Cultura corporal: influências das redes sociais virtuais sobre as compreensões de estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
Texto Completo: | http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p142-155 |
Resumo: | Resumo O presente estudo teve como objetivo analisar as possíveis influências das redes sociais sobre as compreensões dos estudantes da educação básica a respeito dos elementos da cultura corporal. Participaram da pesquisa cento e vinte e oito alunos do ensino fundamental II, de uma escola pública estadual da cidade de Feira de Santana. Verificamos neste estudo a presença de um modelo de voleibol que foi instituído antes mesmo do tratamento pedagógico do voleibol na escola, o voleibol midiático, de alto rendimento. Conclui-se que, através da abordagem mídia-educativa, é possível propor resistência às construções fragmentadas propostas pelas mídias, particularmente pelas redes sociais virtuais, a respeito dos elementos da Educação Física.Palavras-chave: Mídia-Educação. Educação Física Escolar. Redes Sociais Virtuais. Body culture: influences of virtual social networks about the students understanding Abstract This study aimed to analyze the possible influences of social networks about the Basic Education students understanding regarding the elements of body culture. One hundred twenty-eight elementary school students from a state public school in the city of Feira de Santana participated in the research. In this study, we verified the presence of a volleyball model that was instituted even before the pedagogical treatment of volleyball at school, high-performance media volleyball. It was concluded that, through the media-educational approach, it is possible to propose resistance to the fragmented constructions proposed by the media, particularly through virtual social networks, regarding the elements of Physical Education.Keywords: Media-Education. School Physical Education. Virtual Social Networks. Cultura corporal: influencias de las redes sociales virtuales en la comprensión de los estudiantes Resumen Este estudio tuvo como objetivo analizar las posibles influencias de las redes sociales en la comprensión de los estudiantes de Educación Básica con respecto a los elementos de la cultura corporal. Ciento veintiocho estudiantes de primaria de una escuela pública estatal en la ciudad de Feira de Santana participaron en la investigación. En este estudio, verificamos la presencia de un modelo de voleibol que se instituyó incluso antes del tratamiento pedagógico del voleibol en la escuela, voleibol mediático de alto rendimiento. Concluimos que, a través del enfoque mediático-educativo, es posible proponer resistencia a las construcciones fragmentadas propuestas por los medios, particularmente a través de redes sociales virtuales, con respecto a los elementos de la Educación Física.Palabras clave: Média-Educación. Educación Física Escolar. Redes Sociales Virtuales. |
id |
SPQMH_a62208df7e38a99e07a1c2f9b3806b61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/83 |
network_acronym_str |
SPQMH |
network_name_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura corporal: influências das redes sociais virtuais sobre as compreensões de estudantesBody culture: influences of virtual social networks about the students understandingCultura corporal: influencias de las redes sociales virtuales en la comprensión de los estudiantesMedia-EducationSchool Physical EducationVirtual Social NetworksMídia-EducaçãoEducação Física EscolarRedes Sociais VirtuaisMédia-EducaciónEducación Física EscolarRedes Sociales VirtualesResumo O presente estudo teve como objetivo analisar as possíveis influências das redes sociais sobre as compreensões dos estudantes da educação básica a respeito dos elementos da cultura corporal. Participaram da pesquisa cento e vinte e oito alunos do ensino fundamental II, de uma escola pública estadual da cidade de Feira de Santana. Verificamos neste estudo a presença de um modelo de voleibol que foi instituído antes mesmo do tratamento pedagógico do voleibol na escola, o voleibol midiático, de alto rendimento. Conclui-se que, através da abordagem mídia-educativa, é possível propor resistência às construções fragmentadas propostas pelas mídias, particularmente pelas redes sociais virtuais, a respeito dos elementos da Educação Física.Palavras-chave: Mídia-Educação. Educação Física Escolar. Redes Sociais Virtuais. Body culture: influences of virtual social networks about the students understanding Abstract This study aimed to analyze the possible influences of social networks about the Basic Education students understanding regarding the elements of body culture. One hundred twenty-eight elementary school students from a state public school in the city of Feira de Santana participated in the research. In this study, we verified the presence of a volleyball model that was instituted even before the pedagogical treatment of volleyball at school, high-performance media volleyball. It was concluded that, through the media-educational approach, it is possible to propose resistance to the fragmented constructions proposed by the media, particularly through virtual social networks, regarding the elements of Physical Education.Keywords: Media-Education. School Physical Education. Virtual Social Networks. Cultura corporal: influencias de las redes sociales virtuales en la comprensión de los estudiantes Resumen Este estudio tuvo como objetivo analizar las posibles influencias de las redes sociales en la comprensión de los estudiantes de Educación Básica con respecto a los elementos de la cultura corporal. Ciento veintiocho estudiantes de primaria de una escuela pública estatal en la ciudad de Feira de Santana participaron en la investigación. En este estudio, verificamos la presencia de un modelo de voleibol que se instituyó incluso antes del tratamiento pedagógico del voleibol en la escuela, voleibol mediático de alto rendimiento. Concluimos que, a través del enfoque mediático-educativo, es posible proponer resistencia a las construcciones fragmentadas propuestas por los medios, particularmente a través de redes sociales virtuales, con respecto a los elementos de la Educación Física.Palabras clave: Média-Educación. Educación Física Escolar. Redes Sociales Virtuales.Resumo O presente estudo teve como objetivo analisar as possíveis influências das redes sociais sobre as compreensões dos estudantes da educação básica a respeito dos elementos da cultura corporal. Participaram da pesquisa cento e vinte e oito alunos do ensino fundamental II, de uma escola pública estadual da cidade de Feira de Santana. Verificamos neste estudo a presença de um modelo de voleibol que foi instituído antes mesmo do tratamento pedagógico do voleibol na escola, o voleibol midiático, de alto rendimento. Conclui-se que, através da abordagem mídia-educativa, é possível propor resistência às construções fragmentadas propostas pelas mídias, particularmente pelas redes sociais virtuais, a respeito dos elementos da Educação Física.Palavras-chave: Mídia-Educação. Educação Física Escolar. Redes Sociais Virtuais. Body culture: influences of virtual social networks about the students understanding Abstract This study aimed to analyze the possible influences of social networks about the Basic Education students understanding regarding the elements of body culture. One hundred twenty-eight elementary school students from a state public school in the city of Feira de Santana participated in the research. In this study, we verified the presence of a volleyball model that was instituted even before the pedagogical treatment of volleyball at school, high-performance media volleyball. It was concluded that, through the media-educational approach, it is possible to propose resistance to the fragmented constructions proposed by the media, particularly through virtual social networks, regarding the elements of Physical Education.Keywords: Media-Education. School Physical Education. Virtual Social Networks. Cultura corporal: influencias de las redes sociales virtuales en la comprensión de los estudiantes Resumen Este estudio tuvo como objetivo analizar las posibles influencias de las redes sociales en la comprensión de los estudiantes de Educación Básica con respecto a los elementos de la cultura corporal. Ciento veintiocho estudiantes de primaria de una escuela pública estatal en la ciudad de Feira de Santana participaron en la investigación. En este estudio, verificamos la presencia de un modelo de voleibol que se instituyó incluso antes del tratamiento pedagógico del voleibol en la escuela, voleibol mediático de alto rendimiento. Concluimos que, a través del enfoque mediático-educativo, es posible proponer resistencia a las construcciones fragmentadas propuestas por los medios, particularmente a través de redes sociales virtuales, con respecto a los elementos de la Educación Física.Palabras clave: Média-Educación. Educación Física Escolar. Redes Sociales Virtuales.Resumo O presente estudo teve como objetivo analisar as possíveis influências das redes sociais sobre as compreensões dos estudantes da educação básica a respeito dos elementos da cultura corporal. Participaram da pesquisa cento e vinte e oito alunos do ensino fundamental II, de uma escola pública estadual da cidade de Feira de Santana. Verificamos neste estudo a presença de um modelo de voleibol que foi instituído antes mesmo do tratamento pedagógico do voleibol na escola, o voleibol midiático, de alto rendimento. Conclui-se que, através da abordagem mídia-educativa, é possível propor resistência às construções fragmentadas propostas pelas mídias, particularmente pelas redes sociais virtuais, a respeito dos elementos da Educação Física.Palavras-chave: Mídia-Educação. Educação Física Escolar. Redes Sociais Virtuais. Body culture: influences of virtual social networks about the students understanding Abstract This study aimed to analyze the possible influences of social networks about the Basic Education students understanding regarding the elements of body culture. One hundred twenty-eight elementary school students from a state public school in the city of Feira de Santana participated in the research. In this study, we verified the presence of a volleyball model that was instituted even before the pedagogical treatment of volleyball at school, high-performance media volleyball. It was concluded that, through the media-educational approach, it is possible to propose resistance to the fragmented constructions proposed by the media, particularly through virtual social networks, regarding the elements of Physical Education.Keywords: Media-Education. School Physical Education. Virtual Social Networks. Cultura corporal: influencias de las redes sociales virtuales en la comprensión de los estudiantes Resumen Este estudio tuvo como objetivo analizar las posibles influencias de las redes sociales en la comprensión de los estudiantes de Educación Básica con respecto a los elementos de la cultura corporal. Ciento veintiocho estudiantes de primaria de una escuela pública estatal en la ciudad de Feira de Santana participaron en la investigación. En este estudio, verificamos la presencia de un modelo de voleibol que se instituyó incluso antes del tratamiento pedagógico del voleibol en la escuela, voleibol mediático de alto rendimiento. Concluimos que, a través del enfoque mediático-educativo, es posible proponer resistencia a las construcciones fragmentadas propuestas por los medios, particularmente a través de redes sociales virtuales, con respecto a los elementos de la Educación Física.Palabras clave: Média-Educación. Educación Física Escolar. Redes Sociales Virtuales.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p142-15510.29181/2594-6463-2020-v4-n2-p142-155MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 4 n. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 142-155Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 4 No. 2 (2020): Motricities: Journal SPQMH; 142-155Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 142-1552594-646310.29181/2594-6463-2020-v4-n2reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p142-155/pdfhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p142-155/htmlCopyright (c) 2020 Fábio Souza de Oliveira, Cláudio Márcio Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Fábio Souza deOliveira, Cláudio Márcio2022-02-26T03:21:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/83Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T03:21:41Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura corporal: influências das redes sociais virtuais sobre as compreensões de estudantes Body culture: influences of virtual social networks about the students understanding Cultura corporal: influencias de las redes sociales virtuales en la comprensión de los estudiantes |
title |
Cultura corporal: influências das redes sociais virtuais sobre as compreensões de estudantes |
spellingShingle |
Cultura corporal: influências das redes sociais virtuais sobre as compreensões de estudantes Oliveira, Fábio Souza de Media-Education School Physical Education Virtual Social Networks Mídia-Educação Educação Física Escolar Redes Sociais Virtuais Média-Educación Educación Física Escolar Redes Sociales Virtuales |
title_short |
Cultura corporal: influências das redes sociais virtuais sobre as compreensões de estudantes |
title_full |
Cultura corporal: influências das redes sociais virtuais sobre as compreensões de estudantes |
title_fullStr |
Cultura corporal: influências das redes sociais virtuais sobre as compreensões de estudantes |
title_full_unstemmed |
Cultura corporal: influências das redes sociais virtuais sobre as compreensões de estudantes |
title_sort |
Cultura corporal: influências das redes sociais virtuais sobre as compreensões de estudantes |
author |
Oliveira, Fábio Souza de |
author_facet |
Oliveira, Fábio Souza de Oliveira, Cláudio Márcio |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Cláudio Márcio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Fábio Souza de Oliveira, Cláudio Márcio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Media-Education School Physical Education Virtual Social Networks Mídia-Educação Educação Física Escolar Redes Sociais Virtuais Média-Educación Educación Física Escolar Redes Sociales Virtuales |
topic |
Media-Education School Physical Education Virtual Social Networks Mídia-Educação Educação Física Escolar Redes Sociais Virtuais Média-Educación Educación Física Escolar Redes Sociales Virtuales |
description |
Resumo O presente estudo teve como objetivo analisar as possíveis influências das redes sociais sobre as compreensões dos estudantes da educação básica a respeito dos elementos da cultura corporal. Participaram da pesquisa cento e vinte e oito alunos do ensino fundamental II, de uma escola pública estadual da cidade de Feira de Santana. Verificamos neste estudo a presença de um modelo de voleibol que foi instituído antes mesmo do tratamento pedagógico do voleibol na escola, o voleibol midiático, de alto rendimento. Conclui-se que, através da abordagem mídia-educativa, é possível propor resistência às construções fragmentadas propostas pelas mídias, particularmente pelas redes sociais virtuais, a respeito dos elementos da Educação Física.Palavras-chave: Mídia-Educação. Educação Física Escolar. Redes Sociais Virtuais. Body culture: influences of virtual social networks about the students understanding Abstract This study aimed to analyze the possible influences of social networks about the Basic Education students understanding regarding the elements of body culture. One hundred twenty-eight elementary school students from a state public school in the city of Feira de Santana participated in the research. In this study, we verified the presence of a volleyball model that was instituted even before the pedagogical treatment of volleyball at school, high-performance media volleyball. It was concluded that, through the media-educational approach, it is possible to propose resistance to the fragmented constructions proposed by the media, particularly through virtual social networks, regarding the elements of Physical Education.Keywords: Media-Education. School Physical Education. Virtual Social Networks. Cultura corporal: influencias de las redes sociales virtuales en la comprensión de los estudiantes Resumen Este estudio tuvo como objetivo analizar las posibles influencias de las redes sociales en la comprensión de los estudiantes de Educación Básica con respecto a los elementos de la cultura corporal. Ciento veintiocho estudiantes de primaria de una escuela pública estatal en la ciudad de Feira de Santana participaron en la investigación. En este estudio, verificamos la presencia de un modelo de voleibol que se instituyó incluso antes del tratamiento pedagógico del voleibol en la escuela, voleibol mediático de alto rendimiento. Concluimos que, a través del enfoque mediático-educativo, es posible proponer resistencia a las construcciones fragmentadas propuestas por los medios, particularmente a través de redes sociales virtuales, con respecto a los elementos de la Educación Física.Palabras clave: Média-Educación. Educación Física Escolar. Redes Sociales Virtuales. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p142-155 10.29181/2594-6463-2020-v4-n2-p142-155 |
url |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p142-155 |
identifier_str_mv |
10.29181/2594-6463-2020-v4-n2-p142-155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p142-155/pdf http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p142-155/html |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Fábio Souza de Oliveira, Cláudio Márcio Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Fábio Souza de Oliveira, Cláudio Márcio Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 4 n. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 142-155 Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 4 No. 2 (2020): Motricities: Journal SPQMH; 142-155 Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 142-155 2594-6463 10.29181/2594-6463-2020-v4-n2 reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) instacron:SPQMH |
instname_str |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
instacron_str |
SPQMH |
institution |
SPQMH |
reponame_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
collection |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository.name.fl_str_mv |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
repository.mail.fl_str_mv |
spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org |
_version_ |
1808858872976244736 |