Programa Pincel Mágico: avaliação das condições de saúde de escolares dos primeiro e segundo anos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins,Vera Lúcia G. S.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Melione,Luís Paulo R., Bismarck-Nasr,Elizabeth Maria, Oliveira,Maria das Graças
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822012000400005
Resumo: OBJETIVO: Identificar sinais, tendências patológicas ou doenças instaladas na população de alunos dos dois primeiros anos do ensino fundamental para promoção de saúde no ambiente escolar. MÉTODOS: Estudo transversal com 1.332 escolares matriculados no primeiro e segundo ano de 13 unidades escolares da região Sul de São José dos Campos. Para diagnóstico da situação de saúde dos escolares foram realizados os seguintes exames: triagem visual, avaliação do estado nutricional, dosagem de hemoglobina no sangue e protoparasitológico de fezes, avaliação de carteiras de vacina, avaliação auditiva, aferição de pressão arterial e realização de consulta pediátrica. RESULTADOS: Verificou-se baixa prevalência de anemia (8,4%), de parasitoses (2,5%), mas elevada prevalência do excesso de peso corporal (21,7%). Observou-se 94,7% dos escolares com vacinação atualizada. CONCLUSÕES: Iniciativas como o Programa Pincel Mágico identificam precocemente alterações nas crianças, permitem aproximação dos setores saúde e educação e colaboram para a construção de um novo olhar preventivo à saúde do alunado.
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