“Da Cultura do Corpo”: 30 anos depois
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
Texto Completo: | http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n3-p229-235 |
Resumo: | “Da Cultura do Corpo”: 30 anos depois ResumoEste ensaio propõe-se a um comentário do próprio autor a respeito da repercussão do livro Da Cultura do Corpo, editado em 1995 e que teve grande circulação na área de Educação Física, estimulando vários estudos e pesquisas com referencial da Antropologia Social. Faz um histórico da produção do mesmo e discute suas principais contribuições teóricas. Dentre essas destaca-se a apresentação para a área de Educação Física de autores da Antropologia, como Marcel Mauss e Clifford Geertz; a centralidade do conceito de cultura; a consideração da atuação do professor de Educação Física como prática cultural; a construção cultural do corpo; e a apresentação da etnografia como método de pesquisa importante para a área escolar.Palavras-chave: Cultura. Corpo. Educação Física. “Da Cultura do Corpo”: 30 years later AbstractThis essay proposes a comment by the author himself regarding the repercussion of the book Da Cultura do Corpo, edited in 1995 and which had a wide circulation in the field of Physical Education, stimulating several studies and researches with reference to Social Anthropology. It makes a history of its production and discusses its main theoretical contributions. Among these, the presentation for the field of Physical Education by Anthropology authors, such as Marcel Mauss and Clifford Geertz; the centrality of the concept of culture; the consideration of the role of the Physical Education teacher as a cultural practice; the cultural construction of the body; and the presentation of ethnography as an important research method for the school area.Keywords: Culture. Body. Physical Education. “Da Cultura do Corpo”: 30 años después ResumenEste ensayo propone un comentario del propio autor sobre la repercusión del libro Da Cultura do Corpo, publicado en 1995 y que tuvo una amplia circulación en el campo de la Educación Física, estimulando varios estudios e investigaciones con referencia a la Antropología Social. Hace una historia de su producción y discute sus principales aportes teóricos. Entre estos, la presentación para el campo de la Educación Física de autores de Antropología, como Marcel Mauss y Clifford Geertz; la centralidad del concepto de cultura; la consideración del papel del profesor de Educación Física como práctica cultural; la construcción cultural del cuerpo; y la presentación de la etnografía como método de investigación importante para el ámbito escolar.Palabras clave: Cultura. Cuerpo. Educación Física. |
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“Da Cultura do Corpo”: 30 anos depois“Da Cultura do Corpo”: 30 years later“Da Cultura do Corpo”: 30 años despuésCulturaCorpoEducação FísicaCulturaCuerpoEducación FísicaCultureBodyPhysical Education“Da Cultura do Corpo”: 30 anos depois ResumoEste ensaio propõe-se a um comentário do próprio autor a respeito da repercussão do livro Da Cultura do Corpo, editado em 1995 e que teve grande circulação na área de Educação Física, estimulando vários estudos e pesquisas com referencial da Antropologia Social. Faz um histórico da produção do mesmo e discute suas principais contribuições teóricas. Dentre essas destaca-se a apresentação para a área de Educação Física de autores da Antropologia, como Marcel Mauss e Clifford Geertz; a centralidade do conceito de cultura; a consideração da atuação do professor de Educação Física como prática cultural; a construção cultural do corpo; e a apresentação da etnografia como método de pesquisa importante para a área escolar.Palavras-chave: Cultura. Corpo. Educação Física. “Da Cultura do Corpo”: 30 years later AbstractThis essay proposes a comment by the author himself regarding the repercussion of the book Da Cultura do Corpo, edited in 1995 and which had a wide circulation in the field of Physical Education, stimulating several studies and researches with reference to Social Anthropology. It makes a history of its production and discusses its main theoretical contributions. Among these, the presentation for the field of Physical Education by Anthropology authors, such as Marcel Mauss and Clifford Geertz; the centrality of the concept of culture; the consideration of the role of the Physical Education teacher as a cultural practice; the cultural construction of the body; and the presentation of ethnography as an important research method for the school area.Keywords: Culture. Body. Physical Education. “Da Cultura do Corpo”: 30 años después ResumenEste ensayo propone un comentario del propio autor sobre la repercusión del libro Da Cultura do Corpo, publicado en 1995 y que tuvo una amplia circulación en el campo de la Educación Física, estimulando varios estudios e investigaciones con referencia a la Antropología Social. Hace una historia de su producción y discute sus principales aportes teóricos. Entre estos, la presentación para el campo de la Educación Física de autores de Antropología, como Marcel Mauss y Clifford Geertz; la centralidad del concepto de cultura; la consideración del papel del profesor de Educación Física como práctica cultural; la construcción cultural del cuerpo; y la presentación de la etnografía como método de investigación importante para el ámbito escolar.Palabras clave: Cultura. Cuerpo. Educación Física.“Da Cultura do Corpo”: 30 anos depois ResumoEste ensaio propõe-se a um comentário do próprio autor a respeito da repercussão do livro Da Cultura do Corpo, editado em 1995 e que teve grande circulação na área de Educação Física, estimulando vários estudos e pesquisas com referencial da Antropologia Social. Faz um histórico da produção do mesmo e discute suas principais contribuições teóricas. Dentre essas destaca-se a apresentação para a área de Educação Física de autores da Antropologia, como Marcel Mauss e Clifford Geertz; a centralidade do conceito de cultura; a consideração da atuação do professor de Educação Física como prática cultural; a construção cultural do corpo; e a apresentação da etnografia como método de pesquisa importante para a área escolar.Palavras-chave: Cultura. Corpo. Educação Física. “Da Cultura do Corpo”: 30 years later AbstractThis essay proposes a comment by the author himself regarding the repercussion of the book Da Cultura do Corpo, edited in 1995 and which had a wide circulation in the field of Physical Education, stimulating several studies and researches with reference to Social Anthropology. It makes a history of its production and discusses its main theoretical contributions. Among these, the presentation for the field of Physical Education by Anthropology authors, such as Marcel Mauss and Clifford Geertz; the centrality of the concept of culture; the consideration of the role of the Physical Education teacher as a cultural practice; the cultural construction of the body; and the presentation of ethnography as an important research method for the school area.Keywords: Culture. Body. Physical Education. “Da Cultura do Corpo”: 30 años después ResumenEste ensayo propone un comentario del propio autor sobre la repercusión del libro Da Cultura do Corpo, publicado en 1995 y que tuvo una amplia circulación en el campo de la Educación Física, estimulando varios estudios e investigaciones con referencia a la Antropología Social. Hace una historia de su producción y discute sus principales aportes teóricos. Entre estos, la presentación para el campo de la Educación Física de autores de Antropología, como Marcel Mauss y Clifford Geertz; la centralidad del concepto de cultura; la consideración del papel del profesor de Educación Física como práctica cultural; la construcción cultural del cuerpo; y la presentación de la etnografía como método de investigación importante para el ámbito escolar.Palabras clave: Cultura. Cuerpo. Educación Física.“Da Cultura do Corpo”: 30 anos depois ResumoEste ensaio propõe-se a um comentário do próprio autor a respeito da repercussão do livro Da Cultura do Corpo, editado em 1995 e que teve grande circulação na área de Educação Física, estimulando vários estudos e pesquisas com referencial da Antropologia Social. Faz um histórico da produção do mesmo e discute suas principais contribuições teóricas. Dentre essas destaca-se a apresentação para a área de Educação Física de autores da Antropologia, como Marcel Mauss e Clifford Geertz; a centralidade do conceito de cultura; a consideração da atuação do professor de Educação Física como prática cultural; a construção cultural do corpo; e a apresentação da etnografia como método de pesquisa importante para a área escolar.Palavras-chave: Cultura. Corpo. Educação Física. “Da Cultura do Corpo”: 30 years later AbstractThis essay proposes a comment by the author himself regarding the repercussion of the book Da Cultura do Corpo, edited in 1995 and which had a wide circulation in the field of Physical Education, stimulating several studies and researches with reference to Social Anthropology. It makes a history of its production and discusses its main theoretical contributions. Among these, the presentation for the field of Physical Education by Anthropology authors, such as Marcel Mauss and Clifford Geertz; the centrality of the concept of culture; the consideration of the role of the Physical Education teacher as a cultural practice; the cultural construction of the body; and the presentation of ethnography as an important research method for the school area.Keywords: Culture. Body. Physical Education. “Da Cultura do Corpo”: 30 años después ResumenEste ensayo propone un comentario del propio autor sobre la repercusión del libro Da Cultura do Corpo, publicado en 1995 y que tuvo una amplia circulación en el campo de la Educación Física, estimulando varios estudios e investigaciones con referencia a la Antropología Social. Hace una historia de su producción y discute sus principales aportes teóricos. Entre estos, la presentación para el campo de la Educación Física de autores de Antropología, como Marcel Mauss y Clifford Geertz; la centralidad del concepto de cultura; la consideración del papel del profesor de Educación Física como práctica cultural; la construcción cultural del cuerpo; y la presentación de la etnografía como método de investigación importante para el ámbito escolar.Palabras clave: Cultura. Cuerpo. Educación Física.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n3-p229-23510.29181/2594-6463-2022-v6-n3-p229-235MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 6 n. 3 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 229-235Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 6 No. 3 (2022): Motricities: Journal SPQMH; 229-235Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 6 Núm. 3 (2022): Motricidades: Rev. 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