Diversidade étnico-racial: uma experiência pedagógica em espaço não escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Estefani Cruz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Evaldo Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n2-p79-86
Resumo: Resumo O presente artigo tem como objetivo apresentar uma experiência pedagógica desenvolvida a partir de uma atividade intitulada “Ser pedagoga (o) em espaços não escolares: vivências pedagógicas em espaços não escolares”, da componente curricular “Pesquisa e Prática da Atuação do Pedagogo em Ambientes Não Escolares nos Países da Integração”, do curso de Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Trata-se de uma oficina de contação de história, onde se buscou, por meio da história “Que Rei Sou Eu?”, discutir sobre a diversidade étnico-racial que é composta nossa sociedade, refletir sobre a história dos povos africanos e sobre a temática afro-brasileira.Palavras-chave: Prática Pedagógica. Espaço Não Escolar. Diversidade Étnico-Racial. Contação de História. Ethnic-racial diversity: a pedagogical experience in non-school space Abstract This article aims to present a pedagogical experience developed in the activity entitled “Being a pedagogue in non-school spaces: pedagogical experiences in non-school spaces”, from the curriculum component “Research and Practice of Pedagogic Practice in Non-School Environments in the Integration Countries”, from the Pedagogy course at the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony (UNILAB). It is a storytelling workshop, in which we sought through the story “What King Am I?”, to discuss the ethnic-racial diversity that form our society, to reflect on the History of African peoples and about the Afro-Brazilian theme.Keywords: Pedagogical Practice. Non-School Space. Ethnic-Racial Diversity. Storytelling. Diversidad étnico-racial: una experiencia pedagógica en el espacio no escolar Resumen Este artículo tiene como objetivo presentar una experiencia pedagógica desarrollada a partir de una actividad titulada “Ser un pedagogo en espacios no escolares: experiencias pedagógicas en espacios no escolares”, del componente curricular “Investigación y práctica de la práctica pedagógica en entornos no escolares en los países de la integración”, del curso de Pedagogía de la Universidad de Integración Internacional de la Lusofonía Afrobrasileña (UNILAB). Es un taller de narración de historias, donde, a través de la historia “¿Qué rey soy yo?”, tratamos de discutir la diversidad étnico-racial que se compone nuestra sociedad, para reflexionar sobre la historia de los pueblos africanos y sobre el tema afrobrasileño.Palabras clave: Práctica Pedagógica. Espacio No Escolar. Diversidad Étnico-Racial. Narración de Historias.
id SPQMH_f66bbaf6443e9eca9109194296403ede
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/57
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository_id_str
spelling Diversidade étnico-racial: uma experiência pedagógica em espaço não escolarEthnic-racial diversity: a pedagogical experience in non-school spaceDiversidad étnico-racial: una experiencia pedagógica en el espacio no escolarPráctica PedagógicaEspacio No EscolarDiversidad Étnico-RacialNarración de HistoriasPrática PedagógicaEspaço Não EscolarDiversidade Étnico-RacialContação de HistóriaPedagogical PracticeNon-School SpaceEthnic-Racial DiversityStorytellingResumo O presente artigo tem como objetivo apresentar uma experiência pedagógica desenvolvida a partir de uma atividade intitulada “Ser pedagoga (o) em espaços não escolares: vivências pedagógicas em espaços não escolares”, da componente curricular “Pesquisa e Prática da Atuação do Pedagogo em Ambientes Não Escolares nos Países da Integração”, do curso de Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Trata-se de uma oficina de contação de história, onde se buscou, por meio da história “Que Rei Sou Eu?”, discutir sobre a diversidade étnico-racial que é composta nossa sociedade, refletir sobre a história dos povos africanos e sobre a temática afro-brasileira.Palavras-chave: Prática Pedagógica. Espaço Não Escolar. Diversidade Étnico-Racial. Contação de História. Ethnic-racial diversity: a pedagogical experience in non-school space Abstract This article aims to present a pedagogical experience developed in the activity entitled “Being a pedagogue in non-school spaces: pedagogical experiences in non-school spaces”, from the curriculum component “Research and Practice of Pedagogic Practice in Non-School Environments in the Integration Countries”, from the Pedagogy course at the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony (UNILAB). It is a storytelling workshop, in which we sought through the story “What King Am I?”, to discuss the ethnic-racial diversity that form our society, to reflect on the History of African peoples and about the Afro-Brazilian theme.Keywords: Pedagogical Practice. Non-School Space. Ethnic-Racial Diversity. Storytelling. Diversidad étnico-racial: una experiencia pedagógica en el espacio no escolar Resumen Este artículo tiene como objetivo presentar una experiencia pedagógica desarrollada a partir de una actividad titulada “Ser un pedagogo en espacios no escolares: experiencias pedagógicas en espacios no escolares”, del componente curricular “Investigación y práctica de la práctica pedagógica en entornos no escolares en los países de la integración”, del curso de Pedagogía de la Universidad de Integración Internacional de la Lusofonía Afrobrasileña (UNILAB). Es un taller de narración de historias, donde, a través de la historia “¿Qué rey soy yo?”, tratamos de discutir la diversidad étnico-racial que se compone nuestra sociedad, para reflexionar sobre la historia de los pueblos africanos y sobre el tema afrobrasileño.Palabras clave: Práctica Pedagógica. Espacio No Escolar. Diversidad Étnico-Racial. Narración de Historias.Resumo O presente artigo tem como objetivo apresentar uma experiência pedagógica desenvolvida a partir de uma atividade intitulada “Ser pedagoga (o) em espaços não escolares: vivências pedagógicas em espaços não escolares”, da componente curricular “Pesquisa e Prática da Atuação do Pedagogo em Ambientes Não Escolares nos Países da Integração”, do curso de Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Trata-se de uma oficina de contação de história, onde se buscou, por meio da história “Que Rei Sou Eu?”, discutir sobre a diversidade étnico-racial que é composta nossa sociedade, refletir sobre a história dos povos africanos e sobre a temática afro-brasileira.Palavras-chave: Prática Pedagógica. Espaço Não Escolar. Diversidade Étnico-Racial. Contação de História. Ethnic-racial diversity: a pedagogical experience in non-school space Abstract This article aims to present a pedagogical experience developed in the activity entitled “Being a pedagogue in non-school spaces: pedagogical experiences in non-school spaces”, from the curriculum component “Research and Practice of Pedagogic Practice in Non-School Environments in the Integration Countries”, from the Pedagogy course at the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony (UNILAB). It is a storytelling workshop, in which we sought through the story “What King Am I?”, to discuss the ethnic-racial diversity that form our society, to reflect on the History of African peoples and about the Afro-Brazilian theme.Keywords: Pedagogical Practice. Non-School Space. Ethnic-Racial Diversity. Storytelling. Diversidad étnico-racial: una experiencia pedagógica en el espacio no escolar Resumen Este artículo tiene como objetivo presentar una experiencia pedagógica desarrollada a partir de una actividad titulada “Ser un pedagogo en espacios no escolares: experiencias pedagógicas en espacios no escolares”, del componente curricular “Investigación y práctica de la práctica pedagógica en entornos no escolares en los países de la integración”, del curso de Pedagogía de la Universidad de Integración Internacional de la Lusofonía Afrobrasileña (UNILAB). Es un taller de narración de historias, donde, a través de la historia “¿Qué rey soy yo?”, tratamos de discutir la diversidad étnico-racial que se compone nuestra sociedad, para reflexionar sobre la historia de los pueblos africanos y sobre el tema afrobrasileño.Palabras clave: Práctica Pedagógica. Espacio No Escolar. Diversidad Étnico-Racial. Narración de Historias.Resumo O presente artigo tem como objetivo apresentar uma experiência pedagógica desenvolvida a partir de uma atividade intitulada “Ser pedagoga (o) em espaços não escolares: vivências pedagógicas em espaços não escolares”, da componente curricular “Pesquisa e Prática da Atuação do Pedagogo em Ambientes Não Escolares nos Países da Integração”, do curso de Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Trata-se de uma oficina de contação de história, onde se buscou, por meio da história “Que Rei Sou Eu?”, discutir sobre a diversidade étnico-racial que é composta nossa sociedade, refletir sobre a história dos povos africanos e sobre a temática afro-brasileira.Palavras-chave: Prática Pedagógica. Espaço Não Escolar. Diversidade Étnico-Racial. Contação de História. Ethnic-racial diversity: a pedagogical experience in non-school space Abstract This article aims to present a pedagogical experience developed in the activity entitled “Being a pedagogue in non-school spaces: pedagogical experiences in non-school spaces”, from the curriculum component “Research and Practice of Pedagogic Practice in Non-School Environments in the Integration Countries”, from the Pedagogy course at the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony (UNILAB). It is a storytelling workshop, in which we sought through the story “What King Am I?”, to discuss the ethnic-racial diversity that form our society, to reflect on the History of African peoples and about the Afro-Brazilian theme.Keywords: Pedagogical Practice. Non-School Space. Ethnic-Racial Diversity. Storytelling. Diversidad étnico-racial: una experiencia pedagógica en el espacio no escolar Resumen Este artículo tiene como objetivo presentar una experiencia pedagógica desarrollada a partir de una actividad titulada “Ser un pedagogo en espacios no escolares: experiencias pedagógicas en espacios no escolares”, del componente curricular “Investigación y práctica de la práctica pedagógica en entornos no escolares en los países de la integración”, del curso de Pedagogía de la Universidad de Integración Internacional de la Lusofonía Afrobrasileña (UNILAB). Es un taller de narración de historias, donde, a través de la historia “¿Qué rey soy yo?”, tratamos de discutir la diversidad étnico-racial que se compone nuestra sociedad, para reflexionar sobre la historia de los pueblos africanos y sobre el tema afrobrasileño.Palabras clave: Práctica Pedagógica. Espacio No Escolar. Diversidad Étnico-Racial. Narración de Historias.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2019-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n2-p79-8610.29181/2594-6463-2019-v3-n2-p3-10MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 3 n. 2 (2019): Motricidades: Rev. SPQMH; 79-86Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 3 No. 2 (2019): Motricities: Journal SPQMH; 79-86Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 3 Núm. 2 (2019): Motricidades: Rev. SPQMH; 79-862594-646310.29181/2594-6463-2019-v3-n2reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n2-p79-86/pdfhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n2-p79-86/htmlCopyright (c) 2019 Evaldo Ribeiro Oliveira, Estefani Cruz Vieirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Estefani CruzOliveira, Evaldo Ribeiro2022-02-26T03:35:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/57Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T03:35:20Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade étnico-racial: uma experiência pedagógica em espaço não escolar
Ethnic-racial diversity: a pedagogical experience in non-school space
Diversidad étnico-racial: una experiencia pedagógica en el espacio no escolar
title Diversidade étnico-racial: uma experiência pedagógica em espaço não escolar
spellingShingle Diversidade étnico-racial: uma experiência pedagógica em espaço não escolar
Vieira, Estefani Cruz
Práctica Pedagógica
Espacio No Escolar
Diversidad Étnico-Racial
Narración de Historias
Prática Pedagógica
Espaço Não Escolar
Diversidade Étnico-Racial
Contação de História
Pedagogical Practice
Non-School Space
Ethnic-Racial Diversity
Storytelling
title_short Diversidade étnico-racial: uma experiência pedagógica em espaço não escolar
title_full Diversidade étnico-racial: uma experiência pedagógica em espaço não escolar
title_fullStr Diversidade étnico-racial: uma experiência pedagógica em espaço não escolar
title_full_unstemmed Diversidade étnico-racial: uma experiência pedagógica em espaço não escolar
title_sort Diversidade étnico-racial: uma experiência pedagógica em espaço não escolar
author Vieira, Estefani Cruz
author_facet Vieira, Estefani Cruz
Oliveira, Evaldo Ribeiro
author_role author
author2 Oliveira, Evaldo Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Estefani Cruz
Oliveira, Evaldo Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Práctica Pedagógica
Espacio No Escolar
Diversidad Étnico-Racial
Narración de Historias
Prática Pedagógica
Espaço Não Escolar
Diversidade Étnico-Racial
Contação de História
Pedagogical Practice
Non-School Space
Ethnic-Racial Diversity
Storytelling
topic Práctica Pedagógica
Espacio No Escolar
Diversidad Étnico-Racial
Narración de Historias
Prática Pedagógica
Espaço Não Escolar
Diversidade Étnico-Racial
Contação de História
Pedagogical Practice
Non-School Space
Ethnic-Racial Diversity
Storytelling
description Resumo O presente artigo tem como objetivo apresentar uma experiência pedagógica desenvolvida a partir de uma atividade intitulada “Ser pedagoga (o) em espaços não escolares: vivências pedagógicas em espaços não escolares”, da componente curricular “Pesquisa e Prática da Atuação do Pedagogo em Ambientes Não Escolares nos Países da Integração”, do curso de Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Trata-se de uma oficina de contação de história, onde se buscou, por meio da história “Que Rei Sou Eu?”, discutir sobre a diversidade étnico-racial que é composta nossa sociedade, refletir sobre a história dos povos africanos e sobre a temática afro-brasileira.Palavras-chave: Prática Pedagógica. Espaço Não Escolar. Diversidade Étnico-Racial. Contação de História. Ethnic-racial diversity: a pedagogical experience in non-school space Abstract This article aims to present a pedagogical experience developed in the activity entitled “Being a pedagogue in non-school spaces: pedagogical experiences in non-school spaces”, from the curriculum component “Research and Practice of Pedagogic Practice in Non-School Environments in the Integration Countries”, from the Pedagogy course at the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony (UNILAB). It is a storytelling workshop, in which we sought through the story “What King Am I?”, to discuss the ethnic-racial diversity that form our society, to reflect on the History of African peoples and about the Afro-Brazilian theme.Keywords: Pedagogical Practice. Non-School Space. Ethnic-Racial Diversity. Storytelling. Diversidad étnico-racial: una experiencia pedagógica en el espacio no escolar Resumen Este artículo tiene como objetivo presentar una experiencia pedagógica desarrollada a partir de una actividad titulada “Ser un pedagogo en espacios no escolares: experiencias pedagógicas en espacios no escolares”, del componente curricular “Investigación y práctica de la práctica pedagógica en entornos no escolares en los países de la integración”, del curso de Pedagogía de la Universidad de Integración Internacional de la Lusofonía Afrobrasileña (UNILAB). Es un taller de narración de historias, donde, a través de la historia “¿Qué rey soy yo?”, tratamos de discutir la diversidad étnico-racial que se compone nuestra sociedad, para reflexionar sobre la historia de los pueblos africanos y sobre el tema afrobrasileño.Palabras clave: Práctica Pedagógica. Espacio No Escolar. Diversidad Étnico-Racial. Narración de Historias.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n2-p79-86
10.29181/2594-6463-2019-v3-n2-p3-10
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n2-p79-86
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2019-v3-n2-p3-10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n2-p79-86/pdf
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n2-p79-86/html
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Evaldo Ribeiro Oliveira, Estefani Cruz Vieira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Evaldo Ribeiro Oliveira, Estefani Cruz Vieira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 3 n. 2 (2019): Motricidades: Rev. SPQMH; 79-86
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 3 No. 2 (2019): Motricities: Journal SPQMH; 79-86
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 3 Núm. 2 (2019): Motricidades: Rev. SPQMH; 79-86
2594-6463
10.29181/2594-6463-2019-v3-n2
reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
collection Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository.name.fl_str_mv Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1808858872886067200