Relações étnico-raciais e africanidades na educação física escolar: reflexões sobre os saberes docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rudson Caetano
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Rossi, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n2-p129-141
Resumo: Relações étnico-raciais e africanidades na educação física escolar: reflexões sobre os saberes docentes ResumoA formação docente específica é fundamental para que a educação física possa incorporar saberes e culturas invisibilizadas no ambiente escolar, interpretando suas marcas sociais e históricas. O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar os saberes das questões étnico-raciais e das africanidades de professoras de educação física, além de possibilidades e desafios. Esta é uma pesquisa qualitativa, sob a perspectiva da pesquisa-ação, em que o relacionamento entre pesquisador e participantes contribui para a formação docente. A pesquisa de campo ocorreu por meio de sessões de grupo focal e registros em diário de campo, com a discussão dos dados pautada na análise de conteúdo. Identificou-se que as professoras percebem tensões nas relações étnico-raciais nas aulas de educação física e também uma necessidade de trabalho e reflexões críticas acerca das africanidades. Aprofundar tais conhecimentos nas formações docentes favorece o enfrentamento do racismo e a valorização das africanidades.Palavras-chave: Africanidades. Educação Física Escolar. Lei 10.639/03. Lei 11.645/08. Ethnic-racial relations and Africanities in school physical education: reflections on teaching knowledge AbstractSpecific teacher training is fundamental so that physical education can incorporate knowledge and cultures that are invisible in the school environment, interpreting their social and historical marks. The objective of this work is to identify and analyze the knowledge of ethnic-racial issues and Africanities of physical education teachers, as well as possibilities and challenges. This is qualitative research, from the perspective of action research, where the relationship between researcher and participants contributes to teacher training. Field research took place through focus group sessions and records in field diaries, with data discussion based on content analysis. It was identified that teachers perceive tensions in ethnic-racial relations in physical education classes and also a need for work and critical reflections about Africanities. Deepening such knowledge in teaching training favors confronting racism and valuing Africanities.Keywords: Africanities. School Physical Education. Law 10.639/03. Law 11.645/08. Relaciones étnico-raciales y africanidades en la educación física escolar: reflexiones sobre la enseñanza del conocimiento ResumenLa formación específica del profesorado es fundamental para que la educación física pueda incorporar conocimientos y culturas invisibilizadas en el ámbito escolar, interpretando sus huellas sociales e históricas. El objetivo de este trabajo fue identificar y analizar los conocimientos sobre cuestiones étnico-raciales y africanidades de profesores de educación física, así como posibilidades y desafíos. Se trata de una investigación cualitativa, desde la perspectiva de la investigación acción, donde la relación entre investigador y participantes contribuye a la formación docente. La investigación de campo se llevó a cabo a través de sesiones de grupos focales y registros en diarios de campo, con discusión de datos basada en análisis de contenido. Se identificó que los docentes perciben tensiones en las relaciones étnico-raciales en las clases de educación física y también una necesidad de trabajo y reflexión crítica sobre las africanidades. Profundizar esos conocimientos en la formación docente favorece enfrentar el racismo y valorar las africanidades.Palabras clave: Africanidades. Educación Física Escolar. Ley 10.639/03. Ley 11.645/08.
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O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar os saberes das questões étnico-raciais e das africanidades de professoras de educação física, além de possibilidades e desafios. Esta é uma pesquisa qualitativa, sob a perspectiva da pesquisa-ação, em que o relacionamento entre pesquisador e participantes contribui para a formação docente. A pesquisa de campo ocorreu por meio de sessões de grupo focal e registros em diário de campo, com a discussão dos dados pautada na análise de conteúdo. Identificou-se que as professoras percebem tensões nas relações étnico-raciais nas aulas de educação física e também uma necessidade de trabalho e reflexões críticas acerca das africanidades. Aprofundar tais conhecimentos nas formações docentes favorece o enfrentamento do racismo e a valorização das africanidades.Palavras-chave: Africanidades. Educação Física Escolar. Lei 10.639/03. Lei 11.645/08. Ethnic-racial relations and Africanities in school physical education: reflections on teaching knowledge AbstractSpecific teacher training is fundamental so that physical education can incorporate knowledge and cultures that are invisible in the school environment, interpreting their social and historical marks. The objective of this work is to identify and analyze the knowledge of ethnic-racial issues and Africanities of physical education teachers, as well as possibilities and challenges. This is qualitative research, from the perspective of action research, where the relationship between researcher and participants contributes to teacher training. Field research took place through focus group sessions and records in field diaries, with data discussion based on content analysis. It was identified that teachers perceive tensions in ethnic-racial relations in physical education classes and also a need for work and critical reflections about Africanities. Deepening such knowledge in teaching training favors confronting racism and valuing Africanities.Keywords: Africanities. School Physical Education. Law 10.639/03. Law 11.645/08. Relaciones étnico-raciales y africanidades en la educación física escolar: reflexiones sobre la enseñanza del conocimiento ResumenLa formación específica del profesorado es fundamental para que la educación física pueda incorporar conocimientos y culturas invisibilizadas en el ámbito escolar, interpretando sus huellas sociales e históricas. El objetivo de este trabajo fue identificar y analizar los conocimientos sobre cuestiones étnico-raciales y africanidades de profesores de educación física, así como posibilidades y desafíos. Se trata de una investigación cualitativa, desde la perspectiva de la investigación acción, donde la relación entre investigador y participantes contribuye a la formación docente. La investigación de campo se llevó a cabo a través de sesiones de grupos focales y registros en diarios de campo, con discusión de datos basada en análisis de contenido. Se identificó que los docentes perciben tensiones en las relaciones étnico-raciales en las clases de educación física y también una necesidad de trabajo y reflexión crítica sobre las africanidades. Profundizar esos conocimientos en la formación docente favorece enfrentar el racismo y valorar las africanidades.Palabras clave: Africanidades. Educación Física Escolar. Ley 10.639/03. Ley 11.645/08.Relações étnico-raciais e africanidades na educação física escolar: reflexões sobre os saberes docentes ResumoA formação docente específica é fundamental para que a educação física possa incorporar saberes e culturas invisibilizadas no ambiente escolar, interpretando suas marcas sociais e históricas. O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar os saberes das questões étnico-raciais e das africanidades de professoras de educação física, além de possibilidades e desafios. Esta é uma pesquisa qualitativa, sob a perspectiva da pesquisa-ação, em que o relacionamento entre pesquisador e participantes contribui para a formação docente. A pesquisa de campo ocorreu por meio de sessões de grupo focal e registros em diário de campo, com a discussão dos dados pautada na análise de conteúdo. Identificou-se que as professoras percebem tensões nas relações étnico-raciais nas aulas de educação física e também uma necessidade de trabalho e reflexões críticas acerca das africanidades. Aprofundar tais conhecimentos nas formações docentes favorece o enfrentamento do racismo e a valorização das africanidades.Palavras-chave: Africanidades. Educação Física Escolar. Lei 10.639/03. Lei 11.645/08. Ethnic-racial relations and Africanities in school physical education: reflections on teaching knowledge AbstractSpecific teacher training is fundamental so that physical education can incorporate knowledge and cultures that are invisible in the school environment, interpreting their social and historical marks. The objective of this work is to identify and analyze the knowledge of ethnic-racial issues and Africanities of physical education teachers, as well as possibilities and challenges. This is qualitative research, from the perspective of action research, where the relationship between researcher and participants contributes to teacher training. Field research took place through focus group sessions and records in field diaries, with data discussion based on content analysis. It was identified that teachers perceive tensions in ethnic-racial relations in physical education classes and also a need for work and critical reflections about Africanities. Deepening such knowledge in teaching training favors confronting racism and valuing Africanities.Keywords: Africanities. School Physical Education. Law 10.639/03. Law 11.645/08. Relaciones étnico-raciales y africanidades en la educación física escolar: reflexiones sobre la enseñanza del conocimiento ResumenLa formación específica del profesorado es fundamental para que la educación física pueda incorporar conocimientos y culturas invisibilizadas en el ámbito escolar, interpretando sus huellas sociales e históricas. El objetivo de este trabajo fue identificar y analizar los conocimientos sobre cuestiones étnico-raciales y africanidades de profesores de educación física, así como posibilidades y desafíos. Se trata de una investigación cualitativa, desde la perspectiva de la investigación acción, donde la relación entre investigador y participantes contribuye a la formación docente. 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O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar os saberes das questões étnico-raciais e das africanidades de professoras de educação física, além de possibilidades e desafios. Esta é uma pesquisa qualitativa, sob a perspectiva da pesquisa-ação, em que o relacionamento entre pesquisador e participantes contribui para a formação docente. A pesquisa de campo ocorreu por meio de sessões de grupo focal e registros em diário de campo, com a discussão dos dados pautada na análise de conteúdo. Identificou-se que as professoras percebem tensões nas relações étnico-raciais nas aulas de educação física e também uma necessidade de trabalho e reflexões críticas acerca das africanidades. Aprofundar tais conhecimentos nas formações docentes favorece o enfrentamento do racismo e a valorização das africanidades.Palavras-chave: Africanidades. Educação Física Escolar. Lei 10.639/03. Lei 11.645/08. 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La investigación de campo se llevó a cabo a través de sesiones de grupos focales y registros en diarios de campo, con discusión de datos basada en análisis de contenido. Se identificó que los docentes perciben tensiones en las relaciones étnico-raciales en las clases de educación física y también una necesidad de trabajo y reflexión crítica sobre las africanidades. Profundizar esos conocimientos en la formación docente favorece enfrentar el racismo y valorar las africanidades.Palabras clave: Africanidades. Educación Física Escolar. Ley 10.639/03. Ley 11.645/08.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2024-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n2-p129-14110.29181/2594-6463-2024-v8-n2-p129-141MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 8 n. 2 (2024): Motricidades: Rev. 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