Cuidado ao desenvolvimento: intervenções de proteção ao desenvolvimento inicial de recém-nascidos pré-termo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspardo,Cláudia Maria
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Martinez,Francisco Eulógio, Linhares,Maria Beatriz M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822010000100013
Resumo: OBJETIVO: Revisar ensaios clínicos randomizados, publicados entre 2002 e 2009, sobre a eficácia de intervenções em Cuidado ao Desenvolvimento em recém-nascidos pré-termo em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. FONTES DE DADOS: Foram selecionados estudos randomizados dos bancos de dados Medline, PsycINFO, ISI Web of Science, LILACS e SciELO, usando-se as palavras-chave "developmental care" e "neonate". Realizou-se uma análise metodológica dos estudos, com base nos critérios: randomização, estimativa do tamanho amostral, perda amostral, critérios de inclusão e exclusão, controle de variáveis de confusão, validade dos instrumentos, condição "cega" do pesquisador, realização de seguimento, validades externa e ecológica e cuidados éticos. SÍNTESE DOS DADOS: As intervenções em Cuidado ao Desenvolvimento promoveram melhora em curto prazo nos resultados fisiológicos, comportamentais, neurológicos e clínicos dos recém-nascidos. Observou-se diminuição da reatividade à dor nos recém-nascidos durante procedimentos de pesagem e troca de fraldas. Os pais que receberam intervenções em Cuidado ao Desenvolvimento passaram a apresentar maior senso de competência para cuidar do recém-nascido. Os profissionais treinados em Cuidado ao Desenvolvimento demonstraram melhor desempenho na assistência ao recém-nascido e valorizaram mais os estímulos ambientais, físicos e sociais. CONCLUSÕES: Intervenções em Cuidado ao Desenvolvimento na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal promoveram benefícios ao desenvolvimento e saúde dos recém-nascidos pré-termo no período neonatal e no primeiro ano de vida. Em estudos futuros, recomenda-se maior rigor metodológico no que se refere à condição de pesquisador "cego" em relação às intervenções e controle das variáveis de confusão. Estudos prospectivo-longitudinais são necessários para avaliar a eficácia das intervenções em médio e longo prazo no desenvolvimento
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