O K-CPT em uma amostra brasileira: descrição do desempenho e comparação com as normas norte-americanas
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082009000100011 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: O presente estudo investigou o desempenho de uma amostra de crianças brasileiras de 4 a 5 anos de idade no Conners' Kiddie CPT (K-CPT), uma tarefa computadorizada utilizada na avaliação da atenção e do controle inibitório em crianças. MÉTODO: Os escores de crianças brasileiras, que passaram por uma triagem para excluir déficit de atenção, foram comparados com as normas norte-americanas. RESULTADOS: Os efeitos de gênero e idade na nossa amostra foram similares aos descritos na literatura. Entretanto, a falta de triagem para déficit de atenção pode ter distorcido os dados normativos norte-americanos, pois meninos e meninas brasileiros tiveram melhores escores em quase todas as medidas. CONCLUSÕES: Os procedimentos de triagem aqui empregados, juntamente com a obtenção dos efeitos de idade e gênero previamente descritos, confirmam a adequação dos escores obtidos como referência local de desempenho, que podem ser úteis na avaliação de crianças pré-escolares no Brasil até que normas nacionais sejam estabelecidas. |
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O K-CPT em uma amostra brasileira: descrição do desempenho e comparação com as normas norte-americanasTeste de desempenho contínuocrianças pré-escolaresatençãoestudo comparativoINTRODUÇÃO: O presente estudo investigou o desempenho de uma amostra de crianças brasileiras de 4 a 5 anos de idade no Conners' Kiddie CPT (K-CPT), uma tarefa computadorizada utilizada na avaliação da atenção e do controle inibitório em crianças. MÉTODO: Os escores de crianças brasileiras, que passaram por uma triagem para excluir déficit de atenção, foram comparados com as normas norte-americanas. RESULTADOS: Os efeitos de gênero e idade na nossa amostra foram similares aos descritos na literatura. Entretanto, a falta de triagem para déficit de atenção pode ter distorcido os dados normativos norte-americanos, pois meninos e meninas brasileiros tiveram melhores escores em quase todas as medidas. CONCLUSÕES: Os procedimentos de triagem aqui empregados, juntamente com a obtenção dos efeitos de idade e gênero previamente descritos, confirmam a adequação dos escores obtidos como referência local de desempenho, que podem ser úteis na avaliação de crianças pré-escolares no Brasil até que normas nacionais sejam estabelecidas.Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082009000100011Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul v.31 n.1 2009reponame:Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sulinstname:Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRGS)instacron:SPRGS10.1590/S0101-81082009000100011info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda,Mônica CarolinaSinnes,Elaine GirãoPompeia,SabineBueno,Orlando Francisco Amodeopor2009-08-24T00:00:00Zoai:scielo:S0101-81082009000100011Revistahttp://www.scielo.br/rprssONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@aprs.org.br0101-81080101-8108opendoar:2009-08-24T00:00Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul - Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRGS)false |
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