Gênero, sexualidade e educação física: formação e prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
Texto Completo: | http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-p217-230 |
Resumo: | Resumo A Educação Física escolar é um meio cujas diferenças de gênero emergem de modo hierárquico, da mesma forma que a sexualidade se torna um problema. A capacidade do(a) docente para intervir sobre atitudes discriminatórias depende de uma formação que contribua para isso. Considerando a graduação um momento importante, esse trabalho tem os seguintes objetivos: analisar como o currículo do curso de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública aborda gênero e sexualidade; analisar de que forma docentes formados(as) por este currículo identificam seu impacto na atuação profissional. Os dados foram obtidos por meio do Projeto Pedagógico, das disciplinas e de entrevistas com docentes formados(as) pelo currículo. Concluímos que a abordagem do curso não é suficiente na preparação de docentes quando o assunto é gênero e sexualidade. Portanto, são apresentadas sugestões para que conhecimentos obtidos na graduação tenham maior proximidade com os desafios da educação formal.Palavras-chave: Gênero. Sexualidade. Formação Profissional. Educação Física Escolar. Gender, sexuality and physical education: teacher training and practice Abstract Physical Education is a way whose gender differences emerge hierarchically, in the same way that sexuality becomes a problem. The ability of the teacher to intervene on discriminatory attitudes depends on the training that contributes to this. Considering graduation an important moment, this work has the following objectives: to analyze how the curriculum of the Physical Education program at a public university addresses gender and sexuality; analyze how teachers trained by this curriculum identify their impact on professional performance. The data were obtained through the Pedagogical Project, the subjects and interviews with teachers trained by the curriculum. We conclude that the course approach is not sufficient in the preparation of teachers when the subject is gender and sexuality. Therefore, suggestions are made for knowledge obtained in undergraduate courses to be closer to the challenges of formal education.Keywords: Gender. Sexuality. Professional Qualification. Physical Education. Género, sexualidad y educación física: formación y práctica docente Resumen La educación física escolar es un medio en el cual las diferencias de género surgen jerárquicamente, de la misma manera que la sexualidad se convierte en un problema. La capacidad del maestro para intervenir en actitudes discriminatorias depende de la capacitación que contribuya a eso. Considerando la graduación como un momento importante, este trabajo tiene los siguientes objetivos: analizar cómo el plan de estudios del curso de Educación Física en una universidad pública aborda el género y la sexualidad; Analizar cómo los maestros capacitados por este plan de estudios identifican su impacto en el desempeño profesional. Los datos se obtuvieron a través del Proyecto Pedagógico, las asignaturas y entrevistas con docentes formados por el currículum. Concluimos que el enfoque del curso no es suficiente en la preparación de los maestros cuando la temática es género y sexualidad. Por lo tanto, se hacen sugerencias para que el conocimiento obtenido en los cursos de pregrado se acerque más a los desafíos de la educación formal.Palabras clave: Género. Sexualidad. Formación Profesional. Educación Física Escolar. |
id |
SPQMH_b04a1fe9f4166c36d34d25daef40b6b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/86 |
network_acronym_str |
SPQMH |
network_name_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository_id_str |
|
spelling |
Gênero, sexualidade e educação física: formação e prática docenteGender, sexuality and physical education: teacher training and practiceGénero, sexualidad y educación física: formación y práctica docenteGéneroSexualidadFormación ProfesionalEducación Física EscolarGêneroSexualidadeFormação ProfissionalEducação Física EscolarGenderSexualityProfessional QualificationPhysical EducationResumo A Educação Física escolar é um meio cujas diferenças de gênero emergem de modo hierárquico, da mesma forma que a sexualidade se torna um problema. A capacidade do(a) docente para intervir sobre atitudes discriminatórias depende de uma formação que contribua para isso. Considerando a graduação um momento importante, esse trabalho tem os seguintes objetivos: analisar como o currículo do curso de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública aborda gênero e sexualidade; analisar de que forma docentes formados(as) por este currículo identificam seu impacto na atuação profissional. Os dados foram obtidos por meio do Projeto Pedagógico, das disciplinas e de entrevistas com docentes formados(as) pelo currículo. Concluímos que a abordagem do curso não é suficiente na preparação de docentes quando o assunto é gênero e sexualidade. Portanto, são apresentadas sugestões para que conhecimentos obtidos na graduação tenham maior proximidade com os desafios da educação formal.Palavras-chave: Gênero. Sexualidade. Formação Profissional. Educação Física Escolar. Gender, sexuality and physical education: teacher training and practice Abstract Physical Education is a way whose gender differences emerge hierarchically, in the same way that sexuality becomes a problem. The ability of the teacher to intervene on discriminatory attitudes depends on the training that contributes to this. Considering graduation an important moment, this work has the following objectives: to analyze how the curriculum of the Physical Education program at a public university addresses gender and sexuality; analyze how teachers trained by this curriculum identify their impact on professional performance. The data were obtained through the Pedagogical Project, the subjects and interviews with teachers trained by the curriculum. We conclude that the course approach is not sufficient in the preparation of teachers when the subject is gender and sexuality. Therefore, suggestions are made for knowledge obtained in undergraduate courses to be closer to the challenges of formal education.Keywords: Gender. Sexuality. Professional Qualification. Physical Education. Género, sexualidad y educación física: formación y práctica docente Resumen La educación física escolar es un medio en el cual las diferencias de género surgen jerárquicamente, de la misma manera que la sexualidad se convierte en un problema. La capacidad del maestro para intervenir en actitudes discriminatorias depende de la capacitación que contribuya a eso. Considerando la graduación como un momento importante, este trabajo tiene los siguientes objetivos: analizar cómo el plan de estudios del curso de Educación Física en una universidad pública aborda el género y la sexualidad; Analizar cómo los maestros capacitados por este plan de estudios identifican su impacto en el desempeño profesional. Los datos se obtuvieron a través del Proyecto Pedagógico, las asignaturas y entrevistas con docentes formados por el currículum. Concluimos que el enfoque del curso no es suficiente en la preparación de los maestros cuando la temática es género y sexualidad. Por lo tanto, se hacen sugerencias para que el conocimiento obtenido en los cursos de pregrado se acerque más a los desafíos de la educación formal.Palabras clave: Género. Sexualidad. Formación Profesional. Educación Física Escolar.Resumo A Educação Física escolar é um meio cujas diferenças de gênero emergem de modo hierárquico, da mesma forma que a sexualidade se torna um problema. A capacidade do(a) docente para intervir sobre atitudes discriminatórias depende de uma formação que contribua para isso. Considerando a graduação um momento importante, esse trabalho tem os seguintes objetivos: analisar como o currículo do curso de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública aborda gênero e sexualidade; analisar de que forma docentes formados(as) por este currículo identificam seu impacto na atuação profissional. Os dados foram obtidos por meio do Projeto Pedagógico, das disciplinas e de entrevistas com docentes formados(as) pelo currículo. Concluímos que a abordagem do curso não é suficiente na preparação de docentes quando o assunto é gênero e sexualidade. Portanto, são apresentadas sugestões para que conhecimentos obtidos na graduação tenham maior proximidade com os desafios da educação formal.Palavras-chave: Gênero. Sexualidade. Formação Profissional. Educação Física Escolar. Gender, sexuality and physical education: teacher training and practice Abstract Physical Education is a way whose gender differences emerge hierarchically, in the same way that sexuality becomes a problem. The ability of the teacher to intervene on discriminatory attitudes depends on the training that contributes to this. Considering graduation an important moment, this work has the following objectives: to analyze how the curriculum of the Physical Education program at a public university addresses gender and sexuality; analyze how teachers trained by this curriculum identify their impact on professional performance. The data were obtained through the Pedagogical Project, the subjects and interviews with teachers trained by the curriculum. We conclude that the course approach is not sufficient in the preparation of teachers when the subject is gender and sexuality. Therefore, suggestions are made for knowledge obtained in undergraduate courses to be closer to the challenges of formal education.Keywords: Gender. Sexuality. Professional Qualification. Physical Education. Género, sexualidad y educación física: formación y práctica docente Resumen La educación física escolar es un medio en el cual las diferencias de género surgen jerárquicamente, de la misma manera que la sexualidad se convierte en un problema. La capacidad del maestro para intervenir en actitudes discriminatorias depende de la capacitación que contribuya a eso. Considerando la graduación como un momento importante, este trabajo tiene los siguientes objetivos: analizar cómo el plan de estudios del curso de Educación Física en una universidad pública aborda el género y la sexualidad; Analizar cómo los maestros capacitados por este plan de estudios identifican su impacto en el desempeño profesional. Los datos se obtuvieron a través del Proyecto Pedagógico, las asignaturas y entrevistas con docentes formados por el currículum. Concluimos que el enfoque del curso no es suficiente en la preparación de los maestros cuando la temática es género y sexualidad. Por lo tanto, se hacen sugerencias para que el conocimiento obtenido en los cursos de pregrado se acerque más a los desafíos de la educación formal.Palabras clave: Género. Sexualidad. Formación Profesional. Educación Física Escolar.Resumo A Educação Física escolar é um meio cujas diferenças de gênero emergem de modo hierárquico, da mesma forma que a sexualidade se torna um problema. A capacidade do(a) docente para intervir sobre atitudes discriminatórias depende de uma formação que contribua para isso. Considerando a graduação um momento importante, esse trabalho tem os seguintes objetivos: analisar como o currículo do curso de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública aborda gênero e sexualidade; analisar de que forma docentes formados(as) por este currículo identificam seu impacto na atuação profissional. Os dados foram obtidos por meio do Projeto Pedagógico, das disciplinas e de entrevistas com docentes formados(as) pelo currículo. Concluímos que a abordagem do curso não é suficiente na preparação de docentes quando o assunto é gênero e sexualidade. Portanto, são apresentadas sugestões para que conhecimentos obtidos na graduação tenham maior proximidade com os desafios da educação formal.Palavras-chave: Gênero. Sexualidade. Formação Profissional. Educação Física Escolar. Gender, sexuality and physical education: teacher training and practice Abstract Physical Education is a way whose gender differences emerge hierarchically, in the same way that sexuality becomes a problem. The ability of the teacher to intervene on discriminatory attitudes depends on the training that contributes to this. Considering graduation an important moment, this work has the following objectives: to analyze how the curriculum of the Physical Education program at a public university addresses gender and sexuality; analyze how teachers trained by this curriculum identify their impact on professional performance. The data were obtained through the Pedagogical Project, the subjects and interviews with teachers trained by the curriculum. We conclude that the course approach is not sufficient in the preparation of teachers when the subject is gender and sexuality. Therefore, suggestions are made for knowledge obtained in undergraduate courses to be closer to the challenges of formal education.Keywords: Gender. Sexuality. Professional Qualification. Physical Education. Género, sexualidad y educación física: formación y práctica docente Resumen La educación física escolar es un medio en el cual las diferencias de género surgen jerárquicamente, de la misma manera que la sexualidad se convierte en un problema. La capacidad del maestro para intervenir en actitudes discriminatorias depende de la capacitación que contribuya a eso. Considerando la graduación como un momento importante, este trabajo tiene los siguientes objetivos: analizar cómo el plan de estudios del curso de Educación Física en una universidad pública aborda el género y la sexualidad; Analizar cómo los maestros capacitados por este plan de estudios identifican su impacto en el desempeño profesional. Los datos se obtuvieron a través del Proyecto Pedagógico, las asignaturas y entrevistas con docentes formados por el currículum. Concluimos que el enfoque del curso no es suficiente en la preparación de los maestros cuando la temática es género y sexualidad. Por lo tanto, se hacen sugerencias para que el conocimiento obtenido en los cursos de pregrado se acerque más a los desafíos de la educación formal.Palabras clave: Género. Sexualidad. Formación Profesional. Educación Física Escolar.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-p217-23010.29181/2594-6463-2020-v4-n3-p217-230MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 4 n. 3 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 217-230Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 4 No. 3 (2020): Motricities: Journal SPQMH; 217-230Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 4 Núm. 3 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 217-2302594-646310.29181/2594-6463-2020-v4-n3reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-p217-230/pdfhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-p217-230/htmlCopyright (c) 2020 Milena de Bem Zavanella Freitas, Osmar Moreira de Souza Juniorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Milena de Bem ZavanellaSouza Junior, Osmar Moreira de2022-02-26T02:08:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/86Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T02:08:36Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênero, sexualidade e educação física: formação e prática docente Gender, sexuality and physical education: teacher training and practice Género, sexualidad y educación física: formación y práctica docente |
title |
Gênero, sexualidade e educação física: formação e prática docente |
spellingShingle |
Gênero, sexualidade e educação física: formação e prática docente Freitas, Milena de Bem Zavanella Género Sexualidad Formación Profesional Educación Física Escolar Gênero Sexualidade Formação Profissional Educação Física Escolar Gender Sexuality Professional Qualification Physical Education |
title_short |
Gênero, sexualidade e educação física: formação e prática docente |
title_full |
Gênero, sexualidade e educação física: formação e prática docente |
title_fullStr |
Gênero, sexualidade e educação física: formação e prática docente |
title_full_unstemmed |
Gênero, sexualidade e educação física: formação e prática docente |
title_sort |
Gênero, sexualidade e educação física: formação e prática docente |
author |
Freitas, Milena de Bem Zavanella |
author_facet |
Freitas, Milena de Bem Zavanella Souza Junior, Osmar Moreira de |
author_role |
author |
author2 |
Souza Junior, Osmar Moreira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Milena de Bem Zavanella Souza Junior, Osmar Moreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Género Sexualidad Formación Profesional Educación Física Escolar Gênero Sexualidade Formação Profissional Educação Física Escolar Gender Sexuality Professional Qualification Physical Education |
topic |
Género Sexualidad Formación Profesional Educación Física Escolar Gênero Sexualidade Formação Profissional Educação Física Escolar Gender Sexuality Professional Qualification Physical Education |
description |
Resumo A Educação Física escolar é um meio cujas diferenças de gênero emergem de modo hierárquico, da mesma forma que a sexualidade se torna um problema. A capacidade do(a) docente para intervir sobre atitudes discriminatórias depende de uma formação que contribua para isso. Considerando a graduação um momento importante, esse trabalho tem os seguintes objetivos: analisar como o currículo do curso de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública aborda gênero e sexualidade; analisar de que forma docentes formados(as) por este currículo identificam seu impacto na atuação profissional. Os dados foram obtidos por meio do Projeto Pedagógico, das disciplinas e de entrevistas com docentes formados(as) pelo currículo. Concluímos que a abordagem do curso não é suficiente na preparação de docentes quando o assunto é gênero e sexualidade. Portanto, são apresentadas sugestões para que conhecimentos obtidos na graduação tenham maior proximidade com os desafios da educação formal.Palavras-chave: Gênero. Sexualidade. Formação Profissional. Educação Física Escolar. Gender, sexuality and physical education: teacher training and practice Abstract Physical Education is a way whose gender differences emerge hierarchically, in the same way that sexuality becomes a problem. The ability of the teacher to intervene on discriminatory attitudes depends on the training that contributes to this. Considering graduation an important moment, this work has the following objectives: to analyze how the curriculum of the Physical Education program at a public university addresses gender and sexuality; analyze how teachers trained by this curriculum identify their impact on professional performance. The data were obtained through the Pedagogical Project, the subjects and interviews with teachers trained by the curriculum. We conclude that the course approach is not sufficient in the preparation of teachers when the subject is gender and sexuality. Therefore, suggestions are made for knowledge obtained in undergraduate courses to be closer to the challenges of formal education.Keywords: Gender. Sexuality. Professional Qualification. Physical Education. Género, sexualidad y educación física: formación y práctica docente Resumen La educación física escolar es un medio en el cual las diferencias de género surgen jerárquicamente, de la misma manera que la sexualidad se convierte en un problema. La capacidad del maestro para intervenir en actitudes discriminatorias depende de la capacitación que contribuya a eso. Considerando la graduación como un momento importante, este trabajo tiene los siguientes objetivos: analizar cómo el plan de estudios del curso de Educación Física en una universidad pública aborda el género y la sexualidad; Analizar cómo los maestros capacitados por este plan de estudios identifican su impacto en el desempeño profesional. Los datos se obtuvieron a través del Proyecto Pedagógico, las asignaturas y entrevistas con docentes formados por el currículum. Concluimos que el enfoque del curso no es suficiente en la preparación de los maestros cuando la temática es género y sexualidad. Por lo tanto, se hacen sugerencias para que el conocimiento obtenido en los cursos de pregrado se acerque más a los desafíos de la educación formal.Palabras clave: Género. Sexualidad. Formación Profesional. Educación Física Escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-p217-230 10.29181/2594-6463-2020-v4-n3-p217-230 |
url |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-p217-230 |
identifier_str_mv |
10.29181/2594-6463-2020-v4-n3-p217-230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-p217-230/pdf http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-p217-230/html |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Milena de Bem Zavanella Freitas, Osmar Moreira de Souza Junior http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Milena de Bem Zavanella Freitas, Osmar Moreira de Souza Junior http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 4 n. 3 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 217-230 Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 4 No. 3 (2020): Motricities: Journal SPQMH; 217-230 Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 4 Núm. 3 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 217-230 2594-6463 10.29181/2594-6463-2020-v4-n3 reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) instacron:SPQMH |
instname_str |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
instacron_str |
SPQMH |
institution |
SPQMH |
reponame_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
collection |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository.name.fl_str_mv |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
repository.mail.fl_str_mv |
spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org |
_version_ |
1808858872989876224 |