Cuidando do recém-nascido em UTIN: convivendo com a fragilidade do viver/sobreviver à luz da complexidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40916 |
Resumo: | Este estudo objetivou compreender o significado do ser e do fazer o cuidado para os enfermeiros em uma Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN) de um hospital geral do sul do Brasil, construindo um modelo teórico explicativo. Utilizou-se a Teoria Fundamentada nos Dados e o Paradigma da Complexidade na construção do Modelo Teórico: Cuidando do recém-nascido em UTIN: Convivendo com a fragilidade do viver/sobreviver à luz da complexidade. Participaram 11 sujeitos. Os dados foram coletados mediante entrevista aberta e organizados no software NVIVO. Identificou-se a categoria central: Convivendo com a fragilidade do viver/sobreviver: cuidado altamente complexo, sensível, singular e compartilhado. O cuidado em UTIN, valorizando as inter-relações cotidianas, busca atuar em todas as esferas do cuidado complexo em saúde, integrando e aplicando conhecimentos científicos. É necessário exercitar as potencialidades já inatas dos profissionais de enfermagem e caminhar rumo ao encontro de novas, um convite a novos modos de cuidar do neonato, sua família e os membros deste sistema complexo. |
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Cuidando do recém-nascido em UTIN: convivendo com a fragilidade do viver/sobreviver à luz da complexidadeCuidando al recién nacido en UTIN: conviviendo con la fragilidad del vivir/sobrevivir a la luz de la complejidadCaring for newborns in a NICU: dealing with the fragility of living/surviving in the light of complexityInfantnewbornprematureIntensive Care Units NeonatalNeonatal nursingRecién nacidoPrematuroUnidades de Terapia Intensiva NeonatalEnfermería neonatalRecém-nascidoPrematuroUnidades de Terapia Intensiva NeonatalEnfermagem neonatalEste estudo objetivou compreender o significado do ser e do fazer o cuidado para os enfermeiros em uma Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN) de um hospital geral do sul do Brasil, construindo um modelo teórico explicativo. Utilizou-se a Teoria Fundamentada nos Dados e o Paradigma da Complexidade na construção do Modelo Teórico: Cuidando do recém-nascido em UTIN: Convivendo com a fragilidade do viver/sobreviver à luz da complexidade. Participaram 11 sujeitos. Os dados foram coletados mediante entrevista aberta e organizados no software NVIVO. Identificou-se a categoria central: Convivendo com a fragilidade do viver/sobreviver: cuidado altamente complexo, sensível, singular e compartilhado. O cuidado em UTIN, valorizando as inter-relações cotidianas, busca atuar em todas as esferas do cuidado complexo em saúde, integrando e aplicando conhecimentos científicos. É necessário exercitar as potencialidades já inatas dos profissionais de enfermagem e caminhar rumo ao encontro de novas, um convite a novos modos de cuidar do neonato, sua família e os membros deste sistema complexo.Estudio que objetivó comprender el significado del ser y del realizar cuidado para enfermeros de Unidad de Tratamiento Intensivo Neonatal (UTIN) de hospital general del sur de Brasil, constituyendo un modelo teórico explicativo. Se utilizó Teoría Fundamentada en Datos y Paradigma de Complejidad en construcción del Modelo Teórico Cuidando al recién nacido en UTIN: conviviendo con la fragilidad del vivir/sobrevivir a la luz de la complejidad. Participaron 11 sujetos. Datos recolectados mediante entrevista abierta, organizados en software NVIVO. Identificada categoría central: Conviviendo con la fragilidad del vivir/sobrevivir: cuidado altamente complejo, sensible, singular y compartido. La atención en UTIN, valorizando las interrelaciones cotidianas, busca actuar en todas las esferas del cuidado complejo en salud, integrando y aplicando conocimientos científicos. Es necesario ejercitar potencialidades innatas del profesional enfermero y apuntar a encontrar nuevas, una invitación a nuevos modos de atención del neonato, su familia y demás miembros de este sistema complejo.The objective of this study was to understand the meaning of being a nurse and providing care in the Neonatal Intensive Care Unit (NICU) of a general hospital in Southern Brazil, developing an explanatory theoretical model. The Grounded Theory and the Complexity Paradigm were used to develop the Theoretical Model: Caring for newborns in the NICU: Dealing with the fragility of living/surviving in the light of complexity. Data was collected from 11 subjects through an open interview, and organized using NVIVO software. A central category was identified: Dealing with the fragility of living/surviving: a care that is highly complex, sensitive, unique and shared. Care in the NICU, valuing the everyday interrelationships, aims to address all domains of complex health care, integrating and applying scientific knowledge. It is necessary to practice the strengths already inherent to nursing professionals, in addition to pursuing new strengths, an invitation to new models of care for newborns, their family, and the members of this complex system.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2012-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4091610.1590/S0080-62342012000100006Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 1 (2012); 45-51Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 1 (2012); 45-51Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 1 (2012); 45-511980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40916/44399https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40916/44400http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKlock, PatríciaErdmann, Alacoque Lorenzini2012-08-30T16:24:52Zoai:revistas.usp.br:article/40916Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T16:24:52Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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