What a professional master of science may teach us: a proposal analysis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Denise Ivana de Paula
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Del-Masso, Maria Candida Soares, Lopes-Fujihara, Andreia de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p146-161
Resumo: Resumo Neste estudo analisamos as contribuições dos mestrados profissionais (MP) para a formação dos professores apresentando a proposta do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF). Iniciamos com breve análise do Sistema de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil, destacando o marco institucional dado pelo Parecer nº 977/1965, conhecido como Parecer Sucupira. Embora datado de 1965, na década de 1930, o Decreto nº 19.851/1931, que criou o Estatuto das Universidades Brasileiras, é considerado o início da pós-graduação no país. O MP inicia com a Portaria nº 7/2009, atualizada pela Portaria nº 17/2009. Em 2011 é criado o Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB). O ProEF, vinculado ao ProEB, inicia em 2018 e, em 2020, finaliza a 1ª turma com 169 Mestres em Educação Física Escolar atuando na Educação Básica que utilizaram o campo de trabalho do professor, da escola e da sua comunidade para os estudos, pesquisas e intervenções dos MP.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Pós-Graduação em Educação Física. Mestrado Profissional. ProEF. ProEB. What a professional master of science may teach us: a proposal analysis Abstract This research has performed an analysis of the Professional Master of Science (PM) to enhance the development of teachers establishing a proposal of the Physical Education Professional Master of Science in Brazil (ProEF). We started out with a brief analysis of the Stricto Sensu Post-graduation in Brazil outstanding the institutional point referring to Institutional Act 977/1965, known as Sucupira Report. Although from 1965, the Institutional Act 19.851/1931, which created the Brazilian Universities decree is considered the beginning of Post-graduation in the country. The PM begins with the Institutional Act 7/2009, updated by Institutional Act 17/2009. In 2011, the Professional Master of Science Program for Basic Education Teachers (ProEB) is created. The ProEF, bound to ProEB, starts out in 2018 and in 2020 comes up with the first group with 169 Professional Master of Science in Physical Education working on basic education who made use of the work field of the teacher, school and its community for the studies, research and intervention of the Professional Master of Science.Keywords: Scholar Physical Education. Physical Education. Physical Education Professional Master of Science. ProEF. ProEB. Qué nos pueden enseñar los masters profesionales: análisis de una propuesta Resumen Este estudio analizó las contribuciones de las maestrías profesionales (MP) a la formación de docentes, presentando la propuesta del Programa de Maestría Profesional en Educación Física en la Red Nacional (ProEF). Comenzamos con un breve análisis del Sistema de Posgrado Stricto Sensu en Brasil, destacando el marco institucional dado por el Parecer No. 977/1965, conocido como Parecer Sucupira. Aunque data de 1965, en la década de 1930 el Decreto 19.851 / 1931, que creó el Estatuto Universitario Brasileño, se considera el inicio de los estudios de posgrado en el país. El MP comienza con la Ordenanza No. 7/2009, actualizada por la Ordenanza No. 17/2009. En 2011 se crea el Programa de Maestría Profesional para Docentes de Educación Básica (ProEB). El ProEF, vinculado al ProEB, comienza en 2018 y 2020 y finaliza la 1a promoción con 169 Maestros en Educación Física Escolar trabajando en Educación Básica y que utilizaron el campo de trabajo del docente, la escuela y su comunidad para los estudios, investigaciones e intervención de los MP.Palabras clave: Educación Física Escolar. Postgrado en Educación Física. Máster profesional. ProEF. ProEB.
id SPQMH_8f6da02ed75d3ab35cf3d455eae18f76
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/137
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades
repository_id_str
spelling What a professional master of science may teach us: a proposal analysisQué nos pueden enseñar los masters profesionales: análisis de una propuestaO que os mestrados profissionais têm a nos ensinar: análise de uma propostaEducação Física Escolar Pós-Graduação em Educação FísicaMestrado ProfissionalProEFProEBScholar Physical EducationPhysical Education.Physical Education Professional Master of ScienceProEFProEBEducación Física EscolarPostgrado en Educación FísicaMáster ProfesionalProEFProEBResumo Neste estudo analisamos as contribuições dos mestrados profissionais (MP) para a formação dos professores apresentando a proposta do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF). Iniciamos com breve análise do Sistema de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil, destacando o marco institucional dado pelo Parecer nº 977/1965, conhecido como Parecer Sucupira. Embora datado de 1965, na década de 1930, o Decreto nº 19.851/1931, que criou o Estatuto das Universidades Brasileiras, é considerado o início da pós-graduação no país. O MP inicia com a Portaria nº 7/2009, atualizada pela Portaria nº 17/2009. Em 2011 é criado o Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB). O ProEF, vinculado ao ProEB, inicia em 2018 e, em 2020, finaliza a 1ª turma com 169 Mestres em Educação Física Escolar atuando na Educação Básica que utilizaram o campo de trabalho do professor, da escola e da sua comunidade para os estudos, pesquisas e intervenções dos MP.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Pós-Graduação em Educação Física. Mestrado Profissional. ProEF. ProEB. What a professional master of science may teach us: a proposal analysis Abstract This research has performed an analysis of the Professional Master of Science (PM) to enhance the development of teachers establishing a proposal of the Physical Education Professional Master of Science in Brazil (ProEF). We started out with a brief analysis of the Stricto Sensu Post-graduation in Brazil outstanding the institutional point referring to Institutional Act 977/1965, known as Sucupira Report. Although from 1965, the Institutional Act 19.851/1931, which created the Brazilian Universities decree is considered the beginning of Post-graduation in the country. The PM begins with the Institutional Act 7/2009, updated by Institutional Act 17/2009. In 2011, the Professional Master of Science Program for Basic Education Teachers (ProEB) is created. The ProEF, bound to ProEB, starts out in 2018 and in 2020 comes up with the first group with 169 Professional Master of Science in Physical Education working on basic education who made use of the work field of the teacher, school and its community for the studies, research and intervention of the Professional Master of Science.Keywords: Scholar Physical Education. Physical Education. Physical Education Professional Master of Science. ProEF. ProEB. Qué nos pueden enseñar los masters profesionales: análisis de una propuesta Resumen Este estudio analizó las contribuciones de las maestrías profesionales (MP) a la formación de docentes, presentando la propuesta del Programa de Maestría Profesional en Educación Física en la Red Nacional (ProEF). Comenzamos con un breve análisis del Sistema de Posgrado Stricto Sensu en Brasil, destacando el marco institucional dado por el Parecer No. 977/1965, conocido como Parecer Sucupira. Aunque data de 1965, en la década de 1930 el Decreto 19.851 / 1931, que creó el Estatuto Universitario Brasileño, se considera el inicio de los estudios de posgrado en el país. El MP comienza con la Ordenanza No. 7/2009, actualizada por la Ordenanza No. 17/2009. En 2011 se crea el Programa de Maestría Profesional para Docentes de Educación Básica (ProEB). El ProEF, vinculado al ProEB, comienza en 2018 y 2020 y finaliza la 1a promoción con 169 Maestros en Educación Física Escolar trabajando en Educación Básica y que utilizaron el campo de trabajo del docente, la escuela y su comunidad para los estudios, investigaciones e intervención de los MP.Palabras clave: Educación Física Escolar. Postgrado en Educación Física. Máster profesional. ProEF. ProEB.Resumo Neste estudo analisamos as contribuições dos mestrados profissionais (MP) para a formação dos professores apresentando a proposta do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF). Iniciamos com breve análise do Sistema de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil, destacando o marco institucional dado pelo Parecer nº 977/1965, conhecido como Parecer Sucupira. Embora datado de 1965, na década de 1930, o Decreto nº 19.851/1931, que criou o Estatuto das Universidades Brasileiras, é considerado o início da pós-graduação no país. O MP inicia com a Portaria nº 7/2009, atualizada pela Portaria nº 17/2009. Em 2011 é criado o Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB). O ProEF, vinculado ao ProEB, inicia em 2018 e, em 2020, finaliza a 1ª turma com 169 Mestres em Educação Física Escolar atuando na Educação Básica que utilizaram o campo de trabalho do professor, da escola e da sua comunidade para os estudos, pesquisas e intervenções dos MP.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Pós-Graduação em Educação Física. Mestrado Profissional. ProEF. ProEB. What a professional master of science may teach us: a proposal analysis Abstract This research has performed an analysis of the Professional Master of Science (PM) to enhance the development of teachers establishing a proposal of the Physical Education Professional Master of Science in Brazil (ProEF). We started out with a brief analysis of the Stricto Sensu Post-graduation in Brazil outstanding the institutional point referring to Institutional Act 977/1965, known as Sucupira Report. Although from 1965, the Institutional Act 19.851/1931, which created the Brazilian Universities decree is considered the beginning of Post-graduation in the country. The PM begins with the Institutional Act 7/2009, updated by Institutional Act 17/2009. In 2011, the Professional Master of Science Program for Basic Education Teachers (ProEB) is created. The ProEF, bound to ProEB, starts out in 2018 and in 2020 comes up with the first group with 169 Professional Master of Science in Physical Education working on basic education who made use of the work field of the teacher, school and its community for the studies, research and intervention of the Professional Master of Science.Keywords: Scholar Physical Education. Physical Education. Physical Education Professional Master of Science. ProEF. ProEB. Qué nos pueden enseñar los masters profesionales: análisis de una propuesta Resumen Este estudio analizó las contribuciones de las maestrías profesionales (MP) a la formación de docentes, presentando la propuesta del Programa de Maestría Profesional en Educación Física en la Red Nacional (ProEF). Comenzamos con un breve análisis del Sistema de Posgrado Stricto Sensu en Brasil, destacando el marco institucional dado por el Parecer No. 977/1965, conocido como Parecer Sucupira. Aunque data de 1965, en la década de 1930 el Decreto 19.851 / 1931, que creó el Estatuto Universitario Brasileño, se considera el inicio de los estudios de posgrado en el país. El MP comienza con la Ordenanza No. 7/2009, actualizada por la Ordenanza No. 17/2009. En 2011 se crea el Programa de Maestría Profesional para Docentes de Educación Básica (ProEB). El ProEF, vinculado al ProEB, comienza en 2018 y 2020 y finaliza la 1a promoción con 169 Maestros en Educación Física Escolar trabajando en Educación Básica y que utilizaron el campo de trabajo del docente, la escuela y su comunidad para los estudios, investigaciones e intervención de los MP.Palabras clave: Educación Física Escolar. Postgrado en Educación Física. Máster profesional. ProEF. ProEB.Resumo Neste estudo analisamos as contribuições dos mestrados profissionais (MP) para a formação dos professores apresentando a proposta do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF). Iniciamos com breve análise do Sistema de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil, destacando o marco institucional dado pelo Parecer nº 977/1965, conhecido como Parecer Sucupira. Embora datado de 1965, na década de 1930, o Decreto nº 19.851/1931, que criou o Estatuto das Universidades Brasileiras, é considerado o início da pós-graduação no país. O MP inicia com a Portaria nº 7/2009, atualizada pela Portaria nº 17/2009. Em 2011 é criado o Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB). O ProEF, vinculado ao ProEB, inicia em 2018 e, em 2020, finaliza a 1ª turma com 169 Mestres em Educação Física Escolar atuando na Educação Básica que utilizaram o campo de trabalho do professor, da escola e da sua comunidade para os estudos, pesquisas e intervenções dos MP.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Pós-Graduação em Educação Física. Mestrado Profissional. ProEF. ProEB. What a professional master of science may teach us: a proposal analysis Abstract This research has performed an analysis of the Professional Master of Science (PM) to enhance the development of teachers establishing a proposal of the Physical Education Professional Master of Science in Brazil (ProEF). We started out with a brief analysis of the Stricto Sensu Post-graduation in Brazil outstanding the institutional point referring to Institutional Act 977/1965, known as Sucupira Report. Although from 1965, the Institutional Act 19.851/1931, which created the Brazilian Universities decree is considered the beginning of Post-graduation in the country. The PM begins with the Institutional Act 7/2009, updated by Institutional Act 17/2009. In 2011, the Professional Master of Science Program for Basic Education Teachers (ProEB) is created. The ProEF, bound to ProEB, starts out in 2018 and in 2020 comes up with the first group with 169 Professional Master of Science in Physical Education working on basic education who made use of the work field of the teacher, school and its community for the studies, research and intervention of the Professional Master of Science.Keywords: Scholar Physical Education. Physical Education. Physical Education Professional Master of Science. ProEF. ProEB. Qué nos pueden enseñar los masters profesionales: análisis de una propuesta Resumen Este estudio analizó las contribuciones de las maestrías profesionales (MP) a la formación de docentes, presentando la propuesta del Programa de Maestría Profesional en Educación Física en la Red Nacional (ProEF). Comenzamos con un breve análisis del Sistema de Posgrado Stricto Sensu en Brasil, destacando el marco institucional dado por el Parecer No. 977/1965, conocido como Parecer Sucupira. Aunque data de 1965, en la década de 1930 el Decreto 19.851 / 1931, que creó el Estatuto Universitario Brasileño, se considera el inicio de los estudios de posgrado en el país. El MP comienza con la Ordenanza No. 7/2009, actualizada por la Ordenanza No. 17/2009. En 2011 se crea el Programa de Maestría Profesional para Docentes de Educación Básica (ProEB). El ProEF, vinculado al ProEB, comienza en 2018 y 2020 y finaliza la 1a promoción con 169 Maestros en Educación Física Escolar trabajando en Educación Básica y que utilizaron el campo de trabajo del docente, la escuela y su comunidad para los estudios, investigaciones e intervención de los MP.Palabras clave: Educación Física Escolar. Postgrado en Educación Física. Máster profesional. ProEF. ProEB.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2021-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p146-16110.29181/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p146-161MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 5 n. 1 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 146-161Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 5 No. 1 (2021): Motricities: Journal SPQMH; 146-161Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 5 Núm. 1 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 146-1612594-646310.29181/2594-6463-2021-v5-n1reponame:Motricidadesinstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p146-161/287http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p146-161/288Copyright (c) 2021 Denise Ivana de Paula Albuquerque, Maria Candida Soares Del-Masso, Andreia de Carvalho Lopes-Fujiharahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Denise Ivana de PaulaDel-Masso, Maria Candida SoaresLopes-Fujihara, Andreia de Carvalho2022-02-26T01:55:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/137Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T01:55:47Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv What a professional master of science may teach us: a proposal analysis
Qué nos pueden enseñar los masters profesionales: análisis de una propuesta
O que os mestrados profissionais têm a nos ensinar: análise de uma proposta
title What a professional master of science may teach us: a proposal analysis
spellingShingle What a professional master of science may teach us: a proposal analysis
Albuquerque, Denise Ivana de Paula
Educação Física Escolar
Pós-Graduação em Educação Física
Mestrado Profissional
ProEF
ProEB
Scholar Physical Education
Physical Education.
Physical Education Professional Master of Science
ProEF
ProEB
Educación Física Escolar
Postgrado en Educación Física
Máster Profesional
ProEF
ProEB
title_short What a professional master of science may teach us: a proposal analysis
title_full What a professional master of science may teach us: a proposal analysis
title_fullStr What a professional master of science may teach us: a proposal analysis
title_full_unstemmed What a professional master of science may teach us: a proposal analysis
title_sort What a professional master of science may teach us: a proposal analysis
author Albuquerque, Denise Ivana de Paula
author_facet Albuquerque, Denise Ivana de Paula
Del-Masso, Maria Candida Soares
Lopes-Fujihara, Andreia de Carvalho
author_role author
author2 Del-Masso, Maria Candida Soares
Lopes-Fujihara, Andreia de Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Denise Ivana de Paula
Del-Masso, Maria Candida Soares
Lopes-Fujihara, Andreia de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física Escolar
Pós-Graduação em Educação Física
Mestrado Profissional
ProEF
ProEB
Scholar Physical Education
Physical Education.
Physical Education Professional Master of Science
ProEF
ProEB
Educación Física Escolar
Postgrado en Educación Física
Máster Profesional
ProEF
ProEB
topic Educação Física Escolar
Pós-Graduação em Educação Física
Mestrado Profissional
ProEF
ProEB
Scholar Physical Education
Physical Education.
Physical Education Professional Master of Science
ProEF
ProEB
Educación Física Escolar
Postgrado en Educación Física
Máster Profesional
ProEF
ProEB
description Resumo Neste estudo analisamos as contribuições dos mestrados profissionais (MP) para a formação dos professores apresentando a proposta do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF). Iniciamos com breve análise do Sistema de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil, destacando o marco institucional dado pelo Parecer nº 977/1965, conhecido como Parecer Sucupira. Embora datado de 1965, na década de 1930, o Decreto nº 19.851/1931, que criou o Estatuto das Universidades Brasileiras, é considerado o início da pós-graduação no país. O MP inicia com a Portaria nº 7/2009, atualizada pela Portaria nº 17/2009. Em 2011 é criado o Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB). O ProEF, vinculado ao ProEB, inicia em 2018 e, em 2020, finaliza a 1ª turma com 169 Mestres em Educação Física Escolar atuando na Educação Básica que utilizaram o campo de trabalho do professor, da escola e da sua comunidade para os estudos, pesquisas e intervenções dos MP.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Pós-Graduação em Educação Física. Mestrado Profissional. ProEF. ProEB. What a professional master of science may teach us: a proposal analysis Abstract This research has performed an analysis of the Professional Master of Science (PM) to enhance the development of teachers establishing a proposal of the Physical Education Professional Master of Science in Brazil (ProEF). We started out with a brief analysis of the Stricto Sensu Post-graduation in Brazil outstanding the institutional point referring to Institutional Act 977/1965, known as Sucupira Report. Although from 1965, the Institutional Act 19.851/1931, which created the Brazilian Universities decree is considered the beginning of Post-graduation in the country. The PM begins with the Institutional Act 7/2009, updated by Institutional Act 17/2009. In 2011, the Professional Master of Science Program for Basic Education Teachers (ProEB) is created. The ProEF, bound to ProEB, starts out in 2018 and in 2020 comes up with the first group with 169 Professional Master of Science in Physical Education working on basic education who made use of the work field of the teacher, school and its community for the studies, research and intervention of the Professional Master of Science.Keywords: Scholar Physical Education. Physical Education. Physical Education Professional Master of Science. ProEF. ProEB. Qué nos pueden enseñar los masters profesionales: análisis de una propuesta Resumen Este estudio analizó las contribuciones de las maestrías profesionales (MP) a la formación de docentes, presentando la propuesta del Programa de Maestría Profesional en Educación Física en la Red Nacional (ProEF). Comenzamos con un breve análisis del Sistema de Posgrado Stricto Sensu en Brasil, destacando el marco institucional dado por el Parecer No. 977/1965, conocido como Parecer Sucupira. Aunque data de 1965, en la década de 1930 el Decreto 19.851 / 1931, que creó el Estatuto Universitario Brasileño, se considera el inicio de los estudios de posgrado en el país. El MP comienza con la Ordenanza No. 7/2009, actualizada por la Ordenanza No. 17/2009. En 2011 se crea el Programa de Maestría Profesional para Docentes de Educación Básica (ProEB). El ProEF, vinculado al ProEB, comienza en 2018 y 2020 y finaliza la 1a promoción con 169 Maestros en Educación Física Escolar trabajando en Educación Básica y que utilizaron el campo de trabajo del docente, la escuela y su comunidad para los estudios, investigaciones e intervención de los MP.Palabras clave: Educación Física Escolar. Postgrado en Educación Física. Máster profesional. ProEF. ProEB.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p146-161
10.29181/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p146-161
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p146-161
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p146-161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p146-161/287
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p146-161/288
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 5 n. 1 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 146-161
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 5 No. 1 (2021): Motricities: Journal SPQMH; 146-161
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 5 Núm. 1 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 146-161
2594-6463
10.29181/2594-6463-2021-v5-n1
reponame:Motricidades
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades
collection Motricidades
repository.name.fl_str_mv Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1797231720418770944