Perceptions of gender relations in Mozambique’s schools: discourse and practice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bive, Madalena Tirano
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pessula, Pedro Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n3-p201-209
Resumo: Resumo A presente pesquisa analisou as concepções de professores e professoras de Educação Física sobre as relações entre meninas e meninos, a partir de seus discursos e práticas pedagógicas cotidianas. Foram entrevistados/as cinco professores/as que lecionam Educação Física no 3º ciclo do Ensino Primário e observadas 10 aulas nas escolas da cidade Tete, Moçambique. Para análise dos dados recorremos à descrição dos acontecimentos que ocorreram durante as aulas no que diz respeito ao tema lecionado, à distribuição e organização dos/as alunos/as para as atividades da aula. Observamos ações fortemente marcadas pela ausência de atividades de grupos entre meninos e meninas, priorizando uma concepção de gênero associada a características biológicas, assim como, discrepância entre prática e discurso.Palavras-chave: Prática Docente. Relações de Gênero. Educação Física. Perceptions of gender relations in Mozambique’s schools: discourse and practice Abstract The present research analyzed the concepts of physical education teachers about the relationships between girls and boys, based on their everyday pedagogical discourses and practices. We interviewed five teachers who taught Physical Education in the 3rd cycle of Primary School and observed 10 classes in the schools of Tete, Mozambique. For the analysis of the data, we used the description of the events that occurred during the lessons regarding the theme taught, the distribution and organization of the students for the class activities. It was observed the absence of activities between boys and girls, a conception of gender associated with biological characteristics and discrepancy between practice and discourse.Keywords: Teaching Practice. Gender Relations. Physical Education. Percepciones sobre las relaciones de género en escuelas de Mozambique: teoría y práctica Resumen La presente investigación analizó las concepciones de los profesores e de las profesoras de Educación Física sobre las relaciones entre niñas y niños, a partir de sus discursos y prácticas pedagógicas cotidianas. Se entrevistó a cinco profesores que enseñan Educación Física en el 3º ciclo de la Enseñanza Primaria y observadas diez clases  en las escuelas de la ciudad de Tete, Mozambique. Para el análisis de los datos recurrimos a la descripción de los acontecimientos que ocurrieron durante las clases en lo que se refiere al tema leído, a la distribución y organización de los alumnos a las actividades de la clase. Observamos acciones fuertemente marcadas por la ausencia de actividades de grupos entre niños y niñas, priorizando una concepción de género asociada a características biológicas, así como, discrepancia entre práctica y discurso.Palabras clave: Práctica Docente. Relaciones de Género. Educación Física.
id SPQMH_f78f646f90b89ada208e6cc78829d093
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository_id_str
spelling Perceptions of gender relations in Mozambique’s schools: discourse and practicePercepciones sobre las relaciones de género en escuelas de Mozambique: teoría y prácticaPercepções sobre as relações de gênero em escolas de Moçambique: discurso e práticaTeaching PracticeGender RelationsPhysical EducationPrática DocenteRelações de GêneroEducação FísicaPráctica DocenteRelaciones de GéneroEducación FísicaResumo A presente pesquisa analisou as concepções de professores e professoras de Educação Física sobre as relações entre meninas e meninos, a partir de seus discursos e práticas pedagógicas cotidianas. Foram entrevistados/as cinco professores/as que lecionam Educação Física no 3º ciclo do Ensino Primário e observadas 10 aulas nas escolas da cidade Tete, Moçambique. Para análise dos dados recorremos à descrição dos acontecimentos que ocorreram durante as aulas no que diz respeito ao tema lecionado, à distribuição e organização dos/as alunos/as para as atividades da aula. Observamos ações fortemente marcadas pela ausência de atividades de grupos entre meninos e meninas, priorizando uma concepção de gênero associada a características biológicas, assim como, discrepância entre prática e discurso.Palavras-chave: Prática Docente. Relações de Gênero. Educação Física. Perceptions of gender relations in Mozambique’s schools: discourse and practice Abstract The present research analyzed the concepts of physical education teachers about the relationships between girls and boys, based on their everyday pedagogical discourses and practices. We interviewed five teachers who taught Physical Education in the 3rd cycle of Primary School and observed 10 classes in the schools of Tete, Mozambique. For the analysis of the data, we used the description of the events that occurred during the lessons regarding the theme taught, the distribution and organization of the students for the class activities. It was observed the absence of activities between boys and girls, a conception of gender associated with biological characteristics and discrepancy between practice and discourse.Keywords: Teaching Practice. Gender Relations. Physical Education. Percepciones sobre las relaciones de género en escuelas de Mozambique: teoría y práctica Resumen La presente investigación analizó las concepciones de los profesores e de las profesoras de Educación Física sobre las relaciones entre niñas y niños, a partir de sus discursos y prácticas pedagógicas cotidianas. Se entrevistó a cinco profesores que enseñan Educación Física en el 3º ciclo de la Enseñanza Primaria y observadas diez clases  en las escuelas de la ciudad de Tete, Mozambique. Para el análisis de los datos recurrimos a la descripción de los acontecimientos que ocurrieron durante las clases en lo que se refiere al tema leído, a la distribución y organización de los alumnos a las actividades de la clase. Observamos acciones fuertemente marcadas por la ausencia de actividades de grupos entre niños y niñas, priorizando una concepción de género asociada a características biológicas, así como, discrepancia entre práctica y discurso.Palabras clave: Práctica Docente. Relaciones de Género. Educación Física.Resumo A presente pesquisa analisou as concepções de professores e professoras de Educação Física sobre as relações entre meninas e meninos, a partir de seus discursos e práticas pedagógicas cotidianas. Foram entrevistados/as cinco professores/as que lecionam Educação Física no 3º ciclo do Ensino Primário e observadas 10 aulas nas escolas da cidade Tete, Moçambique. Para análise dos dados recorremos à descrição dos acontecimentos que ocorreram durante as aulas no que diz respeito ao tema lecionado, à distribuição e organização dos/as alunos/as para as atividades da aula. Observamos ações fortemente marcadas pela ausência de atividades de grupos entre meninos e meninas, priorizando uma concepção de gênero associada a características biológicas, assim como, discrepância entre prática e discurso.Palavras-chave: Prática Docente. Relações de Gênero. Educação Física. Perceptions of gender relations in Mozambique’s schools: discourse and practice Abstract The present research analyzed the concepts of physical education teachers about the relationships between girls and boys, based on their everyday pedagogical discourses and practices. We interviewed five teachers who taught Physical Education in the 3rd cycle of Primary School and observed 10 classes in the schools of Tete, Mozambique. For the analysis of the data, we used the description of the events that occurred during the lessons regarding the theme taught, the distribution and organization of the students for the class activities. It was observed the absence of activities between boys and girls, a conception of gender associated with biological characteristics and discrepancy between practice and discourse.Keywords: Teaching Practice. Gender Relations. Physical Education. Percepciones sobre las relaciones de género en escuelas de Mozambique: teoría y práctica Resumen La presente investigación analizó las concepciones de los profesores e de las profesoras de Educación Física sobre las relaciones entre niñas y niños, a partir de sus discursos y prácticas pedagógicas cotidianas. Se entrevistó a cinco profesores que enseñan Educación Física en el 3º ciclo de la Enseñanza Primaria y observadas diez clases  en las escuelas de la ciudad de Tete, Mozambique. Para el análisis de los datos recurrimos a la descripción de los acontecimientos que ocurrieron durante las clases en lo que se refiere al tema leído, a la distribución y organización de los alumnos a las actividades de la clase. Observamos acciones fuertemente marcadas por la ausencia de actividades de grupos entre niños y niñas, priorizando una concepción de género asociada a características biológicas, así como, discrepancia entre práctica y discurso.Palabras clave: Práctica Docente. Relaciones de Género. Educación Física.Resumo A presente pesquisa analisou as concepções de professores e professoras de Educação Física sobre as relações entre meninas e meninos, a partir de seus discursos e práticas pedagógicas cotidianas. Foram entrevistados/as cinco professores/as que lecionam Educação Física no 3º ciclo do Ensino Primário e observadas 10 aulas nas escolas da cidade Tete, Moçambique. Para análise dos dados recorremos à descrição dos acontecimentos que ocorreram durante as aulas no que diz respeito ao tema lecionado, à distribuição e organização dos/as alunos/as para as atividades da aula. Observamos ações fortemente marcadas pela ausência de atividades de grupos entre meninos e meninas, priorizando uma concepção de gênero associada a características biológicas, assim como, discrepância entre prática e discurso.Palavras-chave: Prática Docente. Relações de Gênero. Educação Física. Perceptions of gender relations in Mozambique’s schools: discourse and practice Abstract The present research analyzed the concepts of physical education teachers about the relationships between girls and boys, based on their everyday pedagogical discourses and practices. We interviewed five teachers who taught Physical Education in the 3rd cycle of Primary School and observed 10 classes in the schools of Tete, Mozambique. For the analysis of the data, we used the description of the events that occurred during the lessons regarding the theme taught, the distribution and organization of the students for the class activities. It was observed the absence of activities between boys and girls, a conception of gender associated with biological characteristics and discrepancy between practice and discourse.Keywords: Teaching Practice. Gender Relations. Physical Education. Percepciones sobre las relaciones de género en escuelas de Mozambique: teoría y práctica Resumen La presente investigación analizó las concepciones de los profesores e de las profesoras de Educación Física sobre las relaciones entre niñas y niños, a partir de sus discursos y prácticas pedagógicas cotidianas. Se entrevistó a cinco profesores que enseñan Educación Física en el 3º ciclo de la Enseñanza Primaria y observadas diez clases  en las escuelas de la ciudad de Tete, Mozambique. Para el análisis de los datos recurrimos a la descripción de los acontecimientos que ocurrieron durante las clases en lo que se refiere al tema leído, a la distribución y organización de los alumnos a las actividades de la clase. Observamos acciones fuertemente marcadas por la ausencia de actividades de grupos entre niños y niñas, priorizando una concepción de género asociada a características biológicas, así como, discrepancia entre práctica y discurso.Palabras clave: Práctica Docente. Relaciones de Género. Educación Física.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2018-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n3-p201-20910.29181/2594-6463-2018-v2-n3-p201-209MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 2 n. 3 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 201-209Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 2 No. 3 (2018): Motricities: Journal SPQMH; 201-209Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 2 Núm. 3 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 201-2092594-646310.29181/2594-6463-2018-v2-n3reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n3-p201-209/pdfhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n3-p201-209/htmlCopyright (c) 2018 Madalena Tirano Bive, Pedro Antonio Pessulahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBive, Madalena TiranoPessula, Pedro Antonio2022-02-26T03:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T03:36:27Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Perceptions of gender relations in Mozambique’s schools: discourse and practice
Percepciones sobre las relaciones de género en escuelas de Mozambique: teoría y práctica
Percepções sobre as relações de gênero em escolas de Moçambique: discurso e prática
title Perceptions of gender relations in Mozambique’s schools: discourse and practice
spellingShingle Perceptions of gender relations in Mozambique’s schools: discourse and practice
Bive, Madalena Tirano
Teaching Practice
Gender Relations
Physical Education
Prática Docente
Relações de Gênero
Educação Física
Práctica Docente
Relaciones de Género
Educación Física
title_short Perceptions of gender relations in Mozambique’s schools: discourse and practice
title_full Perceptions of gender relations in Mozambique’s schools: discourse and practice
title_fullStr Perceptions of gender relations in Mozambique’s schools: discourse and practice
title_full_unstemmed Perceptions of gender relations in Mozambique’s schools: discourse and practice
title_sort Perceptions of gender relations in Mozambique’s schools: discourse and practice
author Bive, Madalena Tirano
author_facet Bive, Madalena Tirano
Pessula, Pedro Antonio
author_role author
author2 Pessula, Pedro Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bive, Madalena Tirano
Pessula, Pedro Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Teaching Practice
Gender Relations
Physical Education
Prática Docente
Relações de Gênero
Educação Física
Práctica Docente
Relaciones de Género
Educación Física
topic Teaching Practice
Gender Relations
Physical Education
Prática Docente
Relações de Gênero
Educação Física
Práctica Docente
Relaciones de Género
Educación Física
description Resumo A presente pesquisa analisou as concepções de professores e professoras de Educação Física sobre as relações entre meninas e meninos, a partir de seus discursos e práticas pedagógicas cotidianas. Foram entrevistados/as cinco professores/as que lecionam Educação Física no 3º ciclo do Ensino Primário e observadas 10 aulas nas escolas da cidade Tete, Moçambique. Para análise dos dados recorremos à descrição dos acontecimentos que ocorreram durante as aulas no que diz respeito ao tema lecionado, à distribuição e organização dos/as alunos/as para as atividades da aula. Observamos ações fortemente marcadas pela ausência de atividades de grupos entre meninos e meninas, priorizando uma concepção de gênero associada a características biológicas, assim como, discrepância entre prática e discurso.Palavras-chave: Prática Docente. Relações de Gênero. Educação Física. Perceptions of gender relations in Mozambique’s schools: discourse and practice Abstract The present research analyzed the concepts of physical education teachers about the relationships between girls and boys, based on their everyday pedagogical discourses and practices. We interviewed five teachers who taught Physical Education in the 3rd cycle of Primary School and observed 10 classes in the schools of Tete, Mozambique. For the analysis of the data, we used the description of the events that occurred during the lessons regarding the theme taught, the distribution and organization of the students for the class activities. It was observed the absence of activities between boys and girls, a conception of gender associated with biological characteristics and discrepancy between practice and discourse.Keywords: Teaching Practice. Gender Relations. Physical Education. Percepciones sobre las relaciones de género en escuelas de Mozambique: teoría y práctica Resumen La presente investigación analizó las concepciones de los profesores e de las profesoras de Educación Física sobre las relaciones entre niñas y niños, a partir de sus discursos y prácticas pedagógicas cotidianas. Se entrevistó a cinco profesores que enseñan Educación Física en el 3º ciclo de la Enseñanza Primaria y observadas diez clases  en las escuelas de la ciudad de Tete, Mozambique. Para el análisis de los datos recurrimos a la descripción de los acontecimientos que ocurrieron durante las clases en lo que se refiere al tema leído, a la distribución y organización de los alumnos a las actividades de la clase. Observamos acciones fuertemente marcadas por la ausencia de actividades de grupos entre niños y niñas, priorizando una concepción de género asociada a características biológicas, así como, discrepancia entre práctica y discurso.Palabras clave: Práctica Docente. Relaciones de Género. Educación Física.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n3-p201-209
10.29181/2594-6463-2018-v2-n3-p201-209
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n3-p201-209
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2018-v2-n3-p201-209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n3-p201-209/pdf
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n3-p201-209/html
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Madalena Tirano Bive, Pedro Antonio Pessula
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Madalena Tirano Bive, Pedro Antonio Pessula
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 2 n. 3 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 201-209
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 2 No. 3 (2018): Motricities: Journal SPQMH; 201-209
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 2 Núm. 3 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 201-209
2594-6463
10.29181/2594-6463-2018-v2-n3
reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
collection Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository.name.fl_str_mv Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1808858872826298368