Relação entre aptidão cardiorrespiratória e indicadores de adiposidade corporal em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ronque,Enio Ricardo V.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cyrino,Edilson Serpeloni, Mortatti,Arnaldo Luis, Moreira,Alexandre, Avelar,Ademar, Carvalho,Ferdinando Oliveira, Arruda,Miguel de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822010000300007
Resumo: OBJETIVO: Analisar a relação entre aptidão cardiorrespiratória e indicadores de adiposidade corporal em adolescentes de ambos os sexos. MÉTODOS: 78 sujeitos (45 rapazes e 33 moças) foram avaliados quanto à massa corporal, estatura e dobras cutâneas tricipital e subescapular. O índice de massa corpórea e a somatória das duas dobras cutâneas foram calculados. A aptidão cardiorrespiratória foi analisada pelo teste de vai-e-vem de 20 metros de vários estágios e a estimativa do consumo máximo de oxigênio foi analisada por uma equação específica. Para a comparação entre os grupos, foi empregado o teste de Mann-Whitney e, para verificar a relação entre a aptidão cardiorrespiratória e os indicadores de adiposidade corporal, utilizou-se o coeficiente de correlação de Spearman. RESULTADOS: Os adolescentes com alta aptidão cardiorrespiratória apresentaram sistematicamente valores mais baixos de gordura corporal em relação a seus pares com baixa aptidão cardiorrespiratória (p<0,05), com diferenças variando entre 36 e 42% para os rapazes e entre 14 e 33% para as moças. Correlações negativas, moderadas e estatisticamente significativas foram verificadas entre os indicadores de aptidão cardiorrespiratória e de adiposidade corporal para ambos os sexos, com exceção do índice de massa corpórea. CONCLUSÕES: Os resultados sugerem que o aumento da adiposidade corporal pode influenciar negativamente a aptidão cardiorrespiratória em adolescentes de ambos os sexos.
id SPSP-1_1d6cd3594051cb4e92d94e6ef7347ca0
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-05822010000300007
network_acronym_str SPSP-1
network_name_str Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling Relação entre aptidão cardiorrespiratória e indicadores de adiposidade corporal em adolescentesaptidão físicaadiposidadesaúde do adolescenteOBJETIVO: Analisar a relação entre aptidão cardiorrespiratória e indicadores de adiposidade corporal em adolescentes de ambos os sexos. MÉTODOS: 78 sujeitos (45 rapazes e 33 moças) foram avaliados quanto à massa corporal, estatura e dobras cutâneas tricipital e subescapular. O índice de massa corpórea e a somatória das duas dobras cutâneas foram calculados. A aptidão cardiorrespiratória foi analisada pelo teste de vai-e-vem de 20 metros de vários estágios e a estimativa do consumo máximo de oxigênio foi analisada por uma equação específica. Para a comparação entre os grupos, foi empregado o teste de Mann-Whitney e, para verificar a relação entre a aptidão cardiorrespiratória e os indicadores de adiposidade corporal, utilizou-se o coeficiente de correlação de Spearman. RESULTADOS: Os adolescentes com alta aptidão cardiorrespiratória apresentaram sistematicamente valores mais baixos de gordura corporal em relação a seus pares com baixa aptidão cardiorrespiratória (p<0,05), com diferenças variando entre 36 e 42% para os rapazes e entre 14 e 33% para as moças. Correlações negativas, moderadas e estatisticamente significativas foram verificadas entre os indicadores de aptidão cardiorrespiratória e de adiposidade corporal para ambos os sexos, com exceção do índice de massa corpórea. CONCLUSÕES: Os resultados sugerem que o aumento da adiposidade corporal pode influenciar negativamente a aptidão cardiorrespiratória em adolescentes de ambos os sexos.Sociedade de Pediatria de São Paulo2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822010000300007Revista Paulista de Pediatria v.28 n.3 2010reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)instacron:SPSP10.1590/S0103-05822010000300007info:eu-repo/semantics/openAccessRonque,Enio Ricardo V.Cyrino,Edilson SerpeloniMortatti,Arnaldo LuisMoreira,AlexandreAvelar,AdemarCarvalho,Ferdinando OliveiraArruda,Miguel depor2010-11-22T00:00:00Zoai:scielo:S0103-05822010000300007Revistahttps://www.rpped.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br1984-04620103-0582opendoar:2010-11-22T00:00Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre aptidão cardiorrespiratória e indicadores de adiposidade corporal em adolescentes
title Relação entre aptidão cardiorrespiratória e indicadores de adiposidade corporal em adolescentes
spellingShingle Relação entre aptidão cardiorrespiratória e indicadores de adiposidade corporal em adolescentes
Ronque,Enio Ricardo V.
aptidão física
adiposidade
saúde do adolescente
title_short Relação entre aptidão cardiorrespiratória e indicadores de adiposidade corporal em adolescentes
title_full Relação entre aptidão cardiorrespiratória e indicadores de adiposidade corporal em adolescentes
title_fullStr Relação entre aptidão cardiorrespiratória e indicadores de adiposidade corporal em adolescentes
title_full_unstemmed Relação entre aptidão cardiorrespiratória e indicadores de adiposidade corporal em adolescentes
title_sort Relação entre aptidão cardiorrespiratória e indicadores de adiposidade corporal em adolescentes
author Ronque,Enio Ricardo V.
author_facet Ronque,Enio Ricardo V.
Cyrino,Edilson Serpeloni
Mortatti,Arnaldo Luis
Moreira,Alexandre
Avelar,Ademar
Carvalho,Ferdinando Oliveira
Arruda,Miguel de
author_role author
author2 Cyrino,Edilson Serpeloni
Mortatti,Arnaldo Luis
Moreira,Alexandre
Avelar,Ademar
Carvalho,Ferdinando Oliveira
Arruda,Miguel de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ronque,Enio Ricardo V.
Cyrino,Edilson Serpeloni
Mortatti,Arnaldo Luis
Moreira,Alexandre
Avelar,Ademar
Carvalho,Ferdinando Oliveira
Arruda,Miguel de
dc.subject.por.fl_str_mv aptidão física
adiposidade
saúde do adolescente
topic aptidão física
adiposidade
saúde do adolescente
description OBJETIVO: Analisar a relação entre aptidão cardiorrespiratória e indicadores de adiposidade corporal em adolescentes de ambos os sexos. MÉTODOS: 78 sujeitos (45 rapazes e 33 moças) foram avaliados quanto à massa corporal, estatura e dobras cutâneas tricipital e subescapular. O índice de massa corpórea e a somatória das duas dobras cutâneas foram calculados. A aptidão cardiorrespiratória foi analisada pelo teste de vai-e-vem de 20 metros de vários estágios e a estimativa do consumo máximo de oxigênio foi analisada por uma equação específica. Para a comparação entre os grupos, foi empregado o teste de Mann-Whitney e, para verificar a relação entre a aptidão cardiorrespiratória e os indicadores de adiposidade corporal, utilizou-se o coeficiente de correlação de Spearman. RESULTADOS: Os adolescentes com alta aptidão cardiorrespiratória apresentaram sistematicamente valores mais baixos de gordura corporal em relação a seus pares com baixa aptidão cardiorrespiratória (p<0,05), com diferenças variando entre 36 e 42% para os rapazes e entre 14 e 33% para as moças. Correlações negativas, moderadas e estatisticamente significativas foram verificadas entre os indicadores de aptidão cardiorrespiratória e de adiposidade corporal para ambos os sexos, com exceção do índice de massa corpórea. CONCLUSÕES: Os resultados sugerem que o aumento da adiposidade corporal pode influenciar negativamente a aptidão cardiorrespiratória em adolescentes de ambos os sexos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822010000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822010000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-05822010000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pediatria de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pediatria de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paulista de Pediatria v.28 n.3 2010
reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
instacron:SPSP
instname_str Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
instacron_str SPSP
institution SPSP
reponame_str Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
collection Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
repository.mail.fl_str_mv pediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br
_version_ 1750318247449722880