Choreographic composition in rhythmic gymnastics in the context of high school education
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
Texto Completo: | http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n2-p117-128 |
Resumo: | Composição coreográfica em ginástica rítmica no ensino médio ResumoO objetivo da presente pesquisa foi observar o processo de composição coreográfica da Ginástica Rítmica (GR) e a motivação para a escolha da música e da ideia-guia entre estudantes do Ensino Médio. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário, e os resultados foram avaliados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Assim sendo, observou-se que a motivação tanto para a escolha musical como para a ideia-guia apresentou uma dicotomia autorreferente versus heterorreferente. As dificuldades identificadas pelos alunos foram o desafio físico, a criatividade e as habilidades comunicativas e sociais. A vivência de se apresentar e de assistir às apresentações atuou como um impulso instigador à experiência estética. Desta forma, a experimentação da GR promoveu atividades criativas e experiências expressivas, ainda que sugira a necessidade de desenvolvimento mais aprofundado sobre como realizar o processo de criação e de incorporação de ideias e emoções nas composições coreográficas.Palavras-chave: Ginástica Rítmica. Ensino Médio. Composição Coreográfica. Choreographic composition in rhythmic gymnastics in the context of high school education AbstractThe aim of the current paper is to examine the process of choreographic composition in rhythmic gymnastics and the motivation to choose the music and the guiding idea experienced by high school students. Data were collected through the use of a questionnaire and the results were analyzed employing the content analysis methodology. The findings point out that motivation, both to select a song and to choose the guiding idea, highlighted the dichotomy between self-reference and hetero-reference. The difficulties identified by the students were the physical challenge, creativity and communicative and social skills. The experience of performing and watching performances acted as an instigating impulse to the aesthetic experience. In this way, the GR experimentation promoted creative activities and expressive experiences, even though it suggests the need for further development on how to carry out the process of creating and incorporating ideas and emotions into choreographic composition.Keywords: Rhythmic Gymnastics. High School. Choreographic Composition. Composición coreográfica en gimnasia rítmica en la secundaria ResumenEl objetivo de esta investigación fue observar el proceso de composición coreográfica de la Gimnasia Rítmica y la motivación para la elección de la música y de la idea guía por parte de los estudiantes de secundaria. Se utilizó un cuestionario para la recopilación de datos y se evaluaron los resultados con la técnica de Análisis de Contenido. Se observó que la motivación, tanto para la elección musical como de la idea guia presentaran una dicotomía autorreferencial versus heterorreferencial. Las dificultades identificadas por los estudiantes fueron el desafío físico, la creatividad y las habilidades comunicativas y sociales. La experiencia de actuar y observar presentaciones actuó como un impulso instigador a la experiencia estética. De esta manera, la experimentación de la GR promovió actividades creativas y experiencias expresivas, aunque sugiere la necesidad de una mirada más profunda al desarrollo del proceso de creación y incorporación de ideas y emociones en las composiciones coreográficas.Palabras clave: Gimnasia Rítmica. Estudiantes de Secundaria. Composición coreográfica. |
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Choreographic composition in rhythmic gymnastics in the context of high school educationComposición coreográfica en gimnasia rítmica en la secundariaComposição coreográfica em ginástica rítmica no ensino médioGinástica RítmicaEnsino MédioComposição CoreográficaGimnasia RítmicaEstudiantes de SecundariaComposición coreográficaRhythmic GymnasticsHigh SchoolChoreographic CompositionComposição coreográfica em ginástica rítmica no ensino médio ResumoO objetivo da presente pesquisa foi observar o processo de composição coreográfica da Ginástica Rítmica (GR) e a motivação para a escolha da música e da ideia-guia entre estudantes do Ensino Médio. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário, e os resultados foram avaliados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Assim sendo, observou-se que a motivação tanto para a escolha musical como para a ideia-guia apresentou uma dicotomia autorreferente versus heterorreferente. As dificuldades identificadas pelos alunos foram o desafio físico, a criatividade e as habilidades comunicativas e sociais. A vivência de se apresentar e de assistir às apresentações atuou como um impulso instigador à experiência estética. Desta forma, a experimentação da GR promoveu atividades criativas e experiências expressivas, ainda que sugira a necessidade de desenvolvimento mais aprofundado sobre como realizar o processo de criação e de incorporação de ideias e emoções nas composições coreográficas.Palavras-chave: Ginástica Rítmica. Ensino Médio. Composição Coreográfica. Choreographic composition in rhythmic gymnastics in the context of high school education AbstractThe aim of the current paper is to examine the process of choreographic composition in rhythmic gymnastics and the motivation to choose the music and the guiding idea experienced by high school students. Data were collected through the use of a questionnaire and the results were analyzed employing the content analysis methodology. The findings point out that motivation, both to select a song and to choose the guiding idea, highlighted the dichotomy between self-reference and hetero-reference. The difficulties identified by the students were the physical challenge, creativity and communicative and social skills. The experience of performing and watching performances acted as an instigating impulse to the aesthetic experience. In this way, the GR experimentation promoted creative activities and expressive experiences, even though it suggests the need for further development on how to carry out the process of creating and incorporating ideas and emotions into choreographic composition.Keywords: Rhythmic Gymnastics. High School. Choreographic Composition. Composición coreográfica en gimnasia rítmica en la secundaria ResumenEl objetivo de esta investigación fue observar el proceso de composición coreográfica de la Gimnasia Rítmica y la motivación para la elección de la música y de la idea guía por parte de los estudiantes de secundaria. Se utilizó un cuestionario para la recopilación de datos y se evaluaron los resultados con la técnica de Análisis de Contenido. Se observó que la motivación, tanto para la elección musical como de la idea guia presentaran una dicotomía autorreferencial versus heterorreferencial. Las dificultades identificadas por los estudiantes fueron el desafío físico, la creatividad y las habilidades comunicativas y sociales. La experiencia de actuar y observar presentaciones actuó como un impulso instigador a la experiencia estética. De esta manera, la experimentación de la GR promovió actividades creativas y experiencias expresivas, aunque sugiere la necesidad de una mirada más profunda al desarrollo del proceso de creación y incorporación de ideas y emociones en las composiciones coreográficas.Palabras clave: Gimnasia Rítmica. Estudiantes de Secundaria. Composición coreográfica.Composição coreográfica em ginástica rítmica no ensino médio ResumoO objetivo da presente pesquisa foi observar o processo de composição coreográfica da Ginástica Rítmica (GR) e a motivação para a escolha da música e da ideia-guia entre estudantes do Ensino Médio. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário, e os resultados foram avaliados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Assim sendo, observou-se que a motivação tanto para a escolha musical como para a ideia-guia apresentou uma dicotomia autorreferente versus heterorreferente. As dificuldades identificadas pelos alunos foram o desafio físico, a criatividade e as habilidades comunicativas e sociais. A vivência de se apresentar e de assistir às apresentações atuou como um impulso instigador à experiência estética. Desta forma, a experimentação da GR promoveu atividades criativas e experiências expressivas, ainda que sugira a necessidade de desenvolvimento mais aprofundado sobre como realizar o processo de criação e de incorporação de ideias e emoções nas composições coreográficas.Palavras-chave: Ginástica Rítmica. Ensino Médio. Composição Coreográfica. Choreographic composition in rhythmic gymnastics in the context of high school education AbstractThe aim of the current paper is to examine the process of choreographic composition in rhythmic gymnastics and the motivation to choose the music and the guiding idea experienced by high school students. Data were collected through the use of a questionnaire and the results were analyzed employing the content analysis methodology. The findings point out that motivation, both to select a song and to choose the guiding idea, highlighted the dichotomy between self-reference and hetero-reference. The difficulties identified by the students were the physical challenge, creativity and communicative and social skills. The experience of performing and watching performances acted as an instigating impulse to the aesthetic experience. In this way, the GR experimentation promoted creative activities and expressive experiences, even though it suggests the need for further development on how to carry out the process of creating and incorporating ideas and emotions into choreographic composition.Keywords: Rhythmic Gymnastics. High School. Choreographic Composition. Composición coreográfica en gimnasia rítmica en la secundaria ResumenEl objetivo de esta investigación fue observar el proceso de composición coreográfica de la Gimnasia Rítmica y la motivación para la elección de la música y de la idea guía por parte de los estudiantes de secundaria. Se utilizó un cuestionario para la recopilación de datos y se evaluaron los resultados con la técnica de Análisis de Contenido. Se observó que la motivación, tanto para la elección musical como de la idea guia presentaran una dicotomía autorreferencial versus heterorreferencial. Las dificultades identificadas por los estudiantes fueron el desafío físico, la creatividad y las habilidades comunicativas y sociales. La experiencia de actuar y observar presentaciones actuó como un impulso instigador a la experiencia estética. De esta manera, la experimentación de la GR promovió actividades creativas y experiencias expresivas, aunque sugiere la necesidad de una mirada más profunda al desarrollo del proceso de creación y incorporación de ideas y emociones en las composiciones coreográficas.Palabras clave: Gimnasia Rítmica. Estudiantes de Secundaria. Composición coreográfica.Composição coreográfica em ginástica rítmica no ensino médio ResumoO objetivo da presente pesquisa foi observar o processo de composição coreográfica da Ginástica Rítmica (GR) e a motivação para a escolha da música e da ideia-guia entre estudantes do Ensino Médio. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário, e os resultados foram avaliados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Assim sendo, observou-se que a motivação tanto para a escolha musical como para a ideia-guia apresentou uma dicotomia autorreferente versus heterorreferente. 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Data were collected through the use of a questionnaire and the results were analyzed employing the content analysis methodology. The findings point out that motivation, both to select a song and to choose the guiding idea, highlighted the dichotomy between self-reference and hetero-reference. The difficulties identified by the students were the physical challenge, creativity and communicative and social skills. The experience of performing and watching performances acted as an instigating impulse to the aesthetic experience. In this way, the GR experimentation promoted creative activities and expressive experiences, even though it suggests the need for further development on how to carry out the process of creating and incorporating ideas and emotions into choreographic composition.Keywords: Rhythmic Gymnastics. High School. Choreographic Composition. Composición coreográfica en gimnasia rítmica en la secundaria ResumenEl objetivo de esta investigación fue observar el proceso de composición coreográfica de la Gimnasia Rítmica y la motivación para la elección de la música y de la idea guía por parte de los estudiantes de secundaria. Se utilizó un cuestionario para la recopilación de datos y se evaluaron los resultados con la técnica de Análisis de Contenido. Se observó que la motivación, tanto para la elección musical como de la idea guia presentaran una dicotomía autorreferencial versus heterorreferencial. Las dificultades identificadas por los estudiantes fueron el desafío físico, la creatividad y las habilidades comunicativas y sociales. La experiencia de actuar y observar presentaciones actuó como un impulso instigador a la experiencia estética. De esta manera, la experimentación de la GR promovió actividades creativas y experiencias expresivas, aunque sugiere la necesidad de una mirada más profunda al desarrollo del proceso de creación y incorporación de ideas y emociones en las composiciones coreográficas.Palabras clave: Gimnasia Rítmica. Estudiantes de Secundaria. Composición coreográfica.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2024-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n2-p117-12810.29181/2594-6463-2024-v8-n2-p117-128MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 8 n. 2 (2024): Motricidades: Rev. 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