Breaking the fence: leisure, educational processes and resistance to agribusiness imperatives

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral da Silva, Robson
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n1-p49-62
Resumo: Rompendo a cerca: lazer, processos educativos e resistência aos imperativos do agronegócio ResumoCom o passar dos anos observamos o alavancar do agronegócio brasileiro de tal modo que hoje esse segmento tornou-se o carro-chefe da economia brasileira. A hegemonia alcançada encontra sustentação em fatores econômicos, políticos e culturais. Nesse sentido, os grupos vinculados ao agronegócio encetam estratégias que englobam o âmbito do lazer e seu alinhamento à indústria cultural. O objetivo deste texto é discutir o lazer e os processos educativos decorrentes dessa prática social numa perspectiva de resistência no interior do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Vimos que é possível vivenciar o lazer e os processos educativos desencadeados em seu âmago a partir de uma perspectiva de construção de processos educativos de coletividade, partilha e resistência, participação, organização, cuidados ambientais e solidariedade entre os/as trabalhadores/as rurais do MST em contraponto aos imperativos do agronegócio.Palavras-chave: Processos Educativos. Lazer. Resistência. MST. Indústria Cultural. Breaking the fence: leisure, educational processes and resistance to agribusiness imperatives AbstractOver the years, the Brazilian agribusiness has been leveraging in such way that it has become the main sector in the Brazilian economy today. Such hegemony is supported by economic, political and cultural factors. In this regard, groups linked to the agribusiness engage strategies that comprise leisure and its connection to the cultural industry. This study aims at discussing leisure and the educational processes resulting from this social action in a perspective of resistance within the landless workers’ movement MST. We found that it is possible to experience leisure and the educational processes unfolded in its core from a perspective of building educational processes of collectivity, sharing, resistance participation, organization, environmental care and solidarity among the rural workers of MST, counterpointing it to the agribusiness imperatives.Keywords: Educational Processes. Leisure. Resistance. MST. Cultural Industry. Rompiendo la cerca: ocio, procesos educativos y resistencia a los imperativos de la agroindustria  ResumenA lo largo de los años, hemos visto el apalancamiento del agronegocio brasileño de tal manera que hoy ese segmento se ha convertido en el buque insignia de la economía brasileña. La hegemonía lograda se sustenta en factores económicos, políticos y culturales. En este sentido, los colectivos vinculados al agronegocio emprenden estrategias que abarcan el ámbito del ocio y su alineamiento con la industria cultural. El objetivo de este texto es discutir el ocio y los procesos educativos resultantes de esta práctica social en una perspectiva de resistencia dentro del Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST). Vimos que es posible vivenciar el ocio y los procesos educativos desencadenados en su seno desde una perspectiva de construcción de procesos educativos de colectividad, compartir y resistencia, participación, organización, cuidado del medio ambiente y solidaridad entre los trabajadores rurales del MST en contraste con el imperativos de la agroindustria.Palabras clave: Procesos Educativos. Ocio. Resistencia. MST. Industria Cultural.
id SPQMH_b35773d0756ff89111c9616317156baf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/179
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades
repository_id_str
spelling Breaking the fence: leisure, educational processes and resistance to agribusiness imperativesRompiendo la cerca: ocio, procesos educativos y resistencia a los imperativos de la agroindustriaRompendo a cerca: lazer, processos educativos e resistência aos imperativos do agronegócioProcessos EducativosLazerResistênciaMSTIndústria CulturalEducational ProcessesLeisureResistanceMSTCultural IndustryProcesos EducativosOcioResistenciaMSTIndustria CulturalRompendo a cerca: lazer, processos educativos e resistência aos imperativos do agronegócio ResumoCom o passar dos anos observamos o alavancar do agronegócio brasileiro de tal modo que hoje esse segmento tornou-se o carro-chefe da economia brasileira. A hegemonia alcançada encontra sustentação em fatores econômicos, políticos e culturais. Nesse sentido, os grupos vinculados ao agronegócio encetam estratégias que englobam o âmbito do lazer e seu alinhamento à indústria cultural. O objetivo deste texto é discutir o lazer e os processos educativos decorrentes dessa prática social numa perspectiva de resistência no interior do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Vimos que é possível vivenciar o lazer e os processos educativos desencadeados em seu âmago a partir de uma perspectiva de construção de processos educativos de coletividade, partilha e resistência, participação, organização, cuidados ambientais e solidariedade entre os/as trabalhadores/as rurais do MST em contraponto aos imperativos do agronegócio.Palavras-chave: Processos Educativos. Lazer. Resistência. MST. Indústria Cultural. Breaking the fence: leisure, educational processes and resistance to agribusiness imperatives AbstractOver the years, the Brazilian agribusiness has been leveraging in such way that it has become the main sector in the Brazilian economy today. Such hegemony is supported by economic, political and cultural factors. In this regard, groups linked to the agribusiness engage strategies that comprise leisure and its connection to the cultural industry. This study aims at discussing leisure and the educational processes resulting from this social action in a perspective of resistance within the landless workers’ movement MST. We found that it is possible to experience leisure and the educational processes unfolded in its core from a perspective of building educational processes of collectivity, sharing, resistance participation, organization, environmental care and solidarity among the rural workers of MST, counterpointing it to the agribusiness imperatives.Keywords: Educational Processes. Leisure. Resistance. MST. Cultural Industry. Rompiendo la cerca: ocio, procesos educativos y resistencia a los imperativos de la agroindustria  ResumenA lo largo de los años, hemos visto el apalancamiento del agronegocio brasileño de tal manera que hoy ese segmento se ha convertido en el buque insignia de la economía brasileña. La hegemonía lograda se sustenta en factores económicos, políticos y culturales. En este sentido, los colectivos vinculados al agronegocio emprenden estrategias que abarcan el ámbito del ocio y su alineamiento con la industria cultural. El objetivo de este texto es discutir el ocio y los procesos educativos resultantes de esta práctica social en una perspectiva de resistencia dentro del Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST). Vimos que es posible vivenciar el ocio y los procesos educativos desencadenados en su seno desde una perspectiva de construcción de procesos educativos de colectividad, compartir y resistencia, participación, organización, cuidado del medio ambiente y solidaridad entre los trabajadores rurales del MST en contraste con el imperativos de la agroindustria.Palabras clave: Procesos Educativos. Ocio. Resistencia. MST. Industria Cultural.Rompendo a cerca: lazer, processos educativos e resistência aos imperativos do agronegócio ResumoCom o passar dos anos observamos o alavancar do agronegócio brasileiro de tal modo que hoje esse segmento tornou-se o carro-chefe da economia brasileira. A hegemonia alcançada encontra sustentação em fatores econômicos, políticos e culturais. Nesse sentido, os grupos vinculados ao agronegócio encetam estratégias que englobam o âmbito do lazer e seu alinhamento à indústria cultural. O objetivo deste texto é discutir o lazer e os processos educativos decorrentes dessa prática social numa perspectiva de resistência no interior do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Vimos que é possível vivenciar o lazer e os processos educativos desencadeados em seu âmago a partir de uma perspectiva de construção de processos educativos de coletividade, partilha e resistência, participação, organização, cuidados ambientais e solidariedade entre os/as trabalhadores/as rurais do MST em contraponto aos imperativos do agronegócio.Palavras-chave: Processos Educativos. Lazer. Resistência. MST. Indústria Cultural. Breaking the fence: leisure, educational processes and resistance to agribusiness imperatives AbstractOver the years, the Brazilian agribusiness has been leveraging in such way that it has become the main sector in the Brazilian economy today. Such hegemony is supported by economic, political and cultural factors. In this regard, groups linked to the agribusiness engage strategies that comprise leisure and its connection to the cultural industry. This study aims at discussing leisure and the educational processes resulting from this social action in a perspective of resistance within the landless workers’ movement MST. We found that it is possible to experience leisure and the educational processes unfolded in its core from a perspective of building educational processes of collectivity, sharing, resistance participation, organization, environmental care and solidarity among the rural workers of MST, counterpointing it to the agribusiness imperatives.Keywords: Educational Processes. Leisure. Resistance. MST. Cultural Industry. Rompiendo la cerca: ocio, procesos educativos y resistencia a los imperativos de la agroindustria  ResumenA lo largo de los años, hemos visto el apalancamiento del agronegocio brasileño de tal manera que hoy ese segmento se ha convertido en el buque insignia de la economía brasileña. La hegemonía lograda se sustenta en factores económicos, políticos y culturales. En este sentido, los colectivos vinculados al agronegocio emprenden estrategias que abarcan el ámbito del ocio y su alineamiento con la industria cultural. El objetivo de este texto es discutir el ocio y los procesos educativos resultantes de esta práctica social en una perspectiva de resistencia dentro del Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST). Vimos que es posible vivenciar el ocio y los procesos educativos desencadenados en su seno desde una perspectiva de construcción de procesos educativos de colectividad, compartir y resistencia, participación, organización, cuidado del medio ambiente y solidaridad entre los trabajadores rurales del MST en contraste con el imperativos de la agroindustria.Palabras clave: Procesos Educativos. Ocio. Resistencia. MST. Industria Cultural.Rompendo a cerca: lazer, processos educativos e resistência aos imperativos do agronegócio ResumoCom o passar dos anos observamos o alavancar do agronegócio brasileiro de tal modo que hoje esse segmento tornou-se o carro-chefe da economia brasileira. A hegemonia alcançada encontra sustentação em fatores econômicos, políticos e culturais. Nesse sentido, os grupos vinculados ao agronegócio encetam estratégias que englobam o âmbito do lazer e seu alinhamento à indústria cultural. O objetivo deste texto é discutir o lazer e os processos educativos decorrentes dessa prática social numa perspectiva de resistência no interior do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Vimos que é possível vivenciar o lazer e os processos educativos desencadeados em seu âmago a partir de uma perspectiva de construção de processos educativos de coletividade, partilha e resistência, participação, organização, cuidados ambientais e solidariedade entre os/as trabalhadores/as rurais do MST em contraponto aos imperativos do agronegócio.Palavras-chave: Processos Educativos. Lazer. Resistência. MST. Indústria Cultural. Breaking the fence: leisure, educational processes and resistance to agribusiness imperatives AbstractOver the years, the Brazilian agribusiness has been leveraging in such way that it has become the main sector in the Brazilian economy today. Such hegemony is supported by economic, political and cultural factors. In this regard, groups linked to the agribusiness engage strategies that comprise leisure and its connection to the cultural industry. This study aims at discussing leisure and the educational processes resulting from this social action in a perspective of resistance within the landless workers’ movement MST. We found that it is possible to experience leisure and the educational processes unfolded in its core from a perspective of building educational processes of collectivity, sharing, resistance participation, organization, environmental care and solidarity among the rural workers of MST, counterpointing it to the agribusiness imperatives.Keywords: Educational Processes. Leisure. Resistance. MST. Cultural Industry. Rompiendo la cerca: ocio, procesos educativos y resistencia a los imperativos de la agroindustria  ResumenA lo largo de los años, hemos visto el apalancamiento del agronegocio brasileño de tal manera que hoy ese segmento se ha convertido en el buque insignia de la economía brasileña. La hegemonía lograda se sustenta en factores económicos, políticos y culturales. En este sentido, los colectivos vinculados al agronegocio emprenden estrategias que abarcan el ámbito del ocio y su alineamiento con la industria cultural. El objetivo de este texto es discutir el ocio y los procesos educativos resultantes de esta práctica social en una perspectiva de resistencia dentro del Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST). Vimos que es posible vivenciar el ocio y los procesos educativos desencadenados en su seno desde una perspectiva de construcción de procesos educativos de colectividad, compartir y resistencia, participación, organización, cuidado del medio ambiente y solidaridad entre los trabajadores rurales del MST en contraste con el imperativos de la agroindustria.Palabras clave: Procesos Educativos. Ocio. Resistencia. MST. Industria Cultural.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2022-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n1-p49-6210.29181/2594-6463-2022-v6-n1-p49-62MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 6 n. 1 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 49-62Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 6 No. 1 (2022): Motricities: Journal SPQMH; 49-62Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 6 Núm. 1 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 49-622594-646310.29181/2594-6463-2022-v6-n1reponame:Motricidadesinstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n1-p49-62/342http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n1-p49-62/343Copyright (c) 2022 Robson Amaral da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmaral da Silva, Robson2022-04-29T00:26:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/179Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-04-29T00:26Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Breaking the fence: leisure, educational processes and resistance to agribusiness imperatives
Rompiendo la cerca: ocio, procesos educativos y resistencia a los imperativos de la agroindustria
Rompendo a cerca: lazer, processos educativos e resistência aos imperativos do agronegócio
title Breaking the fence: leisure, educational processes and resistance to agribusiness imperatives
spellingShingle Breaking the fence: leisure, educational processes and resistance to agribusiness imperatives
Amaral da Silva, Robson
Processos Educativos
Lazer
Resistência
MST
Indústria Cultural
Educational Processes
Leisure
Resistance
MST
Cultural Industry
Procesos Educativos
Ocio
Resistencia
MST
Industria Cultural
title_short Breaking the fence: leisure, educational processes and resistance to agribusiness imperatives
title_full Breaking the fence: leisure, educational processes and resistance to agribusiness imperatives
title_fullStr Breaking the fence: leisure, educational processes and resistance to agribusiness imperatives
title_full_unstemmed Breaking the fence: leisure, educational processes and resistance to agribusiness imperatives
title_sort Breaking the fence: leisure, educational processes and resistance to agribusiness imperatives
author Amaral da Silva, Robson
author_facet Amaral da Silva, Robson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral da Silva, Robson
dc.subject.por.fl_str_mv Processos Educativos
Lazer
Resistência
MST
Indústria Cultural
Educational Processes
Leisure
Resistance
MST
Cultural Industry
Procesos Educativos
Ocio
Resistencia
MST
Industria Cultural
topic Processos Educativos
Lazer
Resistência
MST
Indústria Cultural
Educational Processes
Leisure
Resistance
MST
Cultural Industry
Procesos Educativos
Ocio
Resistencia
MST
Industria Cultural
description Rompendo a cerca: lazer, processos educativos e resistência aos imperativos do agronegócio ResumoCom o passar dos anos observamos o alavancar do agronegócio brasileiro de tal modo que hoje esse segmento tornou-se o carro-chefe da economia brasileira. A hegemonia alcançada encontra sustentação em fatores econômicos, políticos e culturais. Nesse sentido, os grupos vinculados ao agronegócio encetam estratégias que englobam o âmbito do lazer e seu alinhamento à indústria cultural. O objetivo deste texto é discutir o lazer e os processos educativos decorrentes dessa prática social numa perspectiva de resistência no interior do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Vimos que é possível vivenciar o lazer e os processos educativos desencadeados em seu âmago a partir de uma perspectiva de construção de processos educativos de coletividade, partilha e resistência, participação, organização, cuidados ambientais e solidariedade entre os/as trabalhadores/as rurais do MST em contraponto aos imperativos do agronegócio.Palavras-chave: Processos Educativos. Lazer. Resistência. MST. Indústria Cultural. Breaking the fence: leisure, educational processes and resistance to agribusiness imperatives AbstractOver the years, the Brazilian agribusiness has been leveraging in such way that it has become the main sector in the Brazilian economy today. Such hegemony is supported by economic, political and cultural factors. In this regard, groups linked to the agribusiness engage strategies that comprise leisure and its connection to the cultural industry. This study aims at discussing leisure and the educational processes resulting from this social action in a perspective of resistance within the landless workers’ movement MST. We found that it is possible to experience leisure and the educational processes unfolded in its core from a perspective of building educational processes of collectivity, sharing, resistance participation, organization, environmental care and solidarity among the rural workers of MST, counterpointing it to the agribusiness imperatives.Keywords: Educational Processes. Leisure. Resistance. MST. Cultural Industry. Rompiendo la cerca: ocio, procesos educativos y resistencia a los imperativos de la agroindustria  ResumenA lo largo de los años, hemos visto el apalancamiento del agronegocio brasileño de tal manera que hoy ese segmento se ha convertido en el buque insignia de la economía brasileña. La hegemonía lograda se sustenta en factores económicos, políticos y culturales. En este sentido, los colectivos vinculados al agronegocio emprenden estrategias que abarcan el ámbito del ocio y su alineamiento con la industria cultural. El objetivo de este texto es discutir el ocio y los procesos educativos resultantes de esta práctica social en una perspectiva de resistencia dentro del Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST). Vimos que es posible vivenciar el ocio y los procesos educativos desencadenados en su seno desde una perspectiva de construcción de procesos educativos de colectividad, compartir y resistencia, participación, organización, cuidado del medio ambiente y solidaridad entre los trabajadores rurales del MST en contraste con el imperativos de la agroindustria.Palabras clave: Procesos Educativos. Ocio. Resistencia. MST. Industria Cultural.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n1-p49-62
10.29181/2594-6463-2022-v6-n1-p49-62
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n1-p49-62
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2022-v6-n1-p49-62
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n1-p49-62/342
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n1-p49-62/343
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Robson Amaral da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Robson Amaral da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 6 n. 1 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 49-62
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 6 No. 1 (2022): Motricities: Journal SPQMH; 49-62
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 6 Núm. 1 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 49-62
2594-6463
10.29181/2594-6463-2022-v6-n1
reponame:Motricidades
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades
collection Motricidades
repository.name.fl_str_mv Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1797231721225125888