Análise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
Texto Completo: | http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p115-130 |
Resumo: | Análise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte ResumoA Análise Temática (AT) tem recebido destaque como método de análise qualitativa em pesquisas sobre diversas áreas, como Educação, Sociologia, Educação Física e Esporte. A AT consiste em uma família de métodos ou abordagens com características semelhantes, mas com alguma elasticidade semântica e flexibilidade, com diferentes formas de análises. Os objetivos deste artigo foram: analisar e apresentar de forma didática o método Análise Temática Reflexiva (ATR), considerando as orientações de Virginia Braun e Victoria Clarke; compartilhar experiências de uso de tal método em estudos sobre Educação, Sociologia, Educação Física e Esporte, refletindo sobre dificuldades e êxitos vivenciados em tal processo. Considerando nossa leitura e interpretação dos trabalhos de Braun e Clarke, além de nossa experiência em pesquisa qualitativa com a utilização da ATR, procuramos criar uma forma didática, reflexiva e crítica de apresentar o método, assim como nossas experiências pessoais neste processo.Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa. Análise Temática. Reflexividade. Codificação. Humanidades. Reflective Thematic Analysis: interpretations and experiences related to education, sociology, physical education and sport AbstractThematic Analysis (TA) has been highlighted as a qualitative analysis method in several research areas, as Education, Sociology, Physical Education and Sport. TA consists of a family of methods or approaches with similar characteristics, but with some semantic elasticity and flexibility, with different forms of analysis. The aims of this article were: to analyze and present in a didactic way the Reflective Thematic Analysis (RTA) method, considering the orientations from Virginia Braun and Victoria Clarke; to share experiences of using this method in studies on Education, Sociology, Physical Education and Sport, reflecting on the difficulties and outcomes experienced during this process. Considering our reading and interpretation of Braun and Clarke’s works, in addition to our experience in qualitative research using RTA, we sought to create a didactic, reflective and critical way of presenting the method, as well as some of our personal experiences in this process.Keywords: Qualitative Research. Thematic Analysis. Reflexivity. Codification. Humanities. Análisis Temática Reflexiva: interpretaciones y experiencias en educación, sociología, educación física y deporte ResumenLa Análisis Temática (AT) ha sido destacada como método de análisis cualitativo en diferentes áreas, como Educación, Sociología, Educación Física y Deporte. La AT consiste en un grupo de métodos o enfoques con características similares, pero con cierta flexibilidad y elasticidad semántica, con diferentes formas de análisis. Los objetivos de este artigo fueron: analizar y presentar de manera didáctica el método de Análisis Temática Reflexiva (ATR), considerando las orientaciones de Virginia Braun y Victoria Clarke; compartir experiencias de uso de este método en estudios sobre Educación, Sociología, Educación Física y Deporte, reflexionando sobre las dificultades y éxitos experimentados en este proceso. Considerando nuestra lectura e interpretación de los trabajos de Braun y Clarke, además de nuestra experiencia en investigación cualitativa utilizando ATR, buscamos crear una forma didáctica, reflexiva y crítica de presentar el método, así como algunas de nuestras experiencias personales en este proceso.Palabras clave: Investigación Cualitativa. Análisis Temática. Reflexividad. Codificación. Humanidades. |
id |
SPQMH_b8e3299d7be3118d76b2aa1255f84a19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/191 |
network_acronym_str |
SPQMH |
network_name_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporteReflective Thematic Analysis: interpretations and experiences related to education, sociology, physical education and sportAnálisis Temática Reflexiva: interpretaciones y experiencias en educación, sociología, educación física y deportePesquisa qualitativaReflexividadeCodificaçãoHumanidadesAnálise TemáticaQualitative ResearchThematic AnalisysReflexivityCodificationHumanitiesInvestigación cualitativaAnálisis temáticaReflexividadCodificaciónHumanidadesAnálise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte ResumoA Análise Temática (AT) tem recebido destaque como método de análise qualitativa em pesquisas sobre diversas áreas, como Educação, Sociologia, Educação Física e Esporte. A AT consiste em uma família de métodos ou abordagens com características semelhantes, mas com alguma elasticidade semântica e flexibilidade, com diferentes formas de análises. Os objetivos deste artigo foram: analisar e apresentar de forma didática o método Análise Temática Reflexiva (ATR), considerando as orientações de Virginia Braun e Victoria Clarke; compartilhar experiências de uso de tal método em estudos sobre Educação, Sociologia, Educação Física e Esporte, refletindo sobre dificuldades e êxitos vivenciados em tal processo. Considerando nossa leitura e interpretação dos trabalhos de Braun e Clarke, além de nossa experiência em pesquisa qualitativa com a utilização da ATR, procuramos criar uma forma didática, reflexiva e crítica de apresentar o método, assim como nossas experiências pessoais neste processo.Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa. Análise Temática. Reflexividade. Codificação. Humanidades. Reflective Thematic Analysis: interpretations and experiences related to education, sociology, physical education and sport AbstractThematic Analysis (TA) has been highlighted as a qualitative analysis method in several research areas, as Education, Sociology, Physical Education and Sport. TA consists of a family of methods or approaches with similar characteristics, but with some semantic elasticity and flexibility, with different forms of analysis. The aims of this article were: to analyze and present in a didactic way the Reflective Thematic Analysis (RTA) method, considering the orientations from Virginia Braun and Victoria Clarke; to share experiences of using this method in studies on Education, Sociology, Physical Education and Sport, reflecting on the difficulties and outcomes experienced during this process. Considering our reading and interpretation of Braun and Clarke’s works, in addition to our experience in qualitative research using RTA, we sought to create a didactic, reflective and critical way of presenting the method, as well as some of our personal experiences in this process.Keywords: Qualitative Research. Thematic Analysis. Reflexivity. Codification. Humanities. Análisis Temática Reflexiva: interpretaciones y experiencias en educación, sociología, educación física y deporte ResumenLa Análisis Temática (AT) ha sido destacada como método de análisis cualitativo en diferentes áreas, como Educación, Sociología, Educación Física y Deporte. La AT consiste en un grupo de métodos o enfoques con características similares, pero con cierta flexibilidad y elasticidad semántica, con diferentes formas de análisis. Los objetivos de este artigo fueron: analizar y presentar de manera didáctica el método de Análisis Temática Reflexiva (ATR), considerando las orientaciones de Virginia Braun y Victoria Clarke; compartir experiencias de uso de este método en estudios sobre Educación, Sociología, Educación Física y Deporte, reflexionando sobre las dificultades y éxitos experimentados en este proceso. Considerando nuestra lectura e interpretación de los trabajos de Braun y Clarke, además de nuestra experiencia en investigación cualitativa utilizando ATR, buscamos crear una forma didáctica, reflexiva y crítica de presentar el método, así como algunas de nuestras experiencias personales en este proceso.Palabras clave: Investigación Cualitativa. Análisis Temática. Reflexividad. Codificación. Humanidades.Análise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte ResumoA Análise Temática (AT) tem recebido destaque como método de análise qualitativa em pesquisas sobre diversas áreas, como Educação, Sociologia, Educação Física e Esporte. A AT consiste em uma família de métodos ou abordagens com características semelhantes, mas com alguma elasticidade semântica e flexibilidade, com diferentes formas de análises. Os objetivos deste artigo foram: analisar e apresentar de forma didática o método Análise Temática Reflexiva (ATR), considerando as orientações de Virginia Braun e Victoria Clarke; compartilhar experiências de uso de tal método em estudos sobre Educação, Sociologia, Educação Física e Esporte, refletindo sobre dificuldades e êxitos vivenciados em tal processo. Considerando nossa leitura e interpretação dos trabalhos de Braun e Clarke, além de nossa experiência em pesquisa qualitativa com a utilização da ATR, procuramos criar uma forma didática, reflexiva e crítica de apresentar o método, assim como nossas experiências pessoais neste processo.Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa. Análise Temática. Reflexividade. Codificação. Humanidades. Reflective Thematic Analysis: interpretations and experiences related to education, sociology, physical education and sport AbstractThematic Analysis (TA) has been highlighted as a qualitative analysis method in several research areas, as Education, Sociology, Physical Education and Sport. TA consists of a family of methods or approaches with similar characteristics, but with some semantic elasticity and flexibility, with different forms of analysis. The aims of this article were: to analyze and present in a didactic way the Reflective Thematic Analysis (RTA) method, considering the orientations from Virginia Braun and Victoria Clarke; to share experiences of using this method in studies on Education, Sociology, Physical Education and Sport, reflecting on the difficulties and outcomes experienced during this process. Considering our reading and interpretation of Braun and Clarke’s works, in addition to our experience in qualitative research using RTA, we sought to create a didactic, reflective and critical way of presenting the method, as well as some of our personal experiences in this process.Keywords: Qualitative Research. Thematic Analysis. Reflexivity. Codification. Humanities. Análisis Temática Reflexiva: interpretaciones y experiencias en educación, sociología, educación física y deporte ResumenLa Análisis Temática (AT) ha sido destacada como método de análisis cualitativo en diferentes áreas, como Educación, Sociología, Educación Física y Deporte. La AT consiste en un grupo de métodos o enfoques con características similares, pero con cierta flexibilidad y elasticidad semántica, con diferentes formas de análisis. Los objetivos de este artigo fueron: analizar y presentar de manera didáctica el método de Análisis Temática Reflexiva (ATR), considerando las orientaciones de Virginia Braun y Victoria Clarke; compartir experiencias de uso de este método en estudios sobre Educación, Sociología, Educación Física y Deporte, reflexionando sobre las dificultades y éxitos experimentados en este proceso. Considerando nuestra lectura e interpretación de los trabajos de Braun y Clarke, además de nuestra experiencia en investigación cualitativa utilizando ATR, buscamos crear una forma didáctica, reflexiva y crítica de presentar el método, así como algunas de nuestras experiencias personales en este proceso.Palabras clave: Investigación Cualitativa. Análisis Temática. Reflexividad. Codificación. Humanidades.Análise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte ResumoA Análise Temática (AT) tem recebido destaque como método de análise qualitativa em pesquisas sobre diversas áreas, como Educação, Sociologia, Educação Física e Esporte. A AT consiste em uma família de métodos ou abordagens com características semelhantes, mas com alguma elasticidade semântica e flexibilidade, com diferentes formas de análises. Os objetivos deste artigo foram: analisar e apresentar de forma didática o método Análise Temática Reflexiva (ATR), considerando as orientações de Virginia Braun e Victoria Clarke; compartilhar experiências de uso de tal método em estudos sobre Educação, Sociologia, Educação Física e Esporte, refletindo sobre dificuldades e êxitos vivenciados em tal processo. Considerando nossa leitura e interpretação dos trabalhos de Braun e Clarke, além de nossa experiência em pesquisa qualitativa com a utilização da ATR, procuramos criar uma forma didática, reflexiva e crítica de apresentar o método, assim como nossas experiências pessoais neste processo.Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa. Análise Temática. Reflexividade. Codificação. Humanidades. Reflective Thematic Analysis: interpretations and experiences related to education, sociology, physical education and sport AbstractThematic Analysis (TA) has been highlighted as a qualitative analysis method in several research areas, as Education, Sociology, Physical Education and Sport. TA consists of a family of methods or approaches with similar characteristics, but with some semantic elasticity and flexibility, with different forms of analysis. The aims of this article were: to analyze and present in a didactic way the Reflective Thematic Analysis (RTA) method, considering the orientations from Virginia Braun and Victoria Clarke; to share experiences of using this method in studies on Education, Sociology, Physical Education and Sport, reflecting on the difficulties and outcomes experienced during this process. Considering our reading and interpretation of Braun and Clarke’s works, in addition to our experience in qualitative research using RTA, we sought to create a didactic, reflective and critical way of presenting the method, as well as some of our personal experiences in this process.Keywords: Qualitative Research. Thematic Analysis. Reflexivity. Codification. Humanities. Análisis Temática Reflexiva: interpretaciones y experiencias en educación, sociología, educación física y deporte ResumenLa Análisis Temática (AT) ha sido destacada como método de análisis cualitativo en diferentes áreas, como Educación, Sociología, Educación Física y Deporte. La AT consiste en un grupo de métodos o enfoques con características similares, pero con cierta flexibilidad y elasticidad semántica, con diferentes formas de análisis. Los objetivos de este artigo fueron: analizar y presentar de manera didáctica el método de Análisis Temática Reflexiva (ATR), considerando las orientaciones de Virginia Braun y Victoria Clarke; compartir experiencias de uso de este método en estudios sobre Educación, Sociología, Educación Física y Deporte, reflexionando sobre las dificultades y éxitos experimentados en este proceso. Considerando nuestra lectura e interpretación de los trabajos de Braun y Clarke, además de nuestra experiencia en investigación cualitativa utilizando ATR, buscamos crear una forma didáctica, reflexiva y crítica de presentar el método, así como algunas de nuestras experiencias personales en este proceso.Palabras clave: Investigación Cualitativa. Análisis Temática. Reflexividad. Codificación. Humanidades.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2022-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p115-13010.29181/2594-6463-2022-v6-n2-p115-130MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 6 n. 2 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 115-130Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 6 No. 2 (2022): Motricities: Journal SPQMH; 115-130Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 6 Núm. 2 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 115-1302594-646310.29181/2594-6463-2022-v6-n2reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p115-130/391http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p115-130/392Copyright (c) 2022 Renato Francisco Rodrigues Marques, Billy Graeffhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarques, RenatoGraeff, Billy 2022-09-12T01:59:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/191Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-09-12T01:59:41Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte Reflective Thematic Analysis: interpretations and experiences related to education, sociology, physical education and sport Análisis Temática Reflexiva: interpretaciones y experiencias en educación, sociología, educación física y deporte |
title |
Análise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte |
spellingShingle |
Análise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte Marques, Renato Pesquisa qualitativa Reflexividade Codificação Humanidades Análise Temática Qualitative Research Thematic Analisys Reflexivity Codification Humanities Investigación cualitativa Análisis temática Reflexividad Codificación Humanidades |
title_short |
Análise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte |
title_full |
Análise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte |
title_fullStr |
Análise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte |
title_full_unstemmed |
Análise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte |
title_sort |
Análise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte |
author |
Marques, Renato |
author_facet |
Marques, Renato Graeff, Billy |
author_role |
author |
author2 |
Graeff, Billy |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Renato Graeff, Billy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa qualitativa Reflexividade Codificação Humanidades Análise Temática Qualitative Research Thematic Analisys Reflexivity Codification Humanities Investigación cualitativa Análisis temática Reflexividad Codificación Humanidades |
topic |
Pesquisa qualitativa Reflexividade Codificação Humanidades Análise Temática Qualitative Research Thematic Analisys Reflexivity Codification Humanities Investigación cualitativa Análisis temática Reflexividad Codificación Humanidades |
description |
Análise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte ResumoA Análise Temática (AT) tem recebido destaque como método de análise qualitativa em pesquisas sobre diversas áreas, como Educação, Sociologia, Educação Física e Esporte. A AT consiste em uma família de métodos ou abordagens com características semelhantes, mas com alguma elasticidade semântica e flexibilidade, com diferentes formas de análises. Os objetivos deste artigo foram: analisar e apresentar de forma didática o método Análise Temática Reflexiva (ATR), considerando as orientações de Virginia Braun e Victoria Clarke; compartilhar experiências de uso de tal método em estudos sobre Educação, Sociologia, Educação Física e Esporte, refletindo sobre dificuldades e êxitos vivenciados em tal processo. Considerando nossa leitura e interpretação dos trabalhos de Braun e Clarke, além de nossa experiência em pesquisa qualitativa com a utilização da ATR, procuramos criar uma forma didática, reflexiva e crítica de apresentar o método, assim como nossas experiências pessoais neste processo.Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa. Análise Temática. Reflexividade. Codificação. Humanidades. Reflective Thematic Analysis: interpretations and experiences related to education, sociology, physical education and sport AbstractThematic Analysis (TA) has been highlighted as a qualitative analysis method in several research areas, as Education, Sociology, Physical Education and Sport. TA consists of a family of methods or approaches with similar characteristics, but with some semantic elasticity and flexibility, with different forms of analysis. The aims of this article were: to analyze and present in a didactic way the Reflective Thematic Analysis (RTA) method, considering the orientations from Virginia Braun and Victoria Clarke; to share experiences of using this method in studies on Education, Sociology, Physical Education and Sport, reflecting on the difficulties and outcomes experienced during this process. Considering our reading and interpretation of Braun and Clarke’s works, in addition to our experience in qualitative research using RTA, we sought to create a didactic, reflective and critical way of presenting the method, as well as some of our personal experiences in this process.Keywords: Qualitative Research. Thematic Analysis. Reflexivity. Codification. Humanities. Análisis Temática Reflexiva: interpretaciones y experiencias en educación, sociología, educación física y deporte ResumenLa Análisis Temática (AT) ha sido destacada como método de análisis cualitativo en diferentes áreas, como Educación, Sociología, Educación Física y Deporte. La AT consiste en un grupo de métodos o enfoques con características similares, pero con cierta flexibilidad y elasticidad semántica, con diferentes formas de análisis. Los objetivos de este artigo fueron: analizar y presentar de manera didáctica el método de Análisis Temática Reflexiva (ATR), considerando las orientaciones de Virginia Braun y Victoria Clarke; compartir experiencias de uso de este método en estudios sobre Educación, Sociología, Educación Física y Deporte, reflexionando sobre las dificultades y éxitos experimentados en este proceso. Considerando nuestra lectura e interpretación de los trabajos de Braun y Clarke, además de nuestra experiencia en investigación cualitativa utilizando ATR, buscamos crear una forma didáctica, reflexiva y crítica de presentar el método, así como algunas de nuestras experiencias personales en este proceso.Palabras clave: Investigación Cualitativa. Análisis Temática. Reflexividad. Codificación. Humanidades. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p115-130 10.29181/2594-6463-2022-v6-n2-p115-130 |
url |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p115-130 |
identifier_str_mv |
10.29181/2594-6463-2022-v6-n2-p115-130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p115-130/391 http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p115-130/392 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Renato Francisco Rodrigues Marques, Billy Graeff http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Renato Francisco Rodrigues Marques, Billy Graeff http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 6 n. 2 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 115-130 Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 6 No. 2 (2022): Motricities: Journal SPQMH; 115-130 Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 6 Núm. 2 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 115-130 2594-6463 10.29181/2594-6463-2022-v6-n2 reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) instacron:SPQMH |
instname_str |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
instacron_str |
SPQMH |
institution |
SPQMH |
reponame_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
collection |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository.name.fl_str_mv |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
repository.mail.fl_str_mv |
spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org |
_version_ |
1808858873624264704 |