Atitudinals knowledge and callejera methodology in school physical education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Fabio de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Couto, Yara Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p134-145
Resumo: Resumo Temos nesse artigo a apresentação dos saberes atitudinais que emergiram a partir das intervenções em aulas de Educação Física com a aplicação de uma Unidade Didática em Esportes de Invasão através da Metodologia Callejera. A Metodologia Callejera é derivada do Fútbol Callejero, tendo sua dinâmica desenvolvida a partir da realização de um jogo composto por times mistos realizado em três Tempos, no 1º Tempo são estabelecidas as regras, no 2º Tempo joga-se balizado pelas regras criadas anteriormente e no 3º Tempo temos a contagem dos pontos para o placar final. A pesquisa ação foi realizada com alunos/as do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual na cidade de São Carlos, São Paulo. As observações foram registradas em um diário de campo e retomadas para uma análise qualitativa, na qual emergiram duas categorias: “Mas ele ééé boooom!” e “As meninas ficam fazendo unha!”.Palavras-chave: Metodologia Callejera. Saberes Atitudinais. Educação Física Escolar. Atitudinals knowledge and callejera methodology in school physical education Abstract In this article we have the presentation of the atitudinals knowledge that emerged from the interventions in Physical Education with the application of a Didactic Unit in Invasion Sports through the Callejera Methodology. The Callejera Methodology is derived from Fútbol Callejero, having its dynamics developed from the realization of a game composed of mixed teams held in three Times, in the 1st Half the rules are established, in the 2nd Half it is played out based on the rules previously created and in 3rd time we have the points count for the final score. The action research was carried out with students from the 5th year of elementary school at a public school in the state network in the city of São Carlos, São Paulo. The observations were recorded in a field diary and resumed for a qualitative analysis, in which two categories emerged: “But he is goood!” and “The girls are doing nails!”.Keywords: Callejera Metodology. Atitudinals Knowledge. School Physical Education. Conocimientos actitudinales y metodología callejera en educación física escolar Resumen En este artículo tenemos la presentación de los conocimientos actitudinales surgidos de las intervenciones en las clases de Educación Física con la aplicación de una Unidad Didáctica en Deportes de Invasión a través de la Metodología Callejera. La Metodología Callejera se deriva del Fútbol Callejero, teniendo su dinámica desarrollada a partir de la realización de un juego compuesto por equipos mixtos celebrado en tres Tiempos, en el 1er Tiempo se establecen las reglas, en el 2do Tiempo se juega en base a las reglas previamente creadas 3ª vez tenemos el recuento de puntos para la puntuación final. La investigación-acción se llevó a cabo con estudiantes del quinto año de la escuela primaria de una escuela pública de la red estatal de la ciudad de São Carlos, São Paulo. Las observaciones se registraron en un diario de campo y se reanudaron para un análisis cualitativo, en el que surgieron dos categorías: “¡Pero él es bueeeeno!” y “¡Las chicas están haciendo uñas!”.Palabras clave: Metodología Callejera. Conocimientos Actitudinales. Educación Física Escolar.
id SPQMH_7bf4b55164b0459beea9a5ce930caf90
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/136
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades
repository_id_str
spelling Atitudinals knowledge and callejera methodology in school physical educationConocimientos actitudinales y metodología callejera en educación física escolarOs saberes atitudinais e a metodologia callejera na educação física escolarCallejera MetodologyAtitudinals KnowledgeSchool Physical EducationMetodologia CallejeraSaberes AtitudinaisEducação Física EscolarMetodología CallejeraConocimientos ActitudinalesEducación Física EscolarResumo Temos nesse artigo a apresentação dos saberes atitudinais que emergiram a partir das intervenções em aulas de Educação Física com a aplicação de uma Unidade Didática em Esportes de Invasão através da Metodologia Callejera. A Metodologia Callejera é derivada do Fútbol Callejero, tendo sua dinâmica desenvolvida a partir da realização de um jogo composto por times mistos realizado em três Tempos, no 1º Tempo são estabelecidas as regras, no 2º Tempo joga-se balizado pelas regras criadas anteriormente e no 3º Tempo temos a contagem dos pontos para o placar final. A pesquisa ação foi realizada com alunos/as do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual na cidade de São Carlos, São Paulo. As observações foram registradas em um diário de campo e retomadas para uma análise qualitativa, na qual emergiram duas categorias: “Mas ele ééé boooom!” e “As meninas ficam fazendo unha!”.Palavras-chave: Metodologia Callejera. Saberes Atitudinais. Educação Física Escolar. Atitudinals knowledge and callejera methodology in school physical education Abstract In this article we have the presentation of the atitudinals knowledge that emerged from the interventions in Physical Education with the application of a Didactic Unit in Invasion Sports through the Callejera Methodology. The Callejera Methodology is derived from Fútbol Callejero, having its dynamics developed from the realization of a game composed of mixed teams held in three Times, in the 1st Half the rules are established, in the 2nd Half it is played out based on the rules previously created and in 3rd time we have the points count for the final score. The action research was carried out with students from the 5th year of elementary school at a public school in the state network in the city of São Carlos, São Paulo. The observations were recorded in a field diary and resumed for a qualitative analysis, in which two categories emerged: “But he is goood!” and “The girls are doing nails!”.Keywords: Callejera Metodology. Atitudinals Knowledge. School Physical Education. Conocimientos actitudinales y metodología callejera en educación física escolar Resumen En este artículo tenemos la presentación de los conocimientos actitudinales surgidos de las intervenciones en las clases de Educación Física con la aplicación de una Unidad Didáctica en Deportes de Invasión a través de la Metodología Callejera. La Metodología Callejera se deriva del Fútbol Callejero, teniendo su dinámica desarrollada a partir de la realización de un juego compuesto por equipos mixtos celebrado en tres Tiempos, en el 1er Tiempo se establecen las reglas, en el 2do Tiempo se juega en base a las reglas previamente creadas 3ª vez tenemos el recuento de puntos para la puntuación final. La investigación-acción se llevó a cabo con estudiantes del quinto año de la escuela primaria de una escuela pública de la red estatal de la ciudad de São Carlos, São Paulo. Las observaciones se registraron en un diario de campo y se reanudaron para un análisis cualitativo, en el que surgieron dos categorías: “¡Pero él es bueeeeno!” y “¡Las chicas están haciendo uñas!”.Palabras clave: Metodología Callejera. Conocimientos Actitudinales. Educación Física Escolar.Resumo Temos nesse artigo a apresentação dos saberes atitudinais que emergiram a partir das intervenções em aulas de Educação Física com a aplicação de uma Unidade Didática em Esportes de Invasão através da Metodologia Callejera. A Metodologia Callejera é derivada do Fútbol Callejero, tendo sua dinâmica desenvolvida a partir da realização de um jogo composto por times mistos realizado em três Tempos, no 1º Tempo são estabelecidas as regras, no 2º Tempo joga-se balizado pelas regras criadas anteriormente e no 3º Tempo temos a contagem dos pontos para o placar final. A pesquisa ação foi realizada com alunos/as do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual na cidade de São Carlos, São Paulo. As observações foram registradas em um diário de campo e retomadas para uma análise qualitativa, na qual emergiram duas categorias: “Mas ele ééé boooom!” e “As meninas ficam fazendo unha!”.Palavras-chave: Metodologia Callejera. Saberes Atitudinais. Educação Física Escolar. Atitudinals knowledge and callejera methodology in school physical education Abstract In this article we have the presentation of the atitudinals knowledge that emerged from the interventions in Physical Education with the application of a Didactic Unit in Invasion Sports through the Callejera Methodology. The Callejera Methodology is derived from Fútbol Callejero, having its dynamics developed from the realization of a game composed of mixed teams held in three Times, in the 1st Half the rules are established, in the 2nd Half it is played out based on the rules previously created and in 3rd time we have the points count for the final score. The action research was carried out with students from the 5th year of elementary school at a public school in the state network in the city of São Carlos, São Paulo. The observations were recorded in a field diary and resumed for a qualitative analysis, in which two categories emerged: “But he is goood!” and “The girls are doing nails!”.Keywords: Callejera Metodology. Atitudinals Knowledge. School Physical Education. Conocimientos actitudinales y metodología callejera en educación física escolar Resumen En este artículo tenemos la presentación de los conocimientos actitudinales surgidos de las intervenciones en las clases de Educación Física con la aplicación de una Unidad Didáctica en Deportes de Invasión a través de la Metodología Callejera. La Metodología Callejera se deriva del Fútbol Callejero, teniendo su dinámica desarrollada a partir de la realización de un juego compuesto por equipos mixtos celebrado en tres Tiempos, en el 1er Tiempo se establecen las reglas, en el 2do Tiempo se juega en base a las reglas previamente creadas 3ª vez tenemos el recuento de puntos para la puntuación final. La investigación-acción se llevó a cabo con estudiantes del quinto año de la escuela primaria de una escuela pública de la red estatal de la ciudad de São Carlos, São Paulo. Las observaciones se registraron en un diario de campo y se reanudaron para un análisis cualitativo, en el que surgieron dos categorías: “¡Pero él es bueeeeno!” y “¡Las chicas están haciendo uñas!”.Palabras clave: Metodología Callejera. Conocimientos Actitudinales. Educación Física Escolar.Resumo Temos nesse artigo a apresentação dos saberes atitudinais que emergiram a partir das intervenções em aulas de Educação Física com a aplicação de uma Unidade Didática em Esportes de Invasão através da Metodologia Callejera. A Metodologia Callejera é derivada do Fútbol Callejero, tendo sua dinâmica desenvolvida a partir da realização de um jogo composto por times mistos realizado em três Tempos, no 1º Tempo são estabelecidas as regras, no 2º Tempo joga-se balizado pelas regras criadas anteriormente e no 3º Tempo temos a contagem dos pontos para o placar final. A pesquisa ação foi realizada com alunos/as do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual na cidade de São Carlos, São Paulo. As observações foram registradas em um diário de campo e retomadas para uma análise qualitativa, na qual emergiram duas categorias: “Mas ele ééé boooom!” e “As meninas ficam fazendo unha!”.Palavras-chave: Metodologia Callejera. Saberes Atitudinais. Educação Física Escolar. Atitudinals knowledge and callejera methodology in school physical education Abstract In this article we have the presentation of the atitudinals knowledge that emerged from the interventions in Physical Education with the application of a Didactic Unit in Invasion Sports through the Callejera Methodology. The Callejera Methodology is derived from Fútbol Callejero, having its dynamics developed from the realization of a game composed of mixed teams held in three Times, in the 1st Half the rules are established, in the 2nd Half it is played out based on the rules previously created and in 3rd time we have the points count for the final score. The action research was carried out with students from the 5th year of elementary school at a public school in the state network in the city of São Carlos, São Paulo. The observations were recorded in a field diary and resumed for a qualitative analysis, in which two categories emerged: “But he is goood!” and “The girls are doing nails!”.Keywords: Callejera Metodology. Atitudinals Knowledge. School Physical Education. Conocimientos actitudinales y metodología callejera en educación física escolar Resumen En este artículo tenemos la presentación de los conocimientos actitudinales surgidos de las intervenciones en las clases de Educación Física con la aplicación de una Unidad Didáctica en Deportes de Invasión a través de la Metodología Callejera. La Metodología Callejera se deriva del Fútbol Callejero, teniendo su dinámica desarrollada a partir de la realización de un juego compuesto por equipos mixtos celebrado en tres Tiempos, en el 1er Tiempo se establecen las reglas, en el 2do Tiempo se juega en base a las reglas previamente creadas 3ª vez tenemos el recuento de puntos para la puntuación final. La investigación-acción se llevó a cabo con estudiantes del quinto año de la escuela primaria de una escuela pública de la red estatal de la ciudad de São Carlos, São Paulo. Las observaciones se registraron en un diario de campo y se reanudaron para un análisis cualitativo, en el que surgieron dos categorías: “¡Pero él es bueeeeno!” y “¡Las chicas están haciendo uñas!”.Palabras clave: Metodología Callejera. Conocimientos Actitudinales. Educación Física Escolar.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2021-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p134-14510.29181/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p134-145MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 5 n. 1 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 134-145Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 5 No. 1 (2021): Motricities: Journal SPQMH; 134-145Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 5 Núm. 1 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 134-1452594-646310.29181/2594-6463-2021-v5-n1reponame:Motricidadesinstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p134-145/285http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p134-145/286Copyright (c) 2021 Fabio de Moraes, Yara Aparecida Coutohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Fabio deCouto, Yara Aparecida2022-02-26T01:55:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/136Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T01:55:47Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Atitudinals knowledge and callejera methodology in school physical education
Conocimientos actitudinales y metodología callejera en educación física escolar
Os saberes atitudinais e a metodologia callejera na educação física escolar
title Atitudinals knowledge and callejera methodology in school physical education
spellingShingle Atitudinals knowledge and callejera methodology in school physical education
Moraes, Fabio de
Callejera Metodology
Atitudinals Knowledge
School Physical Education
Metodologia Callejera
Saberes Atitudinais
Educação Física Escolar
Metodología Callejera
Conocimientos Actitudinales
Educación Física Escolar
title_short Atitudinals knowledge and callejera methodology in school physical education
title_full Atitudinals knowledge and callejera methodology in school physical education
title_fullStr Atitudinals knowledge and callejera methodology in school physical education
title_full_unstemmed Atitudinals knowledge and callejera methodology in school physical education
title_sort Atitudinals knowledge and callejera methodology in school physical education
author Moraes, Fabio de
author_facet Moraes, Fabio de
Couto, Yara Aparecida
author_role author
author2 Couto, Yara Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Fabio de
Couto, Yara Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Callejera Metodology
Atitudinals Knowledge
School Physical Education
Metodologia Callejera
Saberes Atitudinais
Educação Física Escolar
Metodología Callejera
Conocimientos Actitudinales
Educación Física Escolar
topic Callejera Metodology
Atitudinals Knowledge
School Physical Education
Metodologia Callejera
Saberes Atitudinais
Educação Física Escolar
Metodología Callejera
Conocimientos Actitudinales
Educación Física Escolar
description Resumo Temos nesse artigo a apresentação dos saberes atitudinais que emergiram a partir das intervenções em aulas de Educação Física com a aplicação de uma Unidade Didática em Esportes de Invasão através da Metodologia Callejera. A Metodologia Callejera é derivada do Fútbol Callejero, tendo sua dinâmica desenvolvida a partir da realização de um jogo composto por times mistos realizado em três Tempos, no 1º Tempo são estabelecidas as regras, no 2º Tempo joga-se balizado pelas regras criadas anteriormente e no 3º Tempo temos a contagem dos pontos para o placar final. A pesquisa ação foi realizada com alunos/as do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual na cidade de São Carlos, São Paulo. As observações foram registradas em um diário de campo e retomadas para uma análise qualitativa, na qual emergiram duas categorias: “Mas ele ééé boooom!” e “As meninas ficam fazendo unha!”.Palavras-chave: Metodologia Callejera. Saberes Atitudinais. Educação Física Escolar. Atitudinals knowledge and callejera methodology in school physical education Abstract In this article we have the presentation of the atitudinals knowledge that emerged from the interventions in Physical Education with the application of a Didactic Unit in Invasion Sports through the Callejera Methodology. The Callejera Methodology is derived from Fútbol Callejero, having its dynamics developed from the realization of a game composed of mixed teams held in three Times, in the 1st Half the rules are established, in the 2nd Half it is played out based on the rules previously created and in 3rd time we have the points count for the final score. The action research was carried out with students from the 5th year of elementary school at a public school in the state network in the city of São Carlos, São Paulo. The observations were recorded in a field diary and resumed for a qualitative analysis, in which two categories emerged: “But he is goood!” and “The girls are doing nails!”.Keywords: Callejera Metodology. Atitudinals Knowledge. School Physical Education. Conocimientos actitudinales y metodología callejera en educación física escolar Resumen En este artículo tenemos la presentación de los conocimientos actitudinales surgidos de las intervenciones en las clases de Educación Física con la aplicación de una Unidad Didáctica en Deportes de Invasión a través de la Metodología Callejera. La Metodología Callejera se deriva del Fútbol Callejero, teniendo su dinámica desarrollada a partir de la realización de un juego compuesto por equipos mixtos celebrado en tres Tiempos, en el 1er Tiempo se establecen las reglas, en el 2do Tiempo se juega en base a las reglas previamente creadas 3ª vez tenemos el recuento de puntos para la puntuación final. La investigación-acción se llevó a cabo con estudiantes del quinto año de la escuela primaria de una escuela pública de la red estatal de la ciudad de São Carlos, São Paulo. Las observaciones se registraron en un diario de campo y se reanudaron para un análisis cualitativo, en el que surgieron dos categorías: “¡Pero él es bueeeeno!” y “¡Las chicas están haciendo uñas!”.Palabras clave: Metodología Callejera. Conocimientos Actitudinales. Educación Física Escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p134-145
10.29181/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p134-145
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p134-145
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p134-145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p134-145/285
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p134-145/286
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Fabio de Moraes, Yara Aparecida Couto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Fabio de Moraes, Yara Aparecida Couto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 5 n. 1 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 134-145
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 5 No. 1 (2021): Motricities: Journal SPQMH; 134-145
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 5 Núm. 1 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 134-145
2594-6463
10.29181/2594-6463-2021-v5-n1
reponame:Motricidades
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades
collection Motricidades
repository.name.fl_str_mv Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1797231720413528064