A Educação da Capoeira: uma pedagogia da Cultura Popular / The Education of Capoeira: a popular culture pedagogy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abib, Pedro Rodolpho Jungers
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cordeiro, Albert Alan de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1644
Resumo: Este trabalho analisa as práticas pedagógicas presentes no jogo da capoeira, manifestação da cultura popular brasileira oriunda da resistência dos africanos escravizados no Brasil no período colonial. No ensino da capoeira percebe-se que a oralidade é a principal forma de transmissão de saberes, a ancestralidade, através do respeito existente aos capoeiras mais velhos, é uma das principais premissas, ludicidade e musicalidade são características fundamentais. Não podemos nos furtar em mostrar as contribuições que estas pedagogias não escolares podem trazer à educação escolar, promovendo uma profunda reflexão sobre a escolarização, avaliando seus pressupostos políticos, éticos, estéticos e epistemológicos, perpassando pelo currículo a ser adotado, os modelos de avaliação a serem empregados e a didática a ser desenvolvida dentro da prática de ensino, pois todas essas dimensões do educar estão presentes no ensino da capoeira e por vezes se apresentam de formas bem mais inclusivas e respeitosas.
id UEMG-2_c5094f3a256704c0365e02c00241f3ef
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1644
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling A Educação da Capoeira: uma pedagogia da Cultura Popular / The Education of Capoeira: a popular culture pedagogyEducaçãoCapoeiraPedagogiaCultura PopularEste trabalho analisa as práticas pedagógicas presentes no jogo da capoeira, manifestação da cultura popular brasileira oriunda da resistência dos africanos escravizados no Brasil no período colonial. No ensino da capoeira percebe-se que a oralidade é a principal forma de transmissão de saberes, a ancestralidade, através do respeito existente aos capoeiras mais velhos, é uma das principais premissas, ludicidade e musicalidade são características fundamentais. Não podemos nos furtar em mostrar as contribuições que estas pedagogias não escolares podem trazer à educação escolar, promovendo uma profunda reflexão sobre a escolarização, avaliando seus pressupostos políticos, éticos, estéticos e epistemológicos, perpassando pelo currículo a ser adotado, os modelos de avaliação a serem empregados e a didática a ser desenvolvida dentro da prática de ensino, pois todas essas dimensões do educar estão presentes no ensino da capoeira e por vezes se apresentam de formas bem mais inclusivas e respeitosas.EDUEMG2018-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/164410.24934/eef.v21i33.1644Educação em Foco; Vol. 21 No. 33 (2018): Educação em Foco; 223-241Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 33 (2018): Educação em Foco; 223-241Educação em Foco; v. 21 n. 33 (2018): Educação em Foco; 223-2412317-00931519-332210.24934/eef.v21i33reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1644/1618Copyright (c) 2018 Pedro Rodolpho Jungers Abib, Albert Alan de Sousa Cordeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbib, Pedro Rodolpho JungersCordeiro, Albert Alan de Sousa2018-05-28T18:17:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1644Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-05-28T18:17Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação da Capoeira: uma pedagogia da Cultura Popular / The Education of Capoeira: a popular culture pedagogy
title A Educação da Capoeira: uma pedagogia da Cultura Popular / The Education of Capoeira: a popular culture pedagogy
spellingShingle A Educação da Capoeira: uma pedagogia da Cultura Popular / The Education of Capoeira: a popular culture pedagogy
Abib, Pedro Rodolpho Jungers
Educação
Capoeira
Pedagogia
Cultura Popular
title_short A Educação da Capoeira: uma pedagogia da Cultura Popular / The Education of Capoeira: a popular culture pedagogy
title_full A Educação da Capoeira: uma pedagogia da Cultura Popular / The Education of Capoeira: a popular culture pedagogy
title_fullStr A Educação da Capoeira: uma pedagogia da Cultura Popular / The Education of Capoeira: a popular culture pedagogy
title_full_unstemmed A Educação da Capoeira: uma pedagogia da Cultura Popular / The Education of Capoeira: a popular culture pedagogy
title_sort A Educação da Capoeira: uma pedagogia da Cultura Popular / The Education of Capoeira: a popular culture pedagogy
author Abib, Pedro Rodolpho Jungers
author_facet Abib, Pedro Rodolpho Jungers
Cordeiro, Albert Alan de Sousa
author_role author
author2 Cordeiro, Albert Alan de Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abib, Pedro Rodolpho Jungers
Cordeiro, Albert Alan de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Capoeira
Pedagogia
Cultura Popular
topic Educação
Capoeira
Pedagogia
Cultura Popular
description Este trabalho analisa as práticas pedagógicas presentes no jogo da capoeira, manifestação da cultura popular brasileira oriunda da resistência dos africanos escravizados no Brasil no período colonial. No ensino da capoeira percebe-se que a oralidade é a principal forma de transmissão de saberes, a ancestralidade, através do respeito existente aos capoeiras mais velhos, é uma das principais premissas, ludicidade e musicalidade são características fundamentais. Não podemos nos furtar em mostrar as contribuições que estas pedagogias não escolares podem trazer à educação escolar, promovendo uma profunda reflexão sobre a escolarização, avaliando seus pressupostos políticos, éticos, estéticos e epistemológicos, perpassando pelo currículo a ser adotado, os modelos de avaliação a serem empregados e a didática a ser desenvolvida dentro da prática de ensino, pois todas essas dimensões do educar estão presentes no ensino da capoeira e por vezes se apresentam de formas bem mais inclusivas e respeitosas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1644
10.24934/eef.v21i33.1644
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1644
identifier_str_mv 10.24934/eef.v21i33.1644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1644/1618
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Pedro Rodolpho Jungers Abib, Albert Alan de Sousa Cordeiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Pedro Rodolpho Jungers Abib, Albert Alan de Sousa Cordeiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 21 No. 33 (2018): Educação em Foco; 223-241
Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 33 (2018): Educação em Foco; 223-241
Educação em Foco; v. 21 n. 33 (2018): Educação em Foco; 223-241
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v21i33
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469289283584