Tecnologia, corpo e educação física: entre a formação e a prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Evandro Antonio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, Deivide Telles de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n2-p235-249
Resumo: ResumoEste ensaio visa refletir as relações entre a formação em Educação Física, o corpo em movimento e as tecnologias na educação escolar. Compreendemos que a Educação Física precisa compreender esse corpo e suas diferentes nuances face as tecnologias, as quais podem contribuir como ferramentas auxiliadoras no processo de emancipação dos seres humanos no sentido de se tornarem mais reflexivos, críticos e criativos. Com os avanços das tecnologias observamos mudanças rápidas na sociedade, e o mesmo com o corpo. Torna-se necessário o debate sobre as inter-relações que ocorrem na sociedade entre a tecnologia, corpo e educação como um processo histórico e contínuo de transformações que envolvem questões culturais, econômicas, políticas, sociais que tem (re)configurado a atuação do professor de Educação Física com “novos” saberes e competências no âmbito escolar.Palavras-chave: Educação Física. Corpo. Tecnologia. Educação. Technology, body and physical education: between training and teaching practiceAbstractThis essay aims to reflect the relationship between training in Physical Education, the body in movement and technologies in school education. We understand that Physical Education needs to understand this body and its different nuances in the face of technologies, which can contribute as auxiliary tools in the emancipation process of human beings in order to become more reflective, critical and creative. With advances in technologies, we observe rapid changes in society, and the same with the body. It is necessary to debate the interrelationships that occur in society between technology, body and education as a historical and continuous process of transformations involving cultural, economic, political, social issues that have (re)configured the role of the Physical Education teacher with “new” knowledge and skills in the school environment.Keywords: Physical Education. Body. Technology. Education. Tecnología, cuerpo y educación física: entre la formación y la práctica docenteResumenEste ensayo tiene como objetivo reflejar las relaciones entre la formación en Educación Física, el móvil y las tecnologías en la educación escolar. Entendemos que la Educación Física necesita comprender este cuerpo y sus diferentes matices de cara a las tecnologías, que pueden contribuir como herramientas auxiliares en el proceso de emancipación del ser humano para volverse más reflexivo, crítico y creativo. Con los avances de la tecnología observamos cambios rápidos en la sociedad, y lo mismo ocurre con el cuerpo. Es necesario debatir las interrelaciones que se dan en la sociedad entre tecnología, cuerpo y educación como un proceso histórico y continuo de transformaciones que involucran cuestiones culturales, económicas, políticas, sociales que han (re) configurado el rol del docente de Educación Física con “nuevos” saberes, competencias en el entorno escolar.Palabras clave: Educación Física. Cuerpo. Tecnología. Educación.
id SPQMH_09a90a1fd2b57959c9d57921ff451210
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/158
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository_id_str
spelling Tecnologia, corpo e educação física: entre a formação e a prática docenteTechnology, body and physical education: between training and teaching practiceTecnología, cuerpo y educación física: entre la formación y la práctica docenteEducación FísicaCuerpoTecnologíaEducaciónEducação FísicaCorpoTecnologiaEducaçãoPhysical EducationBodyTechnologyEducationResumoEste ensaio visa refletir as relações entre a formação em Educação Física, o corpo em movimento e as tecnologias na educação escolar. Compreendemos que a Educação Física precisa compreender esse corpo e suas diferentes nuances face as tecnologias, as quais podem contribuir como ferramentas auxiliadoras no processo de emancipação dos seres humanos no sentido de se tornarem mais reflexivos, críticos e criativos. Com os avanços das tecnologias observamos mudanças rápidas na sociedade, e o mesmo com o corpo. Torna-se necessário o debate sobre as inter-relações que ocorrem na sociedade entre a tecnologia, corpo e educação como um processo histórico e contínuo de transformações que envolvem questões culturais, econômicas, políticas, sociais que tem (re)configurado a atuação do professor de Educação Física com “novos” saberes e competências no âmbito escolar.Palavras-chave: Educação Física. Corpo. Tecnologia. Educação. Technology, body and physical education: between training and teaching practiceAbstractThis essay aims to reflect the relationship between training in Physical Education, the body in movement and technologies in school education. We understand that Physical Education needs to understand this body and its different nuances in the face of technologies, which can contribute as auxiliary tools in the emancipation process of human beings in order to become more reflective, critical and creative. With advances in technologies, we observe rapid changes in society, and the same with the body. It is necessary to debate the interrelationships that occur in society between technology, body and education as a historical and continuous process of transformations involving cultural, economic, political, social issues that have (re)configured the role of the Physical Education teacher with “new” knowledge and skills in the school environment.Keywords: Physical Education. Body. Technology. Education. Tecnología, cuerpo y educación física: entre la formación y la práctica docenteResumenEste ensayo tiene como objetivo reflejar las relaciones entre la formación en Educación Física, el móvil y las tecnologías en la educación escolar. Entendemos que la Educación Física necesita comprender este cuerpo y sus diferentes matices de cara a las tecnologías, que pueden contribuir como herramientas auxiliares en el proceso de emancipación del ser humano para volverse más reflexivo, crítico y creativo. Con los avances de la tecnología observamos cambios rápidos en la sociedad, y lo mismo ocurre con el cuerpo. Es necesario debatir las interrelaciones que se dan en la sociedad entre tecnología, cuerpo y educación como un proceso histórico y continuo de transformaciones que involucran cuestiones culturales, económicas, políticas, sociales que han (re) configurado el rol del docente de Educación Física con “nuevos” saberes, competencias en el entorno escolar.Palabras clave: Educación Física. Cuerpo. Tecnología. Educación.ResumoEste ensaio visa refletir as relações entre a formação em Educação Física, o corpo em movimento e as tecnologias na educação escolar. Compreendemos que a Educação Física precisa compreender esse corpo e suas diferentes nuances face as tecnologias, as quais podem contribuir como ferramentas auxiliadoras no processo de emancipação dos seres humanos no sentido de se tornarem mais reflexivos, críticos e criativos. Com os avanços das tecnologias observamos mudanças rápidas na sociedade, e o mesmo com o corpo. Torna-se necessário o debate sobre as inter-relações que ocorrem na sociedade entre a tecnologia, corpo e educação como um processo histórico e contínuo de transformações que envolvem questões culturais, econômicas, políticas, sociais que tem (re)configurado a atuação do professor de Educação Física com “novos” saberes e competências no âmbito escolar.Palavras-chave: Educação Física. Corpo. Tecnologia. Educação. Technology, body and physical education: between training and teaching practiceAbstractThis essay aims to reflect the relationship between training in Physical Education, the body in movement and technologies in school education. We understand that Physical Education needs to understand this body and its different nuances in the face of technologies, which can contribute as auxiliary tools in the emancipation process of human beings in order to become more reflective, critical and creative. With advances in technologies, we observe rapid changes in society, and the same with the body. It is necessary to debate the interrelationships that occur in society between technology, body and education as a historical and continuous process of transformations involving cultural, economic, political, social issues that have (re)configured the role of the Physical Education teacher with “new” knowledge and skills in the school environment.Keywords: Physical Education. Body. Technology. Education. Tecnología, cuerpo y educación física: entre la formación y la práctica docenteResumenEste ensayo tiene como objetivo reflejar las relaciones entre la formación en Educación Física, el móvil y las tecnologías en la educación escolar. Entendemos que la Educación Física necesita comprender este cuerpo y sus diferentes matices de cara a las tecnologías, que pueden contribuir como herramientas auxiliares en el proceso de emancipación del ser humano para volverse más reflexivo, crítico y creativo. Con los avances de la tecnología observamos cambios rápidos en la sociedad, y lo mismo ocurre con el cuerpo. Es necesario debatir las interrelaciones que se dan en la sociedad entre tecnología, cuerpo y educación como un proceso histórico y continuo de transformaciones que involucran cuestiones culturales, económicas, políticas, sociales que han (re) configurado el rol del docente de Educación Física con “nuevos” saberes, competencias en el entorno escolar.Palabras clave: Educación Física. Cuerpo. Tecnología. Educación.ResumoEste ensaio visa refletir as relações entre a formação em Educação Física, o corpo em movimento e as tecnologias na educação escolar. Compreendemos que a Educação Física precisa compreender esse corpo e suas diferentes nuances face as tecnologias, as quais podem contribuir como ferramentas auxiliadoras no processo de emancipação dos seres humanos no sentido de se tornarem mais reflexivos, críticos e criativos. Com os avanços das tecnologias observamos mudanças rápidas na sociedade, e o mesmo com o corpo. Torna-se necessário o debate sobre as inter-relações que ocorrem na sociedade entre a tecnologia, corpo e educação como um processo histórico e contínuo de transformações que envolvem questões culturais, econômicas, políticas, sociais que tem (re)configurado a atuação do professor de Educação Física com “novos” saberes e competências no âmbito escolar.Palavras-chave: Educação Física. Corpo. Tecnologia. Educação. Technology, body and physical education: between training and teaching practiceAbstractThis essay aims to reflect the relationship between training in Physical Education, the body in movement and technologies in school education. We understand that Physical Education needs to understand this body and its different nuances in the face of technologies, which can contribute as auxiliary tools in the emancipation process of human beings in order to become more reflective, critical and creative. With advances in technologies, we observe rapid changes in society, and the same with the body. It is necessary to debate the interrelationships that occur in society between technology, body and education as a historical and continuous process of transformations involving cultural, economic, political, social issues that have (re)configured the role of the Physical Education teacher with “new” knowledge and skills in the school environment.Keywords: Physical Education. Body. Technology. Education. Tecnología, cuerpo y educación física: entre la formación y la práctica docenteResumenEste ensayo tiene como objetivo reflejar las relaciones entre la formación en Educación Física, el móvil y las tecnologías en la educación escolar. Entendemos que la Educación Física necesita comprender este cuerpo y sus diferentes matices de cara a las tecnologías, que pueden contribuir como herramientas auxiliares en el proceso de emancipación del ser humano para volverse más reflexivo, crítico y creativo. Con los avances de la tecnología observamos cambios rápidos en la sociedad, y lo mismo ocurre con el cuerpo. Es necesario debatir las interrelaciones que se dan en la sociedad entre tecnología, cuerpo y educación como un proceso histórico y continuo de transformaciones que involucran cuestiones culturales, económicas, políticas, sociales que han (re) configurado el rol del docente de Educación Física con “nuevos” saberes, competencias en el entorno escolar.Palabras clave: Educación Física. Cuerpo. Tecnología. Educación.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2021-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n2-p235-24910.29181/2594-6463-2021-v5-n2-p235-249MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 5 n. 2 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 235-249Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 5 No. 2 (2021): Motricities: Journal SPQMH; 235-249Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 235-2492594-646310.29181/2594-6463-2021-v5-n2reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n2-p235-249/300http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n2-p235-249/301Copyright (c) 2021 Evandro Antonio Corrêa, Deivide Telles de Limahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Evandro AntonioLima, Deivide Telles de2022-02-26T01:55:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/158Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T01:55:28Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia, corpo e educação física: entre a formação e a prática docente
Technology, body and physical education: between training and teaching practice
Tecnología, cuerpo y educación física: entre la formación y la práctica docente
title Tecnologia, corpo e educação física: entre a formação e a prática docente
spellingShingle Tecnologia, corpo e educação física: entre a formação e a prática docente
Corrêa, Evandro Antonio
Educación Física
Cuerpo
Tecnología
Educación
Educação Física
Corpo
Tecnologia
Educação
Physical Education
Body
Technology
Education
title_short Tecnologia, corpo e educação física: entre a formação e a prática docente
title_full Tecnologia, corpo e educação física: entre a formação e a prática docente
title_fullStr Tecnologia, corpo e educação física: entre a formação e a prática docente
title_full_unstemmed Tecnologia, corpo e educação física: entre a formação e a prática docente
title_sort Tecnologia, corpo e educação física: entre a formação e a prática docente
author Corrêa, Evandro Antonio
author_facet Corrêa, Evandro Antonio
Lima, Deivide Telles de
author_role author
author2 Lima, Deivide Telles de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Evandro Antonio
Lima, Deivide Telles de
dc.subject.por.fl_str_mv Educación Física
Cuerpo
Tecnología
Educación
Educação Física
Corpo
Tecnologia
Educação
Physical Education
Body
Technology
Education
topic Educación Física
Cuerpo
Tecnología
Educación
Educação Física
Corpo
Tecnologia
Educação
Physical Education
Body
Technology
Education
description ResumoEste ensaio visa refletir as relações entre a formação em Educação Física, o corpo em movimento e as tecnologias na educação escolar. Compreendemos que a Educação Física precisa compreender esse corpo e suas diferentes nuances face as tecnologias, as quais podem contribuir como ferramentas auxiliadoras no processo de emancipação dos seres humanos no sentido de se tornarem mais reflexivos, críticos e criativos. Com os avanços das tecnologias observamos mudanças rápidas na sociedade, e o mesmo com o corpo. Torna-se necessário o debate sobre as inter-relações que ocorrem na sociedade entre a tecnologia, corpo e educação como um processo histórico e contínuo de transformações que envolvem questões culturais, econômicas, políticas, sociais que tem (re)configurado a atuação do professor de Educação Física com “novos” saberes e competências no âmbito escolar.Palavras-chave: Educação Física. Corpo. Tecnologia. Educação. Technology, body and physical education: between training and teaching practiceAbstractThis essay aims to reflect the relationship between training in Physical Education, the body in movement and technologies in school education. We understand that Physical Education needs to understand this body and its different nuances in the face of technologies, which can contribute as auxiliary tools in the emancipation process of human beings in order to become more reflective, critical and creative. With advances in technologies, we observe rapid changes in society, and the same with the body. It is necessary to debate the interrelationships that occur in society between technology, body and education as a historical and continuous process of transformations involving cultural, economic, political, social issues that have (re)configured the role of the Physical Education teacher with “new” knowledge and skills in the school environment.Keywords: Physical Education. Body. Technology. Education. Tecnología, cuerpo y educación física: entre la formación y la práctica docenteResumenEste ensayo tiene como objetivo reflejar las relaciones entre la formación en Educación Física, el móvil y las tecnologías en la educación escolar. Entendemos que la Educación Física necesita comprender este cuerpo y sus diferentes matices de cara a las tecnologías, que pueden contribuir como herramientas auxiliares en el proceso de emancipación del ser humano para volverse más reflexivo, crítico y creativo. Con los avances de la tecnología observamos cambios rápidos en la sociedad, y lo mismo ocurre con el cuerpo. Es necesario debatir las interrelaciones que se dan en la sociedad entre tecnología, cuerpo y educación como un proceso histórico y continuo de transformaciones que involucran cuestiones culturales, económicas, políticas, sociales que han (re) configurado el rol del docente de Educación Física con “nuevos” saberes, competencias en el entorno escolar.Palabras clave: Educación Física. Cuerpo. Tecnología. Educación.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n2-p235-249
10.29181/2594-6463-2021-v5-n2-p235-249
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n2-p235-249
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2021-v5-n2-p235-249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n2-p235-249/300
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n2-p235-249/301
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Evandro Antonio Corrêa, Deivide Telles de Lima
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Evandro Antonio Corrêa, Deivide Telles de Lima
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 5 n. 2 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 235-249
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 5 No. 2 (2021): Motricities: Journal SPQMH; 235-249
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 235-249
2594-6463
10.29181/2594-6463-2021-v5-n2
reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
collection Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository.name.fl_str_mv Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1808858873500532736