EFEITOS IMEDIATOS E APÓS CINCO MESES DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO POSTURAL PARA ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822017000200199 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: Avaliar os efeitos em curto e médio prazo de um Programa de Educação Postural (PEP) para escolares do ensino fundamental sobre o conhecimento teórico e o modo de execução das atividades de vida diária (AVDs). Métodos: Amostra composta de 38 escolares (8-12 anos) do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Os escolares foram avaliados em três momentos: antes de participar do PEP (pré-teste); após participação no PEP (pós-teste); e após cinco meses da participação no PEP, imediatamente após um reforço de aprendizagem de quatro aulas (follow-up cinco meses). A avaliação das AVDs e o nível de conhecimento teórico sobre a coluna vertebral e a postura corporal foram avaliados por instrumentos específicos (layout for assessing the dynamic posture - LADy; e questionário). Para verificar as diferenças entre os momentos avaliativos foram realizados o teste de Friedman e post hoc o teste de Wilcoxon e correção de Bonferroni (α<0,05). Resultados: Quanto ao conhecimento teórico, não houve diferença significativa entre pós-teste e follow-up. Na avaliação das AVDs, o desempenho dos escolares foi superior no pós-teste e follow-up quando comparados com o pré-teste, e na comparação entre os escores pós-teste e follow-up não houve diferença significativa. Conclusões: Constatou-se que o PEP apresentou efeito positivo imediatamente após o seu término na execução das AVDs e que houve manutenção desses efeitos e do nível de conhecimento teórico no follow-up após o reforço de aprendizagem. |
id |
SPSP-1_c6c4282f7c707f3419585136e2067903 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-05822017000200199 |
network_acronym_str |
SPSP-1 |
network_name_str |
Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EFEITOS IMEDIATOS E APÓS CINCO MESES DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO POSTURAL PARA ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTALposturaeducação em saúdesaúde da criançaRESUMO Objetivo: Avaliar os efeitos em curto e médio prazo de um Programa de Educação Postural (PEP) para escolares do ensino fundamental sobre o conhecimento teórico e o modo de execução das atividades de vida diária (AVDs). Métodos: Amostra composta de 38 escolares (8-12 anos) do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Os escolares foram avaliados em três momentos: antes de participar do PEP (pré-teste); após participação no PEP (pós-teste); e após cinco meses da participação no PEP, imediatamente após um reforço de aprendizagem de quatro aulas (follow-up cinco meses). A avaliação das AVDs e o nível de conhecimento teórico sobre a coluna vertebral e a postura corporal foram avaliados por instrumentos específicos (layout for assessing the dynamic posture - LADy; e questionário). Para verificar as diferenças entre os momentos avaliativos foram realizados o teste de Friedman e post hoc o teste de Wilcoxon e correção de Bonferroni (α<0,05). Resultados: Quanto ao conhecimento teórico, não houve diferença significativa entre pós-teste e follow-up. Na avaliação das AVDs, o desempenho dos escolares foi superior no pós-teste e follow-up quando comparados com o pré-teste, e na comparação entre os escores pós-teste e follow-up não houve diferença significativa. Conclusões: Constatou-se que o PEP apresentou efeito positivo imediatamente após o seu término na execução das AVDs e que houve manutenção desses efeitos e do nível de conhecimento teórico no follow-up após o reforço de aprendizagem.Sociedade de Pediatria de São Paulo2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822017000200199Revista Paulista de Pediatria v.35 n.2 2017reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)instacron:SPSP10.1590/1984-0462/;2017;35;2;00013info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Natália Brites dosSedrez,Juliana AdamiCandotti,Cláudia TarragôVieira,Adrianepor2017-06-28T00:00:00Zoai:scielo:S0103-05822017000200199Revistahttps://www.rpped.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br1984-04620103-0582opendoar:2017-06-28T00:00Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EFEITOS IMEDIATOS E APÓS CINCO MESES DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO POSTURAL PARA ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
EFEITOS IMEDIATOS E APÓS CINCO MESES DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO POSTURAL PARA ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
EFEITOS IMEDIATOS E APÓS CINCO MESES DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO POSTURAL PARA ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL Santos,Natália Brites dos postura educação em saúde saúde da criança |
title_short |
EFEITOS IMEDIATOS E APÓS CINCO MESES DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO POSTURAL PARA ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
EFEITOS IMEDIATOS E APÓS CINCO MESES DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO POSTURAL PARA ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
EFEITOS IMEDIATOS E APÓS CINCO MESES DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO POSTURAL PARA ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
EFEITOS IMEDIATOS E APÓS CINCO MESES DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO POSTURAL PARA ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
EFEITOS IMEDIATOS E APÓS CINCO MESES DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO POSTURAL PARA ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Santos,Natália Brites dos |
author_facet |
Santos,Natália Brites dos Sedrez,Juliana Adami Candotti,Cláudia Tarragô Vieira,Adriane |
author_role |
author |
author2 |
Sedrez,Juliana Adami Candotti,Cláudia Tarragô Vieira,Adriane |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,Natália Brites dos Sedrez,Juliana Adami Candotti,Cláudia Tarragô Vieira,Adriane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
postura educação em saúde saúde da criança |
topic |
postura educação em saúde saúde da criança |
description |
RESUMO Objetivo: Avaliar os efeitos em curto e médio prazo de um Programa de Educação Postural (PEP) para escolares do ensino fundamental sobre o conhecimento teórico e o modo de execução das atividades de vida diária (AVDs). Métodos: Amostra composta de 38 escolares (8-12 anos) do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Os escolares foram avaliados em três momentos: antes de participar do PEP (pré-teste); após participação no PEP (pós-teste); e após cinco meses da participação no PEP, imediatamente após um reforço de aprendizagem de quatro aulas (follow-up cinco meses). A avaliação das AVDs e o nível de conhecimento teórico sobre a coluna vertebral e a postura corporal foram avaliados por instrumentos específicos (layout for assessing the dynamic posture - LADy; e questionário). Para verificar as diferenças entre os momentos avaliativos foram realizados o teste de Friedman e post hoc o teste de Wilcoxon e correção de Bonferroni (α<0,05). Resultados: Quanto ao conhecimento teórico, não houve diferença significativa entre pós-teste e follow-up. Na avaliação das AVDs, o desempenho dos escolares foi superior no pós-teste e follow-up quando comparados com o pré-teste, e na comparação entre os escores pós-teste e follow-up não houve diferença significativa. Conclusões: Constatou-se que o PEP apresentou efeito positivo imediatamente após o seu término na execução das AVDs e que houve manutenção desses efeitos e do nível de conhecimento teórico no follow-up após o reforço de aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822017000200199 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822017000200199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1984-0462/;2017;35;2;00013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pediatria de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pediatria de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paulista de Pediatria v.35 n.2 2017 reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) instacron:SPSP |
instname_str |
Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) |
instacron_str |
SPSP |
institution |
SPSP |
reponame_str |
Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) |
collection |
Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) |
repository.mail.fl_str_mv |
pediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br |
_version_ |
1750318250163437568 |