Processos educativos desvelados na roda de capoeira da Associação Pena de Ouro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gilmar Araujo de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gonçalves Junior, Luiz, Lemos, Fábio Ricardo Mizuno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n3-p177-189
Resumo: Resumo O objetivo deste estudo foi identificar, descrever e compreender os processos educativos desencadeados na relação Mestre-Aprendiz no contexto dos treinos de Capoeira da Associação Cultural e Desportiva Pena de Ouro, ministradas pelo Mestre Izael Teixeira. Nos orientamos pela Fenomenologia e, em busca de uma compreensão do fenômeno, realizamos inserção na citada Associação, localizada no município de São Carlos, interior do estado de São Paulo. A coleta de dados ocorreu entre outubro de 2014 e maio de 2015, totalizando 15 encontros, com 11 participantes. Durante todos os encontros foram redigidos registros sistemáticos de observações em diários de campo, dos quais foram organizadas as seguintes categorias temáticas: A) Pedagógica de Mestre Izael; B) Valorização do Mestre Izael pela Comunidade; C) Enquanto descanso, carrego pedra - resistência e ancestralidade. Foram identificados processos educativos de resistência, ancestralidade, pertencimento e fortalecimento de identidades.Palavras-chave: Processos Educativos. Capoeira. Cultura Popular. Educational processes unveiled in the capoeira circle of the Pena de Ouro Association Abstract The objective of this study was to identify, describe and understand the educational processes of the Master-Apprentice relationship in the training sessions of Capoeira of the Cultural and Sports Association Pena de Ouro, developed by Master Izael Teixeira. We use the Phenomenology to understand the phenomenon and we perform insertion in the Association, located in the city of São Carlos, in the interior of the state of São Paulo. Data collection took place between October 2014 and May 2015, totaling 15 meetings, with 11 participants. The observations of all the meetings were systematically recorded in field diaries, from which the thematic categories were organized: A) Pedagogical of Master Izael; B) Valorization of Master Izael by the Community; C) While resting, I carry stone - resistance and ancestry. Educational processes of resistance, ancestry, belonging and the strengthening of identities were identified.Keywords: Educational Processes. Capoeira. Popular Culture. Procesos educativos desvelados en la rueda de capoeira de la Asociación Pena de Ouro Resumen El objetivo de este estudio fue identificar, describir y comprender los procesos educativos desencadenados en la relación Maestro-Aprendiz en el contexto de los entrenamientos de Capoeira de la Asociación Cultural y Deportiva Pena de Ouro, impartidos por el Maestro Izael Teixeira. Nos orientamos por la Fenomenología y, en busca de una comprensión del fenómeno, realizamos inserción en la citada Asociación, ubicada en el municipio de São Carlos, interior del estado de São Paulo. La recolección de datos ocurrió entre octubre de 2014 y mayo de 2015, totalizando 15 encuentros, con 11 participantes. Durante todos los encuentros se redactaron registros sistemáticos de observaciones en diarios de campo, de los cuales se organizaron las siguientes categorías temáticas: A) Pedagogía del Maestro Izael; B) Valorización del Maestro Izael por la Comunidad; C) En cuanto descanso, llevo piedra - resistencia y ancestralidad. Se identificaron procesos educativos de resistencia, ancestralidad, pertenencia y fortalecimiento de identidades.Palabras clave: Procesos Educativos. Capoeira. Cultura Popular.
id SPQMH_448098f6a6c7e90d8039f0da0e50095b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades
repository_id_str
spelling Processos educativos desvelados na roda de capoeira da Associação Pena de OuroEducational processes unveiled in the capoeira circle of the Pena de Ouro AssociationProcesos educativos desvelados en la rueda de capoeira de la Asociación Pena de OuroEducational ProcessesCapoeiraPopular CultureProcessos EducativosCapoeiraCultura PopularProcesos EducativosCapoeiraCultura PopularResumo O objetivo deste estudo foi identificar, descrever e compreender os processos educativos desencadeados na relação Mestre-Aprendiz no contexto dos treinos de Capoeira da Associação Cultural e Desportiva Pena de Ouro, ministradas pelo Mestre Izael Teixeira. Nos orientamos pela Fenomenologia e, em busca de uma compreensão do fenômeno, realizamos inserção na citada Associação, localizada no município de São Carlos, interior do estado de São Paulo. A coleta de dados ocorreu entre outubro de 2014 e maio de 2015, totalizando 15 encontros, com 11 participantes. Durante todos os encontros foram redigidos registros sistemáticos de observações em diários de campo, dos quais foram organizadas as seguintes categorias temáticas: A) Pedagógica de Mestre Izael; B) Valorização do Mestre Izael pela Comunidade; C) Enquanto descanso, carrego pedra - resistência e ancestralidade. Foram identificados processos educativos de resistência, ancestralidade, pertencimento e fortalecimento de identidades.Palavras-chave: Processos Educativos. Capoeira. Cultura Popular. Educational processes unveiled in the capoeira circle of the Pena de Ouro Association Abstract The objective of this study was to identify, describe and understand the educational processes of the Master-Apprentice relationship in the training sessions of Capoeira of the Cultural and Sports Association Pena de Ouro, developed by Master Izael Teixeira. We use the Phenomenology to understand the phenomenon and we perform insertion in the Association, located in the city of São Carlos, in the interior of the state of São Paulo. Data collection took place between October 2014 and May 2015, totaling 15 meetings, with 11 participants. The observations of all the meetings were systematically recorded in field diaries, from which the thematic categories were organized: A) Pedagogical of Master Izael; B) Valorization of Master Izael by the Community; C) While resting, I carry stone - resistance and ancestry. Educational processes of resistance, ancestry, belonging and the strengthening of identities were identified.Keywords: Educational Processes. Capoeira. Popular Culture. Procesos educativos desvelados en la rueda de capoeira de la Asociación Pena de Ouro Resumen El objetivo de este estudio fue identificar, describir y comprender los procesos educativos desencadenados en la relación Maestro-Aprendiz en el contexto de los entrenamientos de Capoeira de la Asociación Cultural y Deportiva Pena de Ouro, impartidos por el Maestro Izael Teixeira. Nos orientamos por la Fenomenología y, en busca de una comprensión del fenómeno, realizamos inserción en la citada Asociación, ubicada en el municipio de São Carlos, interior del estado de São Paulo. La recolección de datos ocurrió entre octubre de 2014 y mayo de 2015, totalizando 15 encuentros, con 11 participantes. Durante todos los encuentros se redactaron registros sistemáticos de observaciones en diarios de campo, de los cuales se organizaron las siguientes categorías temáticas: A) Pedagogía del Maestro Izael; B) Valorización del Maestro Izael por la Comunidad; C) En cuanto descanso, llevo piedra - resistencia y ancestralidad. Se identificaron procesos educativos de resistencia, ancestralidad, pertenencia y fortalecimiento de identidades.Palabras clave: Procesos Educativos. Capoeira. Cultura Popular.Resumo O objetivo deste estudo foi identificar, descrever e compreender os processos educativos desencadeados na relação Mestre-Aprendiz no contexto dos treinos de Capoeira da Associação Cultural e Desportiva Pena de Ouro, ministradas pelo Mestre Izael Teixeira. Nos orientamos pela Fenomenologia e, em busca de uma compreensão do fenômeno, realizamos inserção na citada Associação, localizada no município de São Carlos, interior do estado de São Paulo. A coleta de dados ocorreu entre outubro de 2014 e maio de 2015, totalizando 15 encontros, com 11 participantes. Durante todos os encontros foram redigidos registros sistemáticos de observações em diários de campo, dos quais foram organizadas as seguintes categorias temáticas: A) Pedagógica de Mestre Izael; B) Valorização do Mestre Izael pela Comunidade; C) Enquanto descanso, carrego pedra - resistência e ancestralidade. Foram identificados processos educativos de resistência, ancestralidade, pertencimento e fortalecimento de identidades.Palavras-chave: Processos Educativos. Capoeira. Cultura Popular. Educational processes unveiled in the capoeira circle of the Pena de Ouro Association Abstract The objective of this study was to identify, describe and understand the educational processes of the Master-Apprentice relationship in the training sessions of Capoeira of the Cultural and Sports Association Pena de Ouro, developed by Master Izael Teixeira. We use the Phenomenology to understand the phenomenon and we perform insertion in the Association, located in the city of São Carlos, in the interior of the state of São Paulo. Data collection took place between October 2014 and May 2015, totaling 15 meetings, with 11 participants. The observations of all the meetings were systematically recorded in field diaries, from which the thematic categories were organized: A) Pedagogical of Master Izael; B) Valorization of Master Izael by the Community; C) While resting, I carry stone - resistance and ancestry. Educational processes of resistance, ancestry, belonging and the strengthening of identities were identified.Keywords: Educational Processes. Capoeira. Popular Culture. Procesos educativos desvelados en la rueda de capoeira de la Asociación Pena de Ouro Resumen El objetivo de este estudio fue identificar, describir y comprender los procesos educativos desencadenados en la relación Maestro-Aprendiz en el contexto de los entrenamientos de Capoeira de la Asociación Cultural y Deportiva Pena de Ouro, impartidos por el Maestro Izael Teixeira. Nos orientamos por la Fenomenología y, en busca de una comprensión del fenómeno, realizamos inserción en la citada Asociación, ubicada en el municipio de São Carlos, interior del estado de São Paulo. La recolección de datos ocurrió entre octubre de 2014 y mayo de 2015, totalizando 15 encuentros, con 11 participantes. Durante todos los encuentros se redactaron registros sistemáticos de observaciones en diarios de campo, de los cuales se organizaron las siguientes categorías temáticas: A) Pedagogía del Maestro Izael; B) Valorización del Maestro Izael por la Comunidad; C) En cuanto descanso, llevo piedra - resistencia y ancestralidad. Se identificaron procesos educativos de resistencia, ancestralidad, pertenencia y fortalecimiento de identidades.Palabras clave: Procesos Educativos. Capoeira. Cultura Popular.Resumo O objetivo deste estudo foi identificar, descrever e compreender os processos educativos desencadeados na relação Mestre-Aprendiz no contexto dos treinos de Capoeira da Associação Cultural e Desportiva Pena de Ouro, ministradas pelo Mestre Izael Teixeira. Nos orientamos pela Fenomenologia e, em busca de uma compreensão do fenômeno, realizamos inserção na citada Associação, localizada no município de São Carlos, interior do estado de São Paulo. A coleta de dados ocorreu entre outubro de 2014 e maio de 2015, totalizando 15 encontros, com 11 participantes. Durante todos os encontros foram redigidos registros sistemáticos de observações em diários de campo, dos quais foram organizadas as seguintes categorias temáticas: A) Pedagógica de Mestre Izael; B) Valorização do Mestre Izael pela Comunidade; C) Enquanto descanso, carrego pedra - resistência e ancestralidade. Foram identificados processos educativos de resistência, ancestralidade, pertencimento e fortalecimento de identidades.Palavras-chave: Processos Educativos. Capoeira. Cultura Popular. Educational processes unveiled in the capoeira circle of the Pena de Ouro Association Abstract The objective of this study was to identify, describe and understand the educational processes of the Master-Apprentice relationship in the training sessions of Capoeira of the Cultural and Sports Association Pena de Ouro, developed by Master Izael Teixeira. We use the Phenomenology to understand the phenomenon and we perform insertion in the Association, located in the city of São Carlos, in the interior of the state of São Paulo. Data collection took place between October 2014 and May 2015, totaling 15 meetings, with 11 participants. The observations of all the meetings were systematically recorded in field diaries, from which the thematic categories were organized: A) Pedagogical of Master Izael; B) Valorization of Master Izael by the Community; C) While resting, I carry stone - resistance and ancestry. Educational processes of resistance, ancestry, belonging and the strengthening of identities were identified.Keywords: Educational Processes. Capoeira. Popular Culture. Procesos educativos desvelados en la rueda de capoeira de la Asociación Pena de Ouro Resumen El objetivo de este estudio fue identificar, describir y comprender los procesos educativos desencadenados en la relación Maestro-Aprendiz en el contexto de los entrenamientos de Capoeira de la Asociación Cultural y Deportiva Pena de Ouro, impartidos por el Maestro Izael Teixeira. Nos orientamos por la Fenomenología y, en busca de una comprensión del fenómeno, realizamos inserción en la citada Asociación, ubicada en el municipio de São Carlos, interior del estado de São Paulo. La recolección de datos ocurrió entre octubre de 2014 y mayo de 2015, totalizando 15 encuentros, con 11 participantes. Durante todos los encuentros se redactaron registros sistemáticos de observaciones en diarios de campo, de los cuales se organizaron las siguientes categorías temáticas: A) Pedagogía del Maestro Izael; B) Valorización del Maestro Izael por la Comunidad; C) En cuanto descanso, llevo piedra - resistencia y ancestralidad. Se identificaron procesos educativos de resistencia, ancestralidad, pertenencia y fortalecimiento de identidades.Palabras clave: Procesos Educativos. Capoeira. Cultura Popular.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2018-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n3-p177-18910.29181/2594-6463-2018-v2-n3-p177-189MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 2 n. 3 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 177-189Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 2 No. 3 (2018): Motricities: Journal SPQMH; 177-189Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 2 Núm. 3 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 177-1892594-646310.29181/2594-6463-2018-v2-n3reponame:Motricidadesinstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n3-p177-189/pdfhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n3-p177-189/htmlCopyright (c) 2018 Gilmar Araujo de Oliveira, Luiz Gonçalves Junior, Fábio Ricardo Mizuno Lemoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Gilmar Araujo deGonçalves Junior, LuizLemos, Fábio Ricardo Mizuno2022-02-26T03:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T03:36:27Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos educativos desvelados na roda de capoeira da Associação Pena de Ouro
Educational processes unveiled in the capoeira circle of the Pena de Ouro Association
Procesos educativos desvelados en la rueda de capoeira de la Asociación Pena de Ouro
title Processos educativos desvelados na roda de capoeira da Associação Pena de Ouro
spellingShingle Processos educativos desvelados na roda de capoeira da Associação Pena de Ouro
Oliveira, Gilmar Araujo de
Educational Processes
Capoeira
Popular Culture
Processos Educativos
Capoeira
Cultura Popular
Procesos Educativos
Capoeira
Cultura Popular
title_short Processos educativos desvelados na roda de capoeira da Associação Pena de Ouro
title_full Processos educativos desvelados na roda de capoeira da Associação Pena de Ouro
title_fullStr Processos educativos desvelados na roda de capoeira da Associação Pena de Ouro
title_full_unstemmed Processos educativos desvelados na roda de capoeira da Associação Pena de Ouro
title_sort Processos educativos desvelados na roda de capoeira da Associação Pena de Ouro
author Oliveira, Gilmar Araujo de
author_facet Oliveira, Gilmar Araujo de
Gonçalves Junior, Luiz
Lemos, Fábio Ricardo Mizuno
author_role author
author2 Gonçalves Junior, Luiz
Lemos, Fábio Ricardo Mizuno
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gilmar Araujo de
Gonçalves Junior, Luiz
Lemos, Fábio Ricardo Mizuno
dc.subject.por.fl_str_mv Educational Processes
Capoeira
Popular Culture
Processos Educativos
Capoeira
Cultura Popular
Procesos Educativos
Capoeira
Cultura Popular
topic Educational Processes
Capoeira
Popular Culture
Processos Educativos
Capoeira
Cultura Popular
Procesos Educativos
Capoeira
Cultura Popular
description Resumo O objetivo deste estudo foi identificar, descrever e compreender os processos educativos desencadeados na relação Mestre-Aprendiz no contexto dos treinos de Capoeira da Associação Cultural e Desportiva Pena de Ouro, ministradas pelo Mestre Izael Teixeira. Nos orientamos pela Fenomenologia e, em busca de uma compreensão do fenômeno, realizamos inserção na citada Associação, localizada no município de São Carlos, interior do estado de São Paulo. A coleta de dados ocorreu entre outubro de 2014 e maio de 2015, totalizando 15 encontros, com 11 participantes. Durante todos os encontros foram redigidos registros sistemáticos de observações em diários de campo, dos quais foram organizadas as seguintes categorias temáticas: A) Pedagógica de Mestre Izael; B) Valorização do Mestre Izael pela Comunidade; C) Enquanto descanso, carrego pedra - resistência e ancestralidade. Foram identificados processos educativos de resistência, ancestralidade, pertencimento e fortalecimento de identidades.Palavras-chave: Processos Educativos. Capoeira. Cultura Popular. Educational processes unveiled in the capoeira circle of the Pena de Ouro Association Abstract The objective of this study was to identify, describe and understand the educational processes of the Master-Apprentice relationship in the training sessions of Capoeira of the Cultural and Sports Association Pena de Ouro, developed by Master Izael Teixeira. We use the Phenomenology to understand the phenomenon and we perform insertion in the Association, located in the city of São Carlos, in the interior of the state of São Paulo. Data collection took place between October 2014 and May 2015, totaling 15 meetings, with 11 participants. The observations of all the meetings were systematically recorded in field diaries, from which the thematic categories were organized: A) Pedagogical of Master Izael; B) Valorization of Master Izael by the Community; C) While resting, I carry stone - resistance and ancestry. Educational processes of resistance, ancestry, belonging and the strengthening of identities were identified.Keywords: Educational Processes. Capoeira. Popular Culture. Procesos educativos desvelados en la rueda de capoeira de la Asociación Pena de Ouro Resumen El objetivo de este estudio fue identificar, describir y comprender los procesos educativos desencadenados en la relación Maestro-Aprendiz en el contexto de los entrenamientos de Capoeira de la Asociación Cultural y Deportiva Pena de Ouro, impartidos por el Maestro Izael Teixeira. Nos orientamos por la Fenomenología y, en busca de una comprensión del fenómeno, realizamos inserción en la citada Asociación, ubicada en el municipio de São Carlos, interior del estado de São Paulo. La recolección de datos ocurrió entre octubre de 2014 y mayo de 2015, totalizando 15 encuentros, con 11 participantes. Durante todos los encuentros se redactaron registros sistemáticos de observaciones en diarios de campo, de los cuales se organizaron las siguientes categorías temáticas: A) Pedagogía del Maestro Izael; B) Valorización del Maestro Izael por la Comunidad; C) En cuanto descanso, llevo piedra - resistencia y ancestralidad. Se identificaron procesos educativos de resistencia, ancestralidad, pertenencia y fortalecimiento de identidades.Palabras clave: Procesos Educativos. Capoeira. Cultura Popular.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n3-p177-189
10.29181/2594-6463-2018-v2-n3-p177-189
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n3-p177-189
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2018-v2-n3-p177-189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n3-p177-189/pdf
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n3-p177-189/html
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Gilmar Araujo de Oliveira, Luiz Gonçalves Junior, Fábio Ricardo Mizuno Lemos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Gilmar Araujo de Oliveira, Luiz Gonçalves Junior, Fábio Ricardo Mizuno Lemos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 2 n. 3 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 177-189
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 2 No. 3 (2018): Motricities: Journal SPQMH; 177-189
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 2 Núm. 3 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 177-189
2594-6463
10.29181/2594-6463-2018-v2-n3
reponame:Motricidades
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades
collection Motricidades
repository.name.fl_str_mv Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1797231720620097536