Diversidade étnico-racial: um olhar sobre a prática docente no município de São João do Rio do Peixe - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Luana Maciel de.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6525
Resumo: O presente estudo Diversidade étnico-racial: um olhar com base na prática docente foi realizado com o objetivo de analisar a prática docente de educadoras de uma escola pública municipal situada na cidade de São João do Rio do Peixe, com relação a temática da diversidade racial na escola. Para a fundamentação teórica e análise foram utilizados/as os/as seguintes autores/as: GOMES (2008); SILVA (2009); RODRIGUES (2007); MUNANGA (2005); SACRISTÁN (2000); entre outros. A metodologia empreendida para bem fazer a análise dos dados coletados, através da aplicação de um questionário com 18 perguntas semiestruturadas, foi o estudo de campo, por se tratar da análise de elementos pertencentes a um grupo de 08 participantes, todas lecionando no ensino fundamental I, de uma mesma escola. Os resultados demonstraram que, mesmo estando a 11 anos da implantação da Lei 10.639/03, pouco ainda tem sido as ações pedagógicas realizadas com a temática étnico-racial nas escolas. Assim, o estudo demonstra que há muito a ser construído no espaço escolar, para que atitudes preconceituosas e racistas estejam cada vez menos presentes no nosso cotidiano escolar e social. Contudo, espera-se que este trabalho possa contribuir para disseminar a necessidade de efetivação de discussões em torno das questões étnico-raciais nas escolas, bem como da Lei n° 10.639/03, como parte integrante do trabalho pedagógico de professores/as.
id UFCG_d742ecfaae4b1777bc1c28a09d47243e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6525
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Diversidade étnico-racial: um olhar sobre a prática docente no município de São João do Rio do Peixe - PB.Ethnic-Racial Diversity: A Look at Teaching Practice in the municipality of São João do Rio do Peixe - PB.Diversidade étnico-racialEducaçãoPrática docenteEthnic-racial diversityEducationTeaching PracticeEducação.O presente estudo Diversidade étnico-racial: um olhar com base na prática docente foi realizado com o objetivo de analisar a prática docente de educadoras de uma escola pública municipal situada na cidade de São João do Rio do Peixe, com relação a temática da diversidade racial na escola. Para a fundamentação teórica e análise foram utilizados/as os/as seguintes autores/as: GOMES (2008); SILVA (2009); RODRIGUES (2007); MUNANGA (2005); SACRISTÁN (2000); entre outros. A metodologia empreendida para bem fazer a análise dos dados coletados, através da aplicação de um questionário com 18 perguntas semiestruturadas, foi o estudo de campo, por se tratar da análise de elementos pertencentes a um grupo de 08 participantes, todas lecionando no ensino fundamental I, de uma mesma escola. Os resultados demonstraram que, mesmo estando a 11 anos da implantação da Lei 10.639/03, pouco ainda tem sido as ações pedagógicas realizadas com a temática étnico-racial nas escolas. Assim, o estudo demonstra que há muito a ser construído no espaço escolar, para que atitudes preconceituosas e racistas estejam cada vez menos presentes no nosso cotidiano escolar e social. Contudo, espera-se que este trabalho possa contribuir para disseminar a necessidade de efetivação de discussões em torno das questões étnico-raciais nas escolas, bem como da Lei n° 10.639/03, como parte integrante do trabalho pedagógico de professores/as.The present study ethno-racial diversity: A look based on teaching practice was conducted with the objective of analyze the teaching practice of educators of a public school located in the town of São João do Rio do Peixe, in relation the thematic of racial diversity in school. For the theoretical foundation and analysis were used the following authors: SILVA (2009); RODRIGUÊS (2007); MUNANGA (2005); Giddens2012.The methodology undertaken for well make the analysis of data collected through application of a questionnaire with…. semistructured questions, was the field study, because it is the analysis of elements belonging to a group of 08 participants, all teaching at the elementary school level I, in the same school. The results showed that even being the 11 years of implementation of Law 10.639/03,little has still been the pedagogics actions performed with the ethnic-racial thematic in schools. Thus, the study demonstrates that there is much to be built in the school space, so that prejudiced and racist attitudes are increasingly less present in our school and everyday social life. However, it is expected that this work can to contribute to awareness the need of effectuation of discussions around ethnic and racial issues in schools, as well as of Law nº 10.639/03,as part of the pedagogical work of teachers.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTIAGO, Stella Márcia de Morais.SANTIAGO, Stella M. de M.http://lattes.cnpq.br/1977726452183817SOUSA, Débia Suênia da Silva.FEITOSA, Belijane Marques.SOUSA, Luana Maciel de.20142019-09-02T14:58:57Z2019-09-022019-09-02T14:58:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6525SOUSA, Luana Maciel de. Diversidade étnico-racial: um olhar sobre a prática docente no município de São João do Rio do Peixe - PB. 2014. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T17:55:52Zoai:localhost:riufcg/6525Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T17:55:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade étnico-racial: um olhar sobre a prática docente no município de São João do Rio do Peixe - PB.
Ethnic-Racial Diversity: A Look at Teaching Practice in the municipality of São João do Rio do Peixe - PB.
title Diversidade étnico-racial: um olhar sobre a prática docente no município de São João do Rio do Peixe - PB.
spellingShingle Diversidade étnico-racial: um olhar sobre a prática docente no município de São João do Rio do Peixe - PB.
SOUSA, Luana Maciel de.
Diversidade étnico-racial
Educação
Prática docente
Ethnic-racial diversity
Education
Teaching Practice
Educação.
title_short Diversidade étnico-racial: um olhar sobre a prática docente no município de São João do Rio do Peixe - PB.
title_full Diversidade étnico-racial: um olhar sobre a prática docente no município de São João do Rio do Peixe - PB.
title_fullStr Diversidade étnico-racial: um olhar sobre a prática docente no município de São João do Rio do Peixe - PB.
title_full_unstemmed Diversidade étnico-racial: um olhar sobre a prática docente no município de São João do Rio do Peixe - PB.
title_sort Diversidade étnico-racial: um olhar sobre a prática docente no município de São João do Rio do Peixe - PB.
author SOUSA, Luana Maciel de.
author_facet SOUSA, Luana Maciel de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.
SANTIAGO, Stella M. de M.
http://lattes.cnpq.br/1977726452183817
SOUSA, Débia Suênia da Silva.
FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Luana Maciel de.
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade étnico-racial
Educação
Prática docente
Ethnic-racial diversity
Education
Teaching Practice
Educação.
topic Diversidade étnico-racial
Educação
Prática docente
Ethnic-racial diversity
Education
Teaching Practice
Educação.
description O presente estudo Diversidade étnico-racial: um olhar com base na prática docente foi realizado com o objetivo de analisar a prática docente de educadoras de uma escola pública municipal situada na cidade de São João do Rio do Peixe, com relação a temática da diversidade racial na escola. Para a fundamentação teórica e análise foram utilizados/as os/as seguintes autores/as: GOMES (2008); SILVA (2009); RODRIGUES (2007); MUNANGA (2005); SACRISTÁN (2000); entre outros. A metodologia empreendida para bem fazer a análise dos dados coletados, através da aplicação de um questionário com 18 perguntas semiestruturadas, foi o estudo de campo, por se tratar da análise de elementos pertencentes a um grupo de 08 participantes, todas lecionando no ensino fundamental I, de uma mesma escola. Os resultados demonstraram que, mesmo estando a 11 anos da implantação da Lei 10.639/03, pouco ainda tem sido as ações pedagógicas realizadas com a temática étnico-racial nas escolas. Assim, o estudo demonstra que há muito a ser construído no espaço escolar, para que atitudes preconceituosas e racistas estejam cada vez menos presentes no nosso cotidiano escolar e social. Contudo, espera-se que este trabalho possa contribuir para disseminar a necessidade de efetivação de discussões em torno das questões étnico-raciais nas escolas, bem como da Lei n° 10.639/03, como parte integrante do trabalho pedagógico de professores/as.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-09-02T14:58:57Z
2019-09-02
2019-09-02T14:58:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6525
SOUSA, Luana Maciel de. Diversidade étnico-racial: um olhar sobre a prática docente no município de São João do Rio do Peixe - PB. 2014. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6525
identifier_str_mv SOUSA, Luana Maciel de. Diversidade étnico-racial: um olhar sobre a prática docente no município de São João do Rio do Peixe - PB. 2014. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744390939213824