Educação Física inclusiva e suas implicações na escola: pontos e contrapontos no olhar para a deficiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/204640 |
Resumo: | Movidos pela proposta do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF e na intenção de problematizar questões do contexto educacional da rede escolar, fomos impulsionados para a realização de reflexão sobre os aspectos que gravitam em torno da Educação Física Inclusiva. A fundamentação teórica da Educação Inclusiva é substancial dentro da área acadêmica, todavia, em muitos momentos esses decretos, leis e documentos não estabelecem diálogo harmônico e efetivo com a intervenção prática dos professores de Educação Física que trabalham com estudantes com deficiência. Avaliamos nos relatos dos docentes pesquisados certa dicotomia entre essa teoria e as práticas corporais, estabelecendo-se lacuna entre os estudos de preparação e a vida profissional escolar, sobretudo devido à complexidade e a demanda do atendimento dos estudantes com deficiência no contexto da escola. Devido à crescente evolução da demanda do número de estudantes com deficiência matriculados na escola, é fundamental que a formação acadêmica dos docentes acompanhe o desenvolvimento do processo inclusivo para adequar e atender efetivamente às necessidades desse grupo de estudantes. Entretanto, a questão central é: qual o caminho para que a formação dos professores seja instrumentalizada e realizada para proporcionar ações profissionais corretas e eficientes em uma escola aberta à diversidade e comprometida com o desenvolvimento integral de todos os estudantes? Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo consistiu em identificar junto aos professores de Educação Física, regularmente lotados na rede municipal de educação de uma cidade do litoral sul paulista, a formação recebida em suas graduações para o atendimento a estudantes com deficiência em suas aulas de educação física, suas dificuldades, as soluções realizadas no que diz respeito aos aspectos atitudinais, conceituais e procedimentais em sua prática cotidiana de aula, assim como, apontar sugestões a partir das situações vivenciadas. O delineamento metodológico deste estudo seguiu o modelo de pesquisa qualitativa e quantitativa e o método utilizado para coleta de dados foi composto de um questionário com questões abertas e fechadas direcionadas aos professores. Os resultados apurados demonstraram fragilidade na formação acadêmica no âmbito da graduação em relação à Educação Física Inclusiva, sugerindo a importância de capacitações e formações continuadas sobre essa temática. Assim, como parte do estudo, construímos o material pedagógico educacional intitulado Educação Física Inclusiva: caminhos para uma prática coletiva, como suporte aos professores em suas atividades profissionais em Educação Física Escolar no atendimento de todos os estudantes, inclusive aqueles com deficiência. |
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Educação Física inclusiva e suas implicações na escola: pontos e contrapontos no olhar para a deficiênciaInclusive Physical Education and its implications for school work: points and counterpoints by looking at disabilities.Educação física InclusivaEducação física escolarEstudantes com deficiênciaProEFCapacitação de professores em educação física inclusivaSchool physical educationInclusive physical educationDisabled studentsInclusive physical education tearchers’ trainingMovidos pela proposta do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF e na intenção de problematizar questões do contexto educacional da rede escolar, fomos impulsionados para a realização de reflexão sobre os aspectos que gravitam em torno da Educação Física Inclusiva. A fundamentação teórica da Educação Inclusiva é substancial dentro da área acadêmica, todavia, em muitos momentos esses decretos, leis e documentos não estabelecem diálogo harmônico e efetivo com a intervenção prática dos professores de Educação Física que trabalham com estudantes com deficiência. Avaliamos nos relatos dos docentes pesquisados certa dicotomia entre essa teoria e as práticas corporais, estabelecendo-se lacuna entre os estudos de preparação e a vida profissional escolar, sobretudo devido à complexidade e a demanda do atendimento dos estudantes com deficiência no contexto da escola. Devido à crescente evolução da demanda do número de estudantes com deficiência matriculados na escola, é fundamental que a formação acadêmica dos docentes acompanhe o desenvolvimento do processo inclusivo para adequar e atender efetivamente às necessidades desse grupo de estudantes. Entretanto, a questão central é: qual o caminho para que a formação dos professores seja instrumentalizada e realizada para proporcionar ações profissionais corretas e eficientes em uma escola aberta à diversidade e comprometida com o desenvolvimento integral de todos os estudantes? Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo consistiu em identificar junto aos professores de Educação Física, regularmente lotados na rede municipal de educação de uma cidade do litoral sul paulista, a formação recebida em suas graduações para o atendimento a estudantes com deficiência em suas aulas de educação física, suas dificuldades, as soluções realizadas no que diz respeito aos aspectos atitudinais, conceituais e procedimentais em sua prática cotidiana de aula, assim como, apontar sugestões a partir das situações vivenciadas. O delineamento metodológico deste estudo seguiu o modelo de pesquisa qualitativa e quantitativa e o método utilizado para coleta de dados foi composto de um questionário com questões abertas e fechadas direcionadas aos professores. Os resultados apurados demonstraram fragilidade na formação acadêmica no âmbito da graduação em relação à Educação Física Inclusiva, sugerindo a importância de capacitações e formações continuadas sobre essa temática. Assim, como parte do estudo, construímos o material pedagógico educacional intitulado Educação Física Inclusiva: caminhos para uma prática coletiva, como suporte aos professores em suas atividades profissionais em Educação Física Escolar no atendimento de todos os estudantes, inclusive aqueles com deficiência.Moved by the proposal of the Professional Master's Degree in Physical Education in the National Network – ProEF and in the intention of problematizing issues in the educational context of the school network, we were encouraged to conduct a reflection on the aspects that gravitate around Inclusive Physical Education. The theoretical foundation of Inclusive Education is substantial within the academic area, however, in many instances these decrees, laws and documents do not establish a harmonious and effective dialogue with the practical intervention of Physical Education teachers who work with students with disabilities. We evaluated in the reports of the researched teachers a certain dichotomy between this theory and the corporal practices, establishing a gap between the preparation studies and the school professional life, mainly due to the complexity and the demand of attending students with disabilities in the school context. Due to the growing evolution of the demand for the number of students with disabilities enrolled in the school, it is essential that the academic training of teachers accompany the development of the inclusive process to adequately adapt and meet the needs of this group of students. However, the central question is: what is the way for teacher training to be instrumentalized and carried out to provide correct and efficient professional actions in a school open to diversity and committed to the integral development of all students? In this perspective, the objective of this study was to identify, together with Physical Education teachers, regularly assigned to the municipal education network of a city on the south coast of Sao Paulo, the training received in their graduations to attend students with disabilities in their education classes. physical, its difficulties, the solutions made with regard to attitudinal, conceptual and procedural aspects in its daily classroom practice, as well as pointing out suggestions from the situations experienced. The methodological design of this study followed the model of qualitative and quantitative research and the method used for data collection was composed of a questionnaire with open and closed questions addressed to teachers. The results obtained showed weakness in academic training in the context of undergraduate courses in relation to Inclusive Physical Education, suggesting the importance of training and continuing education on this theme. Thus, as part of the study, we built the educational pedagogical material entitled Inclusive Physical Education: paths for a collective practice, as support for teachers in their professional activities in School Physical Education in the care of all students, including those with disabilities.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Del-Masso, Maria Candida Soares [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pires, Vasco Filipe Moreira2021-05-11T13:29:48Z2021-05-11T13:29:48Z2020-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20464033004137068P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-20T06:19:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204640Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:48:55.194592Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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