Obesidade e testes de função pulmonar em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tenório,Luís Henrique S.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santos,Amilton da Cruz, Oliveira,Adriana Sarmento de, Lima,Anna Myrna J. de, Brasileiro-Santos,Maria do Socorro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822012000300018
Resumo: OBJETIVO: Realizar uma revisão sistemática sobre os estudos observacionais que analisaram a relação entre os parâmetros espirométricos e a obesidade em crianças e adolescentes. FONTES DE DADOS: Os dados foram selecionados sem restrição de idioma, utilizando-se as bases de dados PubMed/Medline, Scopus, Lilacs e SciELO, sem data inicial até dezembro de 2010. Os descritores foram extraídos do Medical Subject Headings e incluíram "respiratory function tests" e "childhood obesity". SINTESE DOS DADOS: Por meio da estratégia de busca, 89 artigos foram encontrados, dos quais apenas cinco foram selecionados. Foram incluídos estudos observacionais com descrição dos parâmetros espirométricos e do índice de massa corpórea, sendo excluídos estudos com outros métodos de avaliação da função pulmonar, população não exclusiva de crianças/adolescentes e presença de comorbidades associadas à obesidade. Para avaliação da qualidade dos estudos utilizou-se a escala para estudos observacionais da Agency for Healthcare Research and Quality. Os estudos avaliaram a capacidade vital forçada e o volume expiratório forçado no primeiro segundo. Quatros artigos avaliaram também o fluxo expiratório forçado entre 25 e 75%, aquele em 50%, o pico de fluxo expiratório e a relação entre o volume expiratório forçado no primeiro segundo e a capacidade vital forçada. CONCLUSÕES: Os artigos mostram evidências significativas de associação entre a diminuição dos valores de capacidade vital forçada e volume expiratório forçado no primeiro segundo com a obesidade em crianças e adolescentes.
id SPSP-1_91b31c645cb5935e2fd3b4845d63e70a
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-05822012000300018
network_acronym_str SPSP-1
network_name_str Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling Obesidade e testes de função pulmonar em crianças e adolescentes: uma revisão sistemáticaobesidadecriançasadolescentesespirometriaOBJETIVO: Realizar uma revisão sistemática sobre os estudos observacionais que analisaram a relação entre os parâmetros espirométricos e a obesidade em crianças e adolescentes. FONTES DE DADOS: Os dados foram selecionados sem restrição de idioma, utilizando-se as bases de dados PubMed/Medline, Scopus, Lilacs e SciELO, sem data inicial até dezembro de 2010. Os descritores foram extraídos do Medical Subject Headings e incluíram "respiratory function tests" e "childhood obesity". SINTESE DOS DADOS: Por meio da estratégia de busca, 89 artigos foram encontrados, dos quais apenas cinco foram selecionados. Foram incluídos estudos observacionais com descrição dos parâmetros espirométricos e do índice de massa corpórea, sendo excluídos estudos com outros métodos de avaliação da função pulmonar, população não exclusiva de crianças/adolescentes e presença de comorbidades associadas à obesidade. Para avaliação da qualidade dos estudos utilizou-se a escala para estudos observacionais da Agency for Healthcare Research and Quality. Os estudos avaliaram a capacidade vital forçada e o volume expiratório forçado no primeiro segundo. Quatros artigos avaliaram também o fluxo expiratório forçado entre 25 e 75%, aquele em 50%, o pico de fluxo expiratório e a relação entre o volume expiratório forçado no primeiro segundo e a capacidade vital forçada. CONCLUSÕES: Os artigos mostram evidências significativas de associação entre a diminuição dos valores de capacidade vital forçada e volume expiratório forçado no primeiro segundo com a obesidade em crianças e adolescentes.Sociedade de Pediatria de São Paulo2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822012000300018Revista Paulista de Pediatria v.30 n.3 2012reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)instacron:SPSP10.1590/S0103-05822012000300018info:eu-repo/semantics/openAccessTenório,Luís Henrique S.Santos,Amilton da CruzOliveira,Adriana Sarmento deLima,Anna Myrna J. deBrasileiro-Santos,Maria do Socorropor2012-10-11T00:00:00Zoai:scielo:S0103-05822012000300018Revistahttps://www.rpped.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br1984-04620103-0582opendoar:2012-10-11T00:00Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)false
dc.title.none.fl_str_mv Obesidade e testes de função pulmonar em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática
title Obesidade e testes de função pulmonar em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática
spellingShingle Obesidade e testes de função pulmonar em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática
Tenório,Luís Henrique S.
obesidade
crianças
adolescentes
espirometria
title_short Obesidade e testes de função pulmonar em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática
title_full Obesidade e testes de função pulmonar em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática
title_fullStr Obesidade e testes de função pulmonar em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed Obesidade e testes de função pulmonar em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática
title_sort Obesidade e testes de função pulmonar em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática
author Tenório,Luís Henrique S.
author_facet Tenório,Luís Henrique S.
Santos,Amilton da Cruz
Oliveira,Adriana Sarmento de
Lima,Anna Myrna J. de
Brasileiro-Santos,Maria do Socorro
author_role author
author2 Santos,Amilton da Cruz
Oliveira,Adriana Sarmento de
Lima,Anna Myrna J. de
Brasileiro-Santos,Maria do Socorro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tenório,Luís Henrique S.
Santos,Amilton da Cruz
Oliveira,Adriana Sarmento de
Lima,Anna Myrna J. de
Brasileiro-Santos,Maria do Socorro
dc.subject.por.fl_str_mv obesidade
crianças
adolescentes
espirometria
topic obesidade
crianças
adolescentes
espirometria
description OBJETIVO: Realizar uma revisão sistemática sobre os estudos observacionais que analisaram a relação entre os parâmetros espirométricos e a obesidade em crianças e adolescentes. FONTES DE DADOS: Os dados foram selecionados sem restrição de idioma, utilizando-se as bases de dados PubMed/Medline, Scopus, Lilacs e SciELO, sem data inicial até dezembro de 2010. Os descritores foram extraídos do Medical Subject Headings e incluíram "respiratory function tests" e "childhood obesity". SINTESE DOS DADOS: Por meio da estratégia de busca, 89 artigos foram encontrados, dos quais apenas cinco foram selecionados. Foram incluídos estudos observacionais com descrição dos parâmetros espirométricos e do índice de massa corpórea, sendo excluídos estudos com outros métodos de avaliação da função pulmonar, população não exclusiva de crianças/adolescentes e presença de comorbidades associadas à obesidade. Para avaliação da qualidade dos estudos utilizou-se a escala para estudos observacionais da Agency for Healthcare Research and Quality. Os estudos avaliaram a capacidade vital forçada e o volume expiratório forçado no primeiro segundo. Quatros artigos avaliaram também o fluxo expiratório forçado entre 25 e 75%, aquele em 50%, o pico de fluxo expiratório e a relação entre o volume expiratório forçado no primeiro segundo e a capacidade vital forçada. CONCLUSÕES: Os artigos mostram evidências significativas de associação entre a diminuição dos valores de capacidade vital forçada e volume expiratório forçado no primeiro segundo com a obesidade em crianças e adolescentes.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822012000300018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822012000300018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-05822012000300018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pediatria de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pediatria de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paulista de Pediatria v.30 n.3 2012
reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
instacron:SPSP
instname_str Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
instacron_str SPSP
institution SPSP
reponame_str Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
collection Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
repository.mail.fl_str_mv pediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br
_version_ 1750318248305360896