Lazer virtual 20 anos depois: homo zappiens e metalazer na pós-humanidade
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
DOI: | 10.29181/2594-6463-2023-v7-n2-p105-113 |
Texto Completo: | http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-p105-113 |
Resumo: | Lazer virtual 20 anos depois: homo zappiens e metalazer na pós-humanidade ResumoEste ensaio evoca uma reflexão acerca dos 20 anos da proposta do lazer virtual, enfatizando as possíveis e necessárias evoluções ao campo de estudos do lazer, com o advento das linguagens do metaverso, das inteligências artificial e virtual e das realidades virtual e aumentada. São apontados elementos dos conceitos de homo zappiens, lazer líquido, e-recreação, e-lazer e metalazer, os quais configuram o delineamento da sociedade na pós-humanidade. Por ser irrefutável e irreversível a simbiose entre humano e tecnologias, torna-se importante o adensamento das reflexões acerca desse estreitamento das esferas digital, tecnológica e corporal e dos modos de apropriação no campo de estudos do lazer, salientando a necessidade de novos olhares, sobretudo, à dinamicidade e à autogestão do lazer.Palavras-chave: Lazer. Virtual. Metaverso. Virtual leisure 20 years later: homo zappiens and metalazer in post-humanity AbstractThis essay evokes a reflection about the 20 years of the proposal of virtual leisure, emphasizing the possible and necessary evolutions in the field of leisure studies, with the advent of metaverse languages, artificial and virtual intelligence and virtual and augmented realities. Elements of the concepts of homo zappiens, liquid leisure, e-recreation, e-leisure and metaleisure which shape the outline of society in post-humanity. Due to the fact that the symbiosis between human and technology is irrefutable and irreversible, it is important to deepen reflections about this narrowing of the digital, technological and bodily spheres and the modes of appropriation in the field of leisure studies, highlighting the need for new perspectives, especially, the dynamism and self-management of leisure.Keywords: Leisure. Virtual. Metaverse. Ocio virtual 20 años después: homo zappiens y metalazer en la posthumanidad ResumenEste ensayo evoca una reflexión sobre los 20 años de la propuesta del ocio virtual, enfatizando las evoluciones posibles y necesarias en el campo de los estudios del ocio, con el advenimiento de los lenguajes del metaverso, la inteligencia artificial y virtual y las realidades virtual y aumentada. Se señalan elementos de los conceptos de homo zappiens, ocio líquido, e-recreación, e-leisure y metaocio, que configuran el contorno de la sociedad en la poshumanidad. Debido a que la simbiosis entre humano y tecnología es irrefutable e irreversible, es importante profundizar las reflexiones sobre este estrechamiento de las esferas digital, tecnológica y corporal y los modos de apropiación en el campo de los estudios del ocio, destacando la necesidad de nuevas perspectivas, especialmente el dinamismo y la autogestión del ocio.Palabras clave: Ocio. Virtual. Metaverso. |
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Lazer virtual 20 anos depois: homo zappiens e metalazer na pós-humanidadeVirtual leisure 20 years later: homo zappiens and metalazer in post-humanityOcio virtual 20 años después: homo zappiens y metalazer en la posthumanidadLazerVirtualMetaversoLeisureVirtualMetaverseOcioVirtualMetaversoLazer virtual 20 anos depois: homo zappiens e metalazer na pós-humanidade ResumoEste ensaio evoca uma reflexão acerca dos 20 anos da proposta do lazer virtual, enfatizando as possíveis e necessárias evoluções ao campo de estudos do lazer, com o advento das linguagens do metaverso, das inteligências artificial e virtual e das realidades virtual e aumentada. São apontados elementos dos conceitos de homo zappiens, lazer líquido, e-recreação, e-lazer e metalazer, os quais configuram o delineamento da sociedade na pós-humanidade. Por ser irrefutável e irreversível a simbiose entre humano e tecnologias, torna-se importante o adensamento das reflexões acerca desse estreitamento das esferas digital, tecnológica e corporal e dos modos de apropriação no campo de estudos do lazer, salientando a necessidade de novos olhares, sobretudo, à dinamicidade e à autogestão do lazer.Palavras-chave: Lazer. Virtual. Metaverso. Virtual leisure 20 years later: homo zappiens and metalazer in post-humanity AbstractThis essay evokes a reflection about the 20 years of the proposal of virtual leisure, emphasizing the possible and necessary evolutions in the field of leisure studies, with the advent of metaverse languages, artificial and virtual intelligence and virtual and augmented realities. Elements of the concepts of homo zappiens, liquid leisure, e-recreation, e-leisure and metaleisure which shape the outline of society in post-humanity. Due to the fact that the symbiosis between human and technology is irrefutable and irreversible, it is important to deepen reflections about this narrowing of the digital, technological and bodily spheres and the modes of appropriation in the field of leisure studies, highlighting the need for new perspectives, especially, the dynamism and self-management of leisure.Keywords: Leisure. Virtual. Metaverse. Ocio virtual 20 años después: homo zappiens y metalazer en la posthumanidad ResumenEste ensayo evoca una reflexión sobre los 20 años de la propuesta del ocio virtual, enfatizando las evoluciones posibles y necesarias en el campo de los estudios del ocio, con el advenimiento de los lenguajes del metaverso, la inteligencia artificial y virtual y las realidades virtual y aumentada. Se señalan elementos de los conceptos de homo zappiens, ocio líquido, e-recreación, e-leisure y metaocio, que configuran el contorno de la sociedad en la poshumanidad. Debido a que la simbiosis entre humano y tecnología es irrefutable e irreversible, es importante profundizar las reflexiones sobre este estrechamiento de las esferas digital, tecnológica y corporal y los modos de apropiación en el campo de los estudios del ocio, destacando la necesidad de nuevas perspectivas, especialmente el dinamismo y la autogestión del ocio.Palabras clave: Ocio. Virtual. Metaverso.Lazer virtual 20 anos depois: homo zappiens e metalazer na pós-humanidade ResumoEste ensaio evoca uma reflexão acerca dos 20 anos da proposta do lazer virtual, enfatizando as possíveis e necessárias evoluções ao campo de estudos do lazer, com o advento das linguagens do metaverso, das inteligências artificial e virtual e das realidades virtual e aumentada. São apontados elementos dos conceitos de homo zappiens, lazer líquido, e-recreação, e-lazer e metalazer, os quais configuram o delineamento da sociedade na pós-humanidade. Por ser irrefutável e irreversível a simbiose entre humano e tecnologias, torna-se importante o adensamento das reflexões acerca desse estreitamento das esferas digital, tecnológica e corporal e dos modos de apropriação no campo de estudos do lazer, salientando a necessidade de novos olhares, sobretudo, à dinamicidade e à autogestão do lazer.Palavras-chave: Lazer. Virtual. Metaverso. Virtual leisure 20 years later: homo zappiens and metalazer in post-humanity AbstractThis essay evokes a reflection about the 20 years of the proposal of virtual leisure, emphasizing the possible and necessary evolutions in the field of leisure studies, with the advent of metaverse languages, artificial and virtual intelligence and virtual and augmented realities. Elements of the concepts of homo zappiens, liquid leisure, e-recreation, e-leisure and metaleisure which shape the outline of society in post-humanity. Due to the fact that the symbiosis between human and technology is irrefutable and irreversible, it is important to deepen reflections about this narrowing of the digital, technological and bodily spheres and the modes of appropriation in the field of leisure studies, highlighting the need for new perspectives, especially, the dynamism and self-management of leisure.Keywords: Leisure. Virtual. Metaverse. Ocio virtual 20 años después: homo zappiens y metalazer en la posthumanidad ResumenEste ensayo evoca una reflexión sobre los 20 años de la propuesta del ocio virtual, enfatizando las evoluciones posibles y necesarias en el campo de los estudios del ocio, con el advenimiento de los lenguajes del metaverso, la inteligencia artificial y virtual y las realidades virtual y aumentada. Se señalan elementos de los conceptos de homo zappiens, ocio líquido, e-recreación, e-leisure y metaocio, que configuran el contorno de la sociedad en la poshumanidad. Debido a que la simbiosis entre humano y tecnología es irrefutable e irreversible, es importante profundizar las reflexiones sobre este estrechamiento de las esferas digital, tecnológica y corporal y los modos de apropiación en el campo de los estudios del ocio, destacando la necesidad de nuevas perspectivas, especialmente el dinamismo y la autogestión del ocio.Palabras clave: Ocio. Virtual. Metaverso.Lazer virtual 20 anos depois: homo zappiens e metalazer na pós-humanidade ResumoEste ensaio evoca uma reflexão acerca dos 20 anos da proposta do lazer virtual, enfatizando as possíveis e necessárias evoluções ao campo de estudos do lazer, com o advento das linguagens do metaverso, das inteligências artificial e virtual e das realidades virtual e aumentada. São apontados elementos dos conceitos de homo zappiens, lazer líquido, e-recreação, e-lazer e metalazer, os quais configuram o delineamento da sociedade na pós-humanidade. 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Due to the fact that the symbiosis between human and technology is irrefutable and irreversible, it is important to deepen reflections about this narrowing of the digital, technological and bodily spheres and the modes of appropriation in the field of leisure studies, highlighting the need for new perspectives, especially, the dynamism and self-management of leisure.Keywords: Leisure. Virtual. Metaverse. Ocio virtual 20 años después: homo zappiens y metalazer en la posthumanidad ResumenEste ensayo evoca una reflexión sobre los 20 años de la propuesta del ocio virtual, enfatizando las evoluciones posibles y necesarias en el campo de los estudios del ocio, con el advenimiento de los lenguajes del metaverso, la inteligencia artificial y virtual y las realidades virtual y aumentada. Se señalan elementos de los conceptos de homo zappiens, ocio líquido, e-recreación, e-leisure y metaocio, que configuran el contorno de la sociedad en la poshumanidad. 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SPQMH; 105-113Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 7 No. 2 (2023): Motricities: Journal SPQMH; 105-113Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 7 Núm. 2 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 105-1132594-646310.29181/2594-6463-2023-v7-n2reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-p105-113/414http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-p105-113/415Copyright (c) 2023 Gisele Maria Schwartzhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchwartz, Gisele Maria2023-08-31T15:14:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/216Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2023-08-31T15:14:32Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false |
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Lazer virtual 20 anos depois: homo zappiens e metalazer na pós-humanidade ResumoEste ensaio evoca uma reflexão acerca dos 20 anos da proposta do lazer virtual, enfatizando as possíveis e necessárias evoluções ao campo de estudos do lazer, com o advento das linguagens do metaverso, das inteligências artificial e virtual e das realidades virtual e aumentada. São apontados elementos dos conceitos de homo zappiens, lazer líquido, e-recreação, e-lazer e metalazer, os quais configuram o delineamento da sociedade na pós-humanidade. Por ser irrefutável e irreversível a simbiose entre humano e tecnologias, torna-se importante o adensamento das reflexões acerca desse estreitamento das esferas digital, tecnológica e corporal e dos modos de apropriação no campo de estudos do lazer, salientando a necessidade de novos olhares, sobretudo, à dinamicidade e à autogestão do lazer.Palavras-chave: Lazer. Virtual. Metaverso. Virtual leisure 20 years later: homo zappiens and metalazer in post-humanity AbstractThis essay evokes a reflection about the 20 years of the proposal of virtual leisure, emphasizing the possible and necessary evolutions in the field of leisure studies, with the advent of metaverse languages, artificial and virtual intelligence and virtual and augmented realities. Elements of the concepts of homo zappiens, liquid leisure, e-recreation, e-leisure and metaleisure which shape the outline of society in post-humanity. Due to the fact that the symbiosis between human and technology is irrefutable and irreversible, it is important to deepen reflections about this narrowing of the digital, technological and bodily spheres and the modes of appropriation in the field of leisure studies, highlighting the need for new perspectives, especially, the dynamism and self-management of leisure.Keywords: Leisure. Virtual. Metaverse. Ocio virtual 20 años después: homo zappiens y metalazer en la posthumanidad ResumenEste ensayo evoca una reflexión sobre los 20 años de la propuesta del ocio virtual, enfatizando las evoluciones posibles y necesarias en el campo de los estudios del ocio, con el advenimiento de los lenguajes del metaverso, la inteligencia artificial y virtual y las realidades virtual y aumentada. Se señalan elementos de los conceptos de homo zappiens, ocio líquido, e-recreación, e-leisure y metaocio, que configuran el contorno de la sociedad en la poshumanidad. Debido a que la simbiosis entre humano y tecnología es irrefutable e irreversible, es importante profundizar las reflexiones sobre este estrechamiento de las esferas digital, tecnológica y corporal y los modos de apropiación en el campo de los estudios del ocio, destacando la necesidad de nuevas perspectivas, especialmente el dinamismo y la autogestión del ocio.Palabras clave: Ocio. Virtual. Metaverso. |
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MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 7 n. 2 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 105-113 Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 7 No. 2 (2023): Motricities: Journal SPQMH; 105-113 Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 7 Núm. 2 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 105-113 2594-6463 10.29181/2594-6463-2023-v7-n2 reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) instacron:SPQMH |
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