Análise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Renato
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Graeff, Billy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p115-130
Resumo: Análise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte ResumoA Análise Temática (AT) tem recebido destaque como método de análise qualitativa em pesquisas sobre diversas áreas, como Educação, Sociologia, Educação Física e Esporte. A AT consiste em uma família de métodos ou abordagens com características semelhantes, mas com alguma elasticidade semântica e flexibilidade, com diferentes formas de análises. Os objetivos deste artigo foram: analisar e apresentar de forma didática o método Análise Temática Reflexiva (ATR), considerando as orientações de Virginia Braun e Victoria Clarke; compartilhar experiências de uso de tal método em estudos sobre Educação, Sociologia, Educação Física e Esporte, refletindo sobre dificuldades e êxitos vivenciados em tal processo. Considerando nossa leitura e interpretação dos trabalhos de Braun e Clarke, além de nossa experiência em pesquisa qualitativa com a utilização da ATR, procuramos criar uma forma didática, reflexiva e crítica de apresentar o método, assim como nossas experiências pessoais neste processo.Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa. Análise Temática. Reflexividade. Codificação. Humanidades. Reflective Thematic Analysis: interpretations and experiences related to education, sociology, physical education and sport AbstractThematic Analysis (TA) has been highlighted as a qualitative analysis method in several research areas, as Education, Sociology, Physical Education and Sport. TA consists of a family of methods or approaches with similar characteristics, but with some semantic elasticity and flexibility, with different forms of analysis. The aims of this article were: to analyze and present in a didactic way the Reflective Thematic Analysis (RTA) method, considering the orientations from Virginia Braun and Victoria Clarke; to share experiences of using this method in studies on Education, Sociology, Physical Education and Sport, reflecting on the difficulties and outcomes experienced during this process. Considering our reading and interpretation of Braun and Clarke’s works, in addition to our experience in qualitative research using RTA, we sought to create a didactic, reflective and critical way of presenting the method, as well as some of our personal experiences in this process.Keywords: Qualitative Research. Thematic Analysis. Reflexivity. Codification. Humanities. Análisis Temática Reflexiva: interpretaciones y experiencias en educación, sociología, educación física y deporte ResumenLa Análisis Temática (AT) ha sido destacada como método de análisis cualitativo en diferentes áreas, como Educación, Sociología, Educación Física y Deporte. La AT consiste en un grupo de métodos o enfoques con características similares, pero con cierta flexibilidad y elasticidad semántica, con diferentes formas de análisis. Los objetivos de este artigo fueron: analizar y presentar de manera didáctica el método de Análisis Temática Reflexiva (ATR), considerando las orientaciones de Virginia Braun y Victoria Clarke; compartir experiencias de uso de este método en estudios sobre Educación, Sociología, Educación Física y Deporte, reflexionando sobre las dificultades y éxitos experimentados en este proceso. Considerando nuestra lectura e interpretación de los trabajos de Braun y Clarke, además de nuestra experiencia en investigación cualitativa utilizando ATR, buscamos crear una forma didáctica, reflexiva y crítica de presentar el método, así como algunas de nuestras experiencias personales en este proceso.Palabras clave: Investigación Cualitativa. Análisis Temática. Reflexividad. Codificación. Humanidades.
id SPQMH_b8e3299d7be3118d76b2aa1255f84a19
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/191
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository_id_str
spelling Análise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporteReflective Thematic Analysis: interpretations and experiences related to education, sociology, physical education and sportAnálisis Temática Reflexiva: interpretaciones y experiencias en educación, sociología, educación física y deportePesquisa qualitativaReflexividadeCodificaçãoHumanidadesAnálise TemáticaQualitative ResearchThematic AnalisysReflexivityCodificationHumanitiesInvestigación cualitativaAnálisis temáticaReflexividadCodificaciónHumanidadesAnálise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte ResumoA Análise Temática (AT) tem recebido destaque como método de análise qualitativa em pesquisas sobre diversas áreas, como Educação, Sociologia, Educação Física e Esporte. A AT consiste em uma família de métodos ou abordagens com características semelhantes, mas com alguma elasticidade semântica e flexibilidade, com diferentes formas de análises. Os objetivos deste artigo foram: analisar e apresentar de forma didática o método Análise Temática Reflexiva (ATR), considerando as orientações de Virginia Braun e Victoria Clarke; compartilhar experiências de uso de tal método em estudos sobre Educação, Sociologia, Educação Física e Esporte, refletindo sobre dificuldades e êxitos vivenciados em tal processo. Considerando nossa leitura e interpretação dos trabalhos de Braun e Clarke, além de nossa experiência em pesquisa qualitativa com a utilização da ATR, procuramos criar uma forma didática, reflexiva e crítica de apresentar o método, assim como nossas experiências pessoais neste processo.Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa. Análise Temática. Reflexividade. Codificação. Humanidades. Reflective Thematic Analysis: interpretations and experiences related to education, sociology, physical education and sport AbstractThematic Analysis (TA) has been highlighted as a qualitative analysis method in several research areas, as Education, Sociology, Physical Education and Sport. TA consists of a family of methods or approaches with similar characteristics, but with some semantic elasticity and flexibility, with different forms of analysis. The aims of this article were: to analyze and present in a didactic way the Reflective Thematic Analysis (RTA) method, considering the orientations from Virginia Braun and Victoria Clarke; to share experiences of using this method in studies on Education, Sociology, Physical Education and Sport, reflecting on the difficulties and outcomes experienced during this process. Considering our reading and interpretation of Braun and Clarke’s works, in addition to our experience in qualitative research using RTA, we sought to create a didactic, reflective and critical way of presenting the method, as well as some of our personal experiences in this process.Keywords: Qualitative Research. Thematic Analysis. Reflexivity. Codification. Humanities. Análisis Temática Reflexiva: interpretaciones y experiencias en educación, sociología, educación física y deporte ResumenLa Análisis Temática (AT) ha sido destacada como método de análisis cualitativo en diferentes áreas, como Educación, Sociología, Educación Física y Deporte. La AT consiste en un grupo de métodos o enfoques con características similares, pero con cierta flexibilidad y elasticidad semántica, con diferentes formas de análisis. Los objetivos de este artigo fueron: analizar y presentar de manera didáctica el método de Análisis Temática Reflexiva (ATR), considerando las orientaciones de Virginia Braun y Victoria Clarke; compartir experiencias de uso de este método en estudios sobre Educación, Sociología, Educación Física y Deporte, reflexionando sobre las dificultades y éxitos experimentados en este proceso. Considerando nuestra lectura e interpretación de los trabajos de Braun y Clarke, además de nuestra experiencia en investigación cualitativa utilizando ATR, buscamos crear una forma didáctica, reflexiva y crítica de presentar el método, así como algunas de nuestras experiencias personales en este proceso.Palabras clave: Investigación Cualitativa. Análisis Temática. Reflexividad. Codificación. Humanidades.Análise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte ResumoA Análise Temática (AT) tem recebido destaque como método de análise qualitativa em pesquisas sobre diversas áreas, como Educação, Sociologia, Educação Física e Esporte. A AT consiste em uma família de métodos ou abordagens com características semelhantes, mas com alguma elasticidade semântica e flexibilidade, com diferentes formas de análises. Os objetivos deste artigo foram: analisar e apresentar de forma didática o método Análise Temática Reflexiva (ATR), considerando as orientações de Virginia Braun e Victoria Clarke; compartilhar experiências de uso de tal método em estudos sobre Educação, Sociologia, Educação Física e Esporte, refletindo sobre dificuldades e êxitos vivenciados em tal processo. Considerando nossa leitura e interpretação dos trabalhos de Braun e Clarke, além de nossa experiência em pesquisa qualitativa com a utilização da ATR, procuramos criar uma forma didática, reflexiva e crítica de apresentar o método, assim como nossas experiências pessoais neste processo.Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa. Análise Temática. Reflexividade. Codificação. Humanidades. Reflective Thematic Analysis: interpretations and experiences related to education, sociology, physical education and sport AbstractThematic Analysis (TA) has been highlighted as a qualitative analysis method in several research areas, as Education, Sociology, Physical Education and Sport. TA consists of a family of methods or approaches with similar characteristics, but with some semantic elasticity and flexibility, with different forms of analysis. The aims of this article were: to analyze and present in a didactic way the Reflective Thematic Analysis (RTA) method, considering the orientations from Virginia Braun and Victoria Clarke; to share experiences of using this method in studies on Education, Sociology, Physical Education and Sport, reflecting on the difficulties and outcomes experienced during this process. Considering our reading and interpretation of Braun and Clarke’s works, in addition to our experience in qualitative research using RTA, we sought to create a didactic, reflective and critical way of presenting the method, as well as some of our personal experiences in this process.Keywords: Qualitative Research. Thematic Analysis. Reflexivity. Codification. Humanities. Análisis Temática Reflexiva: interpretaciones y experiencias en educación, sociología, educación física y deporte ResumenLa Análisis Temática (AT) ha sido destacada como método de análisis cualitativo en diferentes áreas, como Educación, Sociología, Educación Física y Deporte. La AT consiste en un grupo de métodos o enfoques con características similares, pero con cierta flexibilidad y elasticidad semántica, con diferentes formas de análisis. Los objetivos de este artigo fueron: analizar y presentar de manera didáctica el método de Análisis Temática Reflexiva (ATR), considerando las orientaciones de Virginia Braun y Victoria Clarke; compartir experiencias de uso de este método en estudios sobre Educación, Sociología, Educación Física y Deporte, reflexionando sobre las dificultades y éxitos experimentados en este proceso. Considerando nuestra lectura e interpretación de los trabajos de Braun y Clarke, además de nuestra experiencia en investigación cualitativa utilizando ATR, buscamos crear una forma didáctica, reflexiva y crítica de presentar el método, así como algunas de nuestras experiencias personales en este proceso.Palabras clave: Investigación Cualitativa. Análisis Temática. Reflexividad. Codificación. Humanidades.Análise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte ResumoA Análise Temática (AT) tem recebido destaque como método de análise qualitativa em pesquisas sobre diversas áreas, como Educação, Sociologia, Educação Física e Esporte. A AT consiste em uma família de métodos ou abordagens com características semelhantes, mas com alguma elasticidade semântica e flexibilidade, com diferentes formas de análises. Os objetivos deste artigo foram: analisar e apresentar de forma didática o método Análise Temática Reflexiva (ATR), considerando as orientações de Virginia Braun e Victoria Clarke; compartilhar experiências de uso de tal método em estudos sobre Educação, Sociologia, Educação Física e Esporte, refletindo sobre dificuldades e êxitos vivenciados em tal processo. Considerando nossa leitura e interpretação dos trabalhos de Braun e Clarke, além de nossa experiência em pesquisa qualitativa com a utilização da ATR, procuramos criar uma forma didática, reflexiva e crítica de apresentar o método, assim como nossas experiências pessoais neste processo.Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa. Análise Temática. Reflexividade. Codificação. Humanidades. Reflective Thematic Analysis: interpretations and experiences related to education, sociology, physical education and sport AbstractThematic Analysis (TA) has been highlighted as a qualitative analysis method in several research areas, as Education, Sociology, Physical Education and Sport. TA consists of a family of methods or approaches with similar characteristics, but with some semantic elasticity and flexibility, with different forms of analysis. The aims of this article were: to analyze and present in a didactic way the Reflective Thematic Analysis (RTA) method, considering the orientations from Virginia Braun and Victoria Clarke; to share experiences of using this method in studies on Education, Sociology, Physical Education and Sport, reflecting on the difficulties and outcomes experienced during this process. Considering our reading and interpretation of Braun and Clarke’s works, in addition to our experience in qualitative research using RTA, we sought to create a didactic, reflective and critical way of presenting the method, as well as some of our personal experiences in this process.Keywords: Qualitative Research. Thematic Analysis. Reflexivity. Codification. Humanities. Análisis Temática Reflexiva: interpretaciones y experiencias en educación, sociología, educación física y deporte ResumenLa Análisis Temática (AT) ha sido destacada como método de análisis cualitativo en diferentes áreas, como Educación, Sociología, Educación Física y Deporte. La AT consiste en un grupo de métodos o enfoques con características similares, pero con cierta flexibilidad y elasticidad semántica, con diferentes formas de análisis. Los objetivos de este artigo fueron: analizar y presentar de manera didáctica el método de Análisis Temática Reflexiva (ATR), considerando las orientaciones de Virginia Braun y Victoria Clarke; compartir experiencias de uso de este método en estudios sobre Educación, Sociología, Educación Física y Deporte, reflexionando sobre las dificultades y éxitos experimentados en este proceso. Considerando nuestra lectura e interpretación de los trabajos de Braun y Clarke, además de nuestra experiencia en investigación cualitativa utilizando ATR, buscamos crear una forma didáctica, reflexiva y crítica de presentar el método, así como algunas de nuestras experiencias personales en este proceso.Palabras clave: Investigación Cualitativa. Análisis Temática. Reflexividad. Codificación. Humanidades.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2022-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p115-13010.29181/2594-6463-2022-v6-n2-p115-130MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 6 n. 2 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 115-130Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 6 No. 2 (2022): Motricities: Journal SPQMH; 115-130Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 6 Núm. 2 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 115-1302594-646310.29181/2594-6463-2022-v6-n2reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p115-130/391http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p115-130/392Copyright (c) 2022 Renato Francisco Rodrigues Marques, Billy Graeffhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarques, RenatoGraeff, Billy 2022-09-12T01:59:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/191Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-09-12T01:59:41Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte
Reflective Thematic Analysis: interpretations and experiences related to education, sociology, physical education and sport
Análisis Temática Reflexiva: interpretaciones y experiencias en educación, sociología, educación física y deporte
title Análise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte
spellingShingle Análise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte
Marques, Renato
Pesquisa qualitativa
Reflexividade
Codificação
Humanidades
Análise Temática
Qualitative Research
Thematic Analisys
Reflexivity
Codification
Humanities
Investigación cualitativa
Análisis temática
Reflexividad
Codificación
Humanidades
title_short Análise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte
title_full Análise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte
title_fullStr Análise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte
title_full_unstemmed Análise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte
title_sort Análise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte
author Marques, Renato
author_facet Marques, Renato
Graeff, Billy
author_role author
author2 Graeff, Billy
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Renato
Graeff, Billy
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa qualitativa
Reflexividade
Codificação
Humanidades
Análise Temática
Qualitative Research
Thematic Analisys
Reflexivity
Codification
Humanities
Investigación cualitativa
Análisis temática
Reflexividad
Codificación
Humanidades
topic Pesquisa qualitativa
Reflexividade
Codificação
Humanidades
Análise Temática
Qualitative Research
Thematic Analisys
Reflexivity
Codification
Humanities
Investigación cualitativa
Análisis temática
Reflexividad
Codificación
Humanidades
description Análise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte ResumoA Análise Temática (AT) tem recebido destaque como método de análise qualitativa em pesquisas sobre diversas áreas, como Educação, Sociologia, Educação Física e Esporte. A AT consiste em uma família de métodos ou abordagens com características semelhantes, mas com alguma elasticidade semântica e flexibilidade, com diferentes formas de análises. Os objetivos deste artigo foram: analisar e apresentar de forma didática o método Análise Temática Reflexiva (ATR), considerando as orientações de Virginia Braun e Victoria Clarke; compartilhar experiências de uso de tal método em estudos sobre Educação, Sociologia, Educação Física e Esporte, refletindo sobre dificuldades e êxitos vivenciados em tal processo. Considerando nossa leitura e interpretação dos trabalhos de Braun e Clarke, além de nossa experiência em pesquisa qualitativa com a utilização da ATR, procuramos criar uma forma didática, reflexiva e crítica de apresentar o método, assim como nossas experiências pessoais neste processo.Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa. Análise Temática. Reflexividade. Codificação. Humanidades. Reflective Thematic Analysis: interpretations and experiences related to education, sociology, physical education and sport AbstractThematic Analysis (TA) has been highlighted as a qualitative analysis method in several research areas, as Education, Sociology, Physical Education and Sport. TA consists of a family of methods or approaches with similar characteristics, but with some semantic elasticity and flexibility, with different forms of analysis. The aims of this article were: to analyze and present in a didactic way the Reflective Thematic Analysis (RTA) method, considering the orientations from Virginia Braun and Victoria Clarke; to share experiences of using this method in studies on Education, Sociology, Physical Education and Sport, reflecting on the difficulties and outcomes experienced during this process. Considering our reading and interpretation of Braun and Clarke’s works, in addition to our experience in qualitative research using RTA, we sought to create a didactic, reflective and critical way of presenting the method, as well as some of our personal experiences in this process.Keywords: Qualitative Research. Thematic Analysis. Reflexivity. Codification. Humanities. Análisis Temática Reflexiva: interpretaciones y experiencias en educación, sociología, educación física y deporte ResumenLa Análisis Temática (AT) ha sido destacada como método de análisis cualitativo en diferentes áreas, como Educación, Sociología, Educación Física y Deporte. La AT consiste en un grupo de métodos o enfoques con características similares, pero con cierta flexibilidad y elasticidad semántica, con diferentes formas de análisis. Los objetivos de este artigo fueron: analizar y presentar de manera didáctica el método de Análisis Temática Reflexiva (ATR), considerando las orientaciones de Virginia Braun y Victoria Clarke; compartir experiencias de uso de este método en estudios sobre Educación, Sociología, Educación Física y Deporte, reflexionando sobre las dificultades y éxitos experimentados en este proceso. Considerando nuestra lectura e interpretación de los trabajos de Braun y Clarke, además de nuestra experiencia en investigación cualitativa utilizando ATR, buscamos crear una forma didáctica, reflexiva y crítica de presentar el método, así como algunas de nuestras experiencias personales en este proceso.Palabras clave: Investigación Cualitativa. Análisis Temática. Reflexividad. Codificación. Humanidades.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p115-130
10.29181/2594-6463-2022-v6-n2-p115-130
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p115-130
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2022-v6-n2-p115-130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p115-130/391
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p115-130/392
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Renato Francisco Rodrigues Marques, Billy Graeff
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Renato Francisco Rodrigues Marques, Billy Graeff
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 6 n. 2 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 115-130
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 6 No. 2 (2022): Motricities: Journal SPQMH; 115-130
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 6 Núm. 2 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 115-130
2594-6463
10.29181/2594-6463-2022-v6-n2
reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
collection Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository.name.fl_str_mv Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1808858873624264704