Avaliação dos conteúdos relacionados à nutrição contidos nos livros didáticos de biologia do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira,Tatiana Cristina
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Sigulem,Dirce Maria, Correia,Ingrid Chaves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822011000400014
Resumo: OBJETIVO: Analisar os temas de nutrição contidos nos livros didáticos de Biologia do ensino médio, comparando a qualidade das informações com os conhecimentos atuais. MÉTODOS: Estudo transversal descritivo no qual foram avaliados, de forma estruturada, todos os livros de Biologia recomendados para o ensino médio pelo Ministério da Educação. A análise de cada livro foi realizada segundo o seu conteúdo de nutrição a partir de uma ficha de avaliação. As variáveis avaliadas foram selecionadas por meio de revisão de literatura, sendo classificadas em: "suficiente", quando estiveram totalmente presentes nos livros didáticos e em concordância com os conhecimentos atuais; "insuficiente", quando as variáveis analisadas estiveram parcialmente presentes nos livros didáticos, em concordância com os conhecimentos atuais; "ausente", quando o conteúdo não foi abordado no livro didático. Variáveis presentes, porém desatualizadas ou incorretas, foram analisadas individualmente e de forma descritiva. A técnica de "análise de conteúdo" norteou este trabalho. RESULTADOS: Todos os livros didáticos continham informações sobre nutrição; porém, em sua maioria, apresentaram-se insuficientes para promover escolhas alimentares conscientes e/ou mudança de hábitos. Algumas informações estavam ausentes em alguns livros, como hipovitaminose A e deficiência de folato (100%), anemia ferropriva (89%), obesidade, deficiência de iodo e pirâmide dos alimentos (78%). CONCLUSÕES: A inserção da educação nutricional no currículo escolar e a revisão periódica para adequação dos conteúdos sobre nutrição nos livros didáticos são medidas coadjuvantes à prevenção de agravos à saúde dos futuros adultos.
id SPSP-1_0137e4b36a7d06380ffe657a35e41d14
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-05822011000400014
network_acronym_str SPSP-1
network_name_str Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling Avaliação dos conteúdos relacionados à nutrição contidos nos livros didáticos de biologia do ensino médionutrição do adolescentelivrosensinoOBJETIVO: Analisar os temas de nutrição contidos nos livros didáticos de Biologia do ensino médio, comparando a qualidade das informações com os conhecimentos atuais. MÉTODOS: Estudo transversal descritivo no qual foram avaliados, de forma estruturada, todos os livros de Biologia recomendados para o ensino médio pelo Ministério da Educação. A análise de cada livro foi realizada segundo o seu conteúdo de nutrição a partir de uma ficha de avaliação. As variáveis avaliadas foram selecionadas por meio de revisão de literatura, sendo classificadas em: "suficiente", quando estiveram totalmente presentes nos livros didáticos e em concordância com os conhecimentos atuais; "insuficiente", quando as variáveis analisadas estiveram parcialmente presentes nos livros didáticos, em concordância com os conhecimentos atuais; "ausente", quando o conteúdo não foi abordado no livro didático. Variáveis presentes, porém desatualizadas ou incorretas, foram analisadas individualmente e de forma descritiva. A técnica de "análise de conteúdo" norteou este trabalho. RESULTADOS: Todos os livros didáticos continham informações sobre nutrição; porém, em sua maioria, apresentaram-se insuficientes para promover escolhas alimentares conscientes e/ou mudança de hábitos. Algumas informações estavam ausentes em alguns livros, como hipovitaminose A e deficiência de folato (100%), anemia ferropriva (89%), obesidade, deficiência de iodo e pirâmide dos alimentos (78%). CONCLUSÕES: A inserção da educação nutricional no currículo escolar e a revisão periódica para adequação dos conteúdos sobre nutrição nos livros didáticos são medidas coadjuvantes à prevenção de agravos à saúde dos futuros adultos.Sociedade de Pediatria de São Paulo2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822011000400014Revista Paulista de Pediatria v.29 n.4 2011reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)instacron:SPSP10.1590/S0103-05822011000400014info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira,Tatiana CristinaSigulem,Dirce MariaCorreia,Ingrid Chavespor2012-02-17T00:00:00Zoai:scielo:S0103-05822011000400014Revistahttps://www.rpped.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br1984-04620103-0582opendoar:2012-02-17T00:00Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos conteúdos relacionados à nutrição contidos nos livros didáticos de biologia do ensino médio
title Avaliação dos conteúdos relacionados à nutrição contidos nos livros didáticos de biologia do ensino médio
spellingShingle Avaliação dos conteúdos relacionados à nutrição contidos nos livros didáticos de biologia do ensino médio
Teixeira,Tatiana Cristina
nutrição do adolescente
livros
ensino
title_short Avaliação dos conteúdos relacionados à nutrição contidos nos livros didáticos de biologia do ensino médio
title_full Avaliação dos conteúdos relacionados à nutrição contidos nos livros didáticos de biologia do ensino médio
title_fullStr Avaliação dos conteúdos relacionados à nutrição contidos nos livros didáticos de biologia do ensino médio
title_full_unstemmed Avaliação dos conteúdos relacionados à nutrição contidos nos livros didáticos de biologia do ensino médio
title_sort Avaliação dos conteúdos relacionados à nutrição contidos nos livros didáticos de biologia do ensino médio
author Teixeira,Tatiana Cristina
author_facet Teixeira,Tatiana Cristina
Sigulem,Dirce Maria
Correia,Ingrid Chaves
author_role author
author2 Sigulem,Dirce Maria
Correia,Ingrid Chaves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira,Tatiana Cristina
Sigulem,Dirce Maria
Correia,Ingrid Chaves
dc.subject.por.fl_str_mv nutrição do adolescente
livros
ensino
topic nutrição do adolescente
livros
ensino
description OBJETIVO: Analisar os temas de nutrição contidos nos livros didáticos de Biologia do ensino médio, comparando a qualidade das informações com os conhecimentos atuais. MÉTODOS: Estudo transversal descritivo no qual foram avaliados, de forma estruturada, todos os livros de Biologia recomendados para o ensino médio pelo Ministério da Educação. A análise de cada livro foi realizada segundo o seu conteúdo de nutrição a partir de uma ficha de avaliação. As variáveis avaliadas foram selecionadas por meio de revisão de literatura, sendo classificadas em: "suficiente", quando estiveram totalmente presentes nos livros didáticos e em concordância com os conhecimentos atuais; "insuficiente", quando as variáveis analisadas estiveram parcialmente presentes nos livros didáticos, em concordância com os conhecimentos atuais; "ausente", quando o conteúdo não foi abordado no livro didático. Variáveis presentes, porém desatualizadas ou incorretas, foram analisadas individualmente e de forma descritiva. A técnica de "análise de conteúdo" norteou este trabalho. RESULTADOS: Todos os livros didáticos continham informações sobre nutrição; porém, em sua maioria, apresentaram-se insuficientes para promover escolhas alimentares conscientes e/ou mudança de hábitos. Algumas informações estavam ausentes em alguns livros, como hipovitaminose A e deficiência de folato (100%), anemia ferropriva (89%), obesidade, deficiência de iodo e pirâmide dos alimentos (78%). CONCLUSÕES: A inserção da educação nutricional no currículo escolar e a revisão periódica para adequação dos conteúdos sobre nutrição nos livros didáticos são medidas coadjuvantes à prevenção de agravos à saúde dos futuros adultos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822011000400014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822011000400014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-05822011000400014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pediatria de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pediatria de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paulista de Pediatria v.29 n.4 2011
reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
instacron:SPSP
instname_str Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
instacron_str SPSP
institution SPSP
reponame_str Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
collection Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
repository.mail.fl_str_mv pediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br
_version_ 1750318248171143168