Cultura corporal: influências das redes sociais virtuais sobre as compreensões de estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fábio Souza de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Cláudio Márcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p142-155
Resumo: Resumo O presente estudo teve como objetivo analisar as possíveis influências das redes sociais sobre as compreensões dos estudantes da educação básica a respeito dos elementos da cultura corporal. Participaram da pesquisa cento e vinte e oito alunos do ensino fundamental II, de uma escola pública estadual da cidade de Feira de Santana. Verificamos neste estudo a presença de um modelo de voleibol que foi instituído antes mesmo do tratamento pedagógico do voleibol na escola, o voleibol midiático, de alto rendimento. Conclui-se que, através da abordagem mídia-educativa, é possível propor resistência às construções fragmentadas propostas pelas mídias, particularmente pelas redes sociais virtuais, a respeito dos elementos da Educação Física.Palavras-chave: Mídia-Educação. Educação Física Escolar. Redes Sociais Virtuais. Body culture: influences of virtual social networks about the students understanding Abstract This study aimed to analyze the possible influences of social networks about the Basic Education students understanding regarding the elements of body culture. One hundred twenty-eight elementary school students from a state public school in the city of Feira de Santana participated in the research. In this study, we verified the presence of a volleyball model that was instituted even before the pedagogical treatment of volleyball at school, high-performance media volleyball. It was concluded that, through the media-educational approach, it is possible to propose resistance to the fragmented constructions proposed by the media, particularly through virtual social networks, regarding the elements of Physical Education.Keywords: Media-Education. School Physical Education. Virtual Social Networks. Cultura corporal: influencias de las redes sociales virtuales en la comprensión de los estudiantes Resumen Este estudio tuvo como objetivo analizar las posibles influencias de las redes sociales en la comprensión de los estudiantes de Educación Básica con respecto a los elementos de la cultura corporal. Ciento veintiocho estudiantes de primaria de una escuela pública estatal en la ciudad de Feira de Santana participaron en la investigación. En este estudio, verificamos la presencia de un modelo de voleibol que se instituyó incluso antes del tratamiento pedagógico del voleibol en la escuela, voleibol mediático de alto rendimiento. Concluimos que, a través del enfoque mediático-educativo, es posible proponer resistencia a las construcciones fragmentadas propuestas por los medios, particularmente a través de redes sociales virtuales, con respecto a los elementos de la Educación Física.Palabras clave: Média-Educación. Educación Física Escolar. Redes Sociales Virtuales.
id SPQMH_a62208df7e38a99e07a1c2f9b3806b61
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/83
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository_id_str
spelling Cultura corporal: influências das redes sociais virtuais sobre as compreensões de estudantesBody culture: influences of virtual social networks about the students understandingCultura corporal: influencias de las redes sociales virtuales en la comprensión de los estudiantesMedia-EducationSchool Physical EducationVirtual Social NetworksMídia-EducaçãoEducação Física EscolarRedes Sociais VirtuaisMédia-EducaciónEducación Física EscolarRedes Sociales VirtualesResumo O presente estudo teve como objetivo analisar as possíveis influências das redes sociais sobre as compreensões dos estudantes da educação básica a respeito dos elementos da cultura corporal. Participaram da pesquisa cento e vinte e oito alunos do ensino fundamental II, de uma escola pública estadual da cidade de Feira de Santana. Verificamos neste estudo a presença de um modelo de voleibol que foi instituído antes mesmo do tratamento pedagógico do voleibol na escola, o voleibol midiático, de alto rendimento. Conclui-se que, através da abordagem mídia-educativa, é possível propor resistência às construções fragmentadas propostas pelas mídias, particularmente pelas redes sociais virtuais, a respeito dos elementos da Educação Física.Palavras-chave: Mídia-Educação. Educação Física Escolar. Redes Sociais Virtuais. Body culture: influences of virtual social networks about the students understanding Abstract This study aimed to analyze the possible influences of social networks about the Basic Education students understanding regarding the elements of body culture. One hundred twenty-eight elementary school students from a state public school in the city of Feira de Santana participated in the research. In this study, we verified the presence of a volleyball model that was instituted even before the pedagogical treatment of volleyball at school, high-performance media volleyball. It was concluded that, through the media-educational approach, it is possible to propose resistance to the fragmented constructions proposed by the media, particularly through virtual social networks, regarding the elements of Physical Education.Keywords: Media-Education. School Physical Education. Virtual Social Networks. Cultura corporal: influencias de las redes sociales virtuales en la comprensión de los estudiantes Resumen Este estudio tuvo como objetivo analizar las posibles influencias de las redes sociales en la comprensión de los estudiantes de Educación Básica con respecto a los elementos de la cultura corporal. Ciento veintiocho estudiantes de primaria de una escuela pública estatal en la ciudad de Feira de Santana participaron en la investigación. En este estudio, verificamos la presencia de un modelo de voleibol que se instituyó incluso antes del tratamiento pedagógico del voleibol en la escuela, voleibol mediático de alto rendimiento. Concluimos que, a través del enfoque mediático-educativo, es posible proponer resistencia a las construcciones fragmentadas propuestas por los medios, particularmente a través de redes sociales virtuales, con respecto a los elementos de la Educación Física.Palabras clave: Média-Educación. Educación Física Escolar. Redes Sociales Virtuales.Resumo O presente estudo teve como objetivo analisar as possíveis influências das redes sociais sobre as compreensões dos estudantes da educação básica a respeito dos elementos da cultura corporal. Participaram da pesquisa cento e vinte e oito alunos do ensino fundamental II, de uma escola pública estadual da cidade de Feira de Santana. Verificamos neste estudo a presença de um modelo de voleibol que foi instituído antes mesmo do tratamento pedagógico do voleibol na escola, o voleibol midiático, de alto rendimento. Conclui-se que, através da abordagem mídia-educativa, é possível propor resistência às construções fragmentadas propostas pelas mídias, particularmente pelas redes sociais virtuais, a respeito dos elementos da Educação Física.Palavras-chave: Mídia-Educação. Educação Física Escolar. Redes Sociais Virtuais. Body culture: influences of virtual social networks about the students understanding Abstract This study aimed to analyze the possible influences of social networks about the Basic Education students understanding regarding the elements of body culture. One hundred twenty-eight elementary school students from a state public school in the city of Feira de Santana participated in the research. In this study, we verified the presence of a volleyball model that was instituted even before the pedagogical treatment of volleyball at school, high-performance media volleyball. It was concluded that, through the media-educational approach, it is possible to propose resistance to the fragmented constructions proposed by the media, particularly through virtual social networks, regarding the elements of Physical Education.Keywords: Media-Education. School Physical Education. Virtual Social Networks. Cultura corporal: influencias de las redes sociales virtuales en la comprensión de los estudiantes Resumen Este estudio tuvo como objetivo analizar las posibles influencias de las redes sociales en la comprensión de los estudiantes de Educación Básica con respecto a los elementos de la cultura corporal. Ciento veintiocho estudiantes de primaria de una escuela pública estatal en la ciudad de Feira de Santana participaron en la investigación. En este estudio, verificamos la presencia de un modelo de voleibol que se instituyó incluso antes del tratamiento pedagógico del voleibol en la escuela, voleibol mediático de alto rendimiento. Concluimos que, a través del enfoque mediático-educativo, es posible proponer resistencia a las construcciones fragmentadas propuestas por los medios, particularmente a través de redes sociales virtuales, con respecto a los elementos de la Educación Física.Palabras clave: Média-Educación. Educación Física Escolar. Redes Sociales Virtuales.Resumo O presente estudo teve como objetivo analisar as possíveis influências das redes sociais sobre as compreensões dos estudantes da educação básica a respeito dos elementos da cultura corporal. Participaram da pesquisa cento e vinte e oito alunos do ensino fundamental II, de uma escola pública estadual da cidade de Feira de Santana. Verificamos neste estudo a presença de um modelo de voleibol que foi instituído antes mesmo do tratamento pedagógico do voleibol na escola, o voleibol midiático, de alto rendimento. Conclui-se que, através da abordagem mídia-educativa, é possível propor resistência às construções fragmentadas propostas pelas mídias, particularmente pelas redes sociais virtuais, a respeito dos elementos da Educação Física.Palavras-chave: Mídia-Educação. Educação Física Escolar. Redes Sociais Virtuais. Body culture: influences of virtual social networks about the students understanding Abstract This study aimed to analyze the possible influences of social networks about the Basic Education students understanding regarding the elements of body culture. One hundred twenty-eight elementary school students from a state public school in the city of Feira de Santana participated in the research. In this study, we verified the presence of a volleyball model that was instituted even before the pedagogical treatment of volleyball at school, high-performance media volleyball. It was concluded that, through the media-educational approach, it is possible to propose resistance to the fragmented constructions proposed by the media, particularly through virtual social networks, regarding the elements of Physical Education.Keywords: Media-Education. School Physical Education. Virtual Social Networks. Cultura corporal: influencias de las redes sociales virtuales en la comprensión de los estudiantes Resumen Este estudio tuvo como objetivo analizar las posibles influencias de las redes sociales en la comprensión de los estudiantes de Educación Básica con respecto a los elementos de la cultura corporal. Ciento veintiocho estudiantes de primaria de una escuela pública estatal en la ciudad de Feira de Santana participaron en la investigación. En este estudio, verificamos la presencia de un modelo de voleibol que se instituyó incluso antes del tratamiento pedagógico del voleibol en la escuela, voleibol mediático de alto rendimiento. Concluimos que, a través del enfoque mediático-educativo, es posible proponer resistencia a las construcciones fragmentadas propuestas por los medios, particularmente a través de redes sociales virtuales, con respecto a los elementos de la Educación Física.Palabras clave: Média-Educación. Educación Física Escolar. Redes Sociales Virtuales.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p142-15510.29181/2594-6463-2020-v4-n2-p142-155MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 4 n. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 142-155Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 4 No. 2 (2020): Motricities: Journal SPQMH; 142-155Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 142-1552594-646310.29181/2594-6463-2020-v4-n2reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p142-155/pdfhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p142-155/htmlCopyright (c) 2020 Fábio Souza de Oliveira, Cláudio Márcio Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Fábio Souza deOliveira, Cláudio Márcio2022-02-26T03:21:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/83Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T03:21:41Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura corporal: influências das redes sociais virtuais sobre as compreensões de estudantes
Body culture: influences of virtual social networks about the students understanding
Cultura corporal: influencias de las redes sociales virtuales en la comprensión de los estudiantes
title Cultura corporal: influências das redes sociais virtuais sobre as compreensões de estudantes
spellingShingle Cultura corporal: influências das redes sociais virtuais sobre as compreensões de estudantes
Oliveira, Fábio Souza de
Media-Education
School Physical Education
Virtual Social Networks
Mídia-Educação
Educação Física Escolar
Redes Sociais Virtuais
Média-Educación
Educación Física Escolar
Redes Sociales Virtuales
title_short Cultura corporal: influências das redes sociais virtuais sobre as compreensões de estudantes
title_full Cultura corporal: influências das redes sociais virtuais sobre as compreensões de estudantes
title_fullStr Cultura corporal: influências das redes sociais virtuais sobre as compreensões de estudantes
title_full_unstemmed Cultura corporal: influências das redes sociais virtuais sobre as compreensões de estudantes
title_sort Cultura corporal: influências das redes sociais virtuais sobre as compreensões de estudantes
author Oliveira, Fábio Souza de
author_facet Oliveira, Fábio Souza de
Oliveira, Cláudio Márcio
author_role author
author2 Oliveira, Cláudio Márcio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fábio Souza de
Oliveira, Cláudio Márcio
dc.subject.por.fl_str_mv Media-Education
School Physical Education
Virtual Social Networks
Mídia-Educação
Educação Física Escolar
Redes Sociais Virtuais
Média-Educación
Educación Física Escolar
Redes Sociales Virtuales
topic Media-Education
School Physical Education
Virtual Social Networks
Mídia-Educação
Educação Física Escolar
Redes Sociais Virtuais
Média-Educación
Educación Física Escolar
Redes Sociales Virtuales
description Resumo O presente estudo teve como objetivo analisar as possíveis influências das redes sociais sobre as compreensões dos estudantes da educação básica a respeito dos elementos da cultura corporal. Participaram da pesquisa cento e vinte e oito alunos do ensino fundamental II, de uma escola pública estadual da cidade de Feira de Santana. Verificamos neste estudo a presença de um modelo de voleibol que foi instituído antes mesmo do tratamento pedagógico do voleibol na escola, o voleibol midiático, de alto rendimento. Conclui-se que, através da abordagem mídia-educativa, é possível propor resistência às construções fragmentadas propostas pelas mídias, particularmente pelas redes sociais virtuais, a respeito dos elementos da Educação Física.Palavras-chave: Mídia-Educação. Educação Física Escolar. Redes Sociais Virtuais. Body culture: influences of virtual social networks about the students understanding Abstract This study aimed to analyze the possible influences of social networks about the Basic Education students understanding regarding the elements of body culture. One hundred twenty-eight elementary school students from a state public school in the city of Feira de Santana participated in the research. In this study, we verified the presence of a volleyball model that was instituted even before the pedagogical treatment of volleyball at school, high-performance media volleyball. It was concluded that, through the media-educational approach, it is possible to propose resistance to the fragmented constructions proposed by the media, particularly through virtual social networks, regarding the elements of Physical Education.Keywords: Media-Education. School Physical Education. Virtual Social Networks. Cultura corporal: influencias de las redes sociales virtuales en la comprensión de los estudiantes Resumen Este estudio tuvo como objetivo analizar las posibles influencias de las redes sociales en la comprensión de los estudiantes de Educación Básica con respecto a los elementos de la cultura corporal. Ciento veintiocho estudiantes de primaria de una escuela pública estatal en la ciudad de Feira de Santana participaron en la investigación. En este estudio, verificamos la presencia de un modelo de voleibol que se instituyó incluso antes del tratamiento pedagógico del voleibol en la escuela, voleibol mediático de alto rendimiento. Concluimos que, a través del enfoque mediático-educativo, es posible proponer resistencia a las construcciones fragmentadas propuestas por los medios, particularmente a través de redes sociales virtuales, con respecto a los elementos de la Educación Física.Palabras clave: Média-Educación. Educación Física Escolar. Redes Sociales Virtuales.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p142-155
10.29181/2594-6463-2020-v4-n2-p142-155
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p142-155
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2020-v4-n2-p142-155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p142-155/pdf
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p142-155/html
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Fábio Souza de Oliveira, Cláudio Márcio Oliveira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Fábio Souza de Oliveira, Cláudio Márcio Oliveira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 4 n. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 142-155
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 4 No. 2 (2020): Motricities: Journal SPQMH; 142-155
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 142-155
2594-6463
10.29181/2594-6463-2020-v4-n2
reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
collection Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository.name.fl_str_mv Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1808858872976244736