY: MATERIALIDADES DA PINTURA E DEFORMAÇÕES CORPORAISMichel FoucaultErwin PanofskydiscursopinturacorpoEste artigo a) explicita o diálogo existente entre Michel Foucault e Erwin Panofsky; b) analisa aspectos estéticos das deformidades corporais na arte. A teoria da arte que subjaz às análises foucaultianas das materialidades pictóricas ancora-se nos estudos de Panofsky. Esse diálogo evidencia-se na fase de “interpretação iconológica”, em que a sintomatologia cultural encontra lugar de destaque. Essa sintomatologia é buscada nas análises que realizamos de três obras de arte europeias: As três graças, de P. P. Rubens; O nascimento de Vênus, de S. Botticelli; e Tétis implorando a Júpiter, de J. A. D. Ingres.Edições UESB2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2633REDISCO – Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo; v. 5 n. 1 (2014): Vol. 5, No 12316-1213reponame:Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpoinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2633/2183Mazzola, Renaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:39:35Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2633Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rediscoPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/oai||redisco.uesb@gmail.com2316-12132316-1213opendoar:2023-01-09T15:27:20.680775Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)true
dc.title.none.fl_str_mv DIÁLOGOS ENTRE FOUCAULT E PANOFSKY: MATERIALIDADES DA PINTURA E DEFORMAÇÕES CORPORAIS
title DIÁLOGOS ENTRE FOUCAULT E PANOFSKY: MATERIALIDADES DA PINTURA E DEFORMAÇÕES CORPORAIS
spellingShingle DIÁLOGOS ENTRE FOUCAULT E PANOFSKY: MATERIALIDADES DA PINTURA E DEFORMAÇÕES CORPORAIS
Mazzola, Renan
Michel Foucault
Erwin Panofsky
discurso
pintura
corpo
title_short DIÁLOGOS ENTRE FOUCAULT E PANOFSKY: MATERIALIDADES DA PINTURA E DEFORMAÇÕES CORPORAIS
title_full DIÁLOGOS ENTRE FOUCAULT E PANOFSKY: MATERIALIDADES DA PINTURA E DEFORMAÇÕES CORPORAIS
title_fullStr DIÁLOGOS ENTRE FOUCAULT E PANOFSKY: MATERIALIDADES DA PINTURA E DEFORMAÇÕES CORPORAIS
title_full_unstemmed DIÁLOGOS ENTRE FOUCAULT E PANOFSKY: MATERIALIDADES DA PINTURA E DEFORMAÇÕES CORPORAIS
title_sort DIÁLOGOS ENTRE FOUCAULT E PANOFSKY: MATERIALIDADES DA PINTURA E DEFORMAÇÕES CORPORAIS
author Mazzola, Renan
author_facet Mazzola, Renan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzola, Renan
dc.subject.por.fl_str_mv Michel Foucault
Erwin Panofsky
discurso
pintura
corpo
topic Michel Foucault
Erwin Panofsky
discurso
pintura
corpo
description Este artigo a) explicita o diálogo existente entre Michel Foucault e Erwin Panofsky; b) analisa aspectos estéticos das deformidades corporais na arte. A teoria da arte que subjaz às análises foucaultianas das materialidades pictóricas ancora-se nos estudos de Panofsky. Esse diálogo evidencia-se na fase de “interpretação iconológica”, em que a sintomatologia cultural encontra lugar de destaque. Essa sintomatologia é buscada nas análises que realizamos de três obras de arte europeias: As três graças, de P. P. Rubens; O nascimento de Vênus, de S. Botticelli; e Tétis implorando a Júpiter, de J. A. D. Ingres.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2633
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2633/2183
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv REDISCO – Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo; v. 5 n. 1 (2014): Vol. 5, No 1
2316-1213
reponame:Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
collection Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv ||redisco.uesb@gmail.com
_version_ 1798320949599141888