Análise Temática Dialógica como método de análise de dados verbais em pesquisas qualitativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cátia Cândido da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Borges, Fabrícia Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8221
Resumo: This article aims to exemplify the use of the Dialogical Thematic Analysis Method from a research whose objective was to analyze the production of meanings of the conceptions of gender in teachers, through their narratives of life history. From the data produced, recurrent themes and sub-themes were identified in the narratives and the meaning maps were constructed, which showed that: (a) the gender conceptions of the research participants are varied and correlate with the (b) the constituent elements of religion, family, formation and profession appeared amalgamated in the dynamics of signification in the conceptions of gender of the interviewees.
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spelling Análise Temática Dialógica como método de análise de dados verbais em pesquisas qualitativasMétodoAnálise temática dialógicaPesquisa qualitativaDialogismoMétodo. Análisis temático dialógico. Investigación cualitativa. Diálogo.Method. Dialogical Thematic Analysis. Qualitative research. Dialogism.This article aims to exemplify the use of the Dialogical Thematic Analysis Method from a research whose objective was to analyze the production of meanings of the conceptions of gender in teachers, through their narratives of life history. From the data produced, recurrent themes and sub-themes were identified in the narratives and the meaning maps were constructed, which showed that: (a) the gender conceptions of the research participants are varied and correlate with the (b) the constituent elements of religion, family, formation and profession appeared amalgamated in the dynamics of signification in the conceptions of gender of the interviewees.Este artículo pretende ejemplificar la utilización del Método del Análisis Temático Dialógico a partir de una investigación cuyo objetivo fue analizar la producción de significados de las concepciones de género en profesores, a través de sus narrativas de historia de vida. A partir de los datos producidos se identificaron los temas y subtemas recurrentes en las narrativas y construidos los mapas de significados, los cuales evidenciaron que: (a) las concepciones de género del / las profesor / as participantes de la investigación son variadas y correlacionan con las (b) los elementos constitutivos religión, familia, formación y profesión aparecieron amalgamados en las dinámicas de significación en las concepciones de género de los entrevistados.       Este artigo pretende exemplificar a utilização do Método da Análise Temática Dialógica a partir de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a produção de significados das concepções de gênero em professores, por meio de suas narrativas de história de vida. A partir dos dados produzidos foram identificados os temas e subtemas recorrentes nas narrativas e construídos os mapas de significados, os quais evidenciaram que: (a) as concepções de gênero do/as professor/as participantes da pesquisa são variadas e correlacionam-se com as concepções difundidas socialmente, e (b) os elementos constitutivos religião, família, formação e profissão apareceram amalgamados nas dinâmicas de significação nas concepções de gênero dos entrevistados. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2018-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/822110.26512/lc.v23i51.8221Linhas Críticas; Vol. 23 No. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 245-267Linhas Críticas; Vol. 23 Núm. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 245-267Linhas Crí­ticas; v. 23 n. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 245-2671981-04311516-489610.26512/lc.v23i51reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8221/6735Copyright (c) 2018 LChttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Cátia Cândido daBorges, Fabrícia Teixeira2021-09-14T22:54:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8221Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2021-09-14T22:54:10Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
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