Becomings between black performance and inclusive dance for transatlantic poetics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Rafaela Francisco de
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Kabilaewatala, Renata Lima, Lima, Marilini Dorneles de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n1-p88-99
Resumo: Devires entre performance negra e dança inclusiva para poéticas transatlânticas ResumoEste ensaio apresenta um recorte da Tese de doutorado intitulada “Poéticas transatlânticas: devires entre a performance negra e a dança inclusiva”, ainda em construção, deste modo abordaremos os conceitos norteadores da pesquisa e daremos ênfase à metodologia de criação em dança, que estamos chamando de Poéticas Transatlânticas, que pretende experimentar possibilidades criativas a partir de provocações dramatúrgicas da poesia de Beatriz Nascimento, por meio da improvisação em dança voltada a experimentações e processos criativos, motivadas por fragmentos de sua poesia e da Capoeira Angola, sobretudo os movimentos e canções que possuem relação com o mar. Almejamos questionar como a dança pode ser pensada e criada em uma perspectiva decolonial, em uma zona de interseccionalidade. A busca por essa dança, perpassa pela experiência vivida e dançada e pelo ato de olhar e perceber a existência de mulheres negras com deficiência na dança.Palavras-chave: Performance Negra. Dança Inclusiva. Poéticas Transatlânticas. Interseccionalidade. Becomings between black performance and inclusive dance for transatlantic poetics AbstractThis essay presents an excerpt from the doctoral thesis entitled Transatlantic Poetics: Becomings between black performance and inclusive dance, still under construction, in this way we will address the guiding concepts of the research and will emphasize the methodology of creation in dance, which we are calling Transatlantic Poetic, which aims to experiment with creative possibilities based on dramaturgical provocations from the poetry of Beatriz Nascimento, through dance improvisation aimed at experiments and creative processes, motivated by fragments of her poetry and Capoeira Angola, especially the movements and songs that are related with the sea. We aim to question how dance can be thought of and created from a decolonial perspective, in a zone of intersectionality. The search for this dance permeates the lived and danced experience and the act of looking and perceiving the existence of black women with disabilities in dance.Keywords: Black Performance. Inclusive Dance. Transatlantic Poetic. Intersectionality. Devires entre la performance negra y la danza inclusiva para poéticas transatlánticas ResumenEste ensayo presenta un extracto de la tesis doctoral titulada Poéticas transatlánticas: Devires entre la performance negra y la danza inclusiva, aún en construcción, de esta manera abordaremos los conceptos rectores de la investigación y enfatizaremos la metodología de creación en danza, que estamos llamando Poéticas Transatlánticas, que tiene como objetivo experimentar posibilidades creativas a partir de provocaciones dramatúrgicas a partir de la poesía de Beatriz Nascimento, a través de la improvisación en danza orientada a experimentos y procesos creativos, motivados por fragmentos de su poesía y la Capoeira Angola, especialmente los movimientos y canciones que se relacionan con el mar. Nuestro objetivo es cuestionar cómo se puede pensar y crear la danza desde una perspectiva decolonial, en una zona de interseccionalidad. La búsqueda de esta danza permea la experiencia vivida y bailada y el acto de mirar y percibir la existencia de mujeres negras con discapacidad en la danza.Palabras clave: Performance Negra. Danza Inclusiva. Poéticas Transatlânticas. Interseccionalidad.
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Almejamos questionar como a dança pode ser pensada e criada em uma perspectiva decolonial, em uma zona de interseccionalidade. A busca por essa dança, perpassa pela experiência vivida e dançada e pelo ato de olhar e perceber a existência de mulheres negras com deficiência na dança.Palavras-chave: Performance Negra. Dança Inclusiva. Poéticas Transatlânticas. Interseccionalidade. Becomings between black performance and inclusive dance for transatlantic poetics AbstractThis essay presents an excerpt from the doctoral thesis entitled Transatlantic Poetics: Becomings between black performance and inclusive dance, still under construction, in this way we will address the guiding concepts of the research and will emphasize the methodology of creation in dance, which we are calling Transatlantic Poetic, which aims to experiment with creative possibilities based on dramaturgical provocations from the poetry of Beatriz Nascimento, through dance improvisation aimed at experiments and creative processes, motivated by fragments of her poetry and Capoeira Angola, especially the movements and songs that are related with the sea. We aim to question how dance can be thought of and created from a decolonial perspective, in a zone of intersectionality. The search for this dance permeates the lived and danced experience and the act of looking and perceiving the existence of black women with disabilities in dance.Keywords: Black Performance. Inclusive Dance. Transatlantic Poetic. Intersectionality. Devires entre la performance negra y la danza inclusiva para poéticas transatlánticas ResumenEste ensayo presenta un extracto de la tesis doctoral titulada Poéticas transatlánticas: Devires entre la performance negra y la danza inclusiva, aún en construcción, de esta manera abordaremos los conceptos rectores de la investigación y enfatizaremos la metodología de creación en danza, que estamos llamando Poéticas Transatlánticas, que tiene como objetivo experimentar posibilidades creativas a partir de provocaciones dramatúrgicas a partir de la poesía de Beatriz Nascimento, a través de la improvisación en danza orientada a experimentos y procesos creativos, motivados por fragmentos de su poesía y la Capoeira Angola, especialmente los movimientos y canciones que se relacionan con el mar. Nuestro objetivo es cuestionar cómo se puede pensar y crear la danza desde una perspectiva decolonial, en una zona de interseccionalidad. La búsqueda de esta danza permea la experiencia vivida y bailada y el acto de mirar y percibir la existencia de mujeres negras con discapacidad en la danza.Palabras clave: Performance Negra. Danza Inclusiva. Poéticas Transatlânticas. Interseccionalidad.Devires entre performance negra e dança inclusiva para poéticas transatlânticas ResumoEste ensaio apresenta um recorte da Tese de doutorado intitulada “Poéticas transatlânticas: devires entre a performance negra e a dança inclusiva”, ainda em construção, deste modo abordaremos os conceitos norteadores da pesquisa e daremos ênfase à metodologia de criação em dança, que estamos chamando de Poéticas Transatlânticas, que pretende experimentar possibilidades criativas a partir de provocações dramatúrgicas da poesia de Beatriz Nascimento, por meio da improvisação em dança voltada a experimentações e processos criativos, motivadas por fragmentos de sua poesia e da Capoeira Angola, sobretudo os movimentos e canções que possuem relação com o mar. Almejamos questionar como a dança pode ser pensada e criada em uma perspectiva decolonial, em uma zona de interseccionalidade. A busca por essa dança, perpassa pela experiência vivida e dançada e pelo ato de olhar e perceber a existência de mulheres negras com deficiência na dança.Palavras-chave: Performance Negra. Dança Inclusiva. Poéticas Transatlânticas. Interseccionalidade. Becomings between black performance and inclusive dance for transatlantic poetics AbstractThis essay presents an excerpt from the doctoral thesis entitled Transatlantic Poetics: Becomings between black performance and inclusive dance, still under construction, in this way we will address the guiding concepts of the research and will emphasize the methodology of creation in dance, which we are calling Transatlantic Poetic, which aims to experiment with creative possibilities based on dramaturgical provocations from the poetry of Beatriz Nascimento, through dance improvisation aimed at experiments and creative processes, motivated by fragments of her poetry and Capoeira Angola, especially the movements and songs that are related with the sea. We aim to question how dance can be thought of and created from a decolonial perspective, in a zone of intersectionality. The search for this dance permeates the lived and danced experience and the act of looking and perceiving the existence of black women with disabilities in dance.Keywords: Black Performance. Inclusive Dance. Transatlantic Poetic. Intersectionality. Devires entre la performance negra y la danza inclusiva para poéticas transatlánticas ResumenEste ensayo presenta un extracto de la tesis doctoral titulada Poéticas transatlánticas: Devires entre la performance negra y la danza inclusiva, aún en construcción, de esta manera abordaremos los conceptos rectores de la investigación y enfatizaremos la metodología de creación en danza, que estamos llamando Poéticas Transatlánticas, que tiene como objetivo experimentar posibilidades creativas a partir de provocaciones dramatúrgicas a partir de la poesía de Beatriz Nascimento, a través de la improvisación en danza orientada a experimentos y procesos creativos, motivados por fragmentos de su poesía y la Capoeira Angola, especialmente los movimientos y canciones que se relacionan con el mar. Nuestro objetivo es cuestionar cómo se puede pensar y crear la danza desde una perspectiva decolonial, en una zona de interseccionalidad. La búsqueda de esta danza permea la experiencia vivida y bailada y el acto de mirar y percibir la existencia de mujeres negras con discapacidad en la danza.Palabras clave: Performance Negra. Danza Inclusiva. Poéticas Transatlânticas. Interseccionalidad.Devires entre performance negra e dança inclusiva para poéticas transatlânticas ResumoEste ensaio apresenta um recorte da Tese de doutorado intitulada “Poéticas transatlânticas: devires entre a performance negra e a dança inclusiva”, ainda em construção, deste modo abordaremos os conceitos norteadores da pesquisa e daremos ênfase à metodologia de criação em dança, que estamos chamando de Poéticas Transatlânticas, que pretende experimentar possibilidades criativas a partir de provocações dramatúrgicas da poesia de Beatriz Nascimento, por meio da improvisação em dança voltada a experimentações e processos criativos, motivadas por fragmentos de sua poesia e da Capoeira Angola, sobretudo os movimentos e canções que possuem relação com o mar. Almejamos questionar como a dança pode ser pensada e criada em uma perspectiva decolonial, em uma zona de interseccionalidade. 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Becomings between black performance and inclusive dance for transatlantic poetics AbstractThis essay presents an excerpt from the doctoral thesis entitled Transatlantic Poetics: Becomings between black performance and inclusive dance, still under construction, in this way we will address the guiding concepts of the research and will emphasize the methodology of creation in dance, which we are calling Transatlantic Poetic, which aims to experiment with creative possibilities based on dramaturgical provocations from the poetry of Beatriz Nascimento, through dance improvisation aimed at experiments and creative processes, motivated by fragments of her poetry and Capoeira Angola, especially the movements and songs that are related with the sea. We aim to question how dance can be thought of and created from a decolonial perspective, in a zone of intersectionality. The search for this dance permeates the lived and danced experience and the act of looking and perceiving the existence of black women with disabilities in dance.Keywords: Black Performance. Inclusive Dance. Transatlantic Poetic. Intersectionality. Devires entre la performance negra y la danza inclusiva para poéticas transatlánticas ResumenEste ensayo presenta un extracto de la tesis doctoral titulada Poéticas transatlánticas: Devires entre la performance negra y la danza inclusiva, aún en construcción, de esta manera abordaremos los conceptos rectores de la investigación y enfatizaremos la metodología de creación en danza, que estamos llamando Poéticas Transatlánticas, que tiene como objetivo experimentar posibilidades creativas a partir de provocaciones dramatúrgicas a partir de la poesía de Beatriz Nascimento, a través de la improvisación en danza orientada a experimentos y procesos creativos, motivados por fragmentos de su poesía y la Capoeira Angola, especialmente los movimientos y canciones que se relacionan con el mar. Nuestro objetivo es cuestionar cómo se puede pensar y crear la danza desde una perspectiva decolonial, en una zona de interseccionalidad. La búsqueda de esta danza permea la experiencia vivida y bailada y el acto de mirar y percibir la existencia de mujeres negras con discapacidad en la danza.Palabras clave: Performance Negra. Danza Inclusiva. Poéticas Transatlânticas. Interseccionalidad.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2024-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n1-p88-9910.29181/2594-6463-2024-v8-n1-p88-99MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 8 n. 1 (2024): Motricidades: Rev. SPQMH; 88-99Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 8 No. 1 (2024): Motricities: Journal SPQMH; 88-99Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 8 Núm. 1 (2024): Motricidades: Rev. 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